Mostrando postagens de novembro 17, 2015Mostrar tudo

Ibirataia: Bandidos assaltam loja de móveis no centro da cidade



Dois elementos assaltaram na tarde desta terça-feira (17), a Loja de Móveis Sena, localizada no centro da cidade. De acordo informações de agentes local da Polícia Civil, os bandidos estavam armados, entraram na loja, renderam os funcionários em seguida anunciaram o assalto. Os assaltantes levaram uma quantia de dinheiro ainda não levantada e um aparelho de tv. Ainda de acordo informações, os meliantes após roubarem o estabelecimento comercial, empreenderam fuga numa motocicleta de cor azul em direção a BA-120, sentido Algodão. Ao saber do ocorrido, uma guarnição da Polícia Civil seguiu em direção na tentativa de capturar os elementos que não foram localizados. A Polícia Civil continua investigando o caso.

Tesouras Notícias 

MG: Tragédia em Mariana é a maior do gênero na história


A tragédia na cidade de Mariana no último dia 5 de novembro é a maior da história em termos de volume de material despejado por barragens de rejeito de mineração. Segundo o jornal O Globo, o caso na cidade mineira causou o vazamento de 62 milhões de metros cúbicos de lama. O segundo maior acidente do gênero aconteceu na mina canadense de Mount Polley, na Colúmbia Britânica, no dia 4 de agosto de 2014. De acordo com o pesquisador Marcos Freitas, coordenador executivo do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (Ivig), as barragens da empresa Samarco liberaram uma quantidade de rejeito 2,5 vezes maior que no Canadá. Para o pesquisador, a área entre Minas Gerais e Espírito Santo que foi atingida pela lama vai levar no mínimo dez anos para recuperar, mas em alguns lugares a situação é irreversível. "Não podemos estimar agora o tempo e o dinheiro que custará a recuperação. Vai depender de cada área e será caro. A região existente no raio de uns 30 quilômetros da área das barragens, por exemplo, pode estar perdida. Está coberta por camada espessa de lama. A recuperação será tão cara que pode se mostrar inviável financeiramente. Quando a lama secar, vai se tornar terra endurecida, um chão de ferro, uma terra de ninguém", explica Freitas.

Informações do BN

STF decide qual banheiro pode ser utilizado por trangêneros


O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir, nesta quarta-feira (17), o julgamento do recurso que pode definir qual banheiro pode ser utilizado por transgêneros. O processo começou em Santa Catarina, após uma mulher trans foi impedida de entrar no banheiro feminino de um shopping center. A mulher, cujo nome de batismo é André dos Santos, processou o empreendimento por danos morais. Após a Justiça catarinense negar o pedido, a jovem recorreu ao STF. Ainda não há uma clara tendência entre os ministros da Corte, mas o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, se manifestou a favor da permissão em outubro. BN

Quem toma café tem menos risco de morrer de doença cardíaca


Pessoas que relatam beber entre três e cinco xícaras de café ao dia têm menor propensão a morrer prematuramente de doenças cardíacas, suicídio, diabetes ou mal de Parkinson - é o que revela uma pesquisa norte-americana nesta segunda-feira (16). Tanto o café comum quanto o descafeinado aparecem como benéficos, disseram os pesquisadores da Chan School de Saúde Pública da Universidade de Harvard em estudo publicado na revista especializada "Circulation". O estudo comparou as pessoas que não bebem café, ou beberam menos de duas xícaras por dia, com aquelas que relataram valores "moderados" de consumo de café, ou até cinco xícaras diárias. O estudo não prova relação de causa e efeito entre o café e a probabilidade reduzida de certas doenças, mas descobriu uma aparente ligação que se alinha com a pesquisa anterior, e que os cientistas disseram que ainda investigarão mais. "Componentes bioativos presentes no café reduzem a resistência à insulina e a inflamação sistemática", disse a principal autora do estudo, Ming Ding, doutoranda do departamento de Nutrição. "Isso poderia explicar alguns dos nossos resultados. No entanto, mais estudos são necessários para investigar os mecanismos biológicos que produzem esses efeitos".

Por que Paris foi escolhida como alvo dos ataques?


Cidade do amor, das luzes, do charme e elegância europeus, Paris é o sonho de muitos turistas. Desde sexta-feira (13), no entanto, ficou marcada como o local de uma tragédia. Mas, porque o Estado Islâmico elegeu a capital francesa como alvo? A edição de domingo (15) do Fantástico trouxe uma reportagem que analisa os motivos que levaram o grupo terrorista a atacar a cidade. Uma das primeiras razões é o envolvimento da França na coalizão liderada pelos Estados Unidos que combate o EI em países como a Síria e o Iraque. Em um comunicado, o Estado Islâmico chama de “imbecil” o presidente francês François Hollande e revela que este é apenas o início do que chamou de “tempestade contra o ocidente”. O grupo ainda diz que casas como o Bataclan são locais de promiscuidade e idolatrias. A França se tornou um alvo dos jihadistas pelo que representa, salienta a reportagem. Isso porque Paris simboliza os valores ocidentais, como a liberdade. Além disso, a Paris que não aparece nos cartões postais é cheia de imigrantes ilegais que, sem possuírem documentos, não conseguem trabalho. Frustrados e sem perspectivas, são alvos fáceis dos recrutadores do EI. E, não é de hoje que o país é ameaçado pelos jihadistas: um vídeo divulgado em 2014 mostra um combatente se dirigindo a Hollande e dizendo que o grupo está se fortificando. A França é, de acordo com o Fantástico, o país europeu que mais exporta radicais para os fronts do grupo terrorista. Os serviços de inteligência da França calculam que cerca de 1200 cidadãos francesas já tenham se unido ao Estado Islâmico.