Mostrando postagens de maio 6, 2015Mostrar tudo

I Toirneio Rad Jiu Jitsu no Distrito de Algodão - Fotos






































Deputado convida presidente da Nestlê para explicar fechamento da unidade em Itabuna

O deputado estadual Eduardo Salles (PP) convidou o presidente da Nestlê para dá explicações na Comissão de Agricultura e Política Rural da AL-BA.


Proposto pelo deputado Eduardo Salles, os parlamentares que compõem a Comissão de Agricultura e Política Rural da ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia) aprovaram nesta terça-feira (5) convite ao presidente da Nestlé do Brasil, Juan Carlos Marroquín. A intenção de Eduardo Salles é saber mais informações do presidente da empresa sobre o fechamento da unidade processadora de leite instalada em Itabuna. “A Nestlé tem incentivos fiscais do governo estadual e precisa explicar melhor esse fechamento”, justificou Eduardo Salles. “A Bahia ficará sem produção de leite em pó, algo fundamental à nossa pecuária”, acrescentou. O parlamentar demonstrou preocupação porque a unidade de Itabuna ainda é a única processadora de leite em pleno funcionamento na Bahia. “As secadoras de leites são fundamentais para os produtores porque absorvem uma grande parte da produção do Estado. Se a unidade de Itabuna, que teve incentivos do governo, fechar, teremos problemas na cadeia produtiva do leite na Bahia”, alertou o deputado.

Três agências dos Correios são assaltadas pela manhã no interior da Bahia

(Foto:Giro em Ipiaú)
Dois homens armados assaltaram a agência dos Correios de Ipiaú

Três agências dos Correios foram alvos de assaltantes só nesta quarta-feira (6) em cidades do interior da Bahia. Os casos foram registrados em Bom Jesus da Serra, São Desidério e Ipiaú. Em Bom Jesus da Serra, no sudoeste do estado, os funcionários da agência foram rendidos e amarrados por dois assaltantes logo no início da manhã, ao abrir a agência. Os servidores avisaram à polícia depois que conseguiram se desamarrar. Os suspeitos fugiram e a quantia roubada não foi divulgada. Até por volta das 16h20, ninguém havia sido preso e a polícia continuava em busca dos assaltantes. Já em São Desidério, no oeste da Bahia, um homem e dois adolescentes assaltaram a agência dos Correios da cidade, renderam o vigilante, pegaram a arma dele e roubaram o dinheiro da agência. De acordo com a Polícia Civil, a quantia levada foi de R$ 575. Os suspeitos fugiram, mas a Polícia Militar do município conseguiu capturá-los na BR-135, sentido Barreiras, perto do povoado do Angico. O dinheiro e a arma do vigilante foram recuperados. Em Ipiaú, a 350 km de Salvador, dois homens chegaram em uma moto e cometeram o crime. Não houve feridos, relatou a polícia. O caso foi registrado pela gerência dos Correios na delegacia da cidade e não há informações da quantia levada, segundo conta a Polícia Militar do município. Não há informações sobre o funcionamento da agência em Bom Jesus da Serra. Já em São Desidério, após as ações, a polícia disse que a agência da cidade suspendeu as atividades. A PM de Ipiaú informou que o atendimento ao público ocorreu normalmente nesta quarta-feira. O G1 entrou em contato com os Correios, por meio da assessoria de imprensa, para saber se alguma medida será adotada em razão das ocorrências, mas até a publicação desta matéria não obteve retorno.

Advogado é preso suspeito de invadir fórum e ameaçar juíza em Catu



Um advogado foi preso suspeito de ameaçar a ex-companheira, uma juíza da comarca de Catu, cidade a 78 quilômetros de Salvador, dentro do próprio gabinete da magistrada. De acordo com informações do delegado Henrique Morais, que investiga o caso, o homem estaria insatisfeito com o fim do relacionamento, que durou cerca de três anos. Ele foi preso na terça-feira (5), depois de ter invadido o local de trabalho da juíza, no fórum da cidade. De acordo com o delegado, não foi a primeira vez que a mulher, que não teve o nome divulgado, teria sido alvo de ameaças por parte do ex-companheiro, que também teve a identidade preservada. Segundo a polícia, os dois são moradores de Catu. A polícia não soube informar quando os dois terminaram a relação e nem o motivo da separação. "Eles eram apenas companheiros, não era casado, e essa relação chegou ao fim há alguns meses. Ele tentou por várias vezes reatar o relacionamento indo na casa dela, mas não teve sucesso e, então, passou a ameaçá-la. Chegou a dizer que iria praticar algum mal contra ela", disse o delegado, em contato com o G1, nesta quarta-feira (6). Após ameaçar a advogada no fórum, o advogado fugiu, mas depois foi capturado pela polícia. Ainda de acordo com o delegado, não houve agressão física contra a magistrada. "Ele estava transtornado, ameaçou ela e outras pessoas que estavam lá e saiu, mas depois foi localizado". O delegado Henrique Morais solicitou à Justiça a prisão preventiva do suspeito, com base na Lei Maria da Penha. Ele foi levado para a 2ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin/Alagoinhas). "Ele já foi ouvido. Confessou que foi até o gabinete da juíza no fórum, mas negou que tenha feito ameaças. Mas as testemunhas dizem o contrário: falam que não apenas ela, como outras autoridades que estavam no local foram ameaçadas por ele", diz. O delegado informou que pretende ouvir mais testemunhas antes do fim do prazo de dez dias que tem para concluir o inquérito. "Vamos terminar de ouvir as pessoas e, depois, remeter o caso à Justiça. Caso ele [o suspeito] consiga relaxamento, poderá ser liberado para responder o processo em liberdade", disse Morais.

Pedaços de nave desgovernada devem cair na Terra na sexta


A nave russa que está desgovernada desde a última semana deve entrar na atmosfera da Terra na próxima sexta-feira (8). Durante a queda ela deve se desintegrar e somente pequenas peças devem chegar no solo, mas o local que elas devem atingir ainda é incerto. Segundo a agência russa RIA Novosti, uma fonte do setor aeroespacial garantiu que a queda dos destroços não traz perigo. "Todos os fragmentos que podem representar uma ameaça não chegarão (à Terra), já que se desintegrarão nas camadas densas da atmosfera", disse. De acordo com o Comando Americano de Defesa Aeroespacial, a queda deve acontecer às 10h30 de sexta, nas águas do Oceano Pacífico. A nave-cargueira russa Progress M-27M foi lançado no último dia 28 de abril e estava sendo considerado como perdido até a última quarta-feira (29), quando foi constatado que ela estava caindo na direção da Terra.

Falta de consenso adia votação da regulamentação da PEC das domésticas


Uma divisão entre PMDB e PT fez com que a votação da regulamentação da lei que ficou conhecida como PEC das Domésticas fosse adiada para essa quarta-feira, 6. A matéria estava na pauta de hoje do Senado. O ponto que gerou mais discussão foi o que trata da multa que deve ser paga caso o trabalhador seja demitido sem justa causa. Em março, a Câmara aprovou um projeto que previa que a multa nesses casos seria de 40% sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), assim como estabelece a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Alguns senadores, no entanto, querem que valha o texto original que foi aprovado pela Casa em julho de 2013, que estipulava um recolhimento mensal de 3,2% sobre o salário, cujo saldo seria repassado ao empregado em caso de demissão indevida. Enquanto o senador Romero Jucá (PMDB-RR defendia que uma multa de 40% iria sobrecarregar as famílias empregadoras, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ afirmou que essa mudança representaria uma diminuição nos direitos trabalhistas. “A gente pediu tempo porque tem uma preocupação de que nós estejamos retirando direitos dos trabalhadores.

Ex-portadora de câncer, baiana de 120 anos pode ser a mais velha do mundo


Uma baiana de 120 anos pode ter se tornado a mulher mais velha do mundo. Isso porque Dona Eurides Fagundes, que mora em uma casa de apoio em Salvador, desbancou a idosa que ostentava o título, a japonesa Misao Okawa, que morreu aos 117 anos, em abril. Lúcida, Eurides, batizada carinhosamente de 'Vovó', já não consegue caminhar sozinha, mas a cabeça ainda funciona muito bem. Ela nasceu em Salvador no dia 6 de dezembro de 1894, como confirma uma certidão de nascimento emitida por um cartório da capital. O documento original foi substituído por outro há 18 anos. Dona Eurides passou a juventude no interior da Bahia e teve apenas um companheiro. Ficou pouco tempo com ele e não teve filhos. "Era pedreiro. Caiu de um andaime e morreu. Chamava Manoel Ramos", lembra a idosa, que não se casou de novo após a morte do marido. Quando jovem, ganhava a vida trabalhando como empregada doméstica. Atualmente, é a mais velha paciente de uma casa de apoio a pacientes com câncer, que fica em um bairro popular da capital. No local, vive há 18 anos. Ela chegou ao abrigo doente, com câncer no intestino, mas se curou e, depois, foi adotada pela casa de apoio. Na época, pelo registro de nascimento, já era centenária, mas ninguem imaginava que ela pudesse chegar tão longe. A saúde da idosa vai bem, mas a alimentação tem de ser controlada. "Gosto de comer peixe, negócio de marisco, caranguejo, siri. [Mas] aqui não come", diz.

Deputado Eduardo Sales apresenta à CAR projeto de Reforma do Centro Comercial de Algodão

O projeto foi apresentado ao superintendente da Car
O deputado Eduardo Salles acompanhou o prefeito de Ibirataia, Marco Aurélio, em audiência na CAR (Companhia de desenvolvimento e Ação Regional), em Salvador, nesta segunda-feira (4), quando foi apresentado ao superintendente do órgão, Jeandro Laytynher, o projeto completo de reforma do Centro Comercial Martinho Oliveira, no distrito de Algodão. Ao lado do parlamentar e do gestor, estavam presentes o secretário municipal de Planejamento, Elmar Lopes, o ex-prefeito de Ibirataia, José Antônio, e o chefe de convênios da Secretaria de Planejamento, Juca Muniz. O mercado é o principal meio de comercialização de produtos da agricultura familiar produzidos em Ibirataia. O compromisso de lutar por recursos para a reforma do espaço foi assumido por Eduardo Salles em 19 de março, dia de São José, padroeiro de Ibirataia. Na data, o deputado esteve no distrito de Algodão, no momento em que começou a funcionar a antena que permitiu à população acesso à internet e telefonia celular. “Me sinto honrado por ter ajudado a população de Algodão a ter acesso a essa antena. Meu próximo passo é conseguir melhorias para o Centro Comercial, que está precisando de uma reforma estrutural”, disse o parlamentar na época.

Programa do PT gera novo 'panelaço' pelo país


O programa do PT veiculado por volta das 20h30 na TV nesta terça-feira (5) já gera panelaços em cidades brasileiras, incluindo em alguns bairros da capital baiana (como Graça, Horto Florestal, Pituba, Itaigara e Alto do Itaigara), que já havia sido evitados pelo partido no Dia do Trabalho, quando não houve pronunciamento da presidente Dilma Rousseff. A presidente, no entanto, não teve falas no programa. No vídeo divulgado pelo PT, além de elencar as conquistas feitas pela legenda desde que assumiu a presidência, como os programas Minha Casa Minha Vida e Mais Médicos, a “autonomia” dos órgãos públicos no combate à corrupção, a sigla tratou de questões de ética política. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mencionou que o PT não recebe mais doações de empresas privadas – medida aprovada em resolução no último congresso da agremiação, em abril. Lula aproveitou para convocar os partidos a aprovarem a proibição de doações de empresas para campanhas eleitorais. O atual presidente do partido, Rui Falcão, destacou que os petistas que cometam falhas ou irregularidades deverá ser retirado dos quadros.

Raspar a língua com limpador dá fim ao mau hálito, sabia?


Os raspadores linguais devem ser usados após a escovação. Feitos de um plástico bem resistente (fácil de lavar e secar), servem para alcançar o fundo da língua para eliminar os resíduos que formam a saburra lingual. A saburra é uma camada esbranquiçada ou amarelada que se fixa no dorso da língua e é composta por restos de alimentos, células descamadas da mucosa bucal e bactérias. Presente em mais de 90% dos casos de halitose – na maioria, como a principal origem –, esse problema tem diversas causas, mas pode ser evitado com o uso correto e frequente de raspadores linguais. Segundo um estudo feito pela USP (Universidade de São Paulo) os raspadores são bem mais eficientes na remoção da saburra do que as escovas dentais ou outros instrumentos usados para esse fim, como gazes umedecidas. A pesquisa mostrou, que os raspadores conseguiram diminuir em até 75% a produção dos gases mal cheirosos. Já as escovas, apenas 45%. “Além de não removerem a saburra de maneira adequada, fazendo com que a secreção continue produzindo o odor forte, as escovas dentais ainda causam ânsia de vômito nas pessoas”, diz a Ana Kolbe, dentista especialista no diagnóstico e tratamento da halitose. Problema que não incomoda com os raspadores. “Eles são confortáveis, não machucam, nem agridem a língua, não causam ânsia de vomito e ainda recolhem toda a saburra lingual para que o paciente não engula as bactérias”, diz Ana. A escova apenas retira parte do material deixando-o espalhado pela boca. 
Parceria escova + raspador: Mas quem disse que para limpar a língua é preciso escolher ou a escova ou o raspador? Alguns dentistas recomendam o uso dos dois juntos, justificando uma maior eficácia na remoção da saburra. “O raspador lingual existe para ajudar na remoção da saburra, mas é preciso escovar a língua antes de usá-lo, pois isso garante que os resíduos desorganizados sejam mais facilmente removidos. Fazendo uma analogia, a escova é o esfregão e o limpador de língua é o rodo”, diz Ana Paula Pasqualin Tokunaga, em seu blog Medo de Dentista.
Quando os raspadores não resolvem: “Existem saburras que não podem ser removidas com facilidade, pois estão muito grudadas na língua. Nesses casos precisamos corrigir o fluxo salivar do paciente para que a saburra se torne mais fluida e menos viscosa e assim comece a ser removida progressivamente”, diz Ana Kolbe. Forçar sua remoção com o uso dos raspadores pode causar outros problemas. “O excesso de força nos instrumentos de higiene pode causar agressões as papilas linguais”, afirma Kolbe.

Apostador baiano acerta Mega-Sena e leva prêmio de R$ 2 milhões


Uma aposta da cidade de Ribeira do Pombal (BA) acertou as seis dezenas da Mega-Sena sorteadas na noite desta terça-feira (5), em Aparecida de Goiânia (GO) e levou sozinha o prêmio de R$ 2.018.423,55. As dezenas sorteadas foram: 03 - 09 - 18 - 32 - 40 - 56. A quina teve 59 apostas ganhadoras e o prêmio para cada uma delas é de R$ 18.571,45. A quadra teve 3.328 apostas ganhadoras, cada uma delas com direito a R$ 470,34.
Edição extra: Essa edição extra faz parte do especial da semana do Dia das Mães e altera o cronograma dos demais sorteios desta semana: o concurso 1.702 será realizado na quinta-feira (7) e o 1.703 no sábado (9). As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 2,50.

Câmara conclui votação em segundo turno da 'PEC da Bengala'


A Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (5), em segundo turno, a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que eleva de 70 para 75 anos a idade para a aposentadoria compulsória de ministros de tribunais superiores e do Tribunal de Contas da União (TCU), a chamada "PEC da Bengala". A matéria já havia sido aprovada pelo Senado em dois turnos e ficou parada na Câmara por quase uma década. Com a conclusão da votação em segundo turno, a proposta será promulgada pelo Congresso Nacional. A aprovação foi concluída após a rejeição, por 350 votos contra 125 e 10 absteções, de um destaque do PT que retirava trecho do texto-base da PEC. A nova regra de aposentadoria compulsória serve para ministros do TCU, Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Superior Tribunal Militar (STM). A aprovação da PEC representa uma derrota ao governo, que é contrário ao texto porque vai tirar da presidente Dilma Rousseff o direito de indicar cinco novos magistrados para o STF até o final do seu segundo mandato. Até 2018, cinco ministros terão completado 70 anos: Celso de Mello (novembro de 2015); Marco Aurélio Mello (julho de 2016); Ricardo Lewandowski (maio de 2018); Teori Zavascki (agosto de 2018); e Rosa Weber (outubro de 2018).