Mostrando postagens de fevereiro 23, 2016Mostrar tudo

Ibirataia: Prefeitura intensifica ações de limpeza para retirada de entulhos das vias públicas

Prefeito Marcos acompanhou os trabalhos de limpeza nas vias públicas
Durante esta semana, o Prefeito Marcos Aurélio, acompanhou os trabalhos da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) em uma força tarefa de limpeza para a retirada de entulhos das vias públicas. O serviço está sendo auxiliado por uma retroescavadeira e duas caçambas e terá continuidade durante os próximos dias. De acordo com o Secretário Valtemir Brandão, o acumulo de lixo nas vias públicas tem se tornado um problema gravíssimo na comunidade, pois o lixo descartado sem critérios provoca alagamento em decorrência do entupimento de bueiros, prejudica o tráfego e contribui para a proliferação de pragas. “Todos devemos fazer a nossa parte, colocando o lixo nos locais adequados e no dia determinado pela prefeitura, para a sua coleta. É importante também informar ao setor de limpeza sobre os entulhos que serão depositados nas vias públicas com antecedência, pois desta forma estaremos contribuindo para uma cidade mais limpa e organizada”, alerta o secretário. (Ascom/PMI)

Viatura da PM Itabuna capota perto de São José da Vitória


A viatura 1565 da Ceto do 15º BPM durante escolta de presos à cidade de Camacan, capotou na BR-101, próximo a São José da Vitoria, caindo em uma ribanceira. Os policiais militares de Itabuna, envolvidos no acidente, foram identificados como os sargentos Johny Sertório, Carvalho e Matheus. De acordo com informações policiais, todos passam bem e tiveram apenas escoriações leves. O Corpo dos Bombeiros e Samu 192 foram acionados.

Polícia pede prisão de ex-presidente da Samarco por tragédia em MG


A Polícia Civil de Minas Gerais solicitou, nesta terça-feira (23), a prisão preventiva do presidente licenciado da Samarco, Ricardo Vescovi, e outros cinco funcionários da empresa. O pedido foi feito após a conclusão do primeiro inquérito que investiga o rompimento da barragem de resíduos de Fundão, em Mariana (MG). De acordo com a Folha de S. Paulo, além de Vescovi, foram indiciados o diretor licenciado de operações Kléber Terra, o gerente de projetos Germano Lopes, o gerente de operações Wagner Milagres, o coordenador técnico Wanderson Silvério e a gerente de geotecnia Daviely Rodrigues. Também foi solicitada a prisão do engenheiro responsável pela declaração de estabilidade de Fundão, Samuel Loures, da Vogbr. Os seis foram indiciados por homicídio qualificado por dolo eventual, inundação e corrupção ou poluição de água potável. O inquérito do órgão tem 13 volumes e 2.432 páginas. Outras sete pessoas foram indiciadas no processo de apura crime ambiental. O rompimento da barragem de Mariana deixou 19 mortos, dois desaparecidos e destruiu o distrito de Bento Rodrigues. A lama tóxica provocou ainda a morte de milhares de peixes no Rio Doce e a contaminação do mar, na região do município de Linhares (ES). BN

Simões Filho: Ateu denuncia escola por orientar 'Pai Nosso' antes de aula

Foto: Reprodução / TV Bahia

O pai de uma estudante de uma escola de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), denunciou a instituição ao Ministério Público. O aposentado José Ivanildo Cabral diz que os estudantes da Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães são orientados a rezar o "Pai Nosso" antes das aulas. José Ivanildo Cabral, que é ateu, acredita que a filha, de seis anos, pode ser induzida a se tornar religiosa pela “orientação” diária. Conforme o G1, o MP disse que investiga o caso desde fevereiro de 2015. O órgão disse que vai recomendar a escola a evitar as práticas religiosas, já que o estado é e deve ser laico. Em nota, a secretaria de educação de Simões Filho declarou que não orienta nenhuma prática religiosa dentro das instituições da rede municipal, e que o ocorrido na escola Antônio Carlos Magalhães é um fato isolado. A pasta ainda informou que a direção da escola realiza duas vezes por semana o "momento cívico". Na oportunidade, os alunos cantam o hino nacional e rezam o "Pai Nosso". A secretaria considera a oração universal e “sem conotação religiosa”. 

Eles matavam, filmavam e publicavam nas redes sociais


Uma operação das polícias Civil e Militar conseguiu prender parte da quadrilha que executou Jair Nascimento dos Santos e filmou a ação, ocorrida na Chapada do Rio Vermelho em 22 de novembro de 2015. Segundo a polícia, ele foi assassinado devido a dívida relativa a drogas, mesmo motivo que levou o grupo a matar Adriano dos Santos Nascimento no último dia 3, no Vale das Pedrinhas. Conforme o delegado Odair Carneiro, do Departamento de Homicídios, filmar o crime e postar o vídeo em redes sociais é uma estratégia da quadrilha para espalhar o terror na comunidade e impor o domínio. "É uma ação ousada, mas as polícias Civil e Militar acompanham tudo e trabalham para dar uma resposta", afirma. Foram presos Janderson Luís Silva de Oliveira, o Janjão, 23 anos; Firmino Santana de Jesus Filho, 22; Jean Passos de Jesus, 21; Carlos André Pereira Souza, 24; e Adenildo Almeida Santos, o Paraíba, 26. Os quatro últimos foram detidos por força de mandado de prisão. Segundo Odair Carneiro, Janjão é o mais perigoso e ocupa o cargo de gerente do tráfico. O bando atua nos bairros da Chapada, Vale das Pedrinhas e Santa Cruz. Com ele, foi apreendida uma pistola 9 mm, usada na morte de Jair, e a camisa que ele vestiu no dia do crime, como mostra o vídeo. (A Tarde)

Homem fica gravemente ferido após colisão entre quatro veículos na Bahia


Um engavetamento entre quatro veículos na altura do km 813 da BR-116, próximo a Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia, deixou um dos condutores gravemente ferido na manhã desta terça-feira (22). Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um carro, um ônibus, um caminhão e uma van se envolveram no acidente. Ainda de acordo com a PRF, o condutor gravemente ferido dirigia o carro e ficou preso às ferragens do veículo. Por volta das 10h20, ele estava sendo retirado do veículo com auxílio dos Bombeiros. Os números em relação aos feridos ainda não foram divulgados pela PRF, mas as outras vítimas sofreram apenas ferimentos leves. Além dos Bombeiros, unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estavam no local. A PRF informou que por volta das 10h20, o trânsito na região do acidente estava lento nos dois sentidos da pista. (G1/Bahia/ Foto: Blogdoanderson)

Diretor-presidente da Odebrecht chega à carceragem da PF em Curitiba


O diretor-presidente da Odebrecht, Benedicto Barbosa da Silva Junior, já está preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba. Ele se entregou na sede da PF no Rio de Janeiro na noite desta segunda-feira (22) e foi conduzido em seguida para a capital paranaense. Segundo a Folha de S. Paulo, ele deve passar por exame de corpo de delito nesta terça (23). Ele estava nos Estados Unidos e retornou ao Brasil após ser apontado como um dos alvos da 23ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada ontem. A Polícia Federal suspeita que ele tinha conhecimento dos esquemas de corrupção dentro da Petrobras. Em conversas com Marcelo Odebrecht, Benedicto usava os mesmos termos que o empresário para se referir ao pagamento de propinas. Também já estão na carceragem da PF em Curitiba o administrador de uma consultoria financeira ligada à offshore da Odebrecht, Vinícius Veiga Borin, além de Zwi Skornicki, engenheiro apontado como operador do esquema de corrupção na Petrobras. O marqueteiro baiano João Santana e a esposa dele, Monica Moura, devem se entregar à polícia ainda hoje.

Justiça determina bloqueio de R$ 500 mi de Samarco


A Justiça determinou o bloqueio de R$ 500 milhões da Samarco e suas controladoras Vale e BHP, em uma ação civil pública movida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Os recursos devem garantir medidas para a recuperação do meio ambiente urbano do município mineiro de Barra Longa. A decisão é da juíza Denise Canêdo Pinto, da comarca de Ponte Nova.Segundo o MP, o rompimento da barragem de Fundão no dia 5 de novembro de 2015 provocou a devastação total do distrito de Gesteira, e alcançou a sede do município, destruindo todos os tipos de equipamentos públicos, como obras de infraestrutura, rede de saneamento público de esgotamento sanitário e abastecimento de água, escolas, praças, edifícios públicos e campos de futebol.

Ibirataia: Famílias e autoridades prestigiam início de ano letivo no Paulo Souto

Fotos: Tesouras Notícias 
Colégio foi entregue aos alunos totalmente reformado
A Prefeitura Municipal de Ibirataia, através da Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Lazer deu início na manhã desta segunda-feira (22) ao período letivo de 2016 no Colégio Municipal Paulo Souto. O Diretor da entidade, professor Elson Cajado saudou ao grande público em sua maioria pais de alunos, e, em seu discurso frisou bastante a parceria entre a escola e família. Cajado ressaltou ainda a luta do gestor municipal e secretária de educação na reforma geral da instituição de ensino. Na oportunidade, foi apresentada a comunidade presente a direção do Colégio, o corpo discente e equipe de apoio.

Diretor Elson apresentou a equipe de trabalho à comunidade
O Prefeito Marcos Aurélio (foto abaixo), participou do evento, falando da importância que a educação representa na vida de cada um. Aurélio reforçou a parceria que os pais devem ter com a escola, além de pedir o empenho e zelo de cada aluno para cuidar da entidade de ensino que foi totalmente reformada. Marcos aproveitou o momento parabenizando a competente equipe do Colégio Paulo Souto e todos os pais que se deslocaram de suas residências para dar apoio à escola e consequentemente, aos seus filhos.

O Pr Fábio Slompo, Presidente da Associação de Ministros Evangélicos de Ibirataia (AMEI), em breve discurso ressaltou a importância dos alunos e pais em buscarem a orientação e proteção de Deus. “Hoje eu estou onde estou porque eu tive um professor, portanto vocês professores são importantes na vida de cada aluno”, pontuou Slompo que em seguida orou por todas as famílias. Já o padre Evandro, falou do desafio da sociedade em buscar todos os estudos para que tenha uma liberdade educada, além de frisar o cuidado e a atenção que os pais devem ter com seus filhos, participando e interagindo com a escola. Presente também a Secretária de Educação, Lenise Luedy, o presidente da Câmara Caio Pina e demais vereadores, secretários municipais, dentre outras autoridades.  

Tesouras Notícias