Mostrando postagens de janeiro 9, 2016Mostrar tudo


Policia prende suspeitos em atearem fogo em artesão de Jequié em Itacaré

Jadson de Jesus confessou ter participado do crime contra o artesão jequiieense César Borges; crime chocou população de Itacaré
Em uma ação realizada na noite de quinta-feira (7/1), na Rua da Pituba em Itacaré uma guarnição do PETO daquele município, pertencente à 72ª Companhia Independente de Polícia Militar, com o apoio do Delegado Emanuel Ribeiro Matos, identificaram um suspeito de ter ateado fogo na madrugada de 3 deste mês, em uma barraca onde dormia na cidade de Itacaré, o artesão jequieense César Alves Borges, que teve 75% do corpo atingido vindo a falecer na noite de quinta-feira (7), no hospital público da cidade de Santo Antonio de Jesus. Durante as abordagens foi avistado um menor de idade, suspeito do crime tendo o mesmo evadido do local e posteriormente apreendido, Através das informações obtidas com o menor, os policiais localizaram Jadson Santos de Jesus, apontado como o coautor do crime. Ele e o menor foram apresentados na Delegacia de Itacaré, onde confessaram em depoimento a autoria do crime e disseram que o alvo era um outro homem, apelidado de Playboy, com quem o adolescente havia tido uma briga anteriormente, “que queriam apenas dar um susto em outro indivíduo”. O delegado Emanuel Matos, explicou que o adolescente já foi apresentado ao Ministério Público e participará de uma audiência na segunda-feira (11) para decidir sobre a transferência dele para Salvador. O maior está na delegacia de Itacaré. Jadson está detido na delegacia do município e deve ser encaminhado para o complexo presidiário de Ilhéus. 

Jequié Repórter

Publicidade


Estudante baiano obtém nota histórica em matemática no Enem 2015


O estudante baiano Leonardo Carneiro Carvalho Rigo, de 17 anos, obteve a pontuação de 1.008,3 na prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio - a maior de todos os tempos, de acordo com o Ministério da Educação. Além dele, ao que tudo indica, essa nota também foi alcançada por pelo menos mais dois estudantes: um do Piauí e outro de São Paulo. A mãe, a psicanalista, Soraya Carvalho e o pai dele, André Rigo, apesar de estarem muito orgulhosos, estão também muito surpresos porque sempre insistiam para que Leonardo Carvalho Rigo estudasse matemática e ele achava desnecessária tanta preocupação. "Matemática não se estuda minha mãe", alegava. 

Ainda de acordo com mãe de Rigo, ele ainda não definiu qual curso irá tentar, mas sabe que será na área de engenharia. “Ele quer fazer engenharia, mas ainda não se decidiu sobre a área específica. Ele é muito jovem, né? Só 17 anos”, afirmou. Ainda de acordo com Soraya, o filho já sabia que tinha fechado a prova, mas não esperava uma nota recorde. “Ele sabia que tinha fechado a prova, mas não sabia que seria a nota recorde, como ele quase fechou redação, foi uma surpresa”, descreveu. (BN)

Médicos peritos do INSS chegam a quatro meses de paralisação


A greve dos médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) completou quatro meses essa semana e já é a paralisação mais longa da categoria. As negociações com o governo não avançaram nos últimos dias e não há previsão para o término da greve, de acordo com o presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), Francisco Eduardo Cardoso. De acordo com a Agência Brasil, entre as reivindicações dos profissionais está o aumento salarial de 27%, em no máximo duas parcelas anuais, a efetivação em lei da redução da carga horária de 40 horas para 30 horas semanais, a recomposição do quadro de servidores e o fim da terceirização da perícia médica com retorno da exclusividade da carreira médica pericial. Cardoso disse que as negociações entre o governo e a categoria estão paralisadas. O INSS estima que 1,3 milhão de perícias não tenham sido realizadas desde o dia 4 de setembro do ano passado, quando a paralisação foi iniciada. Nesse período, 910 mil perícias foram feitas. Já a estimativa da ANMP é que 2 milhões de perícias tenham deixado de ser realizadas. A perícia é exigida para conseguir o auxílio-doença, aposentadoria especial por invalidez e para voltar ao trabalho depois da licença.

Filiação a novos partidos altera composição de bancadas na Câmara


A Câmara dos Deputados retoma as atividades em fevereiro com composição diferente de um ano atrás, quando os parlamentares eleitos para esta legislatura tomaram posse. De acordo com a Agência Câmara Notícias, no último ano, 41 dos 513 deputados mudaram de partido, conforme informações do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Entre as principais mudanças no cenário, está a perda, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), de 10 deputados desde a posse, e a migração de 21 deputados para o Partido da Mulher Brasileira (PMB), que obteve registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em setembro. A Rede Sustentabilidade, que conseguiu registro no mesmo mês, passou a ter bancada de cinco deputados. O Supremo Tribunal Federal, no julgamento de três mandados de segurança, firmou o entendimento de que os mandatos pertencem aos partidos e que, por isso, o candidato não pode mudar para outra legenda e manter o mandato. No entanto, a desfiliação para a filiação em partido recém-criado não acarreta a perda do cargo. Com a perda de 10 dos 69 deputados eleitos, o PT deixou de ser o partido com maior bancada na Câmara, o qual, atualmente, é o PMDB, com 67 deputados.

Criança morre e cinco ficam feridos em acidente com 3 veículos na BR-101


Um garoto de cinco anos morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo dois caminhões e um carro no km 873 da BR-101, em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia, no final da tarde de sexta-feira (8). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um dos caminhões fez uma ultrapassagem em uma curva e acabou batendo de frente com outro caminhão e na lateral do carro. A criança que morreu estava no carro que era dirigido pelo pai, de 35 anos, que teve lesões graves. No mesmo veículo, outras duas pessoas ficaram feridas. O motorista do caminhão que fez a ultrapassagem, de 33 anos, teve lesões graves e passou mais de três horas presos às ferragens. O motorista do segundo caminhão, de 49 anos, dirigia o veículo que estava carregado com leite e teve ferimentos leves. Os feridos foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo Corpo de Bombeiros. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local para fazer a remoção do corpo. (G1)

Conselho Federal da OAB não recomenda 90% dos cursos de direito no Brasil


O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil divulgará na próxima quarta-feira (13) a 5ª edição do “Selo de Qualidade”, com a lista de 139 cursos jurídicos que são recomendados pela entidade. Entre os critérios de seleção estão os índices de aprovação no Exame de Ordem e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O total de graduações de Direito recomendadas pela OAB contempla aproximadamente 10% de mais de 1.300 existentes no Brasil. De acordo com a entidade, a Ordem acredita que essa é uma forma de estimular a qualidade do ensino jurídico no país. Na última edição da lista, em 2011, apenas 89 cursos figuravam na lista, o que representa um aumento de cerca de 62%, mas que ainda figura um total de cursos muito distante número absoluto de graduações em direito no país. (BN)