Mostrando postagens de novembro 21, 2015Mostrar tudo

Mais de 551 mil estudantes fazem provas do Enade no domingo, 22


Mais de 551 mil alunos de ensino superior farão, neste domingo (22), o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2015. As provas, com duração de quatro horas, terão início às 13h (horário de Brasília). Os participantes devem checar os locais de aplicação da prova com antecedência. Os portões serão abertos ao meio-dia. O Enade é obrigatório e tem o objetivo de avaliar o conhecimento dos estudantes dos cursos de graduação sobre o conteúdo programático, suas habilidades e competências. O estudante que não comparecer ao exame ou deixar o local de prova antes de uma hora após o início das provas ficará em situação irregular. O participante terá permissão para deixar a sala com o caderno de questões somente três horas após o início do exame. A consulta ao local de prova pode ser feita na página do Enade na internet. Os participantes também podem preencher o Questionário do Estudante até o dia da prova. O preenchimento é obrigatório e as informações darão subsídios para a elaboração de um documento com o perfil socioeconômico dos participantes. Os estudantes que não responderem o questionário podem ficar impedidos de colar grau e de receber o diploma, mesmo que façam o exame. O acesso à página do Enade é feito pelo número do CPF, pelo nome do candidato ou pelo curso. A avaliação será aplicada a estudantes de bacharelado que tem expectativa de finalizar a graduação até julho de 2016 e estudantes de cursos superiores de tecnologia, com término até dezembro deste ano.

Polícia Ambiental fecha rinha de galo em Ipiaú

Imagem ilustrativa
Policiais da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPA) de Porto Seguro realizaram na tarde deste sábado (21) uma operação contra uma rinha de galo em Ipiaú. O flagrante ocorreu por volta das 16h no Parque de Exposições José Thiara. A Operação foi rápida e sigilosa. Os militares chegaram de surpresa no local e flagrou várias pessoas acompanhando a briga entre os animais. Alguns dos participantes foram detidos e encaminhados para a Delegacia de Proteção Ambiental (DPA) em Ilhéus. Os presos responderão pelo crime ambiental de maus-tratos,  previsto no artigo 32 da Lei dos Crimes Ambientais, podendo cumprir até um ano de detenção. 

Do Giro em Ipiaú

EI ameaça derrubar a Torre Eiffel, em novo vídeo; EUA atacam


O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) voltou a ameaçar a Europa, e principalmente a França, em um novo vídeo divulgado na internet neste sábado. A gravação, cuja autenticidade não pôde ser verificada, foi divulgada pela base do EI em Aleppo, no norte da Síria. Em pouco mais de seis minutos, a sequência, intitulada "Paris será derrubada", mostra uma montagem da Torre Eiffel caindo e imagens dos atentados efetuados contra a capital francesa no dia 13 de novembro. A mensagem diz que não foi o EI que iniciou a guerra. "Foram vocês (europeus) que começaram a agressão contra nós e pagarão o preço quando seus filhos forem à luta", afirmam os jihadistas. O vídeo ainda adverte os europeus de que eles não se sentirão seguros nos próprios "dormitórios". Na mensagem, o EI afirma que pretende avançar mais sobre Paris antes de partir contra Roma. Para tanto, um suposto integrante do EI surge com capuz no vídeo, estimulando "os irmãos da França e do mundo a fazerem o mesmo" que foi feito no último dia 13, acontecimento elogiado por ele, que fala em francês (com legendas em árabe). O extremista tacha como "porco" o presidente da França, François Hollande, e promete que o líder francês não estará seguro na própria residência. Um segundo jihadista reforça as ameaças contra a França e Hollande pelos bombardeios que Paris realiza junto com a coalizão internacional na Síria. Na última semana, a aviação francesa intensificou os ataques aéreos contra posições do EI em território sírio, em resposta aos atentados de Paris, reivindicados por radicais islâmicos e que causaram pelo menos 130 mortes na semana passada.  

ATAQUE - Os Estados Unidos e seus aliados alvejaram o Estado Islâmico com 20 ataques aéreos no Iraque e 22 na Síria. Seis dos ataques no Iraque atingiram três unidades táticas do Estado Islâmico, uma instalação de comando e controle e posições de combate perto de Ramadi, segundo os militares. Os ataques na Síria incluíram 13 perto de Mar'a, atingindo unidades táticas e três edifícios do Estado Islâmico. Um ataque perto de Abu Kamal, na Síria, acertou um ponto de coleta de petróleo do grupo terrorista, acrescentou o Exército.

Diretoria de Esporte de Algodão realiza jogo beneficente


A Diretoria de Esportes do Distrito de Algodão realizará neste domingo (22), às 15:00h no Estádio Ismael de Oliveira, "O Ismaelzão", uma grande partida de futebol entre as equipes: Amigos de Val Baiano X Seleção de Algodão. O valor e alimento arrecadados serão em prol do povo carente do Distrito de Algodão. O jogo beneficente é uma realização da Diretoria de Esportes de Algodão, com apoio da Prefeitura Municipal, Administração Distrital, do comércio local e do vereador Antonio Santos de Jesus (Peruca). 

Tesouras Notícias 

Ipiaú: PM prende suspeitos de tráfico de drogas dentro de topic

Fotos: Giro em Ipiaú
Dupla de Ibirataia foi presa em Ipiaú
A polícia militar prendeu na manhã deste sábado (21) três homens suspeitos de tráfico de drogas. Os indivíduos estavam dentro de uma Topic (transporte alternativo) que se preparava para sair de Ipiaú com destino a Ibirataia. A prisão foi realizada pela Guarnição Delta do 1º Pelotão, na Rua do Sapo, após uma denuncia anônima. Ao perceber a abordagem da PM ao veículo, o suspeito teria jogado a droga pela janela da Topic. O material foi recolhido na rua pelos militares. Três suspeitos foram encaminhados até a delegacia de Ipiaú.
Cerca de 200 gramas de maconha foi apreendida
Um deles foi liberado logo em seguida. Genes Bonfim dos Santos, 32, e Josival de Souza Araújo, 50, ficaram custodiados no Complexo Policial. Um dos militares informou ao GIRO que os homens estavam levando a droga para “fracionar” em Ibirataia e vende-la em pequenas buchas. Ainda segundo a PM, eles seriam os chamados “aviões”. O material apreendido pesa cerca de 200 gramas. Na delegacia nenhum dos suspeitos quis assumir a droga. 

Do Giro em Ipiaú

Conselho de Segurança da ONU autoriza ‘todas as medidas’ contra Estado Islâmico


O Conselho de Segurança das Nações Unidas adotou nesta sexta-feira (20) uma resolução que autoriza todos os países com capacidade a utilizarem “todas as medidas necessárias” para atuar contra o grupo extremista Estado Islâmico na Síria e no Iraque. A resolução, aprovada por unanimidade, foi apresentada pela França em resposta aos atentados do  dia 13 em Paris, que provocaram pelo menos 130 mortos. O texto propõe “aumentar e coordenar” a luta antiterrorista e manifesta a intenção de reforçar as sanções contra cidadãos e entidades relacionados com o grupo extremista Estado Islâmico. Segundo a Agência Lusa, o documento pede ainda para que seja feito um maior esforço para deter o fluxo de combatentes estrangeiros que viajam para o Oriente Médio. BN

Ibirataia: Com o verão, Prefeitura intensifica irrigação de plantas em logradouros públicos

Canteiros são regados para reduzir impactos das altas temperaturas
A Prefeitura de Ibirataia está intensificando a irrigação de praças e canteiros públicos da cidade, dando continuidade às ações de manutenção das mudas plantadas nestes locais. Atualmente, um carro-pipa, com capacidade para armazenar até dez mil litros d’água, trabalha regando constantemente com água de represa as áreas verdes dos logradouros públicos. O trabalho é feito por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em horários diferenciados e dias alternados, nas primeiras horas da manhã e, em alguns casos no final da tarde. O carro-pipa foi adquirido recentemente pelo governo municipal através do Governo Rui Costa e é mantido com recursos próprios da prefeitura. De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Luciano Guimarães, o esforço visa reduzir o impacto das altas temperaturas registradas neste período do ano sobre as mudas plantadas. 

ASCOM PMI

Ibirataia: Culminância da Semana da Consciência Negra

Grupo de Percussão Ubatambor
A Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer/Diretoria de Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal e da Fundação Marleide Selma realizou na noite desta sexta-feira (20), a Culminância na Praça 7 de Setembro em homenagem a Semana da Consciência Negra, onde diversas atividades Artísticas e Culturais foram apresentadas à comunidade ibirataense que teve início dia 17/11. Abrilhantando a programação, o Grupo de Percussão UBATAMBOR e AFRO TIMBALANDO, ambos da cidade de Ubatã fizeram lindas apresentações encantando o público presente. Após, o grupo de Capoeira Águias Acrobatas se apresentou entoando músicas africanas, inclusive, canção em homenagem ao Zumbi dos Palmares (líder do Quilombo dos Palmares - o maior dos quilombos do período colonial), além da tradicional “Roda de Capoeira”. E, fechando com chave de ouro o grupo musical Van & Viny tocou um repertório totalmente com canções no estilo afro, que foi bastante elogiado pelos presentes. Foi uma linda festa em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado no Dia 20 de Novembro. Parabéns à Secretaria de Educação, a Diretoria de Cultura, enfim, a todos os envolvidos direta e indiretamente neste rico projeto artístico e cultural.

 
Grupo Afro Timbalando
Grupo de Capoeira Águias Acrobatas
Grupo Musical Van & Viny
Tesouras Notícias 

Bancada baiana derruba veto a voto impresso


Dos 31 deputados federais da Bahia presentes na sessão que derrubou o veto ao voto impresso para conferência, proposta incluída na minirreforma eleitoral, apenas três petistas foram favoráveis a manter a proibição – Afonso Florence, Jorge Solla e Waldenor Pereira. A bancada baiana conta com 39 deputados. Com a derrubada do veto, a matéria [fruto de recomendação do Tribunal Superior Eleitoral-TSE] será reinserida na Lei 13.165/15. O texto determina o uso do voto impresso nas urnas eleitorais para conferência pelo eleitor, sem contato manual, assim como para posterior auditoria. A regra entrará em vigor só nas eleições de 2018. Outros 28 deputados votaram a favor da derrubada do veto. Oito parlamentares não participaram da sessão: Antonio Brito (PTB), Arthur Maia (SD), Bebeto Galvão (PSB), Benito Gama (PTB), Cacá Leão (PP), Luiz Caetano (PT), Juthay Magalhães Jr. (PSDB) e Lucio Vieira Lima (PMDB). O deputado Cacá Leão está de licença médica após realizar uma cirurgia em decorrência de uma queda do cavalo na semana passada. A votação foi conjunta com o Senado Federal e dos três senadores baianos, a senadora Lídice da Mata (PSB) votou a favor da derrubada do veto e o senador Walter Pinheiro (PT) votou contra. Otto Alencar (PSD) não participou da votação.