Mostrando postagens de fevereiro 9, 2015Mostrar tudo

Dário Meira: Professor morre após ser baleado por engano dentro de casa

O professor Antonio Brito era evangélico
A população da pequena cidade de Dário Meira se assustou na noite desta segunda-feira(09) com a violência que toma o município. Um professor bastante conhecido foi baleado dentro de sua residência. De acordo com informações colhidas pela nossa reportagem, o docente estava no interior de sua casa quando um indivíduo identificado como "Alan de Jhones" invadiu o local ao fugir de três homens que tentavam mata-lo. Populares contam que os criminosos começaram a bater na porta com intuito de arromba-la. Ao abrir, o professor Antônio Brito foi atingido por cerca de nove disparos de arma de fogo. Ainda segundo os vizinhos, a vítima foi atingida na região do tórax e nas costas. Os bandidos fugiram em seguida em um carro modelo Fiesta de cor branca, informou uma testemunha. O professor foi socorrido pelo Samu e encaminhado para um hospital em Jequié. Ele não resistiu aos ferimentos e faleceu na mesa de cirurgia. O rapaz que fugia dos criminosos foi encontrado pelos militares escondido dentro de um tanque na casa do professor. "Alan de Jhones" foi encaminhado para a delegacia de Itagibá  para não correr o risco de ser linchado pela população. Professor Antônio Brito era evangélico e considerado uma pessoa de excelente caráter.  O sepultamento deve acontecer nesta terça-feira em Dário Meira. (Giro em Ipiaú)

Construtoras da Lava Jato enfrentam enxurrada de ações


A vida financeira das construtoras envolvidas na operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção nos contratos da Petrobrás, anda tão difícil que nem as despesas mínimas estão sendo pagas. Com caixa debilitado e sem crédito na praça, as empresas vivem um bombardeio de ações judiciais movidas por fornecedores, que cobram por serviços prestados, venda de produtos e locação de equipamentos. Na outra ponta, o reflexo tem sido a redução do ritmo das obras e do quadro de funcionários de algumas construtoras. Os problemas surgiram com a sétima fase da operação Lava Jato, da Polícia Federal, desencadeada na primeira quinzena de novembro e que prendeu executivos de várias construtoras, como Camargo Corrêa, OAS, Mendes Júnior, UTC, Engevix, Iesa, Galvão Engenharia e Queiroz Galvão. No fim de dezembro, a situação se complicou ainda mais com a lista de 23 empresas proibidas de participar de novas licitações da Petrobrás. Sem receber contratos em andamento e impedidas de participar de novos negócios, as empresas também deixaram de pagar fornecedores e estão enxugando suas estruturas. A Galvão Engenharia, por exemplo, decidiu fechar a divisão de engenharia industrial, a mais ligada aos projetos da Petrobrás. A empresa diz que, além das dívidas vencidas, tem cerca de R$ 900 milhões a receber da estatal, que paralisou todos os pagamentos desde 2014. Sem dinheiro, a companhia, que representa 16% do grupo, também parou de pagar seus fornecedores. Um deles é a Four Tech, empresa que faz locação de equipamentos para o ramo de petróleo. A empresa alugou máquinas para a Galvão Engenharia usar nas obras da Refinaria de Paulínia. No começo, os pagamentos eram regulares. Mas, depois da Lava Jato, a empresa deixou de pagar até uma dívida de apenas R$ 14 mil. "Entramos em contato com a empresa no fim de janeiro e ela disse que só no segundo semestre (teria dinheiro para pagar)", diz o advogado da companhia, Vinicius Feitoza Paes.

À Câmara, população pede fim de Exame de Ordem e revogação de desarmamento


Do Bahia Notícias 

A Câmara dos Deputados divulgou, nesta segunda-feira (9), a lista das votações mais pedidas pelo público à Casa. De acordo com o levantamento, a matéria de maior repercussão é a PEC534/2002, que diz sobre as competências da guarda municipal e pede a criação de uma guarda nacional. Em segundo lugar, aparece o PL 3722/2012, que revoga o Estatuto do desarmamento. Ainda sobre segurança, a quarta matéria mais pedida foi a PL 5616/2013, que cria um piso salarial pra os Guardas Municipais. A PL 2154/2011, que revoga a exigência do Exame de Ordem – à exemplo do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – é a quarta mais pedida. Na quinta posição aparece a PL 4434/2008, que dispõe sobre o reajuste dos benefícios mantidos pelo regime geral de previdência social e o índice de correção previdenciária.

Márcia Imperator: 'Meu peito é mais conhecido que feijão preto'


Márcia Imperator ficou conhecida nos anos 90 por destruir muitos casamentos. A modelo faz parte do elenco do quadro "Teste de Fidelidade" do programa do João Kleber. Neste domingo, 8, não deve ter sido diferente já que ela "roubou" a cena - e os olhares dos homens - durante o ensaio técnico da União do Peruche no Sambódromo de São Paulo. Isso porquê ela deixou seus seios à mostra ao cruzar a Avenida. "Claro que não foi intencional! Meu peito é mais conhecido que feijão preto", disse ela ao Ego, nesta seguinda-feira, 9. Márcia se referiu aos shows de striptease e filmes pornôs que fez nos últimos anos, após ficar um tempo afastada do programa. Com muito bom humor, a modelo ainda brincou sobre o episódio no Anhembi. Márcia ainda disse que não ia desfilar neste Carnaval. "Estou há quatro anos afastada do carnaval e nem ia desfilar. Nas últimas duas semanas, me convidaram para desfilar na Peruche e na Acadêmicos de Tucuruvi e resolvi aceitar. Não estava preparada para nada, nem para causar", brincou ela. Segundo ela, sua fantasia na Avenida terá menos pano ainda. "Meu vestido do ensaio técnico era comportado, vai... Foi um deslize. A roupa do desfile é mais pelada, com um biquíni cavado", contou ela, que vai vir vestida de borboleta.

Repasses da Prefeitura para Maternidade Gestão Marcos Aurélio exercício 2016



Ibirataia: Certidão Trabalhista da Maternidade Aurelina Fair


MP-BA investiga ação da PM que resultou em 12 mortes no Cabula

O procurador-geral de Justiça Márcio Fahel designou quatro promotores para atuar em conjunto no inquérito que apura as circunstâncias da ação policial que resultou na morte de 12 pessoas no bairro do Cabula, na última sexta-feira (6). A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta segunda-feira (9). “Na verdade, existe um procedimento que fatos dessa natureza o Ministério Público da Bahia (MP-BA) sempre acompanha as investigações. Vamos aguardar as perícias para, a partir daí, ter alguma posição", afirma o coordenador do grupo de investigação, Davi Gallo, em entrevista ao G1. Além de Davi Gallo, atuarão no caso os promotores de Justiça José Emmanuel Araújo Lemos, Ramires Tyrone Carvalho e Raimundo Nonato Moinhos. Segundo o coordenador do grupo, os promotores já ouviram cinco testemunhas, entre elas quatro policiais e um sobrevivente da ação. "Esperamos concluir isso em no máximo 30 dias. Vamos aguardar os laudos necroscópicos e as balísticas também. Estamos tomando providências para adiantar as investigações. Só dá para ter alguma conclusão após esses laudos e provas", relata Gallo. No último sábado (7), três suspeitos que ficaram feridos após o confronto com a PM tiveram aprisão preventiva decretada pela Justiça, com o aval do MP-BA. "Em princípio, são procedimentos distintos. Temos uma tentativa de homicídio, em tese, contra os policiais, e por isso as prisões desses três que sobreviveram foram decretadas", conta. Segundo ele, ainda na tarde desta segunda-feira, novas testemunhas serão ouvidas pelo MP-BA no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Sul baiano: Operários de obras da Fiol realizam assembleia para definir rumo de greve


Uma assembleia de operários das obras da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), no trecho de Itagibá à Ilhéus, no sul do estado, decidirá nesta terça-feira (10) os rumos da categoria, que paralisou os trabalhos desde a última quinta-feira (5). A reunião ocorre no canteiro localizado em Barra do Rocha. Entre as reivindicações está à participação de lucro (PL), qualidade da alimentação, e melhor estrutura para os trabalhadores de empresas subcontratadas pela CTP Consórcio Trail Pavotec. “Tivemos informações que trabalhadores das empresas subcontratadas, vindos de outros estados, estão dormindo em cabines de caminhões, papelões e outros em redes armadas ao lado da rodoviária de Barra do Rocha. Há casos também de trabalhadores sem carteiras assinadas”, afirmou Valdeli Rosa, do Sintepav -Bahia (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia) ao Giro de Notícias em Ipiaú. Segundo o sindicalista, a empresa responsável pelas obras do Lote 1 já se mostrou disposta a acatar as reivindicações. Em torno de mil trabalhadores tem contrato com a CTP, e outros 300 são oriundos de empresas terceirizadas. Segundo o site, o trecho de Itagibá a Ilhéus é o mais atrasado da Fiol. (BN)

Nível do Sistema Cantareira sobe pelo quarto dia consecutivo


Os reservatórios do Sistema Cantareira registraram aumento nos níveis pelo quarto dia consecutivo. O sistema, que abastece 6,2 milhões de pessoas na Grande São Paulo, opera nesta segunda-feira com 5,9% de sua capacidade, alta de 0,2 ponto percentual ante o dia anterior. O volume de chuvas neste mês chegou a 85,6 milímetros (mm) – a média histórica para fevereiro é 199,1 mm. Com as precipitações, o reservatório subiu em seis dos nove dias do mês, o melhor desempenho mensal desde o primeiro alerta da Sabesp sobre a crise hídrica, em janeiro do ano passado. O Sistema Guarapiranga, que abastece a zona sul, teve aumento de 1,1 ponto percentual no nível armazenado e agora está com 53,4% da sua capacidade. No mês, o sistema acumulou 97,2mm de chuva. A média histórica para fevereiro no sistema é 192,5mm. O Alto Cotia está com 33,1% da capacidade, uma alta de 0,5 ponto percentual em relação ao dia anterior. Para o mês, a pluviometria acumulada é de 98,4mm. Já a média histórica é 178,9mm. Essas represas fornecem água para as cidades de Cotia, Embu, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu e Vargem Grande. O Sistema Rio Grande, que abastece os municípios de Diadema e São Bernardo do Campo e parte de Santo André, caiu de 78,9% para 78,8% no último dia. Neste mês, houve acúmulo de 91,2mm de chuva. (Terra)

Ibirataia: Reunião entre prefeito e profissionais da educação define Plano de Cargos e Salários

A reunião aconteceu na Prefeitura Municipal
O prefeito Marcos Aurélio participou, nesta sexta feira (6), na Prefeitura Municipal, de uma reunião com a Secretária de Educação a Srª. Lenise Luedy, Diretores da rede municipal, representantes da APLB, Vereadores, Secretário de Finanças, departamento Jurídico, dentre outros. O encontro teve como tema as dificuldades financeiras dos Municípios, bem como o porquê da analise minuciosa da viabilidade financeira do plano de Cargos e Salários do Magistério.
Esclareceu que, devido à atual situação do Brasil, com a queda de repasse de recursos pela União, muitos Municípios já se encontram com salários atrasados. Informou que o Município de Ibirataia ainda tem como agravante a queda no numero de alunos da rede municipal, com queda considerável do repasse do FUNDEB, com prejuízos insuperáveis para a Municipalidade.
Deixou claro que a queda no número de alunos da rede Municipal teve como principal conseqüência a falta de veracidade encontrada na rede municipal de ensino em relação ao numero de alunos.  A atual administração detectou vários alunos matriculados em duplicidade, bem como alunos que nem sequer residiam no nosso Município, elevando em muito, indevidamente, o número de alunos da rede municipal. Houve uma revisão geral para fins de dar legalidade e legitimidade aos novos números de alunos matriculados pelo Município.
Questionado pela categoria, a respeito do plano que no entendimento da classe já se encontra apto a ser enviado para a Câmara, o prefeito esclareceu que o aumento de 13% no salário repassado pelo governo federal, foi muito além do esperado, tornando-se necessário um estudo minucioso do plano do Magistério, para evitar atrasos de salários.
Explicou que o projeto de Lei referente ao plano de Cargos e Salario do magistério se encontra em fase final, comprometendo-se junto com o RH, Contabilidade e departamento Jurídico, enviar para a Câmara até o dia 18/02.
A Professora Sheila sugeriu que os vereadores convocassem uma Audiência Pública para apresentar o plano para a categoria, o que foi aceito pelos presentes e pelo prefeito Marcos Aurélio, que sempre pautou a sua administração pela transparência. 
Afirmou ainda, que assim que o plano de Cargos e Salários, seja aprovado pela Câmara Municipal, o novo piso será pago integralmente, se possível ainda no mês de fevereiro.
“Reconheço que o nosso grande desafio é melhorar a qualidade do ensino de nossas crianças. Para isso, quero sempre contar com a participação e com a contribuição de todos”, explicou Marcos Aurélio, destacando que o ambiente de interlocução e diálogo com os dirigentes sindicais e com a comunidade, é uma marca da gestão e uma conquista para Ibirataia.
ASCOM/PMI