Mostrando postagens de outubro 27, 2015Mostrar tudo

Liga Ibirataense de Futebol - Nota de Agradecimento

Em nome de toda a diretoria da Liga Ibirataense de Futebol (LIF), quero agradecer aos nossos colaboradores pela inestimável ajuda que nos deram durante a disputa do Intermunicipal 2015. Estão incluídos aí os parceiros, patrocinadores, atletas, Comissão Técnica e claro, os nossos torcedores.
Gostaria aqui de fazer um agradecimento especial a Prefeitura Municipal de Ibirataia na pessoa do Prefeito Marcos Aurélio, pois a todo momento se colocou a disposição de nossa seleção e deu todo suporte para que Ibirataia participasse da competição.
Superamos todos os tipos de dificuldades, algumas pareciam intransponíveis, sabemos que não atingimos nosso objetivo, mas temos a certeza de que fizemos todo o possível para dar a nossa Ibirataia o valor que ela merece.
Ravi Oliveira Machado
Presidente

Ibirataia: Secretaria de Saúde realiza ação educativa no mês Outubro Rosa

Fotos: Tesouras notícias
A ação educativa foi realizada no Coreto do Jardim Principal
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta terça feira (27), uma ação educativa  em sensibilização ao mês do Outubro Rosa na prevenção do Câncer de Mama e combate ao AVC. Os profissionais do Nasf realizaram com os idosos do Projeto Envelhecer com Saúde, um momento com práticas de atividade física com Alongamento, relaxamento e dança, contando com a presença da professora de dança Suane Oliveira, como também realizaram palestras com a equipe do multiprofissinal abordando sobre alimentação saudável, riscos e prevenção quanto ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), abordagem quanto aos cuidados com a saúde em relação a qualidade de vida, além do depoimento da cidadã Ibirataiense Valmari, professora do colégio Paulo Souto, que falou sobre a descoberta do Ca de Mama, seu tratamento e recuperação diante da doença, mostrando que é possível a cura se a pessoa procurar ajuda logo após a descoberta.



Educação preencherá 1.842 vagas em diversos Estados


O Ministério da Educação (MEC) publicou em setembro no Diário Oficial da União (DOU) que 1.842 vagas foram distribuídas entre diversos Institutos Federais de Ensino (IFs). Tais oportunidades serão preenchidas por meio de novos concursos e, também, por seleções que ainda estão em andamento. No Instituto Federal Baiano (IFBaiano): três oportunidades para assistente de aluno, uma para assistente de laboratório, uma para técnico de laboratório, nove para técnico em agropecuária, sete para técnico em arquivo, seis para técnico em enfermagem, quatro para pedagogo, uma para programador visual, uma para relações públicas, uma para revisor de textos e duas para secretário executivo. Um total de 36 postos. Pertencem ao quadro do Instituto Federal da Bahia (IFBA) 23 novas oportunidades nas profissões de assistente de aluno (2), auxiliar de biblioteca (3), auxiliar em administração (1), contador (8), médico (1) e nutricionista (8).

Bahia tem 26,1% de taxa de abstenção no Enem 2015


A Paraíba foi o estado com o menor percentual de candidatos que faltaram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste fim de semana. Na Bahia, segundo o levantamento, a taxa foi de 26,1%. De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (26) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 20,7% não fizeram a prova no estado. Roraima teve o maior índice de faltosos: 34,9% dos inscritos. O Enem deste ano registrou o menor índice de abstenção desde 2009: 25,5%, de acordo com o balanço apresentado ontem (25) pelo ministro da Educação Aloizio Mercadante. Na edição do ano passado, o índice de faltas ficou em 28,9%. Na divulgação desta segunda, o Inep destacou o baixo índice de abstenção em Santa Catarina (22,4%), menor do que a média nacional. Apesar dos problemas que o estado enfrenta com as chuvas, 77,6% dos inscritos no Enem conseguiram fazer as provas. Os estudantes que conseguiram isenção da taxa de inscrição este ano, mas não justificarem a ausência na prova só farão o Enem em 2016 mediante pagamento.

Deputados querem extinção do TCM e incorporação de funções da Corte ao TCE

Ganham contornos fortes na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um movimento para extinguir o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e incorporar as funções da Corte responsável pela análise das contas de prefeituras, câmaras de vereadores, autarquias e empresas municipais ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Tal iniciativa chegou a ser cogitada no primeiro mandato do governador Jaques Wagner, quando o deputado Paulo Rangel (PT) tentou propor a medida e acabou dissuadido pelo então recém-chegado à presidência da AL-BA, Marcelo Nilo (sem partido). Procurado pelo Bahia Notícias, Nilo confirmou acompanhar as movimentações de “vários deputados”, porém não precisou se os parlamentares devem apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). “Se algum deputado apresentar o projeto, darei tramitação”, afirmou o dirigente do legislativo nesta segunda-feira (26). Além do TCM baiano, outros três estados possuem Cortes de contas municipais: Goiás, Pará e Ceará – no caso de São Paulo, há um tribunal de contas exclusivo para a capital paulista. Em 2015, o TCM-BA deteve orçamento de R$ 161,2 milhões, justificativa para uma incorporação do tribunal ao TCE. “Vários deputados têm me procurado, tendo em vista o momento econômico, querem incorporar o TCM ao TCE”, explicou Nilo. (BN)