Mostrando postagens de fevereiro 4, 2015Mostrar tudo

Ibirataia: Direção da rádio comunitária proíbe secretária de ação social usar o espaço

A Secretária Marli Pereira foi impedida de usar o espaço da
Rádio Comunitária Netinho FM
A rádio comunitária de qualquer município é a voz do povo e da comunidade, porém, essa teoria não esta acontecendo na pratica. A diretoria da rádio comunitária de Ibirataia é um exemplo de ditadura, pois, proibiu a Secretária de Ação Social do município, Marli Pereira dos Santos,  de usar o espaço para falar os benefícios e projetos realizados para os moradores da cidade. De acordo com a secretária, no programa Panorama Ipiaú de hoje (4), a diretoria da rádio a proibiu de falar porque o grupo é oposição ao prefeito Marcos Aurélio.  Até que ponto chegou a disputa política, pois, a comunicação está para interesses particulares e não para o povo que precisa (Panorama Ipiaú)

Ibirataia: PAA segue beneficiando famílias carentes do Município

                         
O Programa beneficia famílias de baixa renda
A distribuição de gêneros alimentícios voltados para as famílias de baixa renda do município de Ibirataia segue acontecendo. A secretaria de desenvolvimento Social e cidadania- SEDESC iniciou na manhã desta quarta-feira (04) mais uma entrega em parceria com a ASPECA.

O PAA (PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS) Visa beneficiar de forma direta os produtores e agricultores famíliares,os quais são responsáveis em fornecer os alimentos. E também  as famílias carentes do município.

O Prefeito Marcos Aurélio enfatizou sobre a importância do programa realizado e distribuído pela secretaria de desenvolvimento Social e cidadania e a Secretaria de Agricultura.

Ascom PMI

Concurso MP-BA: Gabarito preliminar é publicado no Diário da Justiça


O gabarito preliminar da prova do concurso para promotor de Justiça Substituto, promovido pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), foi divulgado no Diário da Justiça Eletrônico desta quarta-feira (4). gabarito pode ser conferido aqui. Os recursos que questionam a prova devem ser interpostos no Protocolo Geral do Ministério Público, situado no endereço acima referido ou na Av. Joana Angélica, nº 1312, Nazaré, em Salvador, nos dias 5 e 6 de fevereiro.  

Sistema Cantareira registra segunda alta consecutiva em 2015


O Sistema Cantareira registrou a segunda alta consecutiva neste ano, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. O manancial subiu de 5,1% ontem (3) para 5,2% hoje (4). A alta anterior também foi 0,1 ponto percentual, quando subiu de 5% na segunda-feira (2) para 5,1% ontem. As ligeiras altas podem ser atribuídas à chuva que atingiu o manancial, registrando 44,4 milímetros (mm) desde domingo (1º). A precipitação do mês de janeiro fechou bem abaixo do esperado. No acumulado, foram 148,2 mm de chuva, equivalente a apenas 54,66% da média histórica para o mês (271,1mm). Outro manancial, o Alto Tietê sofreu queda, passando de 11,1% ontem para 11%. A chuva acumulada neste início de mês é 14,9 mm. O resultado do mês anterior está abaixo do esperado. Choveu somente 103,8 mm, equivalente a 41,27% da média histórica do mês (251,5 mm). O Sistema Guarapiranga, que também abastece São Paulo, registra equilíbrio em 47,9% desde segunda-feira (2). Esse manancial registra volume de chuvas acumulado de 6,4 mm nos quatro primeiros dias de fevereiro. O acumulado de janeiro fechou em 248 mm. O resultado é positivo, já que a média histórica para o mês é 229,3 mm. (iG)

Para passar, 1º lugar da UFRGS em medicina eliminou Facebook e WhatsApp


Acorda cedo, vai para o cursinho, almoça, participa de aulas especiais para quem quer prestar medicina, vai para casa, continua estudando, janta, dá mais uma lida na matéria, toma banho e dorme. Essa foi a rotina diária de Bruna Sollitto, por quatro anos, para finalmente conseguir, neste ano, passar em medicina em uma universidade pública. Para se classificar em 1º lugar na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), ela deixou de lado baladas, amigos, namoro, filmes e shows de rock. Adeus, Facebook e WhatsApp. Para não entrar em colapso diante de uma carga tão intensa de estudos, a jovem de 21 anos buscou refúgio em um hobby antigo, o desenho. Nos poucos momentos de descanso, pegava um pedaço de papel e um lápis para rascunhar rostos e personagens. "Gosto de desenhar. Sempre dava um tempinho. O desenho foi minha válvula de escape", afirmou a estudante que vive com os pais na Vila Mascote, zona sul de São Paulo.
Escola particular - Bruna fez a educação básica em escolas particulares em São Paulo. Quando terminou o ensino médio, encarou quatro anos de preparatório para o vestibular. Foram dois anos no Objetivo e os dois últimos no Poliedro. Após quatro anos de cursinho e uma rotina de 14 horas de estudos todos os dias, incluindo sábados e domingos, Bruna sente que conseguiu cumprir seu dever. Mesmo assim, se surpreendeu com a primeira colocação na UFRGS que utiliza a nota do Enem pelo Sisu como processo seletivo."Foi uma surpresa. Não pensei que eu fosse passar em primeiro lugar. Eu sabia que tinha feito um bom Enem, mas medicina é medicina, né?", contou. Bruna já havia passado no curso desejado em uma universidade pública antes. No começo de 2014, foi aprovada na UFF (Universidade Federal Fluminense). No entanto, achou que não se adaptaria ao Rio de Janeiro e, por isso, insistiu em mais um ano de cursinho. A estudante admite estar bastante apreensiva quanto a morar em Porto Alegre. Ela sempre viveu em São Paulo, com os pais. Além disso, vai visitar o Rio Grande do Sul pela primeira vez nesta semana, justamente no período de matrícula. "Certamente, vou ter uma vida diferente da que eu levo em São Paulo. Porto Alegre é uma capital de Estado, mas parece ser um lugar mais tranquilo do que onde eu vivo", afirmou. "Vou ficar bem longe da minha família e ainda tenho de ver onde eu vou morar. É preocupante, não conheço a cidade. Não sei se vou me adaptar. Na teoria tudo parece ser legal, mas a prática é bem mais complicada."
Moda - A jovem paulistana já chegou a cursar um semestre de faculdade. O curso escolhido na ocasião, porém, não tem absolutamente nada a ver com medicina. Após dois anos de cursinho e, cansada de tentar ser médica, Bruna se matriculou em moda. Não deu certo. Apesar de adorar desenhar, o curso não tinha sua cara, segundo ela. Medicina era uma paixão mais antiga e muito mais arrebatadora. A estudante abandonou a faculdade, trocou de cursinho e focou no sonho. Mesmo distante mais de 1.100 km de seus pais – que sempre estiveram no quarto ao lado -, em uma cidade nova, ao lado de pessoas que nunca viu antes na vida, Bruna diz ter certeza de que vai gostar do curso. Quer dizer, quase: "Não tenho medo de não gostar de medicina. Acho difícil que isso aconteça... mas a gente nunca sabe, né?". (Uol)

Refrigerante acelera envelhecimento; veja 9 males à saúde


Estamos tomando mais refrigerante do que nunca. Mas o que isso significa para a nossa saúde? O site do jornal britânico Daily Mail reuniu alguns dados surpreendentes sobre este dado. Confira a seguir.
1. Eles aceleram o envelhecimento
Pessoas que bebem o equivalente a duas latas de Coca-Cola por dia podem envelhecer mais rápido, indicam pesquisadores americanos. Eles descobriram que essas pessoas têm suas células envelhecidas em até 4,6 anos. Seus telômeros, pequenas ‘capas’ que protegem o final das cadeias de DNA, parecem mais curtos.
2. Eles aumentam o desejo por açúcar
Tomar apenas duas latas de bebidas açucaradas no mesmo dia pode alterar a percepção sobre o gosto doce, e fazer com que a pessoa deseje ainda mais açúcar.
Isso porque o doce está fortemente conectado com o sistema de recompensa no cérebro. Além disso, as bolhas também podem aumentar esta vontade, devido ao dióxido de carbono, que atua como um ácido e faz com que o prazer do sabor seja ainda mais forte. 
3. Eles estão ligados ao câncer
Mulheres que tomam mais de três bebidas açucaradas – gaseificadas ou não – por semana aumentam o risco de desenvolver câncer de mama.
Pesquisadores de uma universidade em Quebec mostraram no ano passado que, quanto maior o consumo deste tipo de líquido, maior a densidade no seio – um conhecido fator de risco do câncer.
4. Eles podem prejudicar os ossos
Beber quantidades altas de cola podem afetar os ossos, acreditam pesquisadores americanos. Isto porque eles contêm, com frequência, altos níveis de ácido fosfórico.
Um estudo de 2006 mostrou que mulheres que ingerem cola diariamente têm uma menor densidade mineral nos ossos do quadril.
O corpo se esforça naturalmente para manter os níveis de cálcio e fósforo equilibrados, então quando há excesso de fósforo, o cálcio é lançado para corrigir este equilíbrio.
5. Eles causam inchaço
Quando tomamos uma bebida gasosa, o gás – chamado de ácido carbônico – preenche o estômago com ar, criando uma pressão que empurra o ar de volta ao esôfago, causando o arroto.
E se você já sofre de inchaço, o gás extra pode piorar o quadro. As bolhas podem eventualmente explodir e serem reabsorvidas pelo sangue.
Os refrigerantes podem, ainda, agravar a síndrome do intestino irritável, uma desordem ligada ao sistema digestivo.
6. Eles atacam seus dentes
O açúcar reage com as bactérias na placa dentária, produzindo ácidos que podem causar cáries. A água com gás também pode ser prejudicial aos dentes porque contém ácido carbônico, formado quando o dióxido de carbono é dissolvido na água, destruindo o esmalte do dente.
7. Eles bombardeiam o seu fígado
Bebidas gaseificadas com altos níveis de açúcar estão ligadas à doença da gordura no fígado. Um estudo de 2009 mostrou que pessoas que tomam duas latas por dia são cinco vezes mais propensas a desenvolver a condição, além de cirrose precoce e câncer de fígado. Bebidas com altos níveis de frutose são absorvidas pelo órgão e se convertem em gordura.
8. Eles podem prejudicar o estômago das crianças
Refrigerantes a base de cola ou de limão são remédios populares para um estômago doente, mas eles na verdade pode fazer mal para crianças com este tipo de problema.
O revestimento do estômago e intestinos são frequentemente danificados por falhas no estômago, e bebidas ricas em açúcar podem piorar o seu estado, possivelmente porque as bactérias se alimentam de açúcar.
9. Eles podem antecipar a puberdade
Segundo um estudo americano, beber mais do que uma bebida açucarada por dia pode antecipar a menstrução das meninas.
A pesquisa, feita com 6 mil garotas, mostrou que aquelas que tomavam mais do que 1,5 por dia tiveram o primeiro período 2,7 meses antes do que as que tomavam duas vezes por semana ou menos.
As bebidas com açúcar também podem aumentar os níveis de insulina, que por sua vez pode levar a maiores concentrações de hormônios sexuais femininos, como o estrogênio. 

Anderson Silva é pego em antidoping feito antes de luta contra Diaz


O brasileiro Anderson Silva, ex-campeão dos pesos-médios do UFC, foi flagrado no exame antidoping depois de metabólitos de Drostanolona serem encontradas em sua urina em exames feitos pela Comissão Atlética de Nevada antes da luta de Spider contra Nick Diaz, no UFC 183, no sábado em Las Vegas. O resultado do teste foi revelado na terça-feira (3). Spider voltou a pisar no octógono depois de um ano de reabilitação após sofrer uma fratura em duelo contra Chris Weidman, em dezembro de 2013. Na luta deste final de semana, Spider derrotou Diaz em decisão unânime dos jurados. "Hoje, dia 3 de fevereiro de 2015, o UFC foi notificado pela Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC) que Anderson Silva testou positivo para metabólitos de drostanolona em seu exame antidoping do dia 9 de janeiro, portanto fora do período de competição. O UFC assume que novos testes serão realizados pela NSC para confirmar os resultados dos exames preliminares. Anderson Silva tem sido um campeão incrível e um verdadeiro embaixador do MMA e do UFC no Brasil e no mundo. O UFC está desapontado pelos resultados dos exames preliminares. O UFC tem uma política estrita e consistente contra o uso de substâncias proibidas e/ou drogas para aumento de performance, estimulantes ou agentes mascaradores por seus atletas". (Correio)

Bancada do PT entra com pedido na Justiça contra reeleição na ALBA



A Eleição para presidência da Assembleia Legislativa da Bahia vai parar na justiça após o entendimento de “eternização de mandato”, entendido pela bancada petista a 5ª reeleição de Marcelo Nilo no poder legislativo estadual. A votação aconteceu na última segunda-feira (02) e 11 deputados do Partido dos Trabalhadores decidiram abandonar a plenária e não participaram da votação em manifesto ao que já se havia decidido. Em entrevista a Recôncavo FM, o presidente estadual do diretório do PT, Everaldo Anunciação afirmou que a bancada se posicionou contraria a reeleição e irá explorar todos os recursos para barrar a votação. Anunciação informou ainda que antes das eleições, quando se articulava quem sairia candidato e suas alianças, Nilo garantiu que acabaria com a reeleição indefinida na AL-BA, “infelizmente isso não fui cumprido. Tentamos negociar com o presidente mais a ilegalidade continuou. Nos retiramos para não pactuar com as eleição por ser ela ilegal e inconstitucional”, declarou. Ainda de acordo o presidente estadual, Nilo utiliza de “artifícios” a seu favor e citou que o presidente da Casa aprovou apenas um dia para que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que regula a reeleição somente no mesmo período fosse votada, “ antes da votação, chamou vários deputados ao seu gabinete e os ameaçou para que eles não votassem naquele processo.
Não podemos pactuar com isso”, afirmou. Dissabores ou não a manutenção de Nilo na Presidência da ALBA pode fazer uma racha ente o PDT e o PT pelo menos em solo baiano. Sobre o assunto, Everaldo disse que esta discussão não manchará a gestão Rui Costa e salientou que o partido sempre foi muito generoso com o PDT e pontuou que se o existisse mesmo ‘bala na agulha’ não pediria ajuda para formar uma bancada, “nós concordamos com a aliança e reduzimos nossa bancada em generosidade. Não existe infidelidade de nossa parte e sim do lado deles. Não podemos admitir chantagens nem ameaças”, reverbera. Rosemberg Pinto (PT) sairia candidato ao pleito, no entanto desistiu de última hora, pressentindo a derrota, sobre o assunto, Anunciação salientou que não existiu medo de derrota mesmo sabendo que seriam as mínimas chances de vitória e acrescentou que a permanência de Pinto daria vazão a hipocrisia, “ficaríamos como derrotados, pois sabíamos dos resultados e seria hipócrita de nossa parte judicializar a reeleição de Nilo sendo participante nas eleições”, informa.
Sendo visto como novo coronel, há quem diga que mesmo estando em desacordo agora, o PT já se mostrou conivente com a suposta irregularidade em outras oportunidades, a exemplo de 2011, quando Nilo foi eleito para seu terceiro mandato consecutivo e novamente em 2013, no quarto. “ele quer se perpetuar no poder e essa prática é arcaica e não vamos estar em acordo com esta situação”, reafirmou.
O próximo passo, segundo Everaldo é reunir a bancada petista e iniciar um mandato de segurança contra a votação, “se a medida não surtir efeito iremos abrir um processo de assinaturas em toda a Bahia, como emenda popular, para acabar com a reeleição na Assembleia Legislativa. Não temos nada contra os Partidos, nem DEM nem PT; nenhum outro. O que queremos e a democratização nas eleições da Assembleia” finaliza.
Voz da Bahia