Mostrando postagens de fevereiro 2, 2016Mostrar tudo

Apuarema: Prefeito de Itamari é sequestrado na noite desta terça-feira

Foto Reprodução
Na noite desta terça-feira (02), o atual prefeito da cidade de Itamari – BA, foi sequestrado  no trevo da cidade de Apuarema,  na BA–549, por volta das 20:30h. De acordo informações, o irmão do atual prefeito, Márcio, também estava no veiculo tipo gol rally de cor branca de placa NZA 7109, licença de Itamari. Informações ainda de que o carro e o prefeito foram levados, mas o motorista foi liberado pelos assaltantes. De acordo com a polícia Militar o cerco foi fechado nas cidades da região e a Sudoeste e Cacaueira foram acionadas.

Informações do Apuarema 24 Horas

Tribunal de justiça da Bahia tem nova presidente

Desembargadora Maria do Socorro assumiu o TJ-BA pregando união e diálogo
A nova mesa diretora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) foi empossada na manhã desta segunda-feira (1º/2), no Fórum Ruy Barbosa, para o biênio 2016-2018. A desembargadora Maria do Socorro, eleita por maioria, em novembro do ano passado, assumiu o cargo de presidente do órgão no lugar do colega Eserval Rocha, que administrava desde o final de 2013. Maria do Socorro defendeu a união dos integrantes da Corte e uma maior abertura do diálogo com as entidades jurídicas. “Vamos trabalhar com a governabilidade. E isso quer dizer ouvir a todos. “O presidente não é dono do Tribunal, o dono somos todos nós. Por conta disso, preciso da colaboração dos meus colegas. Vou ser uma presidente carente, porque vou precisar de muitas entidades, vou precisar ouvir todos”, afirmou. A mesa diretora é composta também pelos desembargadores Maria da Purificação (1ª vice-presidente), Lícia Laranjeira (2ª vice-presidente), Osvaldo Bomfim (corregedor-geral) e Cynthia Maria Resente (corregedor das comarcas do interior).

Justiça aceita denúncia contra Edílson e mais 15 por fraudes em loterias

Edilson e mais 15 pessoas foram denunciadas
A Justiça Federal acatou a denúncia contra suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em fraudar pagamentos de prêmios de loterias da Caixa Econômica Federal (CEF), desarticulada pela Operação Desventura. De acordo com a 11ª Vara Federal, em Goiânia, foram 16 denunciados pelo crime de organização criminosa, entre eles o ex-jogador da seleção brasileira Edílson da Silva Ferreira, o Edílson Capetinha. Segundo o procurador da República Hélio Telho, responsável pelas denúncias do Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO), os envolvidos se associaram para planejar e cometer as fraudes que renderam cifras milionárias. O ex-jogador Edílson é apontado com um dos responsáveis por aliciar gerentes de bancos para a quadrilha. As investigações resultaram em três denúncias. Entre os crimes pelos quais os envolvidos respondem estão furto qualificado por fraude, estelionato, falsificação de documento público, tráfico de influência, corrupção ativa, crime contra a ordem tributária, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.*Informações do G1

Cai o número de divórcios consensuais no Brasil


Caiu 4,7% o número de divórcios consensuais no Brasil no ano passado, na comparação com 2014. Foram 58.340 casos em 2015, ante 61.258 no ano anterior, segundo o CNB (Colégio Notarial do Brasil), entidade de classe dos cartórios de notas. A queda interrompe sequência de alta iniciada em 2007. Desde esse ano, ficou mais fácil fazer o procedimento em cartórios, sem ter que ir à Justiça. "Pode ser que houvesse uma demanda reprimida, de ex-cônjuges que aproveitaram para resolver sua situação, e que agora a taxa comece a estabilizar", diz Andrey Guimarães, diretor da seção paulista do CNB. Em São Paulo, a queda foi de 3,1% (17.110 registros em 2015, ante 17.671 em 2014). (Mônica Bergamo)

Proteção policial para blogueiro de Ipiaú ameaçado de morte

Afonso recebeu ameaças de morte
Conhecido por denunciar os desmandos, as injustiças e as roubalheiras dos políticos, o Blogueiro Afonso Mendes, voltou a receber ameaças de morte. O motivo das ameaças seriam as denúncias que costuma fazer no Site Notícias de Ipiaú. De acordo com o blogueiro, ele foi procurado no sábado(31/01), por um amigo, o qual contou que estava em um bar no centro de Ipiaú quando ouviu um grupo de quatro homens conversando sobre a política do município e em certo momento, um deles afirmou que havia recebido ordens para assassinar o blogueiro por falar sobre um Prefeito da região, no entanto, em duas oportunidades não conseguiu. Assim que soube o teor das ameaças, Afonso Mendes enviou ofício ao Ministério Público, a Polícia Federal e ao Secretário de Segurança Pública da Bahia, solicitando proteção policial e as devidas apurações. “É uma situação gravíssima. A sociedade não pode ficar calada. Hoje, é comigo, amanhã pode ser com qualquer outro que levante a voz contra os corruptos da nossa região”, comentou o blogueiro. Afonso já foi ameaçado de morte em 2011, na ocasião recebeu a seguinte mensagem: “Você esta brincando com fogo denegrindo muitas pessoas que não conhece, você não tem peito de ferro, mamãe não vai apara as balas que estão guardando para você ande com colete”.

Via Rede Brasil de Notícias

Preso é reconhecido por 10 vítimas de estupro de 8 a 63 anos


Um homem preso em flagrante durante uma tentativa de assalto no município de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, foi reconhecido por dez mulheres que foram vítimas de estupro entre os meses de dezembro de 2015 e janeiro deste ano. As vítimas têm idades entre 8 e 63 anos. Delcimara Cardoso Gonçalves, titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), detalhou ao G1 que o suspeito, Marcos Suel Teixeira Brito, foi preso ao tentar invadir uma casa no bairro "Brasil" na manhã de segunda-feira (1º). "O morador percebeu a ação, perseguiu e capturou o homem", detalhou. Delcimara destaca que, ao chegar à delegacia, reconheceu no suspeito uma série de características passadas por vítimas de estupro na cidade. "Solicitamos que as vítimas viessem aqui. Todas reconheceram o homem como autor dos crimes", atesta. No procedimento de reconhecimento, a delegada detalha que foram cumpridas as metodologias necessárias para evitar equívocos. "Tivemos o cuidado de fazer o reconhecimento colocando, lado a lado do suspeito, outros indivíduos com características similares", ressaltou. Nos dez casos, Delcimara conta que as vítimas ficaram visivelmente emocionadas quando colocadas diante do homem preso. "Algumas passaram mal e outras choraram. São reações comuns neste tipo de caso", destaca. (G1 Bahia)

Justiça aponta pai de Neymar como 'mentor das fraudes'


A Justiça Federal quebrou o sigilo da denúncia que envolve Neymar e seu pai, Neymar da Silva Santos. O Ministério Público Federal (MPF) publicou uma nota na qual aponta novos detalhes da investigação que envolve pai, filho, Sandro Rosell, Josep Maria Bartomeu, últimos presidentes do Barcelona. O procurador-chefe, Thiago Nobre Lacerda, quer enquadrar os investigados nos crimes de falsidade ideológica e sonegação fiscal, penas de até cinco anos. A denúncia está com o juiz Mateus Castelo Branco, da 5ª Vara de Santos. O MPF aponta o pai de Neymar como ‘principal mentor e articulador de uma série de fraudes’ para usar o direito de imagem do jogador, driblando a fiscalização.

BR 116: Batida entre carretas e van deixa 2 mortos e 9 feridos


Um grave acidente na madrugada desta terça-feira (2/2) na BR-116, no trecho entre os municípios de Jequié e Jaguaquara, no Sudoeste baiano, deixou um homem e uma jovem mortos e outras nove pessoas feridas. As informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal revelam que o acidente ocorreu por volta da 01h da madrugada, na altura d Km 660 da BR-116, nas proximidades da Fazenda Guanabara, quando o veículo van, com placa da Paraíba, e que seguia na estrada com destino a São Paulo, bateu com uma carreta-baú , que foi atingida na traseira por outra carreta que seguia no sentido Jaguaquara. Morreram no local, o condutor da van, Vanderi Araújo Lopes, 44 anos, e uma adolescente de 16 anos, Patrícia Leandro dos Santos. Os corpos das vítimas fatais foram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Jequié. Já os feridos foram socorridos ao Hospital Geral Prado Valadares – HGPV. Ainda não há detalhes sobre o estado de saúde dos sobreviventes. Segundo levantamento feito pelo Blog Marcos Frahm, todos os ocupantes da van são oriundos da Paraíba.  A suspeita da polícia é que o motorista da van tenha cochilado ao volante. *Informações do blog Marcos Frahm.

"Olimpíadas não serão canceladas por causa da zika"


O ministro-chefe da Casa Civil, ministro Jaques Wagner, disse que não há a possibilidade de haver cancelamento das Olimpíadas do Rio em agosto devido à gravidade do problema. “A mobilização não é por conta das Olimpíadas. É por conta de um problema grave de saúde pública”. Wagner disse que a presidenta Dilma Rousseff recebeu positivamente a notícia de que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou situação internacional de emergência em saúde pública em razão do aumento de casos de infecção pelo vírus Zika. Segundo ele, a mensagem de Dilma é “positiva no sentido de que é mais um órgão” que emite alerta sobre o “perigo” do novo vírus. Wagner afirmou que é preciso mais esclarecimento sobre o tema, e disse que à medida em que organismos internacionais como a OMS começam a emitir comunicados, o conhecimento sobre o assunto aumenta. (G1)

IR 2016 deve ser entregue entre 1º de março e 29 de abril

O prazo de entrega do Imposto de Renda 2016, referente aos ganhos de 2015, começa no dia 1º de março e termina em 29 de abril. Deverá declarar o contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.123,91 em 2015. As regras para a prestação de contas deste ano foram divulgadas nesta terça-feira (2) pela Receita Federal, por meio de instrução normativa publicada no "Diário Oficial" da União. Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, também recebem mais cedo as restituições do Imposto de Renda – caso tenham direito a ela. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade. Os valores normalmente começam a ser pagos em junho de cada ano pelo governo e seguem até dezembro, geralmente em sete lotes. De acordo com a Receita Federal, também estão obrigados a apresentar o documento neste ano os contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado. A apresentação do IR é obrigatória, ainda, para quem obteve, em qualquer mês de 2015, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas. Se o contribuinte entregar depois do prazo ou se não declarar, caso seja obrigado, poderá ter de pagar multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido nela calculado, ainda que integralmente pago, ou uma multa mínima de R$ 165,74. 
Ferramenta de rascunho -

Resultado do Fies já está disponível


O resultado da seleção do Fundo de Financiamento estudantil (Fies) está no ar. O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou a lista dos pré-selecionados por volta das 16h50. Os demais candidatos foram automaticamente incluídos na lista de espera. Para os participantes do programa, o dia foi de espera. O edital da seleção prevê apenas a data de divulgação, agendada para esta segunda-feira, 1º, sem especificar o horário. Desde de manhã, pelas redes sociais, os candidatos reclamam da demora. "Fies, acho que vc não conheçe a famosa: PONTUALIDADE", diz uma usuária do Twitter.Outra diz: "99% demora, mas aquele 1% é ansiosidade! #Fies", com referência à música Aquele 1%, de Marcos e Belutti. O estudante pode consultar o resultado dos candidatos pré-selecionados na chamada regular e a lista de espera no site do Fies. O resultado também estará disponível na instituição em que o candidato fez a inscrição. Os pré-selecionados terão de amanhã (2) a sábado (6) para concluir a inscrição no Sistema Informatizado do Fies (SisFies). A pré-seleção dos estudantes assegura apenas a expectativa de direito às vagas. A contratação do financiamento dependerá da conclusão da inscrição no SisFies e do cumprimento das demais regras e procedimentos do programa. Cabe aos estudantes consultar os resultados e o cumprir os prazos estabelecidos. Segundo o último balanço do MEC, no último dia de inscrição (29), até as 12h, mais de 476 mil haviam se inscrito no processo seletivo.
Lista de espera: