Mostrando postagens de maio 21, 2015Mostrar tudo

Ibirataia: Prefeitura constrói muros de contenção no Bairro Alto do Mirante

O muro protege a encosta evitando deslizamento de terra
A Prefeitura de Ibirataia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, está construindo muros de contenção no Bairro Alto do Mirante. A iniciativa tem como finalidade evitar acidentes e transtornos às pessoas que moram em locais que oferecem riscos de deslizamento de terra. Dois muros de contenção já foram construídos e outro está sendo erguido, na Rua Martim Morgado, Bairro Alto do Mirante.

Os moradores do Alto do Mirante agradecem a ação da PrefeituraMunicipal
O Secretário de infraestrutura, Valtemir Brandão, falou da importância dos muros para os moradores. “O local esteve desprotegido durante décadas, a comunidade local solicitou à prefeitura a construção de muros para proteção da área, outro problema era o estreitamento da rua provocado pelas chuvas que não permitia a chegada de veículos na localidade. A Prefeitura está sensível a esta realidade e vem realizando as obras de contenção com recursos próprios, um compromisso assumido pelo prefeito Marcos Aurélio, que pretende continuar concretizando obras que possam trazer mais segurança aos ibirataenses”, disse o gestor da pasta. A Senhora Odete Batista dos Santos, conta que reside na localidade há quase 15 anos e está muito satisfeita com a construção. “O mais importante é que agora não teremos mais medo das chuvas, pois as nossas casas estarão mais seguras”, salientou a moradora. 

Ascom/PMI 

Comissão de Educação da ALBA conhece projeto em Morro do Chapéu

Diversas autoridades marcaram presença na Audiência Pública
O teatro Odilon Costa, em Morro do Chapéu, foi o local escolhido para receber nesta quinta-feira (21) a audiência itinerante da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público da ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia). Os parlamentares do colegiado assistiram a apresentação de como funciona o Projeto Aluno Nota Dez e conheceram o Colégio DR. Edgard Dourado, no distrito de Fedegoso, zona rural do município. A ideia da Comissão de Educação é conhecer casos de sucesso nos municípios para aplicar na rede pública de ensino. "Morro do Chapéu é referência para a Bahia e para o  Brasil", justificou a visita o presidente do colegiado, deputado Eduardo Salles. Os municípios de Licínio de Almeida e Juazeiro também serão visitados pela Comissão de Educação. A visita ao município da Chapada Diamantina contou ainda com a participação dos deputados Rosemberg Pinto e Zó, membros da Comissão de Educação. 

A Audiência Pública foi realizado no Teatro Odilon Costa

PROJETO

O projeto foi pensado por Luciano Barreto, empresário de Morro do Chapéu. A ideia é simples: a sociedade civil organizada premia os alunos que se destacam no rendimento e frequência escolar. Apenas na Escola Edla Costa, desde a criação do projeto,  IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é de 4,8. No município esse número chega a 3,3. Todo o projeto é gerenciado pela comissão organizadora e não ingerência política. Os deputados assistiram a palestra que esclareceu como montar a comissão, elaborar as categorias, realizar o credenciamento das escolas, fazer parcerias com a iniciativa privada e organizar a noite de entrega da premiação. "Esse é um dos nossos papéis: conhecer experiências exitosas e tenta disseminar par toda a rede pública", declarou Eduardo Salles. O segundo destino dos parlamentares foi o Colégio Estadual DR. Edgar Dourado, modelo em infraestrutura adequada e nos planos pedagógico e administrativo. 

Presença dos deputados Eduardo Salles, Rosemberg Pinto e Zó


ASCOM – Dep. Estadual Eduardo Salles

Polícia fecha cerco a assaltantes que mataram soldado em São José da Vitória

Sepultamento do soldado será as 10h da manhã desta sexta-feira, em Itabuna.
A polícia já tem pistas dos suspeitos de assassinar o soldado PM Demison Rodrigues Sampaio, morto em serviço na manhã desta quinta-feira (21/5), no município de São José da Vitória, ao sair em diligência para atender ao chamado de um assalto à agência de Correios da cidade. A vítima, que era lotada no 62ª Companhia Independente da Polícia Militar (Camacan), morreu na hora após ser atingida por um tiro na cabeça por dois integrantes da quadrilha envolvida no assalto. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) lamenta a perda de um dos seus integrantes, se solidariza com a dor da família e de amigos do soldado e reafirma que não medirá esforços para capturar os responsáveis pelo crime.Por determinação do secretário Maurício Teles Barbosa, todas as unidades das polícias Civil e Militar da região crime realizam diligências à procura dos bandidos, entre elas a 6ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Itabuna), a Companhia Independente de Policiamento Especializado Cacaueira e o 15º Batalhão da Polícia Militar, além da 62ª. O corpo do soldado está sendo velado na Igreja Assembleia de Deus no Bairro Sarinha, e será sepultado no Cemitério Campo Santo às 10 horas da manhã desta sexta-feira.

Ibirataia: Prefeitura Municipal realiza Audiência Pública para avaliação de Metas Fiscais



Demonstração e Avaliação de Metas Fiscais
  1º Quadrimestre/2015


O PREFEITO MUNICIPAL DE IBIRATAIA, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais, e em obediência aos princípios da transparência e da publicidade preconizados no art. 9º, § 4º e art. 48 da Lei Complementar n°. 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), comunica e convida a todos quanto interessar, que estará realizando AUDIÊNCIA PÚBLICA, na Secretaria de Ação Social deste Município, situado á Rua Rui Barbosa 34, Centro, Ibirataia-Ba, no dia 27 de MAIO de 2015 às 09:00 horas, para fins de demonstração e avaliação do cumprimento das Metas Fiscais do 1º Quadrimestre de 2015.

Ibirataia – Bahia, 21 de Maio de 2015.


Marcos Aurélio de Oliveira Almeida
Prefeito Municipal


Ibirataia: Carro capota na "Curva do Soldado" e motorista sai ileso do acidente

Pablo saiu ileso do acidente
Apesar da gravidade do acidente, Pablo Elvêncio Lubian, de 20 anos, natural do estado do Espírito Santo, saiu ileso do capotamento que aconteceu por volta das 16 horas da tarde desta quarta-feira(20) , em uma curva na BA-650, próximo ao assentamento do MST,  trecho que liga Ipiaú à Ibirataia. De acordo com Pablo  após desviar de um veículo Corola o mesmo perdeu o controle da direção saindo da pista e capotando em seguida.  Ainda de acordo com o motorista o  veículo modelo Gol de cor prata , placa AZE-3392 licença de Santa Tereza BH,  pertencente a uma empresa de vendas de produtos agrícolas e ele estava indo à  Ibirataia onde iria visitar alguns clientes.


” Deus me ajudou, por sorte não aconteceu algo mais grave” Disse o motorista vítima do acidente. O veículo ficou com as rodas para cima, sofrendo bastante avarias, provavelmente dará perda total. 

Panorama Ipiaú

Após acordo, Senado adia votação da MP do seguro-desemprego


Após mais de três horas de discussão, os senadores resolveram nesta quarta-feira (20) adiar a votação da medida provisória 665, que muda os critérios para o acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial e ao seguro-defeso. O acordo foi feito entre os líderes partidários na Casa e prevê que o texto seja votado apenas na próxima terça-feira (26). Considerada pelo governo como necessária para o ajuste fiscal que visa reequilibrar as contas públicas, a MP 665 foi editada em dezembro de 2014 pela presidente Dilma Rousseff juntamente com a MP 664, que restringe o acesso à pensão por morte. A segunda medida estava prevista para ser votada no Senado na próxima semana mas, como a primeira ainda não foi votada, pode ter a votação adiada. A análise da MP 665 teve início por volta das 18h no plenário da Casa. O primeiro senador a fazer uso da palavra foi o relator da matéria, senador Paulo Rocha (PT-PA). O petista defendeu que o texto seja aprovado na Casa conforme a Câmara votou, sem novas alterações. Em seu relatório, Rocha manteve os trechos em que a Câmara amenizou as mudanças feitas pelo governo no acesso a benefícios trabalhistas. "Eu me dispus a ser relator porque acho que o governo errou em mandar a medida provisória como mandou, sem discutir com as centrais sindicais e os trabalhadores", disse. Após a fala do relator, o senador Aloysio Nunes subiu à tribuna do Senado para criticar a medida e o governo da presidente Dilma Rousseff. "Essa medida é tão absurda e inadequada com a situação do Brasil que não chega a ser um erro [...]. Exatamente no momento que o desemprego aumenta no país, a presidente Dilma quer, com apoio do Senado, restringir o acesso ao seguro desemprego e ao abono salarial", declarou. (Globo)

Itapitanga: prefeitura cancela festa de São João

O município passa por dificuldades financeiras
A tradicional festa de São João no município de Itapitanga foi cancelada foi cancelada pela prefeitura. O evento estava previsto para acontecer de 19 a 24 de Junho. A alegação é que o município passa por dificuldades financeiras e a realização da festa poderia atrasar o pagamento dos salários dos funcionários da prefeitura. Os gastos com as comemorações juninas estavam estimadas em aproximadamente R$ 500 mil. (Bocão News)

Ibirataia: Queda de árvore em rede elétrica deixa cidade sem energia


Uma árvore que caiu na rede elétrica próximo a Vila de Tesourinhas, deixou o município de Ibirataia sem energia na noite desta quarta-feira (20). As informações são do Escritório da Coelba na cidade de Ipiaú. O serviço só foi restabelecido por volta das 02:00h da manhã desta quinta-feira (21).

Tesouras Notícias