Mostrando postagens de fevereiro 8, 2016Mostrar tudo

Queda de helicóptero mata quatro pessoas na Rússia


Pelo menos quatro militares russos morreram nesta segunda-feira (8) em uma queda de helicóptero no Noroeste do país, de acordo com informações do Ministério da Defesa das Rússia. "Segundo um grupo de busca e resgate que chegou ao local do pouso de emergência de um helicóptero Mi-8, três pilotos e um instrutor técnico foram mortos", afirmaram representantes do ministério à imprensa. O contato com a aeronave foi perdido no meio da tarde, pouco antes de o piloto tentar uma aterrissagem de emergência perto da cidade de Ostrov, região de Pskov, a cerca de 30 km da fronteira da Rússia com a Letônia. Até o momento, não há confirmação sobre quantas pessoas estavam a bordo do helicóptero, que participava de um treinamento de rotina, conforme as autoridades militares russas. Sobre as causas da queda, as informações também são imprecisas. Algumas fontes informaram que tudo teria sido provocado por um defeito mecânico, enquanto outras garantiram que o helicóptero começou a pegar fogo em pleno voo. Com informações da Agência Brasil.

Publicidade


Com princípio de incêndio em carro, Salgueiro não desanima e agita foliões


Na noite desta segunda (8), a escola Salgueiro entrou na avenida para cantar o malandro batuqueiro, vaidoso, que gosta de ser vestir bem e usa sapato bicolor, que vive pelos bares e pelos cabarés. O Salgueiro vai contar a história do malandro que sabe se virar na rua como ninguém, mas que não dispensa a ajuda das entidades religiosas. A escola levou para avenida seis carros e um tripé. Os 3.800 componentes vão estar divididos em 31 alas. Os intérpretes Leonardo Bessa e Serginho do Porto dividem o microfone para cantar o samba-enredo. A porta-bandeira Marcela Alves e o mestre-sala Sidcley defenderam o pavilhão vermelho e branco. No ano passado o Salgueiro ficou em segundo lugar. O carro abre-alas da escola teve problemas com iluminação e houve princípio de incêndio, mas não apagou o brilho da escola. A bateria de mestre Marcão teve como rainha Viviane Araújo. A cantora Ludimilla e a modelo Aline Riscado também participaram do desfile da escola.

Publicidade

Mulher é agredida no Carnaval de Salvador após negar beijo


A nutricionista Ludmylla de Souza Valverde, 27 anos, foi agredida com um copo durante o Carnaval de Salvador após negar um beijo a um folião. O caso ocorreu no circuito Dodô (Barra-Ondina), na última sexta-feira, 7. Ludmylla prestou queixa na 14ª Delegacia Territorial, mas a Polícia Civil ainda não tem informações sobre o autor da agressão. A moça curtia a passagem dos trios acompanhada da irmã Thaianna de Souza Valverde, na pipoca, onde ficam os foliões sem abadás. Dois homens que estavam no bloco "Eu Vou", comandado pela banda Aviões do Forró, se aproximaram e um deles teria assediado as mulheres. Após ver a irmã sendo assediada, Ludmylla pediu para que os foliões se afastassem, porém, foi empurrada por um deles. A nutricionista revidou o empurrão e foi atingida no rosto por um copo acrílico arremessado pelo outro homem. A moça afirma que teve um corte da testa e chegou a desmaiar após ser atingida pelo copo. A delegada Carmen Dolores Bittencourt, titular da 14ª Delegacia, que investiga o caso, afirmou que câmeras instaladas no circuito serão analisadas para tentar identificar os envolvidos no caso. Caso sejam identificados, os envolvidos poderão responder por assédio e lesão corporal, segundo ela. (A Tarde)

Publicidade

Faltam 12 dias para o fim do horário de verão


O horário de verão 2016 termina no terceiro fim de semana deste mês, do dia 20 para o dia 21 de fevereiro. Com isso, à meia-noite do dia 21 os relógios devem voltar ao horário original, sendo atrasados em uma hora nos estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. O horário especial começou, em 2015, à meia-noite do dia 18 de outubro. As regras estão estipuladas no decreto 6.558, de 2008, que fixa a duração da media do horário de verão em quatro meses. A data estipulada para o início do horário de verão é sempre o terceiro domingo de outubro, e o encerramento ocorre no terceiro domingo de fevereiro. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o horário de verão tem como objetivo principal a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no período de ponta, ou seja, quando mais pessoas, empresas e indústrias estão utilizando a energia elétrica. Isso é possível porque a parcela de carga de iluminação passa a ser acionada mais tarde do que normalmente o seria, motivada pelo adiantamento do horário.

Publicidade


Porte de CNH pode deixar de ser obrigatório


O porte da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo pode deixar de ser obrigatório, segundo o Projeto de Lei 8022/14, aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. De acordo com as autoras do projeto, a ex-deputada Sandra Rosado e a deputada Keiko Ota (PSB-SP), as autoridades de trânsito têm sistemas online, que permitem a verificação instantânea da situação do condutor e do veículo, mesmo que o motorista não esteja portando a CNH ou o documento do carro. Ainda segundo o projeto de lei, em caso de impossibilidade de consulta ao banco de dados, a multa e a pontuação na carteira devem ser canceladas se o condutor apresentar em 30 dias a CNH e/ou o comprovante de pagamento do licenciamento. Para ser aprovado na Comissão de Viação e Transportes, uma emenda foi adicionada ao projeto, tornando obrigatório o porte de outro documento legal de identificação do condutor. O texto ainda vai ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Jornal do Carro)

Publicidade

Camelôs e policiais se enfrentam no carnaval de Salvador


Vendedores ambulantes protestaram no Farol da Barra, local do início do circuito Dodô (Barra/Ondina) do carnaval de Salvador, desde as 14h40 desta segunda-feira (8). Os ambulantes manifestam contra a proibição da venda de diversas marcas de cerveja, pois é permitido apenas comercializar uma marca nos dois circuitos principais do carnaval de Salvador, na Barra e Campo Grande. Manifestantes alegam que a polícia estava apreendendo mercadorias durante o carnaval. "Eles tinham é que ir no mercado pegar as mercadorias lá e não da gente que é trabalhador. Porque a gente só pode vender uma marca de cerveja? Isso está errado", disse Luiz Alberto, vendedor ambulante que protesta contra a proibição. Em nota, a Polícia Militar (PM) informou que todo efetivo situado nas proximidades da Barra foi acionado até o local do protesto para evitar confronto entre ambulantes e fiscais da prefeitura, mediando a situação através do diálogo. Já a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), informo que cabe ao ógão apenas atender as determinações estabelecidas no decreto assinado pela prefeitura.

Musa do tapa-sexo se queixa de fantasia: "Queria menos roupa"


A participante do Miss Bumbum, Dani Sperle, que ficou conhecida pelo tapa-sexo, reclamou por ter que usar uma fantasia que cobria mais o seu corpo, no desfile pela União da Ilha, no domingo (7). "Eu vim de acordo com o desenho que o carnavalesco fez, mas não abandonei o tapa-sexo. Vim com ele escondido embaixo da saia", disse ela. “Estava representando um personagem, a cabrocha. Vim com um figurino adequado, mas é claro que eu queria ter desfilado com menos roupa", desabafou em bate-papo com o iG.

Publicidade


Homem morre após ser torturado por traficantes em favela de Minas Gerais


Câmeras da Prefeitura de Belo Horizonte instaladas na Pedreira Prado Lopes filmaram o momento em que um usuário de drogas é torturado e morto por supostos traficantes. De acordo com a polícia, o crime aconteceu por conta dos furtos que a vítima, identificada como Edson de Oliveira, de 56 anos, cometia no comércio local. O rapaz, que seria usuário de drogas e morava na PPL há cerca de 30 anos, chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital. Um dos agressores identificados na filmagem é Filipe Douglas de Sousa, de 28 anos, considerado um dos chefes do tráfico de drogas na Pedreira. Além dele, também foi flagrado Reginaldo Almeida, de 52 anos, homem de confiança de Sousa. As investigações revelaram que Sousa tinha carros e casas de luxo, avaliados em mais de um milhão de reais. O chefe, que já era investigado pela polícia desde o início do ano, não morava em BH na tentativa de não levantar suspeitas. Ele foi preso durante uma festa que havia organizado.

Doença do beijo: 90% das pessoas já esteve em contato com o vírus


Estima-se que 90 % da população já esteve em contato com o vírus desta doença em algum momento da sua vida. Conhecida como doença do beijo, a “mononucleose atinge o seu pico de incidência entre os 15 e os 25 anos, sendo muito rara a manifestação da doença a partir dos 30 anos. Cerca de 90% dos adultos apresentam evidência serológica de terem tido a infecção no passado, sem sintomas associados”, explica Ana Teresa Boquinhas, especialista em Medicina Interna do Hospital de Cascais, em Portugal. Embora não seja comum a manifestação de sintomas, quando estes surgem podem ser confundidos com os de uma gripe. Podem surgir, por exemplo, febre, fadiga, aumento dos gânglios linfáticos, dor de garganta, náuseas e mialgias. A especialista acrescenta ainda que “ocasionalmente, o envolvimento do fígado e do baço pode gerar sintomas menos frequentes como dor abdominal e icterícia” e algumas “complicações do sistema nervoso central” também “poderão ocorrer, mas de forma muito rara”. Para evitar o contágio, a médica aconselha: “Não devem ser partilhados os copos e os talheres, por exemplo, uma vez que a transmissão do vírus Epstein-Barr é feita através do contato com secreções corporais, como a saliva”. O tratamento da mononucleose é realizado por meio de antipiréticos e analgésicos, associados ao repouso, sendo que a resolução da doença é espontânea entre duas a três semanas.

STJ: Policiais aposentados não podem mais portar armas


O porte de arma de fogo a que têm direito os policiais (arts. 6º da Lei nº10. 826/2003 e 33 do Decreto nº 5.123/2014) não se estende aos policiais aposentados. Isso porque, de acordo com o art. 33 do Decreto nº 5.123/2014, que regulamentou o art. 6º da Lei nº 10.826/2003, o porte de arma de fogo está condicionado ao efetivo exercício das funções institucionais por parte dos policiais, motivo pelo qual não se estende aos aposentados. A decisão final sobre a demanda foi tomada pela Primeira turma do STJ ao julgar um Habeas Corpus oriundo de São Paulo. Julgada em 04/12/2014, publicada em 15/12/2014, tendo recentemente seu trânsito em julgado. Pela decisão, “o porte de arma de fogo está condicionado ao efetivo exercício das funções institucionais por parte dos policiais, motivo pelo qual não se estende aos aposentados”. Os Ministros baseiam essa decisão no art. 33 do Decreto nº 5.123/2014, que regulamentou o art. 6º da Lei nº 10.826/2003 (a chamada lei do desarmamento).  Portanto, o porte funcional de arma de fogo para o policial deve obedecer aos termos desse decreto presidencial. Ou seja, aos Policiais da ativa, excetuando os já aposentados. (Boletim Militar)

Carnaval de Salvador: Centenas de armas brancas são apreendidas nos portais de abordagens


Na manhã deste domingo (7), parte dos materiais apreendidos nos portais de abordagem, instalados nos circuitos do Carnaval, foi apresentada no Quartel dos Aflitos. Entre os objetos estão facas, tesouras, espetos de churrasco, pregos e até marreta. Implantados pela primeira vez no carnaval de Salvador, os Portais de Segurança têm impedido a entrada de diversos itens considerados perigosos. Além da intensificação da inspeção nos portais, o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, determinou o aumento da fiscalização entre os profissionais e estabelecimentos que trabalham com itens consideradas armas brancas, como facas. Na noite da última sexta-feira (5), um homem foi morto dentro do Circuito Dodô. De acordo com informações da Central de Polícias, o ambulante identificado como Evilásio dos Santos, de 35 anos, levou quatro facadas, chegou a ser atendido e levado para um posto médico da Prefeitura, mas não resistiu aos ferimentos. Menos de 24 horas depois, a polícia prendeu Daniel Santos da Paixão, 28 anos, que confessou ser o autor da morte do catador de latas. (Metro1)

Atrasos em pagamentos fazem cortes de energia quase dobrarem no Brasil


As distribuidoras de energia viram o número de inadimplentes subir e enfrentam problemas para acompanhar a demanda. Segundo a Folha de S. Paulo, um levantamento da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) indica que no primeiro semestre do ano passado foram efetuados 3,1 milhões de cortes de energia, contra 1,6 milhão nos primeiros seis meses de 2014. Com o número dobrando no período de um ano, as distribuidoras afirmam que seus custos aumentaram e não conseguem realizar os cortes dentro do prazo. Atualmente, as empresas podem cortar a luz entre o 45º e 55º dia de atraso, ou entre o 75º e 85º, caso o consumidor siga inadimplente.

Zika pode fazer atletas dos EUA não virem aos jogos olímpicos no Brasil


O Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC) informou que seus atletas podem considerar não disputar os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em agosto, por causa da preocupação com o vírus da zika no Brasil, disse a agência de notícias Reuters nesta segunda-feira (8). Segundo a Reuters, atletas, funcionários e dirigentes de federações esportivas norte-americanas discutiram a questão com USOC em janeiro, por teleconferência, e o presidente do conselho, Donald Anthony, afirmou que “caso os atletas não se sentissem confortáveis poderiam considerar não ir aos Jogos”. De acordo com o USOC, o vírus da zika pode ser uma ameaça aos atletas e que seu pessoal poderia enfrentar uma decisão difícil sobre a participação ou não nas competições no Rio. A Reuters informou que autoridades em todo mundo suspeitam que o vírus da zika estaria ligado a um aumento no número de casos de microcefalia no Brasil e que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou, em 1º de fevereiro, estado de emergência internacional por causa da provável relação entre o vírus da zika e a microcefalia. Os centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) nos EUA já vinham aconselhando as norte-americanas grávidas ou as que consideram engravidar a evitarem viajar para lugares onde o zika foi registrado. Will Connell, diretor da Federação Equestre dos EUA, disse à agência de notícias que o USOC está deixando a decisão para os atletas. “Eles disseram que o atleta que estiver preocupado não deve se sentir obrigado a ir”, afirmou, segundo a Reuters. O Comitê Olímpico Internacional (COI) informou ao USOC que tem médicos acompanhando a situação no Brasil e que estava confiante no sucesso do Jogos no Rio. Os EUA lideraram o quadro de medalhas nas Olimpíadas de Londres, em 2012, com total de 104 medalhas: 46 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze. (G1)