Mostrando postagens de julho 21, 2015Mostrar tudo

Ibirataia: Banco do Brasil volta a funcionar aos finais de semana

 
Foto: Tesouras Notícias 
A agência do Banco do Brasil em Ibirataia a partir desta terça-feira (21) passará a atender de segunda a domingo, das 8h às 20h, por uma determinação da superintendência da instituição em resposta às diversas solicitações feitas pelo prefeito Marcos Aurélio, pelo Secretário de Finanças Bismarck Novais, pelo vereador Caio Pina (Presidente da Câmara) e pelo setor jurídico da prefeitura através dos advogados Gerino Neto e Dr. Henrique.
Uma medida de segurança adotada pelo Banco do Brasil por causa das constantes explosões de caixas eletrônicos em diversas cidades da Bahia, havia penalizado também Ibirataia com a redução do horário e dias do autoatendimento. O funcionamento, que antes ia das 7h às 22h, passou a ser realizado entre 8h e 16h, e foi suspenso em feriados e fins de semana.
A atuação constante do gestor do executivo municipal e do legislativo foi determinante para o novo funcionamento do Banco do Brasil. “Esta conquista corresponde aos esforços que fizemos para ajudar os comerciantes e a comunidade local. A redução no horário do autoatendimento trazia prejuízos para o comércio local e para os clientes, uma vez que eles ficavam limitados na busca de um serviço considerado essencial”, disse o Prefeito Marcos Aurélio.

ASCOMPMI

Ibirataia: Homem foi assassinado na Nova Ibirataia de Cima


Um homem identificado como Genivaldo de Jesus (39), vulgo "Nêra" foi assassinado com diversos tiros na Rua José Alves de Souza, bairro Nova Ibirataia de Cima. Segundo informações de populares, dois homens numa motocicleta e outros dois num veículo de cor preta efetuaram vários disparos na vítima, que ainda foi socorrida com vida até a Fundação Aurelina Virgilia Fair por Agentes da Polícia Civil que chegaram primeiro ao local. Também, segundo informações de populares, os assassinos após o ato seguiram destino ignorado. "Nêra" já havia sofrido uma tentativa de homicídio anos atrás no mesmo bairro. Ele também já havia cumprido pena por tráfico de entorpecentes e porte ilegal de arma de fogo. Policiais Militares realizaram rondas e abordagens, mas ninguém foi preso. A polícia investiga o caso.

Do Ocorrência Policial

Para governo, CPI do BNDES põe economia em risco



O governo avalia que a CPI anunciada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para investigar contratos do BNDES pode paralisar a instituição e causar prejuízos à economia. O receio do Palácio do Planalto é de que o impacto da comissão sobre a atividade econômica seja ainda pior do que o provocado pela CPI da Petrobras, aumentando a temperatura da crise política. A avaliação foi feita ontem em reunião da presidente Dilma Rousseff com ministros da coordenação política do governo. Na tentativa de obter maior controle sobre as investigações, o governo vai trabalhar para que a CPI seja mista, envolvendo não só deputados - muitos dos quais sob orientação de Cunha - como senadores. Em conversas reservadas, auxiliares de Dilma acreditam que até mesmo os empresários, financiadores de campanha, atuarão para esvaziar a CPI. Segundo informações obtidas pelo Estado, a equipe econômica estuda abrir uma linha de crédito para capital de giro, financiada pelo BNDES, para socorrer empresas em dificuldades após a Operação Lava Jato, da Polícia Federal, e evitar demissões em massa. Ministros dizem, porém, que nada disso será levado adiante se a CPI vingar. Rompido com o governo desde que o lobista e delator Júlio Camargo o acusou de ter cobrado propina de US$ 5 milhões, Cunha quer pôr o PMDB na presidência e na relatoria da CPI do BNDES, o que preocupa o Planalto.Para piorar o quadro, o governo sabe que o grupo de Cunha e a oposição tentarão constranger o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na CPI e temem o agravamento da crise. Na semana passada, a Procuradoria da República no Distrito Federal abriu investigação contra Lula, acusando-o de tráfico de influência. A suspeita levantada pelo Ministério Público é a de que Lula, após deixar a Presidência, tenha usado seu poder para facilitar obras da Odebrecht em países da África e da América Latina, com financiamento do BNDES. Em nota, o Instituto Lula disse que o procedimento aberto contra ele é "irregular, intempestivo e injustificado". "Não há possibilidade de ingerência política no BNDES", afirmou Luciano Coutinho, presidente do banco.

Receita Federal firma convênio para simplificar solicitação de CNPJ


A Receita Federal informou nesta segunda-feira (20) que simplificou a abertura e a baixa de CNPJ e que as mudanças poderão ser concluídas pelas empresas diretamente nos cartórios. O órgão assinou convênio com o IRTDP (Instituto de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil) com foco na integração cadastral e desburocratização. Com a medida, cartórios de registro de pessoa jurídica passam a se integrar ao processo de análise e deferimentos de atos cadastrais do CNPJ através da Rede Nacional para a Redesim (Simplificação do Registro e Legalização de Empresários e Pessoas Jurídicas). Cada cartório poderá fazer parte do convênio firmado com a Receita e o Instituto mediante termo de adesão.

Maraú vai ser 1ª região autossuficiente de energia no Brasil


Empreendedores da localidade de Barra Grande, em Maraú, um dos mais destacados destinos ecoturísticos da Bahia, estão em fase de consolidação do projeto que vai tornar a localidade a primeira região energética do país. Região energética é aquela que por meio de geração própria e da adoção de programas de conscientização do uso, é autossuficiente em energia. E para isto estão negociando um aporte de R$ 700 mil no Projeto Região Energética de Maraú. A ideia do projeto surgiu do fato de o crescimento do energia crescer substancialmente durante o período de alta estação, quando a população do município praticamente dobra. Entre as linhas de ações adotadas estão a distribuição de cartilhas com exemplo de melhores práticas de gestão da conta de energia para pequenas empresas, incentivo para que pousadas usem placas de energia solar, geração de energia a partir do lixo, uso de lanchas movidas à energia solar e a construção de uma nova escola em Barra Grande dotada de ferramentas específicas para a educação ambiental. O REM , gerenciado pela Geoklock, é fruto de uma parceria entre empreendedores da área de turismo com a prefeitura local, empresas e ONGs. (Correio)

Amistoso da Seleção de Futebol de Ibirataia


Quase 4 milhões de baianos ascenderam de classe social em 10 anos


A progressão social da sociedade brasileira, baseada em medidas do governo federal, como o Bolsa Família e as linhas de crédito, impactou em mudanças concretas na vida do trabalhador de baixa renda; a Bahia vivenciou um período de redução da pobreza e da desigualdade e de ampliação do emprego e da renda; entre 2004 e 2013 foram 3,2 milhões de pessoas que saíram da pobreza ou extrema pobreza, e aproximadamente quatro milhões que ascenderam de classe social, sendo gerados quase 800 mil empregos de carteira assinada; esses fenômenos foram motivados pelo efeito multiplicador das transferências diretas de renda.

Bahia 247

Municípios baianos adotam ponto eletrônico para servidores do SUS

Foto reprodução
A partir de uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF), 23 municípios do interior da Bahia já informaram que adotarão o registro de ponto eletrônico para servidores do Sistema Único de Saúde (SUS). No total, o MPF expediu recomendações para 42 municípios em janeiro deste ano. Além do registro eletrônico da frequência, as instituições públicas de saúde, como hospitais e postos de saúde, deverão disponibilizar os horários de atendimento dos profissionais para consulta dos cidadãos no local de atendimento, e tais horários devem ser divulgados também na internet para amplo acesso. Os municípios pediram um prazo para aquisição dos equipamentos necessários. Os prazos foram concedidos e as licitações para a compra dos equipamentos necessários poderão ser fiscalizadas pelo MPF. O órgão pede que a licitação atenda às normas legais, com aplicação de recursos públicos dentro de valores praticados pelo mercado. A fiscalização ainda deverá ser feita pelas Câmaras de Vereadores, pelos Conselhos Municipais de Saúde e pelo Tribunal de Contas dos Municípios. Os seguintes municípios se comprometeram à instalação do ponto eletrônico e a dar publicidade aos horários: Guanambi, Botuporã, Brotas de Macaúbas, Caculé, Candiba, Carinhanha, Caturama, Érico Cardoso, Ibipitanga, Ipupiara, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Matina, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires e Urandi.

Informações do Bahia Notícias