Mostrando postagens de outubro 26, 2015Mostrar tudo

Avião com várias marcas de tiros é encontrado em aeroporto do Paraná


Um avião monomotor com várias marcas de tiros foi encontrado pela Polícia Civil no aeroporto municipal de Paranavaí, no noroeste do Paraná, nesta segunda-feira (26). O delegado Carlos Henrique Rossato Gomes suspeita que seja a mesma aeronave perseguida pela Força Aérea Brasileira (FAB) no sábado (24), em Japorã, Mato Grosso do Sul. “Esse avião está com várias marcas de projéteis de grosso calibre, isso levanta a suspeita que seja a mesma aeronave interceptada pela Aeronáutica. No interior da aeronave havia apenas um banco, levantando ainda mais a suspeita de que o monomotor é utilizado para o tráfico de drogas ou contrabando”, detalha o delegado. No sábado, moradores de Japorã presenciaram a perseguição de aviões no céu do município. Um rapaz que fez um vídeo da perseguição contou ao G1 que durante a gravação um dos aviões atirou diversas vezes. No domingo (25), a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que um avião sem plano de voo e que fazia uma rota “conhecida por ser utilizada para atividades ilícitas” foi interceptado no sábado. A Aeronáutica disse ainda que atirou na aeronave durante a interceptação. No entanto, o avião “evadiu-se pela fronteira com o Paraguai” e não foi localizado. O avião apreendido foi levado para o pátio da Delegacia da Polícia Civil de Paranavaí. Documentos encontrados na cabine serão enviados à Polícia Federal (PF).

Padre infarta no meio da missa


Um padre morreu na noite de domingo (25) ao final de um missa da Igreja Sagrado Coração de Jesus, no bairro Tristeza, Zona Sul de Porto Alegre. José Werle, de 80 anos, estava na paróquia desde a sua inauguração, há 33 anos. Conforme a Cúria Metropolitana, a morte ocorreu após a distribuição da hóstia, quando ele levantou as mãos e disse "oremos". Em seguida, caiu ao chão devido a um infarto fulminante. Havia cerca de 130 pessoas assistindo à missa. A jornalista e revisora de textos Vanessa Reis Fernandes, 29 anos, estava ajoelhada quando o padre caiu, mas sua sogra estava de pé e viu o ocorreu. "Ela me contou que ele começou a olhar para cima, inclinando cada vez mais a cabeça para trás. Depois caiu para o chão", conta Vanessa. Três médicos e uma enfermeira correram até o altar para prestar socorro ao padre. Entre eles estava a sogra de Vanessa, que é enfermeira. Já a jornalista saiu da igreja para acionar o Samu. "O grupo que foi até o altar fez massagem cardíaca nele por cerca de 10 minutos, até a chegada do Samu." Neste meio tempo, quem estava com crianças deixou a paróquia. Os médicos do Samu aplicaram soro e medicação específica para infarto. Também fizeram cerca de 30 minutos de massagem cardíaca. Entretanto, o padre não respondeu.

Mulher é presa em flagrante ao tentar trocar filho de 1 ano por drogas


Uma mulher de 38 anos foi presa em flagrante por suspeita de tentar trocar o filho de 1 ano e 5 meses por drogas em Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, informou a Polícia Militar nesta segunda-feira (26). Moradores chamaram a PM e cuidaram da criança até o socorro chegar. Segundo a polícia, o caso ocorreu por volta das 20h35 de sábado (24) no pátio do prédio onde a mulher morava, no bairro Monte Alegre. Os moradores disseram à PM que ela deixou o filho no carrinho em um canto e começou a abordar vizinhos. Ela pedia pedras de crack e disse que, em troca, daria o filho como forma de pagamento. Os vizinhos chamaram a polícia e ficaram com a criança até que o socorro chegasse. A suspeita foi presa em flagrante. De acordo com a PM, ela estava com forte cheiro de álcool e muito alterada. Os policiais ficaram com o bebê até a chegada do Conselho Tutelar. A mulher foi levada para a Polícia Civil. Na delegacia, a suspeita ficou em silêncio na hora do depoimento. Depois do flagrante, ela foi levada para o presídio. A mulher não tinha passagens pela polícia. O Conselho Tutelar informou que o bebê está em um abrigo. A entidade aguarda a Justiça definir se algum parente ficará com a guarda da criança ou se o menino continuará no abrigo. (G1)

Enem: Percentual de faltosos na Bahia é superior à média nacional


Após dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, elogiou o resultado positivo sobre a prova deste ano, realizada em todo o país no sábado (24) e domingo (25)."Chegamos ao final do Enem com o mais absoluto êxito; fazer um exame desta dimensão é um grande avanço para educação brasileira", disse o ministro. Em entrevista coletiva, Mercadante informou que o percentual de abstenções foi de 25,5%, menor número da história do exame. A Bahia, por sua vez, teve nível de abstenções maior que a média nacional, com 26,1% de faltosos. Em todo o Brasil, foram eliminados 743 participantes - três por postagem de imagens do local de provas nas redes socais -, menos da metade que o número de excluídos do ano passado, quando 1.519 candidatos foram eliminados.

Governo estuda legalizar jogos de azar no Brasil, afirma ministro do Turismo


O governo tem discutido internamente a legalização de jogos de azar no Brasil, afirmou o ministro do Turismo, Henrique Alves, nesta segunda-feira (26/10), em almoço com empresários na capital paulita. A prática é proibida em todo o território nacional desde 1946, após sanção do então presidente da República, Eurico Gaspar Dutra. Em discurso, ele defendeu a legalização dos jogos e afirmou ter elaborado proposta de lei embasada na legislação de países como Inglaterra, Espanha, Portugal, Argentina e Uruguai, todos com a prática liberada. O texto foi entregue ao ministro da Secretaria do Governo, Ricardo Berzoini, para que fosse debatido pelo governo. “Dos 194 países que compõem a ONU [Organização das Nações Unidas], 156 têm a legalidade dos jogos de azar. Entre os que não têm, 70% são países islâmicos. Ou seja, está incumbido aí um sentimento muito radicalizado em relação à legalização do jogo”, disse Alves. Para ele, o debate em torno do tema envolve moralismo religioso. O Decreto-Lei nº 9.215, de 30 de abril de 1946, proibiu os jogos por considerar, entre outros, "que a tradição moral jurídica e religiosa do povo brasileiro é contrária à prática e à exploração e jogos de azar".

Caetité: Jovem é espancado em evento dentro de Universidade


Um jovem foi espancado, supostamente por doze homens durante um evento organizado pelo Centro Acadêmico Estudantil do curso de Geografia, do campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) de Caetité, no sudoeste baiano. O rapaz que não teve a identidade revelada, foi agredido com socos e pontapés e ainda não se sabe o motivo da confusão. De acordo com o site Brumado Notícias, a vítima foi socorrida inconsciente por um colega, que acionou o Samu. Com fraturas no crânio, o jovem foi levado para a UPA 24 horas e transferido para a Fundação Hospitalar Senhora Santana. Apesar das fraturas, o quadro de saúde do rapaz é estável. Em nota enviada ao Brumado Notícias, a Uneb lamentou o ocorrido e informou que o evento foi aberto ao público externo. A assessoria de comunicação da universidade esclareceu ainda que os envolvidos não possuem vínculo algum com a instituição. A festa contou com a presença da polícia militar e com toda a estrutura necessária para a sua realização, destacou a universidade. A Uneb ainda reafirmou sua posição contrária a todo tipo de violência e reiterou sua postura de manter abertas as portas para a comunidade. Ainda de acordo com o site, até a manhã desta segunda-feira (26), a polícia civil de Caetité ainda não havia registrado nenhuma ocorrência sobre o caso. (Bocão News)

Enem 2015 teve 743 estudantes eliminados


O ministro da Educação, Aloizio Mercante, informou que 743 estudantes foram eliminados da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo 364 ontem (24) e 376 hoje (25). Há ainda três casos de publicação indevida das provas em redes sociais. Em 2014, 1.519 alunos foram eliminados do exame enquanto, em 2013, o total de eliminações foi 1.522. Durante coletiva de imprensa, Mercadante destacou que o número de alunos eliminados este ano ainda pode aumentar, caso sejam identificadas novas irregularidades. Segundo o ministro, há casos em que não será feita abertura de inquérito porque não há indício de crime, enquanto outros já estão sob investigação da Polícia Federal. Para o ministro, a redução no número de candidatos eliminados em 2015 em relação às edições anteriores do Enem demonstra um aumento da cultura do respeito às regras. Ainda de acordo com o balanço divulgado pela pasta, as provas deste ano registraram nove ocorrências médicas, sendo cinco ontem e quatro hoje. Entre elas está o caso de uma gestante que foi encaminhada ao hospital em trabalho de parto. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) transmite ao vivo, a partir das 20h30, o programa Caiu no Enem, com comentários de professores e especialistas sobre as provas aplicadas no fim de semana. O candidato pode acompanhar o programa pelo Portal EBC e pelas rádios MEC AM Rio de Janeiro, Nacional FM Brasília, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões no sábado e no domingo, às 20h30.

Ibirataia: Câmara realizará 1ª Sessão Itinerante da história do município em Algodão

Sessão itinerante ocorrerá nesta terça-feira (27)
A Câmara Municipal de Ibirataia realiza, nesta terça-feira (27), a 1ª Sessão Itinerante da história do município. A sessão ocorrerá no distrito de Algodão, a informação foi confirmada pelo presidente do legislativo ibirataense, o vereador Caio Pina (PP). “Discutimos com os demais vereadores da Casa a importância de levar o legislativo para mais próximo da comunidade, mais especificamente para o distrito de Algodão. A ideia foi prontamente abraçada por todos. A nossa ideia é estar ainda mais próximo da comunidade, para ouvir atentamente as demandas e sugestões do nosso povo”, disse Pina, lembrando que a Sessão ocorre às 19h, no Clube Social de Algodão. 

Informações do Ubatã Notícias