Mostrando postagens de dezembro 16, 2014Mostrar tudo

Itagibá: Moradores se revoltam com alagamentos e interditam rodovia no Japumerim



Fotos: Giro em Ipiaú
Dezenas de moradores do distrito de Japumerim, município de Itagibá, interditaram na tarde desta terça(16), a BA-650. Moradores pediam uma providência dos órgãos competentes em relação aos alagamentos provocados pela chuva. O secretário de Infraestrutura do município, Fabiano Miranda, esteve no local e garantiu que a prefeitura irá agilizar o escoamento da água e tentar evitar futuros transtornos. Na tarde desta terça-feira(16) choveu por mais de duas horas, o que causou diversos pontos de alagamentos e invasão das águas em  residências do Japumerim. Dezenas de famílias sofreram prejuízos materiais. Informações do Giro em Ipiaú


Mulher esquarteja marido com serra e usa celular dele para esconder crime


A psicóloga mexicana Maria Alejandra Lafuente Casco é acusada de assassinar o marido - ela o esquartejou com uma serra elétrica, segundo a polícia, e escondeu as partes do corpo dele em vários locais pela Cidade do México, diz o jornal mexicano Excelsior. Segundo a polícia, Maria foi à delegacia depois do crime e registrou o desaparecimento de Allan Carrera Cuellar, 41 anos. Durante os depoimentos à polícia, contudo, Maria acabou se contradizendo algumas vezes e começou a virar suspeita. A polícia descobriu que ela chegou a usar o celular do marido para mandar mensagens a familiares dele, fingindo que Allan estava vivo para despistar. A cabeça de Allan foi encontrada com uma serra elétrica em uma bolsa preta na rua no dia 6 de novembro. Outras partes foram encontradas pela cidade em locais espalhados por 10 km, todas em bolsas parecidas.

OAB anula 2 questões e solta lista de aprovados para a 2ª fase do XV Exame


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta terça-feira (16) o resultado final da primeira fase do XV Exame de Ordem Unificado. Duas questões da prova foram anuladas após análise de recursos: as questões 33 e 78 do caderno de prova do tipo 1 e suas correspondentes nos cadernos tipo 2, 3 e 4. A respectiva pontuação será atribuída a todos os examinandos. A prova da primeira fase foi aplicada no dia 16 de novembro e teve 80 questões objetivas. Para ser aprovado na prova objetiva, é preciso acertar pelo menos 50% das questões. Os aprovados nesta primeira fase, além dos inscritos por meio da "repescagem", devem fazer a prova da segunda fase do XV Exame de Ordem no dia 11 de janeiro de 2015, com uma prova prático-profissional composta por quatro questões discursivas e uma peça profissional na área do direito em que optaram no momento da inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual. A aprovação no Exame da OAB é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. O exame pode ser prestado por bacharel em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de direito do último ano do curso de graduação em direito ou dos dois últimos semestres.

Rui anuncia primeira lista de secretários escolhidos



O governador eleito Rui Costa (PT) anunciou, na manhã desta terça-feira (16), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), parte dos nomes que comporão o seu secretariado executivo. Alguns nomes são permanecentes do atual governo de Jaques Wagner, a exemplo de Manoel Vitório (Fazenda), Marcos Cavalcanti (Infraestrutura), Maurício Barbosa (Segurança) e Eugênio Spengler (Meio Ambiente). O destaque ficou para a escolha do vice-governador eleito, João Leão (PP), para a pasta de Planejamento, antes controlado por José Sérgio Gabrielli (PT). Assim como havia anunciado, Rui preferiu as escolhas mais técnicas, a exemplo da Saúde, que será comandada pelo médico Fábio Villas-Boas, de Meio Ambiente, por Eugênio Spengler, e de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, comandada pelo sociólogo Geraldo Reis. Na Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, criada no novo desenho administrativo de Rui, Cássio Peixoto, presidente da BahiaPesca, assume o posto. Nesta quinta-feira (18) o governador eleito deve anunciar o restante do secretariado.
Confira a lista:
  1. – Secretaria de Comunicação – André Curvello
  2. – Secretaria da Fazenda – Manoel Vitório
  3. – Secretaria da Saúde – Fábio Villas-Boas
  4. – Casa Civil – Carlos Martins
  5. – Secretaria de Segurança Pública – Maurício Barbosa
  6. – Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte – Álvaro Gomes
  7. – Procurador Geral – Paulo Moreno
  8. – Secretaria de Infraestrutura – Marcus Cavalcanti
  9. – Secretaria do Planejamento – João Leão
  10. – Secretaria de Meio Ambiente – Eugênio Spengler
  11. – Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – Geraldo Reis
  12. – Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento – Cássio Peixoto
  13. – Secretaria de Relações Institucionais – Josias Gomes
  14. – Secretaria da Educação – Osvaldo Barreto
  15. – Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização – Nestor Duarte