Mostrando postagens de janeiro 18, 2016Mostrar tudo

Eleitor pode tirar certidão de quitação pela internet


Em ano eleitoral, os cidadãos devem apresentar o documento de quitação de voto nas eleições. É possível retirar gratuitamente o documento no site www.tre-ba.jus.br. Para imprimir, é preciso não ter pendências com a Justiça Eleitoral. No portal do Tribunal, a quitação está disponível na aba 'Eleitor', localizada no centro da barra de ferramentas. Na mesma aba, há as opções pesquisar Zonas Eleitorais e locais de votação pelo nome ou pelo número do titulo eleitoral. É possível, ainda, obter outras informações sobre título eleitoral; alistamento; transferência; revisão eleitoral; segunda via; certidão de crimes eleitorais; certidão negativa de alistamento eleitoral; certidão de filiação partidária; situação do título e local de votação; e horários e locais de atendimento ao público. Junto com a 'certidão de quitação eleitoral', o serviço mais procurado é 'situação eleitoral', onde a consulta mostra a situação eleitoral e informa a idoneidade do título para o exercício do voto. As informações sobre os serviços prestados pelo TRE-BA, podem ser encontradas na seção 'carta de serviços'. A ferramenta indica quais são os requisitos (documentos, formulários, custos, prazos e locais de atendimento) para que o eleitor obtenha o serviço pretendido. Há possibilidade de impressão imediata das orientações, preenchimento de formulários e emissão de certidões eleitorais. A emissão (ou validação) das certidões pela internet exige o preenchimento de todos os campos do formulário de emissão (ou validação).

MEC libera consulta a bolsas do ProUni


Os estudantes já podem consultar na internet as bolsas de estudos disponíveis para a primeira edição de 2016 do Programa Universidade para Todos (ProUni). O programa oferece bolsas em cursos de instituições privadas de ensino superior. A consulta foi liberada hoje (18) pelo Ministério da Educação. As inscrições para o ProUni começam amanhã (19) e seguem até as 23h59 do dia 22. Para fazer a inscrição, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas e não pode ter tirado nota zero na redação. Apenas estudantes que não tenham diploma de curso superior podem concorrer às vagas. O ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade). Podem concorrer às bolsas de estudo os alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou na condição de bolsistas em escolas particulares. Podem participar também pessoas com deficiência e professores da rede pública que estejam exercendo a profissão.

Médicos peritos do INSS anunciam volta ao trabalho a partir do dia 25


Depois de quase 140 dias de greve, os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiram retornar ao trabalho, a partir da próxima segunda-feira (25), segundo a associação nacional da categoria. A entidade informa, no entanto, que será retomado apenas o atendimento àqueles que ainda não se submeteram à perícia médica inicial. Em nota, a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) afirma que a categoria permanecerá em estado de greve, o que significa que será mantido apenas o atendimento essencial, com prioridade para quem vai fazer a primeira perícia para dar entrada a algum tipo de benefício. "Novas paralisações no futuro não estão descartadas. Esperamos que com essa atitude de distensionamento, o governo saia da trincheira em que se colocou e volte a negociar com a categoria", afirma o comunicado. O INSS informou que o retorno dos peritos ao trabalho "permitirá ao Instituto envidar esforços para  uma rápida e completa regularização do atendimento à população, reduzindo o tempo de espera pela perícia médica e agilizando a conclusão dos processos represados". Segundo o órgão, "em boa parte das unidades", o atendimento pericial é realizado normalmente. "A Central de Atendimento 135 está à disposição para informar os segurados e realizar os agendamentos e/ou reagendamentos necessários", acrescentou. A greve (a mais longa da categoria) foi iniciada no dia 4 de setembro do ano passado. Mais de 2 milhões de perícias deixaram de ser feitas desde então, segundo a associação que representa os trabalhadores. G1

Inusitado: Bombeiros ajudam mulher a se livrar de cinto de castidade


De acordo com o "Metro", a moradora chamou os bombeiros dizendo ter perdido "a chave". A "chave" que a mulher mencionou era a chave do cinto de castidade. Os bombeiros ajudaram a jovem a abrir o aparato. Autoridades chegaram a investigar se o caso tinha a ver com violência doméstica. Mas a mulher afirmou que usava o cinto por vontade própria.

Preso no Paraná, ex-deputado Argôlo é aprovado no Sisu para estudar em universidade baiana


O ex-deputado federal Luiz Argôlo, que está preso no Paraná, foi aprovado no curso de matemática da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) no campus de Alagoinha, seu reduto eleitoral. Segundo a Folha de S. Paulo, o advogado de Argôlo, Pedro Scavuzzi, ainda não conversou com o cliente sobre a aprovação. Argôlo fez as provas do Enem e foi selecionado para uma das 1.441 vagas oferecidas pela universidade pelo Sisu. Ele foi aprovado ao lado de outros 15 alunos para o curso de matemática, no turno matutino, e pode se matricular até dia 26. Segundo o advogado informou à Folha, o ex-parlamentar pode ser transferido de São José dos Pinhais, onde está detido, para uma prisão na Bahia, com objetivo de fazer o curso. Ele sairia para as aulas pela manhã e voltaria à tarde para a cadeia. Alagoinhas, cidade do curso, não tem penitenciária - existem prisões próximas em Feira de Santana e Esplanada. Argôlo não tem diploma - ele cursou duas vezes administração em Salvador, mas não chegou a concluir. O curso universitário poderia ajudar a reduzir a pena do ex-deputado, caso ele seja considerado culpado ao fim de todo o trânsito do caso. O ex-deputado foi condenado em primeira instância, em novembro do ano passado, a 11 anos e 11 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato.(Correio)

Ibirataia: Prefeito Marcos Aurélio concederá entrevista na FM Ipiaú

Adicionar legenda

O Prefeito Marcos Aurélio (PP) estará nesta quarta-feira (20), na Ipiaú FM, 91.1, onde concederá entrevista ao programa Panorama, do repórter apresentador Beto Marques, a entrevista será realizada a partir do meio dia. Na oportunidade o Prefeito estará falando sobre as perspectivas de sua gestão para o exercício de 2016. Não Percam!

Governo da Bahia convoca mais 1.015 professores para contratação pelo Reda


A Secretaria da Educação da Bahia está convocando mais 1.015 professores aprovados no processo seletivo simplificado para contratação pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), que irão atuar na educação básica. Até agora, 3.891 professores já foram convocados. A relação com os nomes dos novos convocados está disponível na edição do Diário Oficial do Estado que circulou no fim de semana e também pode ser acessada pela internet no Portal da Educação. O secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, destacou que a contratação dos professores pelo Reda vai trazer vários benefícios para os estudantes. “Com os professores, que passaram por uma seleção, estamos garantindo a segunda meta do programa Educar para Transformar, que busca garantir que todas as crianças e jovens tenham desempenho adequado às suas séries e sucesso na trajetória escolar”, disse. Barreto disse ainda que “os professores irão fazer parte do sistema integrado de recursos humanos do Estado, tendo vantagens como o pagamento previsto em tabela publicada pela Secretaria da Fazenda do Estado, ao plano de saúde Planserv, e terão direito ao 13º salário e férias após um ano de trabalho”, afirmou. A partir da convocação, o professor tem um prazo de dez dias para assumir o cargo. Caso não o faça, abrirá o precedente para a convocação de outros aprovados, de acordo com o número de vagas que foram disponibilizadas. Das 6.145 vagas destinadas para esta seleção, 4.616 são para a educação básica, 1.282 para a educação profissional e 247 para a educação indígena. Do total, 30% das vagas foram reservadas aos candidatos negros e 5% às pessoas com deficiência.

Ibirataia: Abastecimento de água é pauta de reunião entre Prefeitura e Embasa

Reunião foi convocada pelo prefeito Marcos Aurélio
Na manhã desta segunda-feira (18) o prefeito Marcos Aurélio (PP) reuniu-se com o gerente do escritório local da Embasa para tratar sobre a falta de abastecimento de água que já dura 04 dias e tem prejudicado a população. Preocupado com a situação, o gestor do executivo municipal pediu explicações sobre o problema e colocou-se à disposição no que for possível. Segundo o Gerente da EMBASA, o sistema de abastecimento encontra-se comprometido em consequência das fortes chuvas ocorridas nos últimos dias, o que está impossibilitando o tratamento da água bruta que tem chegando a níveis de cor altíssimos, ou seja, a água está chegando aos filtros da ETA (Estação de Tratamento) em forma de lama, o que tem tornado  muito lento o processo de tratamento da água. Em visita feita ao leito do rio Água Branca, foi constatado que todo o manancial encontra-se prejudicado com a alta concentração de matéria orgânica acarretada pelas chuvas. “Não estávamos preparados para este incidente, mas estamos fazendo o melhor para que o problema seja resolvido”, disse Nillmar Neri de Souza, gerente local da EMBASA. No ensejo, Marcos Aurélio disponibilizou os instrumentos necessários da Gestão para atuarem junto à Empresa de Águas e Saneamento/SA, a fim de que o problema seja sanado, e comprometeu-se em fortalecer ainda mais a parceria para que haja um plano de prevenção à falta de água no município. 

Repórter da Globo é assaltada durante gravação para 'Fantástico'


A repórter Adriana Cutino, da TV Tribuna, afiliada da Rede Globo no litoral de São Paulo, foi assaltada no Guarujá enquanto gravava uma matéria para o programa “Fantástico” sobre o vazamento de gás na cidade, ocorrido na semana passada. “Hoje eu estava trabalhando de manhã, em Vicente de Carvalho, na Localfrio, fazendo uma matéria para o Fantástico. Um dia e um trabalho especial mas um infeliz que não trabalha, que prefere tirar um bem de quem trabalha com honestidade estraga o que a gente conquista com tanta dignidade”, escreveu em seu perfil no Facebook. “Fui assaltada! Levou meu celular com meus textos, contatos que conquistei no dia a dia. Mais uma vez sou assaltada enquanto trabalho. É o fim dos tempos”, acrescentou.

Resultado do Sisu será divulgado hoje


O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será divulgado hoje (18). Ao todo, 2.712.937 candidatos se inscreveram para 228.071 vagas em 131 instituições públicas de ensino superior. Os candidatos selecionados deverão fazer a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. O Sisu usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar candidatos às vagas em instituições públicas de educação superior em todo o país. Podem participar os estudantes que tenham participado do exame em 2015 e não tenham tirado nota 0 na redação. O resultado estará disponível na página do Sisu. 

Lista de espera – Aqueles que não foram selecionados na primeira opção de curso poderão participar da lista de espera, também a partir de hoje (18). O prazo para que isso seja feito vai até 29 de janeiro. Basta acessar o portal do Sisu e clicar na opção que confirma a inscrição na lista de espera. O resultado dos selecionados pela lista será divulgado no dia 4 de fevereiro. Caberá ao estudante procurar a instituição de ensino e fazer a matrícula.

Ibirataia: Proprietário procura por seu cavalo desaparecido



O Sr Máximo Souza dos Santos, estar a procura de seu animal, um Cavalo mestiço a campolina com as características: Cor amarela, meio estirado, três patas pretas e uma pata branca, o animal é bom de meia marcha e passo picado, possui uma estrelinha na testa debaixo do topete. O cavalo está ferrado com as iniciais M.S. De acordo o proprietário, o animal sumiu na noite do dia 22 de dezembro de 2015, na Fazenda Santa Fé, próximo a fazenda do espólio de Moisés Leite. O proprietário está disposto a gratificar a pessoa que localizar o animal. Quaisquer informações, ligar para o número 73- 9 98593554. Vale lembrar que já existe uma queixa registrada na Delegacia de Polícia de Ibirataia.

Tesouras Notícias

Aos 38 anos, Carla Perez posa de biquíni e exibe barriga chapada: "Cada dia mais linda"


Aos 38 anos, Carla Perez mostrou que está com o corpo em dia. A cantora aproveitou o domingo (17) para tomar um banho de mar e, nas redes sociais, postou fotos de biquíni, deixando os fãs impressionados com sua barriga chapada. "Paz, amor, alegria e muita energia boa", escreveu na legenda da foto, postada no Instagram. Nos comentários, os seguidores elogiaram bastante o corpo da cantora e dançarina. "Maravilhosa", "A melhor da Bahia" e "Que corpinho mais lindo! Toda linda!", disseram alguns fãs. "Cada dia mais linda" e "Você é maravilhosa, perfeita! O tempo passa e você fica cada vez mais linda", foram outros elogios. Carla comanda o trio infantil Algodão Doce no Carnaval de Salvador.