Mostrando postagens de abril 29, 2015Mostrar tudo

Deputado Eduardo Salles propõe audiência em Juazeiro para debater crise hídrica no Vale do São Francisco

A proposta foi feita nesta quarta-feira (29) na sessão da Comissão de
Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Preocupado com a crise hídrica do Vale do São Francisco, o deputado estadual Eduardo Salles propôs nesta quarta-feira (29), em sessão da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a realização de audiência pública em Juazeiro. A proposta do deputado estadual é que a audiência seja feita em parceria com a Comissão de Agricultura e Política Rural. A ideia do parlamentar é levar os membros das comissões ao Vale do São Francisco para ouvir dos presidentes das associações dos perímetros de irrigação instalados na região a gravidade da crise hídrica atual no Lago de Sobradinho. “Precisamos colocar todos os parlamentares baianos cientes dos problemas no Vale do São Francisco para buscarmos encaminhamentos juntos”, justificou Eduardo Salles. O deputado propôs também que o convite à audiência seja estendido aos secretários estaduais de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, e do Meio Ambiente, Eugênio Spengler. Eduardo Salles garantiu que, na terça-feira (5), na sessão da Comissão de Agricultura e Política Rural, apresentará novamente a proposta de audiência em Juazeiro e tentará encontrar uma data para o evento.
Ascom Dep. Eduadrdo Sales

Bebê é resgatado após passar mais de 20 horas sob escombros no Nepal


Um bebê de apenas 4 meses foi resgatado após ficar mais de 20 horas soterrado sob escombros no Nepal, após o terremoto que aconteceu no último sábado (25). De acordo com informações da agência CNN, o menino passou por avaliação médica e passa bem. O resgate foi feito pelo exército nepalês, que horas antes havia deixado o local do desastre por não acreditar que haviam sobreviventes na área. Horas depois, choros foram ouvidos e o resgate recomeçou. A criança foi resgatada sem ferimentos graves. Até o momento, não há informações sobre os parentes do bebê.
Resgate - Outros salvamentos foram destaque nos últimos dias. Rishi Khanal, 28 anos, foi resgatado por uma equipe francesa e pela polícia nepalesa, que trabalharam durante 10 horas para resgatá-lo. Rishi ficou 82 horas soterrado e chegou a beber urina para sobreviver. Ainda em Katmandu, uma paraplégica, 32 anos, foi salva após passar 50 horas soterrada em sua própria casa. O último balanço divulgado pelo Ministério do Interior do Nepal, diz que o número de vítimas fatais do terremoto já superou os 5 mil e o de feridos chegou a 11 mil. (Correio)

Crime contra prefeito de Jitaúna foi prescrito

Miro tinha 49 anos quando foi assassinado em frente
o prédio da Prefeitura de Jitaúna em 1986
A população de Jitaúna vivencia o que pode ser classificado de grande sensação de impunidade. É que o principal acusado de ter mandado matar o então prefeito do Município, Claudemiro Dias Lima, em janeiro de 1986, não foi a julgamento em Itabuna, na terça-feira, 28/04/15, porque houve prescrição. Nara Lima utilizou a rede social para fazer um desabafo: “Queridos amigos, o crime praticado contra o meu pai foi prescrito devido a impunibilidade e a morosidade do Estado”. Relatou que “o assassino está preso (em São Paulo) graças a assistência jurídica que demos para que ele fosse condenado por um dos crimes que cometeu”. Adiante disse que mesmo com a prescrição, a sensação da família, em particular, é de dever cumprido. “Lutamos”. Em outro post no Facebook Nara escreveu: “Há 29 anos eu perdi o meu pai, na época prefeito da minha querida cidade de Jitaúna, um político honesto e íntegro, que teve sua vida interrompida”. Miro, como era carinhosamente chamado, tinha 49 anos quando foi assassinado em frente ao prédio da Prefeitura.

Do Jequié e Região

Executados na Indonésia recusaram vendas e cantaram antes de morte



Os oito homens que foram fuzilados na Indonésia na madrugada desta quarta-feira (29) – tarde de terça-feira (28) no Brasil – entoaram cantos religiosos enquanto andavam para encarar o esquadrão que os mataria, disse uma testemunha, que afirmou que eles morreram com “força e dignidade”. Os condenados – dois australianos, quatro nigerianos, um indonésio e o brasileiro Rodrigo Gularte – saíram se suas celas na prisão na ilha de Nusakambangan e andaram até uma clareira feita na floresta, onde as execuções foram cumpridas. Ao invés de abaixar suas cabeças derrotados e resignados, os condenados se recusaram a ter seus olhos vendados e cantaram de forma alta, incluindo canções religiosas, até que os tiros fossem disparados. O marido da pastora Christie Buckingham, que deu conforto spiritual a um dos australianos em seus momentos finais, disse que sua mulher orientou os homens a se conduzir com “dignidade e força até o fim”. “Ela me disse que os oito andaram até o esquadrão de fuzilamento cantando canções de louvor”, disse Rob Buckingham à rádio australiana 3AW. A pastora Karina de Veja disse que as vozes dos oito condenados eram ouvidas juntas. “Eles estavam todos louvando seu Deus. Foi tocante. Foi a primeira vez que testemunhei alguém tão bem por ir encontrar seu Deus”, afirmou. “Eles se uniram. Cantaram juntos, como em um coro. Os não-cristãos, acredito, também cantaram de seu coração”

TSE suspende nova eleição municipal em Terra Nova


A eleição que escolheria os novos prefeito e vice-prefeito de Terra Nova, no Portal do Sertão, não ocorrerá mais no dia 14 de junho. Uma decisão liminar concedida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu o pleito. Terra Nova e Presidente Tancredo Neves tiveram os prefeitos cassados por irregularidades, e novos pleitos haviam sido aprovados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), há duas semanas. A eleição em Presidente Tancredo Neves está mantida para 14 de junho. No caso de Terra Nova, o entendimento do ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, do TSE, é que a nova eleição não poderia ser realizada na forma direta (quando o eleitor vota nominalmente no candidato da preferência dele), mas apenas de forma indireta, quando é realizada por um colégio eleitoral – neste caso, pela Câmara de Vereadores - como consta no art. 81 da Constituição Federal. A liminar foi movida pelo presidente da Câmara de Terra Nova, Hélio Francisco Vinhas, e atual prefeito em exercício de Terra Nova. (BN)