Mostrando postagens de julho 4, 2015Mostrar tudo

MPE instaura inquérito para apurar ataques racistas contra jornalista


O Ministério Público do Estado (MPE) informou nesta sexta-feira (3) que instaurou um procedimento investigatório criminal para apurar os comentários racistas direcionados à jornalista Maria Júlia Coutinho, do "Jornal Nacional", da TV Globo. "As pessoas acham que estão navegando em um oceano de impunidade, mas já presidi várias investigações (sobre crimes de racismo na internet) e tive sucesso", afirma o promotor de Justiça Criminal Christiano Jorge Santos, que também é professor de Direito Penal da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Santos diz que o órgão teve acesso ao caso por meio do controle interno que é feito no MPE e que a investigação logo foi aberta. Ele diz que o fato de a jornalista ser uma figura pública não interferiu no processo. "Para nós, não faz diferença se é conhecida ou não." O promotor, que é autor do livro "Crimes de Preconceito e de Discriminação", disse que começou a investigar crimes de racismo online em 2004 e que a prática tem crescido nos últimos anos. "Posso dizer que está crescendo e é um crescimento vertiginoso. Quanto maior o número de pessoas acessando a internet e as redes sociais, maior o número de casos. Mas as pessoas precisam entender que a livre manifestação de pensamento não é absoluta", afirmou o promotor. Ele diz que as pessoas que fizeram os comentários sobre Maria Júlia podem ser enquadradas nos crimes de racismo e de injúria qualificada. O crime de racismo é imprescritível e inafiançável. Já a injúria qualificada tem pena de um a três anos de reclusão. BN

Tocha olímpica passará por 7 cidades da Bahia e por 300 em todo o País


As cidades de Salvador, Vitória da Conquista, Valença, Senhor do Bonfim, Porto Seguro, Paulo Afonso e Ilhéus estão confirmadas na rota da Tocha Olímpica Rio 2016. As sete cidades baianas fazem parte do grupo de 300 cidades brasileiras que vão receber a tocha. Os nomes foram divulgados nesta sexta-feira (3), em Brasília, durante cerimônia do Comitê Organizador Rio 2016. O governador da Bahia, Rui Costa, foi representado no evento pelo titular da Representação do governo baiano em Brasília, Jonas Paulo, que comemorou o anúncio. "A Bahia receberá a Tocha Olímpica com emoção, muito calor humano e alegria", disse Jonas. O ato teve a participação da presidente Dilma Rousseff, do presidente do Comitê Organizador, Carlos Arthur Nuzman, atletas paraolímpicos, ex-atletas, além de outras autoridades. A chama do maior evento esportivo do mundo chega ao Brasil em maio de 2016, levando a mensagem de paz, união e amizade aos quatro cantos do país. A presidente Dilma afirmou que será com muito orgulho que o Brasil receberá os Jogos Olímpicos Rio 2016. É o primeiro país da América do Sul a receber o evento mundial. "Vamos responder à altura o desafio que recebemos, faremos uma olimpíada histórica e temos certeza de que será segura", garantiu a presidente, ao citar o trabalho da segurança realizado durante a Copa do Mundo em 2014. (Tribuna)

Aluno de 16 anos agride professora com socos e golpes de caneta em Aracaju


A diretora de uma escola estadual em Sergipe foi agredida por um aluno de 16 anos com golpes de caneta. A agressão aconteceu dentro da Escola Estadual Senador Lourival Fontes na tarde desta quinta-feira (2) no Bairro Santo Antônio, em Aracaju. O adolescente foi apreendido pela Polícia Militar. Segundo relatou a professora Carla Valéria, alunos explodiram uma bomba dentro de um mictório no banheiro masculino. Após investigação, a diretoria identificou os autores decidiu suspende-los, entre eles o adolescente de 16 anos. "Ficou sabendo que ia ser expulso. Ele veio cantando uma música violenta. Falou eu saio, mas eu lhe mato. Partiu para cima. Deu o primeiro murro e eu caí. E me socou, vários murros. A cabeça batia muito na parede. Eu só gritava pedindo socorro", contou Carla Valéria, ao programa Hora da Verdade da 103FM. O adolescente tentou fugir, mas uma viatura da Polícia Militar conseguiu apreendê-lo. Ele foi encaminhado a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. A professora foi socorrida para um hospital, atendida e liberada.

Ibirataia: Comemoração do São Pedro em Tesourinhas



ATENÇÃO TESOURINHAS!!!

Neste sábado (04), será comemorado os Festejos do São Pedro da Vila de Tesourinhas, com a seguinte programação:

> Banda Amor em Dobro;
> Forrozão Fernandes;
> Forró Tekila.

O São Pedro de Tesourinhas é uma realização da Prefeitura Municipal de Ibirataia, com apoio das secretarias municipais. O evento terá início a partir das 22:00h.


Tesouras Notícias