Mostrando postagens de abril 17, 2015Mostrar tudo

Ibirataia: Prefeitura realiza I Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente


O evento foi realizado no antigo "Abrigo dos Velhos" 
A Prefeitura Municipal de Ibirataia, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta sexta-feira (17) a I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento, realizado no espaço de eventos do CRAS, discutiu propostas para o atendimento das prerrogativas do Estatuto da Criança do Adolescente (ECA) e políticas públicas voltadas à defesa dos direitos e interesses desses grupos, que devem compor o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Participaram da conferência o prefeito Marcos Aurélio, membros do Conselho Tutelar, Assistência Social, secretários, vereadores, representantes da sociedade civil e crianças e adolescentes, já que estas representam o grupo de maior interesse das discussões. 


O evento teve como principal objetivo garantir a implementação da política dos direitos humanos de crianças e adolescentes a partir do fortalecimento dos conselhos, bem como promover a ampliação da participação, do controle social e do apoio institucional para consolidação do principio da prioridade absoluta e proteção integral. A Conferência Municipal é uma etapa preparatória para a escala estadual do evento que, por sua vez, tem seus assuntos levados para a Conferência Nacional.


Durante a abertura, Marcos Aurélio falou sobre a importância de discussões como estas: “As conferências são uma oportunidade de a comunidade discutir assuntos que apresentam um interesse em comum. As crianças e adolescentes são parte importante da nossa querida Ibirataia e por isso merecem toda atenção e cuidado”, afirmou o gestor do Executivo Municipal.
Ascom/PMI

XI Encontro Nacional de Legislativos Municipais


O XI Encontro Nacional de Legislativos Municipais, leva ao Legislativo Municipal Brasileiro, a discussão de um dos principais assuntos da política brasileira na atualidade, a Reforma Política. Sistema político, financiamento eleitoral, unificação das eleições, fim das coligações, mandato tampão com eleição para prefeitos e vereadores, são temas do cotidiano nos debates no Congresso Nacional. É preciso que os representantes do parlamento municipal brasileiro apresentem suas pautas e defesas. A UVB precisa da mobilização de todos, contra a previsão da PEC 352/13, que prevê um “mandato tampão” de dois anos em 2016, para unificação dos pleitos em 2018. Os representantes do Legislativo Municipal podem dar a sua contribuição ao Brasil, ajudando aos parlamentares federais a fazerem uma melhor reforma política, ao mesmo tempo em que precisam convencer seus representantes para que não adotem o mandato tampão. Essa é a nossa luta e objetivo. Reforma Política é de interesse do povo brasileiro, que recentemente reuniu milhões de pessoas reivindicando esta pauta e os legislativos municipais não podem ficar fora dessa discussão nacional que atingirá todos os municípios do país e reflete na vida do cidadão.

Eleitores de Presidente Tancredo Neves vão escolher novo prefeito

Eleições acontecem em junho deste ano.
A 31ª Zona Eleitoral de Valença, divulgou na tarde desta quarta-feira (15) a data da nova eleição que irá eleger um novo prefeito no município de Presidente Tancredo Neves. A decisão foi tomada após cassação dos mandatos do ex prefeito Moacy Pereira e seu vice, Moaci Félix. De acordo com nota enviada pela Zona Eleitoral para a imprensa, a eleição acontecerá no dia 14 de junho de 2015 e o prazo para a realização das convenções partidárias terminará antes do feriado de 21 de abril: elas deverão ocorrer de 17 a 20 de abril de 2015. Após a cassação do mandato do ex prefeito, o município passou a ser governador por Balbino Mota, presidente da câmara de vereadores local. O ex prefeito e o vice estão proibidos de entrarem na disputa. Os candidatos ainda não foram anunciados. Informações do Diário Paralelo.