Mostrando postagens de março 18, 2015Mostrar tudo

Um estudo que prova que o chocolate faz emagrecer!


O chocolate é algo sublime - Adoramos seu sabor, o modo como se derrete na língua, o bem-estar que ele nos traz... Infelizmente, nada pior do que o drama de consciência que sentimos logo depois de ter comido alguns quadradinhos de uma barra: quantas horas de ginástica vou precisar para queimar todas as calorias? Este tipo de culpa poderia pertencer ao passado, pelo menos, se você quiser acreditar nos últimos estudos feitos sobre o chocolate. Na verdade, parece que um consumo alto de chocolate poderia lhe ajudar a manter o peso sob controle. Há dois anos os pesquisadores americanos constataram que um consumo alto de chocolate traria, certamente, uma grande quantidade de calorias e matéria gordurosa ao organismo, mas que ela desencadearia também um índice de massa corporal (IMC) incrivelmente mais baixo. O estudo foi feito com de cerca de 1018 pessoas com idades entre 20 e 85 anos.Cientistas europeus se dedicaram também sobre esta questão. Estes últimos levaram em conta jovens entre 12 e 18 anos dos quais eles estudaram sempre a mesma seção de pele através de uma análise bioelétrica: eles puderam assim avaliar a quantidade e a composição de massa gordurosa corporal dos jovens voluntários. Além disto, dados referentes ao regime alimentar e atividades físicas dos jovens foram coletadas duas vezes por semana.

Projeto anula decreto de FHC que isenta Petrobras da Lei de Licitações

Dep. Félix Jr - Autor do Projeto
O deputado federal Félix Mendonça Jr. (PDT) fez um Projeto de Lei que anula o decreto do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), assinado em 1998, que isenta a Petrobras da Lei 8.666/1993, a Lei de Licitações. Pelas regras atuais a estatal fica dispensada de cumprir todos os requisitos previstos na lei de licitação e pode estabelecer concorrência por meio de convite a empresas sem ter de seguir os limites de preços previstos na legislação. “Eu acho que essa brecha transformou a Petrobras nessa vergonha que está aí. Não adianta nada averiguar os problemas sem corrigir a fonte”, disse o parlamentar em entrevista ao Bahia Notícias. De acordo com Félix, o projeto já se encontra em regime de urgência e deve ser votado dentro de 15 dias. O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é um dos apoiadores do projeto. "É uma correção que precisa ser feita, porque isso se mostrou ineficaz, ou melhor, mostrou-se eficaz para um processo de concentração de poder na mão de um diretor para poder direcionar um processo licitatório. Foi um erro", afirmou Eduardo Cunha. (Bahia Notícias)

Ipiaú: Major Nonato deixa o Comando da 55ª CIPM


Foi publicado nesta quarta-feira(18) no Diário Oficial do Estado da Bahia a exoneração do Major Raimundo Nonato de Almeida Júnior, do Comando da 55ª Companhia Independente da Polícia Militar de Ipiaú. Quem irá assumir no seu lugar será o Major Jorge Alexandre dos Santos Júnior. Nonato assumiu a instituição em março de 2013 e nesse período realizou um trabalho elogiado por toda a comunidade, tornando a polícia militar mais próxima, aumentando as ações de combate ao tráfico e, em parceria com a Polícia Civil, conseguiu reduziu os números de homicídios no município. Major Nonato assumirá o Comando da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar-Poções. 

Do Giro em Ipiaú

Inscrições na terceira chamada do Mais Médicos terminam hoje


Termina hoje (18) o prazo para as inscrições na terceira chamada do Programa Mais Médicos. Profissionais registrados nos conselhos regionais de Medicina já inscritos no programa e que ainda não foram alocados podem concorrer a 930 vagas remanescentes em 530 municípios e dez distritos sanitários especiais indígenas. As inscrições vão até às 20h no site do programa. Entre as cidades que não tiveram todas as vagas preenchidas estão 15 capitais, como Salvador, com 24 vagas em aberto, São Paulo, com 11, São Luís com 11, e Brasília com dez. Para a terceira chamada, além das 318 vagas não ocupadas nas etapas anteriores em 218 cidades e dez distritos indígenas, também foram incorporadas 612 vagas que, em princípio, tinham sido preenchidas, mas que não foram ocupadas porque os profissionais selecionados desistiram.Ao todo, são 4.362 os candidatos que podem optar por uma das vagas nessa etapa do programa. Os que forem selecionados deverão se apresentar no local de trabalho entre os dias 23 e 27 de março. A previsão é que eles comecem as atividades no dia 6 de abril. Com as duas primeiras chamadas, 76% das vagas foram preenchidas. Segundo o Ministério da Saúde, 3.155 médicos estão em atividade desde o dia 2 de março. A maioria (2.023) optou pelo benefício do bônus de 10% na pontuação de provas de residência médica, que receberá caso tenha conceito satisfatório durante os 12 meses de atuação no programa. Caso ainda restem vagas, no dia 10 de abril será aberta chamada para brasileiros formados no exterior e, em 5 de maio, para médicos estrangeiros. Até dezembro de 2014, 14.462 médicos foram enviados para trabalhar em 3.785 municípios pelo Mais Médicos.

Novo Código de Processo Civil deve acelerar processos e estimular conciliação


O novo Código de Processo Civil (CPC), publicado hoje (17) no Diário Oficial da União, pretende agilizar o sistema judiciário brasileiro e torná-lo mais acessível para a população. Segundo o Ministério da Justiça, atualmente, há mais de 100 milhões de ações tramitando no Judiciário, quase um processo para cada dois habitantes, e as ações levam, em média, dez anos para serem concluídas. O novo CPC vai substituir o texto que está em vigor desde 1973, quando o país ainda vivia sob a ditadura militar. O novo dispositivo legal foi sancionado pela presidenta Dilma Rousseff com sete vetos e entrará em vigor em um ano. Ele fortalece as jurisprudências, que são as decisões de tribunais sobre assuntos semelhantes, e a possibilidade de conciliação entre as partes. De acordo com o secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Flávio Caetano, o novo código vem enfrentar três grandes problemas do Judiciário: a demora, a dificuldade de acesso do cidadão à Justiça e o grande número de processos. Um dos pontos do código que deve dar celeridade dos processos é a redução do número de recursos. O secretário de Assuntos Legislativos do ministério, Gabriel Sampaio, explicou que foram extintos os embargos retidos e os embargos infringentes. Ainda neste sentido, um dos vetos ao texto aprovado pelo Congresso eliminou a possibilidade de as partes se defenderem oralmente ao recorrer de uma decisão.(Agência Brasil).