Mostrando postagens de agosto 5, 2015Mostrar tudo

Jovem mata irmão ao confundir com animal durante caça


O agricultor João Basílio de Souza, de 25 anos, se apresentou na Delegacia Geral de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, para prestar esclarecimentos sobre a morte do irmão, José Odaiso Souza, de 27 anos, com um tiro de espingarda nas costas durante uma caçada em um igarapé na comunidade rural São João, na BR-364, na tarde desta terça-feira (4). Emocionado e abalado, Souza diz que foi um acidente e que confundiu o irmão com um animal silvestre. "Meu primo e eu saímos para caçar, quando encontrei com meu irmão. Ele chamou a gente para ir caçar com ele, mas eu disse que já estava tudo certo para a gente ir para outro local fazer a caçada também. Ele disse então, que ia para a mata, dormir por lá e depois ia seguir. E então a gente ficou se arrumando e ele pegou o caminho e foi na nossa frente", relata.Após alguns instante, Souza e o primo seguiram a viagem. Até que um vulto chamou a atenção de Souza. "Olhei para um lado e vi uma árvore com frutas no chão, de repente escutei um barulho do meu lado esquerdo. Acho que meu irmão estava querendo fazer uma brincadeira, tentando assustar a gente.

Publicidade


O Consultório de Olhos Integrado - COI, localizado na Rua J.J. Seabra - Centro, avisa a todos que na próxima segunda-feira (10/08), estará realizando exame de vista, a partir das 08:00h. 

Ibirataia: Escola Mariana realiza XII Projeto De Fio a Pavio

Abertura do XII Projeto De Fio a Pavio
Nesta Terça-feira (04) a Escola Municipal Mariana Andrade Meira em parceria com o programa Mais Educação, proporcionou aos alunos, pais e comunidade, a abertura do XII Projeto De Fio a Pavio de Mãos dadas com o Litercultura. O Projeto De Fio a Pavio tornou-se uma tradição, pois vem há vários anos resgatando diversas fontes de informações como: a cultura do nosso país, dos estados e do município. Portanto, o projeto este ano veio com o objetivo de resgatar a poesia e a arte. A secretária de Educação, Lenise Luedy, compareceu ao evento e falou sobre a importância do evento. “A literatura e a arte são fundamentais para a formação do individuo. A contribuição da escola Mariana Andrade Meira tem sido determinante na formação de nossos alunos", afirmou a secretária.



ASCOM/PMI

Bom Jesus da Lapa celebra 324ª romaria

Foto: Facebook
A 324ª Romaria de Bom Jesus da Lapa segue até quinta-feira, 6, e a expectativa para este ano é reunir em torno de 500 mil participantes da Bahia e outros lugares. A cidade, 789 km a oeste da capital, passou a ser ponto de convergência de devotos desde o dia 28 de julho, com o início da novena preparatória. O bispo de Barreiras, dom Josafá Menezes, será o celebrante principal no dia da festa. Ele, que responde interinamente pela diocese da Lapa, também coordena nesta quarta, 5, à noite, o encerramento da novena. Este ano os romeiros encontram novo altar da gruta de Nossa Senhora da Soledade e nova iluminação das grutas Santa Luzia, Água do Milagre e São Francisco. O santuário recebe por ano uma média de 1,8 milhão de visitantes. É o terceiro maior em atração de peregrinos católicos do Brasil, atrás de Aparecida do Norte (SP) e Juazeiro do Norte (CE). (ATarde)

Jaguaquara: Quadrilha explode caixa eletrônico


Homens armados atacaram um posto do Bradesco em Jaguaquara, no Vale do Jiquiriça, na madrugada desta quarta-feira (5). A ação teria ocorrido por volta das 2h30, no distrito de Stela Dubois, distante dez quilômetros da sede do município. Segundo informações preliminares da Delegacia Territorial, cerca de dez bandidos, fortemente armados, explodiram um caixa do Bradesco. Não houve feridos na ação. O Blog do Marcos Frahm informou que populares contaram ter ouvidos a detonação dos explosivos, além de tiros. A suspeita é que na fuga a quadrilha pode ter tomado a BR-116. Outra hipótese é que os criminosos podem ter usado a BR-420, ou a BA-250, que liga o entroncamento de Jaguaquara a Itiruçu. Até o momento nenhum suspeito foi preso nem foi informado se houve alguma quantia levada. (Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm)

Câmara votará com urgência contas de Collor, Itamar, Lula e Fernando Henrique


A Câmara aprovou nesta terça-feira o regime de urgência para análise dos quatro projetos de decreto legislativo que recomendam a aprovação de contas da Presidência da República de anos anteriores. Há na lista uma conta do ex-presidente Itamar Franco, uma do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e duas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A intenção do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é votar essas contas até o final desta semana para deixar livre o caminho para a apreciação das contas da presidente Dilma Rousseff, que podem ser rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União. Cunha anunciou que ainda não há decisão sobre o que fazer com contas que têm parecer pela rejeição, como é o caso de uma do ex-presidente Fernando Collor. Ainda há dúvidas sobre como proceder quando uma das Casas rejeitar as contas na votação. A presidente da Comissão Mista de Orçamento, senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) afirmou que, constitucionalmente, as contas têm que passar primeiro pela comissão. Rose também defendeu que as contas sejam julgadas em sessão do Congresso Nacional e não separadamente em cada uma das Casas, como defende Cunha. – As contas têm que passar pela CMO e entregaremos à mesa do Congresso Nacional. Qualquer atropelo, recorreremos ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e ao Supremo, se necessário – disse Rose de Freitas. O presidente da Câmara, no entanto, reafirmou que julgará as contas pendentes na Casa esta semana. – As contas serão votadas numa Casa e na outra. Não há que se discutir esse rito – disse Cunha. A oposição aposta na rejeição das contas de Dilma Rousseff para iniciar um processo por crime de responsabilidade contra a presidente no Congresso.

Prefeitos baianos vão a Brasília alertar sobre dificuldades orçamentárias


Os prefeitos baianos voltam a se mobilizar em Brasília nesta quarta-feira (5) para alertar sobre as dificuldades financeiras enfrentadas após a redução de repasses para custeio. Na programação organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), os gestores dão entrevista coletiva pela manhã para defender a revisão do Pacto Federativo, depois seguem em caminhada até a Praça dos Três Poderes. Durante a tarde, os prefeitos seguem para audiência com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB). Os prefeitos reclamam que, com a crise econômica, foram reduzidos os recursos na saúde e na educação. Além disso, o governo federal deixou de cumprir o acordo firmado em 2014 de aumentar em 1% o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O prometido era 0,5% em julho deste ano e a outra metade em 2016, mas as prefeituras receberam no caixa o montante referente apenas a primeiro semestre deste ano. "É preciso cumprir o acordo. Nunca vi ano fiscal em seis meses", reclamou a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria.

Itabunense é morto a tiros em Genebra, na Suíça

Thomas Oliveira é natural de Itabuna

Um estudante de arquitetura de 20 anos foi morto em Genebra, na Suíça, vítima de uma arma de fogo. De acordo com o G1, Thomas Oliveira é natural de Itabuna e, segundo a tia, ele estava em uma casa com os amigos quando foi atingido. Ainda de acordo com ela, um amigo de infância do jovem é suspeito de ter atirado no rapaz. A polícia investiga se o disparo foi acidental. O suspeito foi preso. A mãe da vítima não quis dar mais detalhes da situação, mas contou que o filho morou cerca de 18 anos em Genebra com ela, contudo decidiu voltar para o Brasil para estudar Arquitetura. O jovem era o único filho dela.

OAB divulga lista preliminar de aprovados no XVII Exame de Ordem


O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil divulgou nesta terça-feira (4/8) o resultado preliminar da 1ª fase do XVII Exame de Ordem Unificado. A prova objetiva foi aplicada no dia 19 de julho, com 80 questões de múltipla escolha. O prazo para apresentação de recursos ficará aberto entre as 12h desta quarta-feira (5/8) e as 12h de sábado (8/8), no site do exame. O resultado definitivo deve ser divulgado no dia 21 de agosto.
Clique aqui para ler a lista preliminar.