Mostrando postagens de maio 26, 2015Mostrar tudo

Três bandidos tombam em confronto com a polícia de Ibicaraí


Após assaltos na região de Camacan, e com um carro roubado naquela cidade (Fiesta preto NTL-3068), três criminosos fugiram para Ibicaraí, onde praticaram mais um assalto a um mercado do comércio local.. A polícia de Ibicaraí, alertada pela de Camacan, entrou em ação. Surpreendidos na BR-415, os assaltantes não atenderam a voz de rendição e atiraram. Resumo; foram mortos. Três armas foram apreendidas. Eles ainda foram levados para o hospital, mas não resistiram aos ferimentos, morrendo minutos após. Os corpos, ainda não identificados (apenas apelidos de dois: Leléu e Poco), deverão ser transladados para o DPT de Itabuna. (Fotos: Plantão Itabuna)


"Adotar é legal, adoção é amor": campanha vai até sexta (29)


Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Adoção, 25 de maio, a Defensoria Pública da Bahia intensifica a Ação Cidadã Ame e Adote. A campanha tem dois objetivos.Um é estimular famílias que já cuidam de crianças e adolescentes a adotar esses jovens, garantindo direitos, O outro é fomentar a adoção de crianças e adolescentes que vivem em creches e abrigos. A intensificação da ação vem ocorrendo desde o dia 8 de maio em Salvador. Em Itabuna haverá uma intensificação dos atendimentos de adoção, na sede da Defensoria Pública até sexta-feira, 29. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, há no Brasil 33 mil pretendentes aguardando na fila de adoção. O número de crianças e adolescentes aptos a ser adotados é bem menor, 5,6 mil.

TCM notifica o ex-prefeito Jorge Fair sobre o Concurso Público de 2008

Jorge Fair tem 20 dias para prestar esclarecimentos
O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DA BAHIA, pelo presente Edital, NOTIFICA o Sr. Jorge Abdon Fair, responsável pela Prefeitura Municipal de IBIRATAIA, exercício financeiro de 2008, para que tome conhecimento dos fatos de fls.1173/1179 e fls.1204/1208, contidos no Processo TCM nº18480-12, relativo a Concurso Público, apresentando, no prazo máximo de 20 (vinte) dias desta publicação, as justificativas ou esclarecimentos devidos, com a devida documentação comprobatória. Findo o prazo, os autos serão relatados em Sessão Plenária nas condições em que se encontrarem, considerando-se o(s) notificado(s) revel (éis). Saliente-se que os autos encontram-se, no Gabinete do Conselheiro Plínio Carneiro Filho, para consulta ou vistas, diretamente ou através de representante credenciado, nos horários de expediente do Tribunal, na forma das Leis Complementares nºs 006/91 e 14/98. (Fonte: TCM)

Prefeito participa da XVIII Marcha a Brasília em defesa dos municípios


O Prefeito Marcos Aurélio juntamente com o Secretário Municipal de Planejamento, Elmar Lopes, encontra-se em Brasília onde participará entre os dias 25 a 28/05 da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Ele se junta a outros quatro mil prefeitos de todo o país para participar do grande evento promovido pela Confederação Nacional de Municípios - CNM.
“É visível a necessidade da reforma do atual modelo de governo do estado brasileiro, de forma a diminuir as desigualdades na partilha dos recursos entre os entes federados. Atualmente os municípios se veem sem recursos para atender as demandas e executar as políticas públicas que lhes são impostas”. Destacou o Prefeito Marcos Aurélio.
Ao participar da Marcha, Marcos Aurélio reafirma seu apoio ao movimento municipalista que defende o diálogo sobre a reforma do atual modelo de governo do estado brasileiro. Para o prefeito, assuntos como Pacto Federativo, Reforma Tributária, Reforma Política e Reforma Administrativa são urgentes para o modelo de gestão pública do Brasil e precisam ser repensados para que os governos, principalmente o municipal, não sejam inviabilizados.
 

ASCOM/PMI

A partir de 2016, inscrição no Fies dependerá do Enem


A partir do primeiro semestre de 2016, a seleção dos estudantes aptos para a contratação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É o que determina portaria normativa assinada pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 26. Segundo o texto, que altera norma de 2010, estão mantidas as exigências estabelecidas pelo MEC no fim do ano passado para inscrição no Fies. Ou seja, os candidatos ao financiamento devem registrar “média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem igual ou superior a quatrocentos e cinquenta pontos” e “nota na redação do Enem diferente de zero”.A portaria desta terça-feira ainda revoga trecho da norma anterior que dispensava da exigência do Enem professores da rede pública de ensino, em efetivo exercício do magistério da educação básica e regularmente matriculado em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Também foi revogado o parágrafo que determinava ao candidato ao Fies que tivesse concluído o ensino médio antes de 2010 comprovar essa condição na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino. (Estadão)

Atleta de Ubaitaba ganha ouro na Copa do Mundo de Canoagem

A medalha de ouro foi conquistada na Copa do Mundo de
Canoagem na Alemanha
O canoísta ubaitabense Isaquias Queiroz conquistou neste domingo (24), uma medalha de ouro na etapa de Duisburg, na Alemanha, da Copa do Mundo de Canoagem. Em mais uma emocionante disputa diante do rival Sebastian Brendel, anfitrião da competição, desta vez ele levou a melhor e sagrou-se campeão na categoria C1 500m. O resultado mostrou mais uma vez que Isaquias é forte candidato a medalha nos Jogos Olímpicos do Rio, no ano que vem. Vale lembrar, no entanto, que a prova de 500 metros do C1 não está no programa olímpico e é tida muito mais como forma de treino para os 1000 metros do C1. No último sábado, Isaquias já havia faturado a prata na prova de 1000 metros do C1, quando ficou atrás justamente de Brendel. Esta rivalidade, aliás, tem se intensificado a cada competição. O alemão foi quem “herdou” a medalha de ouro do brasileiro no Mundial do ano passado, em Moscou, quando o atleta acabou virando sua canoa a dois metros para o fim da prova que liderava. Neste domingo, no entanto, Isaquias deu o troco. Se no sábado começou melhor e acabou cedendo a primeira colocação, desta vez manteve o embalo desde o início da prova e não perdeu a liderança. Ele já havia feito o melhor tempo das eliminatórias e voltou a mostrar superioridade nesta categoria, deixando a prata com Brendel. *Informações do Jornal Tribuna da Região.

OAB da Bahia pede suspensão do processo eletrônico no TJBA

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA

O presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, pediu nesta segunda-feira (25) a suspensão imediata do Sistema de Automação da Justiça - ESAJ no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. A solicitação foi em resposta à denúncia de que votos dos desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) poderiam ser alterados ou espionados devido a uma vulnerabilidade do Sistema de Automação da Justiça, o E-SAJ.

A denúncia, que coloca em xeque o processo eletrônico na Bahia, partiu da desembargadora Rosita Falcão e foi publicada na imprensa no final de semana. "Se alguém entrou no sistema para examinar os meus votos, isso quer dizer que o sistema não tem nenhuma segurança", declarou a magistrada ao site Bahia Notícias. Segundo a publicação, repercutida pelo site Consultor Jurídico, a Corregedoria Geral de Justiça teria afirmado que vai apurar a denúncia.

O presidente Luiz Viana lembrou que, embora seja a favor do processo eletrônico, a OAB da Bahia vem criticando firmemente a forma como os sistemas vêm sendo implantados, “oferecendo riscos de danos irreparáveis à sociedade, ao Judiciário, à segurança jurídica e ao estatuto da advocacia”.

“Alguns não levaram a sério nossa preocupação e nossa crítica de que a implantação do processo eletrônico estava sendo feita às pressas, de forma açodada. Deu no que deu. Despreparo, falta de estrutura, manutenção cara demais, falhas de segurança e crise do Judiciário baiano se alastra”, avaliou Viana.

Ibirataia: Prefeitura e CMS realizam Pré-conferências Municipais de Saúde



A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o CMS (Conselho Municipal de Saúde) estará realizando entre os dias 26/05 e 02/06, as Pré-conferências preparatórias à 5ª Conferência Municipal de Saúde 2015. De acordo com o secretário municipal de saúde, Alexandro Miranda, é muito importante que os cidadãos e cidadãs participem em suas respectivas áreas das discussões, pois as propostas devem ser apresentadas a partir das realidades diversas. “Estamos convocando os munícipes para participarem das Pré-conferências, nelas serão tiradas as propostas e eleitos os delegados que os representarão na 5ª Conferência Municipal de Saúde”, disse o gestor da pasta.
Este ano será realizada a 15ª CNS (Conferência Nacional de Saúde), entre os dias 1 e 4 de dezembro em Brasília. O tema de 2015 é Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas - Direito do povo brasileiro. “Mobilizar os munícipes para que participem da etapa municipal é fundamental para que as propostas cheguem até Brasília, pois só teremos realmente uma saúde de qualidade quando o SUS for capaz de beneficiar a todos os brasileiros”. Disse Juciene B. dos Santos, conselheira municipal de saúde.

Vejam o cronograma das Pré-conferências:

Dia 26/05 às 08h30min (PSF 03) – Fundação Marlei Selma
Dia 26/05 às 08h30min (PSF 01) – Igreja Assembleia de Deus (Próximo a Rodoviária)
Dia 27/05 às 14h00 (PSF 02) – Igreja N. Aliança de Sião (Próxima ao Posto de Saúde)
Dia 28/05 às 08h30min (PSF 07) – Igreja Jesus é a Salvação
Dia 28/05 às 13h30min (PSF 06) – Clube Social de Algodão
Dia 29/05 às 08h30min (PSF 05) – Auditório do Posto de Saúde Aristóteles D. da Fonseca.
Dia 02/06 às 14h00 (PSF 04) – Escola Mariana Andrade Meira


ASCOM/PMI