Mostrando postagens de janeiro 8, 2016Mostrar tudo

'Papai Noel' que roubou helicóptero é preso na Bahia


O falso Papai Noel que roubou um helicóptero em São Paulo em 27 de novembro foi preso na manhã desta sexta-feira na cidade de Queimadas, na Bahia, em uma operação conjunta das polícias militares dos dois Estados. A Justiça decretou prisão temporária de cinco dias - que podem ser prorrogáveis por mais cinco. Nabiel Cordeiro da Silva, de 30 anos, contratou o serviço de taxi aéreo para o dia 27 de novembro e informou que iria para um sítio em Mairinque, no interior de São Paulo, onde aconteceria uma festa surpresa para crianças. No horário marcado, ele apareceu fantasiado de Papai Noel. Durante o voo, que partiu do Campo de Marte, na Zona Norte da capital, Silva rendeu o piloto e os dois seguiram para o destino, onde eram esperados por um comparsa do bandido. O piloto foi, então, amarrado e deixado no local e a dupla fugiu com a aeronave. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia, Silva escolheu a cidade de Queimadas para se esconder porque possui parentes na região. Já a SSP de São Paulo, que coordena as investigações, informou que o suspeito de ter pilotado a aeronave após o crime foi preso na quinta-feira. Sobre o helicóptero, a SSP paulista disse que trabalha com a hipótese de ele ter sido levado ao Paraguai. O caso segue em investigação. (Veja)

Detentas não podem mais ser algemadas na hora do parto


O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, sancionou nesta sexta-feira (8) decreto que proíbe o uso de algemas, calcetas ou outro meio de contenção física de presas ou internas durante o trabalho de parto e no período de internação. De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial do Estado, a única exceção é no caso de haver orientação médica para contenção da detenta. “Eventuais situações de perigo à integridade física da própria presa ou interna, ou de terceiros, deverão ser abordadas mediante meios de contenção não coercitivos, a critério da respectiva equipe médica”, diz o decreto. O Projeto de Lei 504/2015, proposto pela bancada do PSOL, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro no início de dezembro do ano passado. Em outubro, uma detenta deu à luz sozinha em uma solitária na Penitenciária Talavera Bruce, em Bangu, zona oeste da cidade. Em novembro, um estudo da Fundação Oswaldo Cruz constatou violações de direitos humanos cometidas contra mães e gestantes em prisões de todo o país. (Agência Brasil)

Nota em matemática com 1.008,3 pontos é recorde no Enem, diz Inep


Um candidato que obteve 1.008,3 pontos em matemática na prova de 2015 é considerado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) como o recordista na história do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "A nota máxima chegou a 1.008,3, a maior já registrada na história do exame — na edição anterior, o máximo ficou em 973,6. A tendência de aumento no desempenho em matemática comprova a melhor qualificação dos participantes nesta área. O desempenho mínimo foi de 280,2", divulgou o Inep em nota. Ainda segundo o Inep,. a prova de ciências da natureza registrou a nota máxima de 875,2 e a mínima de 334,3. Em ciências humanas, o desempenho máximo chegou a 850,6; o mínimo, a 314,3. A prova de linguagens e códigos teve como nota mais alta 825,8; a mais baixa, 302,6. A nota acima dos mil pontos quebra um dos mitos da correção do Enem. As provas do Enem são corrigidas com base na teoria de resposta ao item (TRI), diferente do sistema dos vestibulares tradicionais, nos quais o número de acertos corresponde à média final. (Globo)

Quatro detentos fazem buraco na cela e fogem de delegacia de Itamaraju


Quatro detentos fugiram da 8ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Corpin), em Itamaraju, no sul da Bahia, na madrugada desta sexta-feira (8). Segundo informações da delegacia, os homens escaparam por um buraco feito na cela, que dava acesso à área externa da unidade prisional. De acordo com a delegacia, a ausência dos criminosos só foi notada horas depois da fuga, quando policiais realizaram ronda nas celas. Durante uma revista pela cela, foram encontrados celulares, facas e outro objetos cortantes. O buraco cavado pelos detentos passava ainda pela rede de esgoto da delegacia. Os fugitivos respondem a crimes de roubo e tráfico de drogas. Equipes da polícia fizeram buscas pela região ao longo desta sexta-feira, mas nenhum detento foi encontrado. (G1 Bahia)

Ladrão se passa por agente contra dengue para invadir casa


Em plena campanha intensiva de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela disseminação da dengue, da febre chikungunya e do zika virus, um homem se passou por agente de saúde e assaltou um casal de idosos, em Porto Alegre (RS). O crime ocorreu na manhã desta sexta-feira (8), na zona norte da cidade. O criminoso, que ainda não foi identificado, levou R$ 2 mil, joias e um carro Cruze, que estava na garagem. O assalto ocorreu no final da manhã, na rua Machado de Assis, no bairro Jardim Botânico. O homem, tocou a campainha da casa e foi recebido pelo casal. Segundo as vítimas, ele se apresentou como vigilante sanitário e estava identificado apenas por um crachá. Dentro da residência, fez algumas perguntas, examinou os cômodos e até subiu no telhado, de acordo com a empregada da casa. Ao descer, anunciou o assalto. O casal proprietário e a funcionária foram amarrados e presos dentro de um quarto. Enquanto isso, o assaltante vasculhou a casa, deixando a residência cerca de 20 minutos depois. Preocupada com a repercussão negativa que o caso pode ter sobre o trabalho dos agentes sanitários, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) informa que todos os profissionais que fazem esse serviço de visitas e vistorias nas residências utilizam coletes "com clara identificação dos órgãos em que trabalham" e ainda usam ostensivamente o crachá de identificação com nome e órgão a que pertencem. "Todos são orientados a se identificar prontamente antes de solicitarem acesso a residências ou terrenos.

Inep divulga notas individuais do Enem 2015 nesta sexta-feira


Os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015 vão poder consultar suas notas no site do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação) e responsável pela aplicação do exame, nesta sexta-feira (8). Para acessar os resultados, o estudante precisa informar seu CPF e a senha cadastrada durante o período de inscrição. Caso tenha perdido a senha é possível recuperá-la no sistema. O boletim apresenta o desempenho do candidato nas quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza), além da nota de redação. Com os resultados do Enem, os inscritos podem concorrer a vagas nas universidades federais que integram o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos), a financiamentos do Fies (Programa de Financiamento Estudantil), além de poder usar a nota em diversos processos seletivos. A nota também pode ser utilizada para participação do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras.