Mostrando postagens de março 3, 2015Mostrar tudo

Ibirataia: Campeonato Municipal 2015


A Liga Ibirataense de Futebol estará realizando entre os meses de Março e Maio o Campeonato Municipal 2015, a iniciar-se no próximo domingo dia 08/03, a partir das 13:00h, no estádio "O Tesourão". Vá e leve toda a sua família para torcer para o seu time do coração, ingressos ao preço de R$ 3,00.

Ibirataia: Professores aprovam proposta do Governo Municipal para o Plano de Cargos e Salários


A Presidente da APLB Sindicato de Ibirataia e representantes do Poder Executivo Municipal, entregaram na manhã desta sexta-feira (27) ao Sr. Caio Pereira, presidente da Câmara Municipal de Vereadores, o Plano de Cargos e Salários da Educação, que tem como objetivo deixar transparente para o educador as regras de ascensão e política salarial dos profissionais da categoria. No ato de entrega do documento estiveram presentes o Sr. Marcos Vinicius, Secretário de Governo; Sr. Marcos Paulo, representando a Controladoria Geral da Prefeitura e a Sr. Tilma Marques, presidente da APLB - Sindicato de Ibirataia.

A consolidação do Plano de Carreira e Vencimentos é fruto de discussões e debates realizados através de diversas reuniões entre representantes do Poder Executivo, APLB Sindicato e representantes do Legislativo, que culminou em uma grande assembleia, ocorrida na última quinta-feira (26), envolvendo os profissionais da educação e representantes sindicais que aprovaram por aclamação a proposta do Governo Municipal. A Comissão de Educação presidida pelo vereador Marco Trindade e o Departamento Jurídico do legislativo municipal irão analisar o Plano e encaminhá-lo ao plenário da Câmara para apreciação e votação, possivelmente deverá ser transformado em projeto de Lei, onde logo em seguida será enviado ao Poder executivo.

“O respeito, a transparência e a coragem do prefeito Marcos Aurélio garantiram mais uma grande conquista para a categoria, pois mesmo diante das limitações financeiras do governo municipal, não hesitou em atender uma reivindicação antiga dos educadores deste município, agradecemos pela parceria que vem garantindo os avanços na educação”, disse a Presidente da APLB Sindicato de Ibirataia, Tilma Marques. 

Ascom/PMI

Justiça determina deportação do italiano Cesare Battisti


A Justiça Federal determinou a deportação do ex-ativista político italiano Cesare Battisti. A determinação acolheu um pedido do Ministério Público Federal (MPF), que pediu na anulação do visto concedido pelo governo brasileiro ao estrangeiro. Na ação, o MPF contesta o visto concedido a uma pessoa condenada por crime doloso em seu país de origem. Logo depois do julgamento da ação do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a extradição de Battisti, a decisão ficou nas mãos do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, que em seu último dia no cargo decidiu mantê-lo no Brasil. Foi concedido então a Battisti o status de refugiado. No entanto, um advogado contratado pelo governo italiano contestou o refúgio, que foi cassado pelo STF. Isso porque os ministros não entenderam que ele reunia as condições de refugiado. Isso teria deixado o ex-ativista em situação irregular no País. Battisti então recorreu ao Ministério da Justiça, que por meio do Conselho Nacional de Imigração, concedeu o visto ao italiano. Na ação que determinou a deportação, o Ministério Público contestou a legalidade do visto, porque de acordo com a legislação brasileira, a autorização não poderia ser concedida a uma pessoa que foi condenada por um crime comum em seu país de origem. O ex-ativista foi condenado à prisão perpétua no final da década de 70 na Itália por crimes cometidos quando fazia parte do grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC). Ele fugiu e foi preso na França em 1991. Treze anos depois conseguiu chegar ao Brasil. Em 2007 foi preso no Rio de Janeiro usando documentos falsos. De acordo com a juíza federal da 20ª Vara do Distrito Federal Adverci Rates Mendes de Abreu, a resolução usada pelo Conselho Nacional de Imigração para conceder o visto a Battisti não teria validade, por conta de legislação brasileira. “Sendo norma de caráter inferior, não tem aptidão jurídica para se sobrepor à norma de hierarquia superior”, diz trecho da decisão.

Itatim: Batida com carreta deixa 2 feridos e carro parcialmente destruído


Dois homens ficaram feridos após colisão entre um carro de passeio e uma carreta, na manhã desta terça-feira (3), na BR-116, próximo ao município de Itatim, localizado a cerca de 215 quilômetros de Salvador. O carro ficou parcialmente destruído após a batida. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 9h30, quando chovia no local. A PRF explicou que o carro de passeio aquaplanou, por causa das poças de água que formaram na via, rodou, invadiu a pista que seguia no sentido contrário e atingiu a carreta. Após o choque, o carro capotou e foi parar fora da via. Os dois homens feridos, ambos de Minas Gerais, estavam no veículo menor. Um saiu com apenas escoriações no pé, enquanto o outro precisou ser encaminhado ao Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), na cidade de Feira de Santana, a 97 quilômetros de Itatim. Segundo o setor de serviço social da unidade hospitalar, o paciente tem estado de saúde considerado estável, entretanto não divulgou que tipos de ferimentos ele sofreu. A PRF acrescentou que uma faixa da via ficou interditada até as 13h, quando os veículos foram retirados, e o trânsito no local foi normalizado. (G1)

Prédio do TRT fecha pelo 2º dia após funcionários passarem mal


O expediente no prédio do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) no Comércio, em Salvador, foi suspenso pelo segundo dia consecutivo após servidores passarem mal depois que uma dedetização feita no fim de semana. Nesta terça-feira (3), o serviço foi suspenso no início da tarde. Já na segunda-feira (2), o aviso foi divulgado antes do início do atendimento externo, por volta das 8h. Um funcionário chegou a precisar ser atendido pelo serviço médico do TRT. Segundo a assessoria do Tribunal, o expediente foi suspeito nesta terça-feira por precaução. O TRT afirma que o homem que passou mal sofre de problema respiratório e que não é possível afirmar, por enquanto, que o caso foi em decorrência da dedetização. Uma servidora, que não quer se identificar, afirma que o procedimento de dedetização é periódico e que é a primeira vez que a situação acontece. "Hoje, quando chegamos pela manhã, aparentemente não tinha nada, mas algumas pessoas sentiam a cabeça pesar, olhos e garganta coçando, língua pinicando, tosse. No fim da manhã, a gente começou a piorar. Começamos a ligar para a administração e para o serviço médico. Por volta das 12h, orientaram a suspensão. Hoje, a coisa partiu dos servidores, dos juízes. Quando a gente ligou, aí que eles orientaram a não usar copos plásticos abertos", afirma a servidora ao G1. O TRT-BA solicitou que empresa contratada para fazer a dedetização preste esclarecimentos sobre o ocorrido e que aguarda laudo técnico da Vigilância Sanitária para saber o que de fato aconteceu. A previsão é de que o laudo seja emitido ainda nesta terça. Segundo a assessoria do Tribunal, a dedetização é feita anualmente e nunca houve registro de problemas.

Pedido de Exoneração



Prezados Amigos,

Mais uma etapa cumprida e por isso não posso deixar de agradecer a todos que diretamente ou indiretamente contribuíram com a gestão na Secretaria de Administração e Finanças, na Secretária de Gestão e na Secretaria de Governo. 

Nenhuma atividade independente de ser ou não no exercício da função pública se realiza sozinho, todos precisam do coletivo. E para minha sorte a equipe que compõe o quadro é participativa e abraçou com garra o trabalho em prol de ver uma Ibirataia melhor e mais confiante.

Sou grato em especial ao eterno amigo Júlio Leal (in memoriam), a prefeita e também amiga Ana Cléia pela confiança a mim e que tem e sempre terá meu apoio e minha amizade de forma incondicional.

Assumi em abril de 2017 e embora pareça curto o período, digo que tempo necessário para contribuir com a gestão e com a população de Ibirataia. 

Nesse momento, estarei me ausentando temporariamente das funções no município e darei continuidade a projetos pessoais e profissionais que necessitam da minha presença. Os projetos da Secretaria terão continuidade através do novo secretário, saibam que estarei sempre por perto pela relação que tenho com a cidade e com os amigos.

Meu muito obrigado a todos.

Alexsandro Freitas Silva