Mostrando postagens de julho 10, 2015Mostrar tudo

Ibirataia: Alunos da Escola Batista Raio de Sol apresentam projeto de leitura


Alunos da Escola Batista Raio de Sol apresentaram na manhã desta sexta-feira (10) no Templo da Igreja Batista Independente a culminância do Projeto de leitura "Conta que eu Conto". A abertura foi feita pela diretora Ruthneia Andrade, seguida de uma oração de gratidão pelo Pastor Jorge Luis. O prefeito Marcos Aurélio ressaltou a importância dos três pilares na vida do homem: Família, Escola e Religião. "Quero aqui reafirmar o meu compromisso com a educação e dizer a todos os pais e familiares presentes que vocês são os principais educadores, pois, a base do ensinamento é a família", disse Marcos Aurélio. Presente também diversos professores, diretores e a secretária de educação Lenise Luedy, que falou dos importantes projetos que as escolas municipais têm apresentado, parabenizando os educadores e demais profissionais em educação pela responsabilidade e compromisso buscando a cada dia um ensino de qualidade no município. Apresentações como: "A criação", "A Arca de Noé", "Poesia", "Fábula", "Literatura de Cordel", "Maria vai com as outras", dentre outras foram apresentadas e, em seguida os pais, alunos e público presente puderam ver toda exposição no Salão anexo do material confeccionado pelos alunos. Ver Fotos

Marcos Aurélio falou da importância da Família, Escola e Religião

Tesouras Notícias 

Adesivo ofensivo a Dilma foi vendido por mulher do Recife


Os adesivos machistas com ofensas à presidente Dilma Rousseff (PT) foram colocados à venda na internet por uma mulher. No material, produzido para ser colado na entrada do tanque de combustível dos veículos, uma montagem põe o rosto de Dilma no corpo de uma mulher nua, com as pernas abertas. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), que investiga o caso, a mulher que anunciou a venda dos adesivos no MercadoLivre mora no Recife, capital de Pernambuco. Como a apuração está em fase inicial, a mulher não teve a identidade revelada. No início deste mês, o MercadoLivre informou que, após receber uma denúncia, retiraria os anúncios de circulação por suspeitar que os adesivos poderiam configurar crime. "O conteúdo poderá configurar difamação, conforme previsto no artigo 140 da Lei do Código Penal: 'Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro'. Desta forma, a denúncia foi aceita, pois o anúncio realizado está contrário aos Termos e Condições de Uso do MercadoLivre e foi retirado do ar", informou a empresa na ocasião, em nota. O caso foi encaminhado ao MPF – e também à Advocacia-Geral da União (AGU) e ao Ministério da Justiça – pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência, que classificou o material como “intolerável”. Em nota, a secretaria afirmou que pediria providências no sentido de se “investigar e responsabilizar quem produz, divulga e comercializa adesivos para carros lesivos aos direitos e garantias das mulheres e, em especial, da Presidenta da República”. (Portal Terra)

Casais homoafetivos ainda enfrentam limitações para demonstrar afeto em público


Chegar à rua de casa de mãos dadas, passear abraçadas no shopping ou tomar uma cerveja no bar da esquina, trocando beijos e olhares no fim do expediente, são situações que fazem parte da rotina de muitos casais heterossexuais. Porém, quando querem fazer coisas simples como essas, Mara Vargas e Ana Paula Vargas, casadas e moradoras de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, viajam mais de 30 quilômetros para se sentir mais à vontade, na orla da zona sul do Rio. No lugar onde moram, evitam “se expor”. “A gente gosta de sair para dançar, em boate LGBT [sigla para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais], para curtir e beber. Em qualquer outro lugar, não vai ser a mesma coisa. Do jeito que está a violência hoje em dia, às vezes, é preferível nem sair”, diz Mara, 31 anos, que completa um ano de casada com Ana Paula, de 27 anos, em dezembro. Mesmo com os direitos garantidos civilmente, casais homoafetivos muitas vezes enfrentam constrangimentos e inseguranças na hora de demonstrar publicamente os sentimentos, o que a Justiça já resguardou.

IBIRATAIA: Bairros Alto do Mirante e Ponto Chique I recebem uma nova via de acesso

A nova Rua irá beneficiar os moradores do Bairro
Moradores do Alto do Mirante ganharam uma nova rua de acesso às áreas antes intrafegáveis por veículos. Na manhã desta terça-feira (10), funcionários da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) começaram a realizar a implantação da via que além de beneficiar o Alto do Mirante irá interligar a BA 120 (Ibirataia/Gandú) à BA 650(Ibirataia/Itamarati).  A via está sendo construída a partir da Travessa Marlene Alves do Rosário.


“Esta rua era um anseio antigo dos moradores do Mirante desde a época do Ex-prefeito José Antônio, o atual prefeito Marcos Aurélio incumbiu à SEPLAN a responsabilidade de projetar e dialogar com a proprietária do terreno a liberação da área, o qual foi feito com êxito.  Esta iniciativa irá facilitar o fluxo entre os bairros, este novo acesso será implantado de acordo com todos os trâmites legais da Prefeitura, o que possibilitará futuros investimentos no local, como a drenagem da rua e pavimentação”, relata o secretário de planejamento Elmar Lopes.

ASCOM/PMI





Menino de 2 anos aprende a ler o alfabeto e a contar


Um menino de Mauá, no ABC, surpreendeu os pais ao ler as letras e pronunciar alguns números. Com apenas 2 anos e 7 meses de idade, Arthur Nunes Almeida já sabe escrever, além do seu, os nomes da mãe e da irmã, e contar até 50.Tudo começou com um aplicativo educativo que seu pai, o vendedor José Adriano Gomes Almeida, de 38 anos, baixou no celular para distrair o menino. O programa incentiva a criança a fazer, com o dedo, o contorno da letra. Como recompensa pela tarefa concluída, o aplicativo faz sons divertidos e indica algumas palavras que começam com a letra.O programa prendeu a atenção de Arthur. “Ele troca a chupeta pelo tablet”, brincou Almeida. Os primeiros indícios do aprendizado do garoto surgiram em um supermercado. “Ele começou a apontar para as letras dos cartazes de promoções e disse: ‘Olha, pai, esse é o A. Olha, aquele é o E’”, disse.O pai decidiu, então, incentivar, sentando ao lado do garoto para ensiná-lo os números, os sinais matemáticos e as formas geométricas, como quadrado, círculo e triângulo.

Hoje é o último dia para selecionado no ProUni comprovar informações


Os estudantes pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até hoje (10) para comprovar nas instituições de ensino as informações prestadas no momento da inscrição.É de responsabilidade do candidato verificar na instituição os horários e o local ao qual deve comparecer para apresentar os documentos necessários. Quem perder o prazo ou não comprovar as informações é automaticamente reprovado. Entre os documentos a serem apresentados estão um de identificação, comprovante de residência, de rendimento do estudante e de integrantes do grupo familiar e comprovante de ensino médio. A lista com os documentos está disponível na página do ProUni. Quem não foi pré-selecionado na segunda chamada ainda poderá manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 17 e 20 de julho, na página do ProUniNesta segunda edição de 2015, foram ofertadas 116.004 bolsas por 856 instituições particulares de educação superior. Das bolsas disponíveis, 68.971 são integrais e 47.033, parciais. O programa é destinado aos estudantes que querem concorrer a bolsas de estudo parciais e integrais em instituições particulares de educação superior, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). (Agência Brasil)

TJ-BA promove ação para julgar crimes dolosos ajuizados até 2009


O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) promove de segunda (13) a sexta-feira (17) a Semana Estadual do Júri, que tem o objetivo de julgar ações penais relativas a crimes dolosos contra a vida ajuizados até 2009. De acordo com o órgão, o objetivo do projeto é dar continuidade à Semana Nacional do Júri, realizada 13 e 17 de abril deste ano. As outras datas confirmadas para a Semana Estadual do Júri são: 17 a 21 de agosto; 21 a 25 de setembro; 19 a 23 de outubro; e 16 a 20 de novembro. O TJ-BA divulgou que, na Semana Nacional, em abril, o órgão realizou 312 sessões de julgamento. Os números representam 77% dos julgamentos dos 409 inicialmente designados em todo o estado. Os dados finais apontaram 148 condenações, 110 absolvições, 32 desclassificações, e 22 outras situações, a exemplo de prescrição e notícia de morte do réu. Para mais informações sobre encaminhamento de processos, acesse aqui o site do Tribunal de Justiça da Bahia.Unidades judiciárias que obtiverem melhor desempenho durante as semanas estaduais serão premiadas. Para isso, elas precisam realizar no mínimo quatro júris, considerando cada semana estadual; 20 ou mais júris, considerando a totalidade das semanas; e as dez unidades judiciárias que realizarem o maior número de julgamentos, em números absolutos, de 1º de julho a 30 de novembro de 2015. (G1)

Governo destina R$ 2,5 milhões à merenda de alunos do Topa

Foto: Carol Garcia/GOVBA

A merenda escolar está garantida para os alunos do programa Todos pela Alfabetização (Topa), em 113 municípios baianos, nesta oitava etapa da iniciativa. Assinam os convênios, em evento que está acontecendo na tarde desta quinta-feira, (9), no auditório da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o governador Rui Costa, o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, e respectivos prefeitos. Com a parceria, vai ser feito o repasse de R$ 2,5 milhões durante oito meses. Atualmente mais de 100 mil alunos são atendidos pelo programa, que já alfabetizou mais de um milhão de baianos desde 2007. Segundo o governador, “a assinatura é mais uma etapa deste programa extraordinário de alfabetização, uma oportunidade para que milhares de baianos ingressem no universo das letras e do conhecimento”. Rui destacou a importância do Todos pela Alfabetização. “O programa redefine e revaloriza o conceito de educação no núcleo familiar. Além do fato das pessoas aprenderem a ler e escrever, o grande ganho do Topa é recolocar a questão da educação para ser conversada, debatida e priorizada nas famílias, servindo como elemento transformador e quebrando um ciclo negativo que excluiu tantos baianos do conhecimento”. 

Ibirataia: Nota de Utilidade Pública




ATENÇÃO


Muitos agricultores estão recebendo uma carta idêntica ao modelo abaixo, sendo relevante esclarecer que se trata de cobrança do debito oriundo do programa de recuperação da lavoura cacaueira, ou como se convencionou a chamar, debito da vassoura de bruxa. Em contato com o advogado Dr. JOÃO MATHEUS ARAUJO, fomos informados que muitos desses débitos podem já estarem prescritos, sendo recomendável que os agricultores, antes de procurar o banco do Brasil, procurem a orientação jurídica, a fim de evitar maiores prejuízos. Vale acrescentar que mesmo que alguns débitos não estejam prescritos, há a possibilidade de discussão em juízo por força do erro de procedimento imposto pela CEPLAC quando do recebimento do crédito.