Mostrando postagens de junho 15, 2015Mostrar tudo

Cigarro é responsável por quase 50% das mortes por 12 tipos de câncer


O cigarro foi responsável por quase metade das mortes por 12 tipos de câncer em 2011 nos Estados Unidos - revelou um estudo publicado nesta segunda-feira (15) pela revista JAMA Internal Medicine. Segundo a pesquisa, 48,5% das quase 346 mil mortes atribuídas a um dos 12 tipos de câncer entre adultos de ao menos 35 anos durante esse período foram fumantes de cigarro. Nesse grupo, a maioria das mortes relacionadas ao tabaco (74,9% ou 129.799) foram produto de câncer de pulmão, dos brônquios e da traqueia. Os tumores de laringe representaram 1,7% ou 2.856 casos. Cerca da metade das mortes por câncer da cavidade bucal, do esôfago e da bexiga também foram resultado do consumo de tabaco, concluíram os investigadores, entre eles Rebecca Siegel, da American Cancer Society em Atlanta, uma das principais autoras da pesquisa. "Fumar cigarro continua sendo a causa de um grande número de mortes por câncer apesar dos 50 anos da luta anti-tabagista", ressalta o estudo. Mais de 20 milhões de norte-americanos morreram prematuramente por causa do cigarro nos últimos 50 anos, segundo o último informe do ministério da Saúde dos Estados Unidos publicado este ano. Apesar dos espetaculares avanços registrados - 18% da população norte-americana ainda fuma na atualidade, contra 42% em 1964 - 443.000 americanos morrem todos os anos vítimas de doenças relacionadas ao tabagismo.(G1)

Rio de Contas

Candidatos inscritos a uma vaga no Sisu já podem aderir à lista de espera


Os candidatos a uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que não foram escolhidos podem, a partir de hoje (15), aderir à lista de espera. O prazo termina no dia 26 e a convocação dos candidatos da lista de espera pelas instituições está prevista para 2 de julho. Podem participar da lista os candidatos não contemplados em nenhuma de suas opções na chamada regular e os selecionados na segunda opção, independentemente de terem feito a matrícula. A participação na lista de espera só pode ser feita na primeira opção de vaga do candidato. Para aderir à lista, basta acessar o boletim pessoal no site do sistema. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção é feita duas vezes por ano. Esta edição oferece 55.576 vagas em 72 instituições públicas. Em 2014, cerca de 6,2 milhões de candidatos fizeram o Enem em todo o país. Segundo Ministério da Educação, o sistema registrou 1.192.622 inscritos. Como cada estudante pôde fazer até duas opções de curso pelo sistema online, foram registrados 2.302.722 inscrições.(Tribuna da Bahia)

Ibirataia: Equipe da Prefeitura Municipal preparando o Circuito do Forró 2015

O "Arraiá da Nossa Gente" está quase pronto para a festa de São João
A Prefeitura Municipal de Ibirataia, através das Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, Infraestrutura, Educação, Cultura, Esportes e Lazer/Diretoria de Cultura, está preparando o circuito do forró na Praça 7 de Setembro. O “Arraiá da Nossa Gente” tá ficando muito lindo, onde a criatividade da equipe com uma ornamentação no estilo caipira, simbolizando a comemoração no São João da roça. O acesso principal na Rua José Thiara, diferente dos anos anteriores, ganhou uma enorme casa de taipa na largura de toda a rua dando um visual diferente. De acordo a Diretora de Cultura Geruza Barreto, os forrozeiros irão se sentir como se na roça estivessem. Já a Secretária de Ação Social, Marli Pereira com sua equipe disse que todo esforço está sendo feito para deixar o circuito do forró pronto para os forrozeiros da cidade e visitantes. Cerca de duas dezenas de bandas passarão pelo circuito do forró 2015.
Enorme casa de taipa na entrada principal do circuito

Tesouras Notícias 

Miss Bumbum Juliana Guerim fica cara a cara com supostos agressores


A Miss Bumbum do Distrito Federal 2013, Juliana Guerim, que se envolveu em uma briga em uma boate em Cuiabá, em Mato Grosso, no final de março, esteve cara a cara com seus agressores- Thiago Mendonça dos Santos e Caio Padillha. O encontro aconteceu sexta-feira, 12, no Juizado Especial Criminal de Cuiabá. Os três se encontraram em uma audiência preliminar de reconciliação presidida por um concilidador. No entanto, segundo o advogado de Juliana, André Albuquerque, eles não chegaram a um acordo. "O conciliador perguntou se haveria alguma conciliação, mas os acusados não ofereceram nenhuma proposta. Sendo assim, com o processo criminal em andamento, o Ministério Público vai entrar no caso e uma nova audiência está marcada para o dia 19 de agosto", explicou o advogado da Miss Bumbum. Segundo André Albuquerque, essa nova audiência em agosto é um processo de praxe da Justiça e tem como objetivo tentar um novo acordo conciliatório. O advogado contou ainda que, além da esfera criminal, ele ainda vai requerer R$ 40 mil de indenização na área cível por danos morais e materiais. uliana contou ao Ego nesta segunda, 15, que nem sequer olhou para os agressores durante a audiência. "Nem olhei na cara deles. Foi muito rápido, durou uns 10 minutos. Mas minha vida já voltou ao normal. Fiz uns eventos no Nordeste mês passado", contou.

Inscrições para o Prouni abrem amanhã


O prazo de inscrições para a edição do segundo semestre de 2015 do Programa Universidade para Todos (Prouni) começam nesta terça-feira (16). O cronograma foi publicado no Diário Oficial da União. As inscrições no programa federal que oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior deverão ser feitas exclusivamente pela internet, por meio da página do Prouni no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br, no período de 16 a 18 de junho. Nesta edição, somente poderá se candidatar ao processo seletivo do Prouni o candidato que tiver feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014, obtido nota maior de 450 pontos e não tiver zerado a redação. O candidato também não pode ter concluído o ensino superior e deve atender a pelo menos uma das seguintes condições: tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; tenha feito ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral; tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada como bolsista integral; seja pessoa com deficiência; seja professor da rede pública de ensino em exercício. O programa concede bolsas integrais apenas para candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário-mínimo. Já as parciais são dadas no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 salários-mínimos.

Jequié: Advogado é flagrado dirigindo carro de luxo roubado e adulterado


Um advogado foi flagrado dirigindo carro de luxo roubado e com placas clonadas, do modelo Mercedes Bens C200, na BR-116, trecho de Jequié, sudoeste da Bahia, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo a polícia, o veículo estava com placas de São Paulo e era conduzido pelo homem, que tem 32 anos e é natural de Aracaju, em Sergipe. A polícia informa que foram encontrados indícios de inautenticidade do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) e que, após fiscalização detalhada, foram constatadas série de adulterações em elementos identificatórios. Por meio de consulta em banco de dados, a PRF explicou que as informações são, na verdade, de outro veículo com as mesas características e com registro de roubo/furto desde abril do ano passado. O suspeito foi levado para a delegacia da região. (G1)

Ibirataia: III For´´o da APLB - Fotos







































Ibirataia: Autoridades políticas participam da festa em homenagem a Santo Antônio em Algodão


Diversas autoridades políticas de Ibirataia, a exemplo do Prefeito Marcos Aurélio, da vice-prefeita Ana Cléia Leal, dos vereadores Caio Pina, Marco Enfermeiro, Manoel da Ambulância, Peruca, Toin de Berenga, Antônio Magno, Poleandro e Zinho da Saúde, os ex-prefeitos José Antônio e Júlio Leal, secretários e secretárias municipais, participaram na tarde deste sábado (13), da procissão religiosa em homenagem a Santo Antônio, padroeiro do distrito de Algodão, que percorreu várias ruas da localidade. Após a caminhada de fé aconteceu a Missa e em seguida houve a apresentação da quadrilha junina e o grande Show de forró patrocinado pela Prefeitura Municipal com apoio da Câmara de Vereadores. Várias bandas locais como Pressão do Ciclone, Felipe Reis e Forró Tekila, fizeram a multidão dançar na festa que foi até o amanhecer com muita paz e alegria.
As festividades em comemoração ao padroeiro Santo Antônio são iniciadas sempre no primeiro dia do mês de junho com a realização da trezena promovida e organizada pela Paróquia de São José. Pela terceira vez consecutiva a gestão do prefeito Marcos Aurélio apoia e participa da tradicional festa religiosa católica do distrito de Algodão.

ASCOM/PMI

Balbino Mota é eleito prefeito de Presidente Tancredo Neves


O político Balbino Mota (PV) foi eleito prefeito da cidade de Presidente Tancredo Neves, no baixo sul, na noite deste domingo (14). Ele concorreu contra Carlito de Jesus Sacerdote (PSDB), que obteve 5.580 votos, enquanto o vencedor foi escolhido por 7.109 votos. Como plano de fundo da eleição, deputados estaduais disputavam o colégio eleitoral. De um lado, o clã dos Sanches, com o vereador de Salvador, Duda Sanches e o deputado estadual Alan Sanches (ambos PSDB). Do outro, o deputado estadual Adolfo Viana (PSDB). No dia 2 de junho deste ano o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, por unanimidade, a eleição direta para a escolha dos novos prefeito e vice-prefeito do município. Os ministros da Corte negaram mandado de segurança apresentado pela Câmara Municipal da localidade, que pretendia que a eleição do novo prefeito ocorresse de maneira indireta, por meio dos votos dos vereadores, por entender que a vacância dos cargos teria se dado na segunda metade do mandato dos cassados. (BN)