Mostrando postagens de fevereiro 17, 2016Mostrar tudo

Ibirataia: Audiência Pública para demonstração e avaliação de Metas Fiscais 3º Quadrimestre 2015


O PREFEITO MUNICIPAL DE IBIRATAIA, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais, e em obediência aos princípios da transparência e da publicidade preconizados no art. 9º, § 4º e art. 48 da Lei Complementar n°. 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), comunica e convida a todos quanto interessar, que estará realizando AUDIÊNCIA PÚBLICA, dia 24 de Fevereiro de 2016 às 09:00h na Câmara Municipal de Vereadores, localizada na Praça 10 de Novembro, para fins de demonstração e avaliação do cumprimento das Metas Fiscais do 3º Quadrimestre de 2015.

Ibirataia – Bahia, 15 de Fevereiro de 2015. 

Marcos Aurélio de Oliveira Almeida
Prefeito

Ibirataia: Prefeitura realiza limpeza do Rio da Formiga

Limpeza do Rio da Formiga
Desde o dia 5 de fevereiro, a Secretaria de Infraestrutura vem trabalhando na limpeza do Rio da Formiga. A operação faz parte das ações de desassoreamento do leito que corta a cidade. A ação preventiva e de manutenção, que visa evitar a proliferação de pragas e alagamentos, começou no primeiro ano da atual gestão e até então vem sendo realizada periodicamente.
Limpeza de Rio Formiga será feita até o Bairro Mirassol
A operação que teve início no Bairro João Paulo, no momento está acontecendo no centro da cidade e prosseguirá até a altura do Bairro Mirassol. Uma equipe de funcionários da prefeitura, auxiliados por uma retroescavadeira são responsáveis por desempenhar o serviço de dragagem do Rio da Formiga. A ação está sendo assessorada por Noel Filho, Coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Urbano.

Correios abrem quatro mil vagas do Programa Jovem Aprendiz


Os Correios abriram quase 4 mil vagas e mais cadastro de reserva para o Programa Jovem Aprendiz, em todo o país. Na Bahia, são 196 vagas para Salvador e 138 para o interior. As inscrições são gratuitas pelo site www.correios.com.br, de 25 de fevereiro a 13 de março. O candidato deve ter entre 15 e 22 anos, estar matriculado e cursando, no mínimo, o 9º ano. Concurso – A Câmara de Lauro de Freitas publicou edital de concurso com 14 vagas para os níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 1.041,37 a R$ 4.382,48 para jornada de 40 horas. As inscrições começam na segunda-feira, dia 22 de fevereiro, e vão até 4 de março, somente pela internet, no site da organizadora.

Liminar suspende impeachment contra prefeita de Jequié


O Juiz João Batista Alcântara, do Tribunal de Justiça da Bahia – TJ-BA, concedeu liminar determinando a suspensão da tramitação na Câmara Municipal de Jequié do processo de impeachment contra a prefeita Tânia Britto (PP). De acordo com o site Jequié Repórter, o presidente da Comissão de Investigação, vereador Emanuel Campos ”Tinho” (PV), disse que daria continuidade normal do processo que no seu trâmite ainda resta ouvir a prefeita para elaboração do relatório conclusivo. Os vereadores que integram a bancada de oposição preferiam não comentar a decisão liminar. O líder da bancada de oposição, vereador Joaquim Caires (PMDB), que além de parlamentar é advogado, limitou-se em afirmar que cabe recurso à decisão sugerindo que será dada entrada num agravo de instrumento para derrubada da liminar. O presidente da Câmara, vereador Eliezer Pereira Filho ”Fiim” (PDT), recebeu a notificação do Oficial de Justiça às 17h40 desta terça-feira (16/2). A previsão inicial era do processo ser submetido a votação na sessão do próximo dia 24, (Marcos Frahm)

Mirabela demite todos os trabalhadores e encerrará operação


Numa reunião realizada com os trabalhadores na manhã desta quarta-feira (17) a Mirabela Mineração do Brasil informou que todos os funcionários serão demitidos (cumprindo aviso prévio trabalhado) e que a empresa será fechada temporariamente. Segundo um funcionário relatou ao site Giro, o gerente financeiro da mineradora, Milson Mundin, destacou que a Mirabela tem 45 milhões de créditos de ICMS, e a diretoria estava, desde outubro do ano passado, tentando receber esse dinheiro, que por lei, pertence a empresa. Ainda segundo o gerente, os acionistas só iriam continuar investindo com a condição do recebimento dos créditos do governo estadual. Isso daria sobrevida a empresa, por um período, até um eventual aumento no preço do níquel. Os funcionários fizeram cadastramento do aviso prévio, e caso a empresa volte ás operações, os mesmos serão contratados novamente. A operação será paralisada no dia 20 de março. Um pequeno grupo do atual quadro continuará trabalhando após o encerramento para dar manutenção em equipamentos e cuidar de processos burocráticos, condicionantes, meio ambiente e outros. A assessoria de comunicação da Mirabela irá divulgar uma nota ainda nesta quarta-feira (17) informando mais detalhes sobre o encerramento das atividades da empresa. Atualmente a mineradora empregava diretamente cerca de 400 funcionários. A Mirabela, situada no município de Itagibá, iniciou a exploração do níquel sulfetado no final do ano de 2008. Época em que a libra do minério era vendida em torno dos U$$ 12,00. Quando a crise no setor começou a surgir e o valor despencar para 8 dólares a libra, a empresa já estaria operando com prejuízo, segundo informou numa entrevista ao GIRO, Milson Mundin, gerente financeiro da Mirabela. Com a atual desaceleração econômica vivida na China, maior comprador do níquel, o valor do minério vem despencando a cada dia, o que segundo os investidores, torna a exploração inviável. (Giro em Ipiaú)

Nova praga ameaça o cacau baiano


Pesquisadores do Ministério da Agricultura, da Ceplac e alguns estrangeiros seguem estudando intensamente a monilíase, nova praga que ameaça seriamente os produtores de cacau da Bahia, que não faz muito tempo conseguiram ficar livres de outra grande praga, a vassourinha de bruxa. Nos próximos dias, de acordo com informações do programa Bahia Rural, a Ceplac estará lançando uma cartinha orientando os produtores como prevenir a doença. Segundo a Ceplac, a monilíase é causada pelo fungo Moniliophthora roreri, que infecta os frutos do cacaueiro em qualquer estado de desenvolvimento, principalmente aqueles com até 90 dias. “O patógeno não ataca a parte aérea da planta como acontece com a vassoura-de-bruxa, mas seus danos econômicos variam entre países e regiões onde existe, já que fatores climáticos favorecem sua dispersão nas regiões mais quentes e úmidas, quando completa o ciclo com rapidez. Um fruto infectado pode produzir sete bilhões de esporos. O vento é o principal vetor de disseminação.” Os pesquisadores indicam que o fungo Moniliophthora roreri já está presente na Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, além de países da América Central, e surge como ameaça de introdução da doença no Brasil. O risco de disseminação é grande, pois, como são esporos, podem ser trazidos até mesmo presos em roupas, calçados ou mesmo na pele de pessoas que tenha tido contato com cacaueiros infectados. Na verdade, o trabalho de prevenção à moníliase do cacaueiro foi iniciado na Ceplac desde 2007, com várias ações através de cursos e visitas técnicas. No entanto, prevê-se que já a partir dos próximos dias seja intensificada uma campanha de prevenção, principalmente na Bahia.

Polícia Militar da Bahia completa 191 anos


A Polícia Militar da Bahia (PMBA) completa 191 anos de serviços prestados à sociedade baiana nesta quarta-feira (17). Presente nos 417 municípios do estado, a corporação vive o dia a dia dessas cidades representada pelos seus policiais militares que atuam diretamente nas comunidades. Acompanhando as transformações da sociedade, a preocupação da corporação se estendeu ao desenvolvimento de ações sociais, através de projetos educacionais em escolas, a exemplo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), e atividades de inclusão social (esporte, lazer e cultura) como as desenvolvidas nas bases comunitárias de segurança. “PM e comunidade na corrente do bem resume o sentimento e desejo da corporação em construir uma polícia, cada vez mais próxima e participativa”, destaca o comandante-geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão. A solenidade comemorativa acontece em abril, mês de homenagem a Tiradentes, patrono das polícias militares do Brasil.