Mostrando postagens de julho 17, 2015Mostrar tudo

Começa prazo para participar de lista de espera do Prouni


Começou nesta sexta-feira (17) o período para inscrições na lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni), segundo semestre de 2015. Podem participar os candidatos que não foram convocados em nenhuma das duas chamadas já divulgadas; foram convocados, mas não houve formação de turma; e foram convocados apenas na segunda opção de curso. O período vai até a próxima segunda-feira (20). As próximas listas de selecionados deverão ser divulgadas pelas próprias instituições, a partir do dia 23 de julho. A entrega da documentação dos próximos convocados deverá ser feita entre os dias 24 e 27 de julho. Para o segundo semestre de 2015, do total de bolsas disponíveis, 68.971 são integrais e 47.033, parciais. Puderam se inscrever os candidatos que participaram Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtiveram no mínimo 450 pontos na média das notas, além de nota na redação que não tenha sido zero. Nesta edição, o ProUni recebeu 1.340.616 inscrições para as 116.004 bolsas ofertadas. O curso de administração foi o mais procurado, com 134.659 inscrições, seguido dos cursos de direto (128.012) e de engenharia civil (66.976). Cinco cursos da área de saúde estão entre os dez mais procurados. Enfermagem teve 58.002 inscrições; educação física, 55.117; psicologia, 54.840; medicina, 47.072; fisioterapia, 43.113. (Guia do Estudante)

Câmara e Senado fazem acordo para votação de maioridade penal e mudança do ECA


A Câmara dos Deputados só deve se debruçar sobre o projeto que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), aumentando o tempo de internação para adolescentes infratores, após o Senado votar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal. Segundo a Agência Brasil, a decisão foi tomada após acordo entre os presidentes das Casas, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), e divulgada nesta quinta-feira (17). O projeto que altera o ECA, para permitir o aumento do tempo de punição para menores de idade que cometerem crimes hediondos, exceto tráfico de drogas, foi aprovado na terça (14) no Senado e é considerado uma alternativa à redução da maioridade, considerada uma medida drástica. O texto já foi encaminhado à Câmara e, em tese, estaria pronto para entrar na pauta em agosto, após o fim do recesso parlamentar. Porém a PEC que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos, aprovada em primeiro turno na Câmara no último dia 2, ainda precisa voltar ao plenário da Casa para ser votada em segundo turno e só poderá seguir para o Senado se tiver sua votação ratificada pelos deputados. Cunha disse que pretende colocar o texto em votação logo após o recesso. A matéria chegou a constar na pauta de votações dessa semana, mas não foi votado porque os deputados deram prioridade às votações da PEC que trata da reforma política.(BN)

MP-BA tem apenas 3,92 promotores para cada 100 mil habitantes


O Ministério Público da Bahia (MP-BA) é o último do país em número de promotores para cada 100 mil habitantes, de acordo com relatório do Conselho Nacional do Ministério Público. Segundo o dado divulgado nesta sexta-feira (17), em 2015, há 3,92 promotores para cada 100 mil habitantes no estado. A penúltima e antepenúltima posição ficam com o Pará (3,94) e Pernambuco (4,37), respectivamente. No topo do levantamento, aparece o Distrito Federal - com 15,10 -, em segundo ficou o Amapá (11,95) e terceiro Roraima (10,21). No índice de servidores por membro, o estado também aparece mal colocado. Dos 27 estados, a Bahia está em 20º - com uma média de 1,7. O último lugar ficou com Alagoas (0,9) e o primeiro com Roraima (4,9).
Do Bahia Notícias

Ibirataia: Óticas + Clara & Consultório de Olhos Integrado - COI



Atenção Ibirataia e região


Óticas + Clara 

Para olhos atentos que enxergam longe em busca de qualidade beleza e estilo, olhos claro e escuro, olhos esportivos, olhos jovens, olhos idoso e infantil . Para qualquer olhar e muito mais, assim é as óticas mais clara. Qualidade em cada olhar.


COI – Consultório de Olhos Integrado

Se você estiver sentindo dor de cabeça, vista embaçada. Cuidado você pode estar com problemas de visão, procure hoje mesmo o COI e marque sua consulta. Exame de vista computadorizado, com profissionais capacitados para lhe atender.

Endereço: 

Rua J J Seabra, 06-A – Centro – Ibirataia
Rua José Carolino, 06 – Centro - Itagi

Ibirataia: Publicado no Diário Oficial a reconstrução do Centro Comercial de Algodão


Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (17), a obra de requalificação do Centro Comercial Martinho de Oliveira no distrito de Algodão, através do Convênio CAR/SDR/Prefeitura Municipal de Ibirataia. O prefeito Marcos Aurélio assinou o referido Convênio na segunda-feira (16) (Ver Matéria). Vale ressaltar que a importante obra para o distrito de Algodão por várias vezes foi solicitada pelo vereador Antonio Santos de Jesus, o popular Peruca, aprovada pela Câmara Municipal. "Esta obra é sem dúvida um anseio da comunidade algodaoense", diz Peruca. Ressalta-se também que o novo Centro Comercial será o principal meio de comercialização de Algodão que atenderá a uma população de aproximadamente seis mil habitantes e gerará cerca de 300 postos de trabalho direto e indireto. A obra custará o valor de R$ 377.809,54 e será iniciada a partir da liberação dos recursos pela CAR.

Tesouras Notícias 

DP-BA realizará curso sobre novo Código de Processo Civil


A Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) realizará um curso online para defensores e servidores sobre o novo Código de Processo Civil. A iniciativa, realizada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Assistência Judiciária da Defensoria Pública da Bahia (Fajdp-BA), foi acordada em reunião, na última quarta-feira (15), entre os conselheiros. O curso “O Novo CPC” será ministrado pelo professor Fredie Didier Junior e foi proposto pela Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep).

Cunha declara guerra e promete romper com Dilma


A guerra declarada nesta quinta-feira pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ao Palácio do Planalto consumou-se a jato. Pela primeira vez na história recente do país, o Palácio do Planalto pode ter pela frente um adversário real no comando de uma das Casas mais importantes da República. Cunha avisou seus aliados na madrugada que vai formalizar o rompimento com o Executivo na manhã desta sexta-feira. Se confirmada, a atitude pode acarretar consequências graves ao governo da presidente Dilma Rousseff e, politicamente, indicará um afastamento inédito e sintomático do PMDB dos cabides do poder no momento em que a crise política beira a temperatura máxima. Eduardo Cunha teve uma quinta-feira difícil. Começou o dia atirando contra o governo e o Partido dos Trabalhadores porque sabia do pior: o lobista Julio Camargo, da Toyo Setal, iria contar à Justiça que o peemedebista pediu 5 milhões de dólares do propinoduto da Petrobras para agilizar contratos na estatal. Dito e feito. Mas Cunha não engoliu. Reagiu negando as denúncias, mas horas antes já havia colocado em curso um plano de afastamento do governo que, em tempos de crise econômica e agenda pública à deriva, o fortalece ainda que jogado no lamaçal do petrolão. Ao seu lado, Eduardo Cunha tem o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), tão líder dentro do PMDB como ele, mas não tão influente na capilaridade do Legislativo. Renan aprovou a ideia. É hora de emparedar o Executivo sobre os rumos da Operação Lava Jato.

Comércio de Salvador demite 12 mil em 6 meses


Ontem, 16 de julho, foi o Dia do Comerciante. Uma data que, infelizmente não foi comemorada da forma como muitos profissionais da área pretendiam, já que os números deixaram a desejar. E na Bahia, a situação se mostrou mais preocupante do que a média nacional. Com o término do primeiro semestre de 2015, a recessão econômica já mostra os estragos do qual resulta a pouca circulação do capital, principalmente na prestação de serviços. De acordo com dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a Bahia registrou até o meio do ano, uma queda de 9,6% na receita do comércio varejista, em relação ao mesmo período de 2014 – valor que representa quase o dobro do percentual nacional, que teve um decréscimo de 4,5% em relação ao mesmo período. Ainda segundo o SEI, até maio deste ano, os produtos que mais registram queda foi o grupo de materiais de escritório, informática e comunicação, com queda de 23,4%, seguidos pelos móveis e eletrodomésticos com 22,8%, e pelos livros, revistas e papelarias, com decréscimo de 20%. Ainda segundo o Sindicato dos Lojistas da Bahia (Sindilojas), outro efeito drástico da crise foi a diminuição de 12 mil postos de trabalho nos últimos seis meses em Salvador. E a redução de empregos no setor tende a diminuir ainda mais, segundo explica Ailton Plínio, do Sindicato dos Comerciários.

160 dos 417 municípios baianos não têm delegado

 
Secretário Maurício Barbosa falou para cerca de 40 prefeitos durante encontro
Um de cada três municípios da Bahia  não tem um delegado de Polícia Civil atuando nas atividades de investigação criminal. No total, 160 cidades baianas estão sem estes profissionais, o que representa cerca de 38% do total de municípios no estado (417). A informação é do secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, que expôs os dados, nesta quinta-feira, 16, durante o seminário Os Municípios e o Seu Papel na Segurança Pública, realizado no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia  (CAB). "É uma realidade muito ruim. A  investigação faz parte de um processo de redução dos índices criminais, mas essa é uma realidade que nos assola há alguns anos", disse Barbosa, durante  apresentação sobre a segurança pública no estado, aos cerca de 40 prefeitos que participaram do evento. O problema, ressaltou o secretário, será resolvido parcialmente com a nomeação dos cerca de 900 profissionais, entre delegados, investigadores e escrivães, que vão iniciar, em agosto, o curso de formação. Deste total, cerca de 100 são delegados.

Mulher pede teste em colete à prova de balas, leva tiro no peito e morre


Uma mulher morreu na tarde desta quinta-feira (16) em Butiá, no Rio Grande do Sul, após se submeter a um teste em um colete à prova de balas. Segundo a Polícia Civil, ela pediu para um homem atirar contra ela, mas a bala atravessou o equipamento e atingiu o peito da mulher. A vítima tinha 29 anos. Ele chegou a ser socorrida com vida ao Hospital de Butiá, mas não resistiu ao ferimento. O suspeito de ter feito o disparo foi preso durante a noite. De acordo com o delegado Pedro Urdangarin, responsável pelo caso, a mulher foi comprar o colete em uma casa no centro da cidade. No local, ela vestiu o equipamento e pediu para o vendedor testá-lo atirando contra ela com uma arma de pressão, adaptada para o calibre 22. O colete perfurado e a arma do crime foram recolhidos para a perícia. Testemunhas disseram para a polícia que a mulher queria comprar o colete porque pretendia abrir um ponto de tráfico de drogas na Vila Charrua, onde morava. A mulher não tinha antecedentes criminais, mas, segundo a polícia, familiares dela teriam envolvimento com o tráfico de drogas. A prisão preventiva do suspeito de atirar na mulher deve ser encaminhada à Justiça ainda nesta quinta-feira (16). (G1 )