Mostrando postagens de dezembro 1, 2015Mostrar tudo

Ibirataia: TCM aprova contas da Câmara Municipal exercício 2014

Foto: Ubatã Notícias
Caio Pina - Presidente da Câmara de Ibirataia
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou, por unanimidade, na tarde desta terça-feira (1º), as contas da Câmara Municipal de Ibirataia referentes ao exercício financeiro de 2014, sob a responsabilidade do vereador Caio Pina (PP). O Relator das contas foi o Conselheiro José Alfredo Rocha Dias. No parecer, o Relator apontou a regularidade das contas e ressaltou o zelo da presidência no trato com a coisa pública. “A aprovação de nossas contas é motivo de alegria, satisfação e sentimento de dever cumprido. Atesta, também, o nosso respeito com o dinheiro público e a confiança depositada em nós pelos demais vereadores e também pela comunidade ibirataense”, disse Caio Pina, lembrando que também teve as contas do exercício de 2013 aprovadas pelo TCM. 

Informações do Ubatã Notícias

Ibirataia receberá Carreta Odontomóvel entre os dias 07 e 12 de dezembro


Entre os dias 07 e 12 de dezembro, o município de Ibirataia será contemplado com os serviços da estratégia itinerante Saúde sem Fronteiras Odontomóvel, promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde. O serviço é realizado em uma carreta, equipada com 10 consultórios odontológicos, onde são ofertados serviços de restauração, cirurgias de alta e baixa complexidade, tratamento de canal, coroa provisória, aplicação de flúor, exame radiológico, periodontia (tratamento de gengiva), entre outros. “Estamos muito felizes em saber que a nossa solicitação foi atendida pelo governo Rui Costa, que estará disponibilizando através da SESAB este programa extremamente relevante para a saúde bucal do nosso povo, o Governo Estadual mais uma vez demonstra total parceria com o nosso município", comemora Alex Miranda, Secretário Municipal de Saúde. As unidades móveis são compostas por conjuntos odontológicos, equipados com moderna tecnologia, de forma que trabalham, ao mesmo tempo, até dez dentistas, além de outros profissionais que atendem em tendas, instaladas na parte externa. Enquanto aguardam, os pacientes são orientados sobre os cuidados com a saúde bucal. A unidade móvel estará situada nas imediações da Praça Basílio Miguel de Souza e atenderá mais de 500 pessoas em 6 dias, para o atendimento as pessoas devem levar o Cartão do SUS, documento de identidade e comprovante de residência. 

ASCOM PMI 

OAB reúne-se em Brasília para discutir se apoiará pedido de impeachment


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ainda não tem uma posição fechada sobre o apoio a um eventual pedido de impeachment da presidenta Dilma Rouseff. Na última sexta-feira (27), uma comissão formada por cinco conselheiros da Ordem emitiu parecer contrário ao impeachment, mas hoje (1º) o presidente da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, disse que será recomendado ao Conselho Federal que aprecie a análise do pedido de impeachment, bem como a rejeição das contas do governo de 2014 no Tribunal de Contas da União (TCU). Para os dirigentes da Ordem, a entidade deve se debruçar também sobre outros fatos, como a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), ex-líder do governo no Senado. “O Conselho Federal é a instância máxima de decisão da OAB. Tenho convicção de que o colegiado tomará a decisão mais sábia sobre este grave assunto”, disse Marcus Vinícius. Para o presidente da Seção da OAB no Paraná, Juliano Breda, a entidade não deve levar em conta apenas a recomendação da rejeição das contas feita pelo TCU. “Estaríamos deliberando em pouca parte do cenário todo. Entendo que a crise política tomou proporção gigantesca”, destacou Breda. Já Marcos da Costa, presidente da Seção da OAB em São Paulo, ressaltou que a sociedade espera que a Ordem debata o tema com a grandeza e a dimensão necessárias. A reunião do Conselho Federal da OAB que vai decidir se amplia a análise da questão doe impeachment será às 16h30 em Brasília.

Ibirataia: Investimos mais de 10 milhões em Infraestrutura este ano, disse Marcos Aurélio

Prefeito Marcos Aurélio destaca ações realizadas em 2015 (Foto: batã Notícias)
O prefeito de Ibirataia, Marcos Aurélio (PP), foi entrevistado, nesta segunda-feira (30), no programa Enfoque Geral, da Ubatã FM, cujo âncora é o repórter Norman Suarez, o Amarelinho. Na pauta da entrevista, um balanço das ações realizadas pela gestão durante o ano de 2015. Segundo o gestor, a marca da gestão continua sendo o compromisso com os servidor e fornecedores, o respeito e a transparência com a coisa pública e o investimento em obras de infraestrutura.

Marcos Aurélio fala em resgate da credibilidade (Foto: Ubatã Notícias)
“Continuamos governando de maneira honesta e transparente e somente em 2015 já investimos, por meio de convênios com os governos estadual e federal e também com recursos próprios, o montante de cerca de R$ 10 milhões. Foram diversas obras de pavimentação, construção de creche, quadra poliesportiva, unidade básica de saúde, casas do programa Morada Digna e dezenas de outras obras”, disse o prefeito Marcos Aurélio, lembrando que a gestão vem conseguindo, com um governo sério, resgatar a credibilidade do município. (Ubatã Notícias)

CPF passa a ser emitido junto com a certidão de nascimento


Em ação inédita no país, foi lançado hoje (1º) em São Paulo um novo serviço ao cidadão que permitirá a emissão do Cadastro de Pessoa Física (CPF) no momento em que é feito o registro da certidão de nascimento. Por meio de convênio entre a Receita Federal e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), os cartórios vão informar os dados do recém-nascido ou da pessoa a ser registrada pelo sistema online e, imediatamente, o número do CPF será repassado e impresso na certidão sem nenhum custo. De acordo com Marcelo Barreto, superintendente substituto da Receita Federal em São Paulo, a medida será estendida agora à tarde ao Rio de Janeiro e amanhã (2) a todo o país. Ele lembrou que, atualmente, para ter acesso ao CPF os interessados têm de procurar um dos postos da rede conveniada (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e agências dos Correios) e pagar a taxa de R$ 7,00. A partir de agora, o serviço passa a ser gratuito, “eliminando discrepâncias e facilitando a vida do cidadão”, disse Barreto. A medida, conforme o superintendente, é uma demanda antiga da sociedade e, por meio dela, a Receita poderá fazer um cruzamento da base de dados de forma segura, evitando eventuais tentativas de fraudes. “Todos saem ganhando com isso”, afirmou Barreto. Ele informou que, anualmente, são expedidos em São Paulo em torno de 500 mil CPFs.

Expectativa de vida do brasileiro sobe para 75,2 anos, mostra IBGE

Mulheres vivem em média 7,2 anos a mais que os homens.
A expectativa de vida dos brasileiros aumentou para 75 anos e dois meses (75,2), em 2014, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa é três meses e 18 dias superior à do ano anterior, que era de 74,9. Os dados fazem parte da Tábua Completa de Mortalidade, publicada na edição de hoje (1º) do Diário Oficial da União. As mulheres vivem em média 7,2 anos a mais que os homens, com uma expectativa de 78,8 anos, contra 71,6 anos para eles. Em 2014, no entanto, a estimativa masculina aumentou mais, com um acréscimo de três meses e 25 dias, contra três meses e 11 dias para as mulheres. 

Informações do Agência Brasil