Mostrando postagens de janeiro 19, 2016Mostrar tudo

Cacauicultores do Médio Rio das Contas criam associação


Reunidos na noite dessa segunda-feira, 18, no auditório do Sindicato Rural de Ipiaú, produtores rurais de Ipiaú, Ibirataia, Barra do Rocha, Ubatã e outros municípios da região, criaram a Associação dos Produtores de Cacau e Chocolate do Médio Rio das Contas. Após a aprovação do estatuto foi eleita e empossada a primeira diretoria da entidade, a qual ficou assim constituída: Presidente-Valnei Pestana; Vice-Presidente-Maria Isabel Costa (Lia); Secretário- Florisnelson Amparo; Diretor Técnico- Renildo Peixoto; Diretora de Meio Ambiente- Marília Santos Paixão; Diretor de Comunicação- Vitor Pestana. Suplentes: Edward Bastos de Oliveira; Paulo Gomes Novaes e Celso Pedrott. Na oportunidade também foi eleito o Conselho Fiscal que será presidido por José Mendes da Silva, tendo como membros titulares: Álvaro Bispo dos Santos e Espartaco Mendonça Teixeira e como suplentes: Roberto Carlos Rabelo,Isabel Cristina Mesquita e Fernando Pinheiro. Avançar no que se refere à verticalização da cadeia produtiva do cacau, agregando melhores valores ao produto é o principal foco da entidade. ”Para isso buscaremos produzir amêndoas de qualidade superior e um chocolate de excelência, além de outros derivados do cacau, como o licor e a manteiga”, destacou o presidente eleito. Na próxima segunda-feira, 25, a diretoria da Associação dos Produtores de Cacau e Chocolate do Médio Rio das Contas, volta a se reunir para adotar alguns encaminhamentos como a realização da terceira edição do AgroCacau e o Iº Festival de Chocolate do Território do Médio Rio das Contas. Os dois eventos estão programados para o período de 22 a 24 de abril.

Giro em Ipiaú

Juíza do Tribunal de Justiça da Bahia assume cargo no Supremo Tribunal Federal


A juíza Andremara dos Santos assumiu o cargo de magistrada instrutora no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (18). A nova função da juíza será desempenhada no gabinete da ministra Cármen Lúcia, vice-presidente do STF. Andremara dos Santos atuava como auxiliar da Corregedoria das Comarcas do Interior do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Como magistrada instrutora, ela será responsável por realizar o interrogatório e outros atos da instrução dos inquéritos criminais e ações penais originárias, conforme determina a Emenda Regimental do STF nº 36/2009. Outras funções do cargo incluem designar e realizar as audiências de interrogatório, inquirição de testemunhas, acareação, transação, suspensão condicional do processo; requisitar testemunhas e determinar condução coercitiva, caso necessário; expedir e controlar o cumprimento das cartas de ordem; determinar intimações e notificações e realizar inspeções judiciais. A designação da juíza do TJBA para atuar no STF se deu por meio da portaria do STF nº 297, de 18 de dezembro de 2015. (Correio)

Ibirataia: Prefeito visita Polo Regional da Embasa e reivindica melhorias no sistema de abastecimento de água

Marcos Aurélio cobrou celeridade do Polo Regional da Embasa para resolver os problemas de abastecimento de água de Ibirataia.
Audiência aconteceu nesta terça-feira em Jequié


O prefeito de Ibirataia Marcos Aurélio (PP) participou nesta terça-feira (19), em Jequié, de uma audiência no Polo Regional da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), para cobrar agilidade na resolução dos problemas de abastecimento que tem prejudicando a população do município em períodos chuvosos. Mediante solicitação do prefeito, o setor responsável da empresa garantiu que a Embasa apresentará viabilidades de melhorias no sistema, que correspondam inclusive para uma maior oferta de água nos períodos em que o abastecimento é prejudicado por fenômenos da natureza. De acordo com a EMBASA, o sistema já está sendo normalizado pelos técnicos, as áreas mais baixas da cidade já começaram a ser abastecidas, logo após será feito o bombeamento para as demais localidades. O Prefeito Marcos Aurélio, destacou a importância do trabalho conjunto entre Prefeitura e Embasa para a elaboração de um plano que previna a falta de água no município. “Sabemos que a responsabilidade do abastecimento de água tratada em nosso município é da EMBASA, no entanto, há um contrato de parceria entre Embasa e Governo Municipal com a concessão que se renova a cada vinte anos, assim sendo, é nosso dever cobrar para que os problemas sejam resolvidos, a fim de que não falte água potável para a população do nosso município”, salientou o prefeito Marcos Aurélio. 

ASCOM/PMI

Ibirataia: Amistoso entre Seleção de Ibirataia X Vitória da Conquista

O Vitória da Conquista é o atual vice-campeão baiano de futebol
A Liga Ibirataense de Futebol (LIF), com apoio da Prefeitura Municipal de Ibirataia, estará realizando um jogo amistoso no próximo domingo (24), às 15:00h no Estádio O Tesourão entre a Seleção de Ibirataia X Vitória da Conquista, atual vice-campeão baiano de 2015. É o Vitória da Conquista se preparando para a estréia do Campeonato Baiano 2016 no próximo dia 31 de janeiro contra o Flamengo de Guanambi e a Copa do Brasil. Não percam esta grande partida de futebol! Ingressos ao preço de R$ 5,00. 

Tesouras Notícias   

Carreta carregada de arroz tomba na BA-650 e deixa 4 pessoas feridas


Na manhã desta terça-feira (19), por volta das 07:00h, uma carreta da empresa Vitale Agroindústria, carregada de arroz tombou na BA-650, na altura da “Curva do Soldado”, em Ipiaú. O acidente deixou quatro homens feridos. Um deles foi socorrido com urgência por populares. Os outros três pelo Samu. Dois dos pacientes foram encaminhados para o Hospital Prado Valadares, em Jequié. E o outro, com ferimentos leves, socorrido até o Hospital Geral de Ipiaú. Todas as vítimas são de Jequié. A carreta seguia com destino ao distrito de Algodão, no município de Ibirataia, onde parte da carga seria entregue. Um dos ocupantes do veículo contou que o acidente teria sido provocado após uma falha mecânica na carreta. Populares aproveitaram da situação e saquearam parte da carga de arroz. A polícia militar esteve no local e evitou o saque do restante do produto.

Informações do Giro em Ipiaú