Mostrando postagens de janeiro 8, 2015Mostrar tudo

Testes finais de vacina contra ebola terão início em janeiro


O estágio final de testes de vacinas experimentais contra o ebola terá início em janeiro ou fevereiro nos países da África Ocidental mais afetados pelo vírus, enquanto cientistas e fabricantes de medicamentos correm para segurar o contágio da doença, informou nesta quinta-feira (8) a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caso se provem eficazes, as injeções estarão disponíveis para envio poucos meses depois. A epidemia já matou 8.235 pessoas, de um total de 20.747 infectados, segundo balanço da OMS divulgado nesta quarta-feira. Quase 90 especialistas de fabricantes de vacinas, agências reguladoras e ministérios da Saúde se reuniram na sede da OMS para revisar dados dos testes de segurança iniciais e finalizar os planos para os essenciais testes clínicos da fase três na Libéria, Serra Leoa e Guiné. "É do meu entendimento que não há grandes sinais de segurança reportados até o momento", declarou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, em seu discurso de abertura, obtido pela Reuters. "Todos nós queremos que o impulso e senso de urgência continuem", disse ela. "Muitos profissionais de saúde ainda estão sendo infectados, incluindo os locais e médicos e enfermeiros de equipes médicas estrangeiras." A reunião discute três projetos de ensaios clínicos em larga escala diferentes, que usam as mais avançadas vacinas para combater a doença. Duas vacinas da GlaxoSmithKline e outra resultante de uma colaboração entre a NewLink Genetics e a Merck entraram na fase inicial de testes clínicos no final do ano passado. Uma terceira vacina, da Johnson & Johnson e da Bavarian Nordic acabou de atingir o estágio de testes em humanos.

Natural de Jequié, esposa de Rui Costa assume presidência das Voluntárias Sociais

A ex-primeira dama foi homenageada ao passar o cargo para Aline Peixoto
Natural de Jequié, a esposa do governador Rui Costa, Aline Peixoto, assumiu nesta quarta-feira o cargo de presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, em substituição a ex-primeira dama, Fátima Mendonça. A cerimônia foi realizada na sede da entidade, no Campo Grande, em Salvador. Aline destacou os feitos dos últimos oito anos e parabenizou Fátima pelos esforços à frente das Voluntárias, “fundamentais para a proposta de humanizar, democratizar o oferecer tratamento igualitário a todos os cidadãos”. A atual primeira dama prometeu também implantar novos programas e ampliar a atuação da organização no interior do Estado. As Voluntárias já comandam diversos programas de assistência social no estado, como o Jovem Aprendiz, Mais Futuro, Nossa Sopa, Água Saudável, Melhoria da Saúde Materna e Neonatal, Cultura Arte e Lazer na Comunidade pela Paz, Acesso à Reabilitação e Equipamentos Ortopédicos, além de Ações Educativas para a Saúde Sexual e Reprodutiva. Mesmo fora do posto, Fátima afirmou que continuará contribuindo com a entidade. “Agora assumimos novos desafios. Jaques Wagner está no Ministério da Defesa e ao lado dele, em Brasília, vou olhar para a Bahia com mais carinho ainda”. (BN)

Após receber presente caro, homem entrega namorada a polícia


Um homem entregou à polícia na tarde desta quinta-feira (8) uma guitarra, avaliada em R$ 9 mil, que teria sido furtada de uma loja na Asa Norte, em Brasília, na terça (6). O músico, que não quis se identificar, disse que recebeu o instrumento como presente de aniversário da namorada, no mesmo dia do crime. A 2ª DP investiga o caso. "Ela falou que já tinha comprado meu presente e queria me dar. Mandou umas fotos e eu fiquei encantado, né? Aí a gente se encontrou e eu peguei a guitarra", diz. O vendedor da loja publicou a foto da guitarra roubada nas redes sociais. Um músico, membro do mesmo grupo virtual, viu a publicação e fez a ponte entre o estabelecimento e o dono do "presente". A namorada compareceu à delegacia nesta quinta para prestar esclarecimentos. No depoimento, ela disse à polícia que comprou a guitarra por R$ 12 mil, pagos em dinheiro, mas não guardou comprovante. O vendedor contesta a versão contada pela mulher, de que o objeto foi comprado. "Meus clientes me conhecem, tenho 10 anos de loja. Não tenho nada a declarar", afirmou. Imagens registradas por câmeras de segurança na terça-feira (6) mostram a mulher saindo do estabelecimento com o instrumento em mãos. Ela entra na loja acompanhada por outra mulher e duas crianças. Cerca de meia hora depois, o grupo sai apressado com a guitarra em mãos. O dono da loja, Joaquim Rodrigues, afirmou à TV Globo desconfiar de um crime planejado. "Ligaram antes para perguntar do modelo, e em seguida veio essa senhora com duas crianças. Parece que foi uma coisa planejada. A gente tá aqui há muito tempo e nunca tinha acontecido algo assim, uma guitarra caríssima." (G1)

Petrobras estuda redução no preço da gasolina


A Petrobras estuda reduzir os preços de combustíveis para evitar a concorrência com outras distribuidoras. Fontes próximas à companhia informaram que a petroleira tem calculado e analisado cenários possíveis diante da movimentação de empresas interessadas em importar e revender combustível no País. Com o baixo preço internacional do petróleo, distribuidoras têm se mobilizado para aproveitar o cenário doméstico favorável e competir em preço com a estatal. Até o momento, entretanto, não há uma decisão. O tema tem sido discutido entre diretores da companhia e foi levado ao conselho de administração, embora uma decisão dependa também do governo federal. Para a Petrobras, a opção de rebaixar os preços seria uma estratégia para “proteger a posição de mercado”. “A Petrobrás não pode manter o preço muito acima do mercado internacional por muito tempo, pois já tem empresas se movimentando, em termos de logística, para aproveitar a oportunidade de importação”, informou uma fonte ligada à empresa. É o que mostra reportagem do Estadão. Com a queda no preço internacional do petróleo desde o início de outubro, e após o reajuste de combustíveis em novembro, a gasolina no País está com preço até 60% superior ao de mercados internacionais, como o do Golfo do México.O diesel está até 40% mais caro, segundo cálculos do Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie). Logo após o reajuste, distribuidoras deram os primeiros sinais de que poderiam forçar uma competição de preços com a estatal, importando combustível e repassando a diferença ao consumidor. Atualmente, a Petrobras, por meio da subsidiária BR Distribuidora, concentra cerca de 40% do mercado de distribuição de combustíveis no País. Na avaliação do presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), Alísio Vaz, ainda que a redução do preço seja confirmada, dificilmente o preço cairá para o consumidor final. Isso porque a retomada da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) é tida como certa. O tributo foi zerado em 2012, para que a Petrobrás pudesse reajustar os preços sem gerar impacto nos orçamentos das famílias e na inflação. (Tribuna)

Barra do Rocha: Polícia militar prende 10 suspeitos de tráfico de drogas


A polícia militar realizou na noite desta quarta-feira (07) uma operação na cidade de Barra do Rocha, na qual foram detidas em um bar localizado na Rua Ipiaú, dez pessoas (sete homens e três mulheres), em atitudes suspeitas. Os policiais encontraram no bar, uma pequena quantidade de maconha, 4 petecas de cocaína, 1 pedra grande de crack, outras 4 pequenas embaladas para o consumo, produtos químicos para fazer render a droga, um vasilhame com um pó branco que será encaminhado para análise, uma balança de precisão e mais  de 1.700 reais em espécie. Todos foram encaminhados para a delegacia de Ipiaú, onde foram ouvidos e ficaram custodiados. Alguns dos detidos já possuem passagens pela polícia. A operação foi realizada com as Guarnições do 1º e 2º Pelotão com o apoio da Guarnição Alfa do Peto. Operações semelhantes a esta devem continuar acontecendo no município para combater o tráfico de drogas na cidade de Barra do Rocha. (Giro em Ipiaú) 

Galinha põe ovo gigante em Coité; 'pensei que ela ia morrer', diz dono


Um galinha, em Conceição do Coité, colocou um ovo – aproximadamente – três vezes maior do que o normal. A situação chamou a atenção do criador da galinha, o comerciante conhecido como “Bito do Bar”. Em entrevista ao Calila Notícias, ele disse que esteve no quintal onde cria as aves na terça-feira (6) e viu a galinha com aspecto de doente e pensou que o animal fosse morrer. “Cheguei e encontrei se arrastando pelo chão e estranhei, achei que não encontraria viva, ao voltar no quintal me surpreendi, encontrei ela normal e sem o aspecto de doente que tinha visto, quando fui ao ninho verifiquei um ovo muito grande, ai caiu a ficha, ela estava sofrendo para botar o ovo e depois que pôs ficou normal”, contou o barman. O ovo pesa 135 gramas, enquanto os ovos normais pesam, em média, de 30 a 60 gramas. (Calila Notícias)