Mostrando postagens de outubro 23, 2015Mostrar tudo

Ibirataia: Secretaria de Educação promove “Aulão” de revisão do ENEM

Foto: Tesouras Notícias
Professor Samy Santos ministrou a Aula de Revisão do ENEM
A Prefeitura Municipal de Ibirataia, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, com apoio da Câmara de Vereadores promoveu na noite desta sexta-feira (23), uma aula de revisão (Redação) para a prova do ENEM que será aplicada neste sábado e domingo (24 e 25/10) em todo território nacional. O “Aulão” foi ministrado pelo professor Samy Santos, do Colégio Santo Agostinho. A aula de revisão de redação aconteceu no Plenário da Câmara Municipal e contou com a presença de diversos candidatos. Para o professor Alessandro Brito, Coordenador Municipal das Escolas do Campo, a aula foi bastante proveitosa e as dicas apresentadas pelo professor Samy foram importantes para os candidatos que irão fazer o certame.

Tesouras Notícias

Ibirataia: Seleção realiza treino apronto para partida contra SAJ no estádio "O Tesourão"

Partida de volta será no próximo domingo (25) às 15:00h
A Seleção de Futebol de Ibirataia, realizou na tarde desta sexta-feira (23), o último treino da semana no Estádio "O Tesourão" para a partida de volta das oitavas de final do Intermunicipal 2015, no próximo domingo (25), contra a Seleção de Santo Antonio de Jesus. O técnico Zé Carijé fez os últimos ajustes para a grande partida, onde a seleção ibirataense terá que vencer a adversária para continuar no certame. Mesmo com alguns desfalques, Carijé e a Comissão Técnica estão confiantes para o confronto. Bastante otimista, o presidente Ravi Machado​ acredita que será um grande jogo e que a Seleção de Ibirataia sairá vitoriosa, pois, tem um grande elenco, comandada por um experiente técnico. Vale lembrar que a Seleção de Ibirataia não sofreu nenhuma derrota dentro de casa neste Intermunicipal assim como no Intermunicipal de 2014.


Tesouras Notícias 

Prefeitos não chegam a consenso com Dilma sobre CPMF


Prefeitos das principais cidades do País avisaram nesta quinta-feira, 22, a presidente Dilma Rousseff que estão dispostos a colaborar com a aprovação da nova CPMF no Congresso desde que os recursos sejam repartidos entre municípios, Estados e União e destinados à saúde. A proposta que o governo enviou ao Congresso Nacional fala em uma alíquota de 0,20% exclusivamente para a União e que o dinheiro arrecadado, cerca de R$ 32 bilhões, seria usado para cobrir o rombo da Previdência Social. A ideia para contemplar os demais entes federativos é que a alíquota passe para 0,38%, mas não há consenso de como esse valor seria dividido entre as três partes interessadas. O governo também já avisou que não vai abrir mão de destinar os recursos que lhe cabem à Previdência. Nesta quinta-feira, Dilma passou o dia em negociação com três entidades que representam municípios de todo o País. Diante dos impasses, porém, uma nova rodada de conversa foi marcada para a próxima terça-feira. A Frente Nacional dos Prefeitos, que reúne prefeitos de cidades com mais de 200 mil habitantes, foi a que se mostrou mais irredutível na discussão. O presidente da FNP, Marcio Lacerda (PSB), que é prefeito de Belo Horizonte, disse que eles só irão apoiar o novo imposto se os recursos forem destinados exclusivamente para saúde. Segundo ele, como o governo federal cortou o orçamento da área para este ano, a situação já está crítica em muitos municípios. "Qualquer imposto novo que seja criado poderia contar com nosso apoio se os recursos fossem destinados à saúde. Nós estaríamos dispostos a apelar ao Congresso, desde que venha resolver a crise que temos instaurada hoje no atendimento à saúde", disse. Segundo Lacerda, se os recursos forem destinados para a área seria mais fácil de sensibilizar deputados e senadores e convencê-los a votar a favor da volta da CPMF. (Estadão Conteúdo)

No Enem, é bom 'chutar' a resposta? Veja método criado por especialistas


Conhecido como uma "maratona acadêmica", o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste fim de semana, tem um total de dez horas de duração e cinco provas. São quatro horas e meia no sábado (24) e cinco horas e meia de prova no domingo (25). Apesar do tempo parecer extenso, as quatro provas objetivas somam 180 questões. Isso daria uma média de 3,3 minutos para resolver cada questão, mas na verdade o tempo é menor, porque há ainda a prova de redação e o preenchimento do cartão de respostas. Pensando no desafio de otimizar a resposta das provas objetivas, a Meritt, uma startup dedicada ao desenvolvimento de tecnologias em dados educacionais, bolou um método para auxiliar os candidatos e candidatas a usarem melhor o tempo do Enem. Segundo Alexandre de Oliveira, diretor pedagógico da startup, primeira dica é: "chutar" a resposta pode ser uma boa ideia, desde que seja coerente. "O chute é melhor que deixar em branco. Porém, o chute tem que ser de forma a reduzir o dano." Ele diz também que é fundamental ter uma estratégia para as provas objetivas. "Além do tempo limitado, há a TRI [Teoria de Resposta ao Item], que irá avaliar o conjunto de acertos", explicou o pesquisador ao G1.
Teoria de Resposta ao Item: A TRI é a metodologia usada pelo Enem e é considerada por especialistas como a maneira mais adequada de avaliar um grande número de estudantes, pois dá menos margens a empates. Pela TRI, o acerto de uma questão não rende ao candidato uma pontuação fixa. Seus pontos vão depender de outros fatores, entre eles o nível de dificuldade da questão, o número de acertos desse mesmo candidato nas outras questões da prova, e o desempenho dos demais candidatos naquela prova. É por isso que, nas provas objetivas do Enem, nenhum candidato consegue tirar nem a nota 1.000, nem a nota zero. 
Dividir o tempo em seis partes: O método desenvolvido pelos pesquisadores da Meritt tem como base justamente as notas dos estudantes nas quatros provas objetivas do Enem. Segundo Oliveira, a nota é atribuída de acordo com a "coerência pedagógica", e o cruzamento de dados mostra, por exemplo, que na prova de ciências da natureza do Enem 2013, a nota dos candidatos que acertaram 16 das 45 questões variou entre 356.3 e 638.3. Para garantir que você acerte o máximo das perguntas cuja resposta você sabe, e que sobre tempo para aumentar as chances de acerto nas perguntas que você entende mais ou menos, e enfim reste poucas questões para chutar, a estratégia envolve seis passos. Não exite um tempo fixo em cada um deles, mas os pesquisadores lembram que, em geral, são necessários cerca de 20 minutos para preencher o cartão de respostas,