Mostrando postagens de novembro 30, 2014Mostrar tudo

Motociclista tem cabeça arrancada em acidente no extremo sul


Acidente com morte na BA-290, entre Teixeira de Freitas e Medeiros Neto, por volta das 19h30 de sexta-feira (28). Um carro bateu no fundo de uma moto. Com a batida, o condutor da moto, Valmir Araújo Pereira, de 39 anos, foi arremessado para trás e outro carro o atropelou. O motociclista teve a cabeça arrancada. O motorista fugiu sem prestar socorro. Já o condutor do carro que bateu na moto permaneceu no local e ainda vai ser ouvido pela polícia. O corpo de Valmir está sendo velado em Barcelona, distrito de Caravelas.


 (Radar64)

Visitantes levam a melhor nos jogos de ida do Intermunicipal

Foto reprodução RBN

As seleções visitantes levaram a melhor nos jogos de ida das quartas de finais do Campeonato Intermunicipal, edição 2014. Na cidade de Itamaraju, a seleção local perdeu pelo placar de 2X0 para a Seleção de Santaluz. Já em Itapetinga, a seleção local foi derrotada pelo placar de 1X0 para a Seleção de Cachoeira. Na próximo domingo (07/12) as equipes farão os jogos de volta, onde serão definidos os finalistas do certame.

Tesouras Notícias 

Itabuna: Por 11 a 10 Aldenes vence a eleição da Câmara Municipal


O vereador Aldenes Meira, do PCdoB, foi reeleito neste domingo (30) para mais um mandato à frente do legislativo Itabunense. Por um placar de 11 votos a 10, Meira derrotou a chapa encabeçada por Ruy Machado, do PTB. Integram a chapa vencedora, juntamente com o comunista, os vereadores José Silva (PSDB) Primeiro vice-presidente, Ailson Sousa (PRTB) Segundo vice-presidente, Antônio Cavalcante (PMDB) Primeiro Secretario, Geraldo (DEM) Segundo secretario Glaby Carvalho (PV) Terceiro secretario. Após a divulgação do resultado, Meira afirmou que se sente motivado a continuar “investindo em mecanismos para tornar a Câmara mais transparente, com incentivo à participação da comunidade no dia-a-dia do legislativo”. Aldenes Meira aponta como principal meta do próximo biênio no comando da Câmara de Itabuna a realização do concurso público da instituição. A administração da casa já iniciou processo licitatório para contratar a empresa que organizará o certame. RBN

'Assumo posições pouco comuns na magistratura', diz juiz de Coité sobre polêmicas


Gerivaldo Neiva, juiz na comarca de Conceição de Coité, cidade do semiárido baiano localizada a 178 km de Salvador, tem ganhado destaque na imprensa local e nacional por defender ideias e ter atitudes normalmente pouco compartilhadas por outros magistrados. Entre alguns exemplos estão o seu texto"Ontem foi domingo e me droguei muito", que questiona a proibição do uso de drogas e criminalização de usuários, e a publicação de uma foto sem camisa na praia em suas redes sociais, em defesa a uma juíza da Moldálvia que foi criticada por postar uma foto de biquíni em sua rede social.  Nascido em 1962 em Irecê, sertão da Bahia, Gerivaldo vem de uma família de lavradores e viveu uma infância que considera ideal. “Catando umbu, ‘badogando’ passarinhos, quebrando a unha em babas, joelho sempre ralado. Enfim, a infância ideal”, considerou Neiva. De acordo com o juiz, a sua infância só não foi tão tranquila porque toda a cidade vivia assombrada com a figura de uns “terroristas” que vagavam pelo sertão. Só mais tarde que Gerivaldo foi descobrir que o tal terrorista era Lamarca, um dos líderes da oposição armada à ditadura militar brasileira, morto em Pintada, em 1971. Por não haver universidade em Irecê, a única saída para continuar estudando era se mudar para Salvador. Foi no ano de 1977, momento em que o Brasil lutava pela anistia dos presos políticos da ditadura, que Gerivaldo chegou à capital baiana e entrou no movimento: “Participei do movimento estudantil e de muitas passeatas”. O juiz ainda relatou que participou do congresso de refundação da União Nacional dos Estudantes (UNE), e esteve presente no comício na sede do MDB, onde presenciou uma cena que considera inesquecível. “Ulisses Guimarães enfrentou a polícia gritando ‘Me respeitem! Eu sou o líder da oposição deste país! ’. Me arrepio até hoje” contou Neiva.

Antes de cursar direito, Gerivaldo Neiva decidiu cursar sociologia, e ingressou no curso na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1980. Mas, por questões financeiras, Gerivaldo acabou deixando o curso pela metade e começou a cursar direito. “Tenho a certeza de ter feito a melhor opção. Hoje, estudar o Direito e exercer a judicatura me faz um homem completo, realizado e feliz”, comentou o juiz. Neiva concluiu o curso em 1984 e trabalhou como advogado até o ano de 1990, quando ingressou na magistratura da Bahia. Sua primeira comarca foi em Urandi, cidade no extremo sudoeste da Bahia. Em 1997, Neiva foi promovido para Coité, onde está até hoje, e, segundo ele, “permanecer no interior foi por opção”. “A vida no interior tem mais qualidade e aqui posso desenvolver projetos sociais e ter uma relação mais próxima com a comunidade”, contou. Sobre os seus posicionamentos, como a legalização da maconha, Gerivaldo Neiva disse que muitos deles são compartilhados por veículos de comunicação e personalidades brasileiras: “Atualmente, defender a legalização da maconha não é mais novidade. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o médico Drauzio Varella e tantas outras celebridades também defendem”, comentou. Mas, em relação aos seus colegas magistrados, a situação já é um pouco diferente. “Na magistratura, por conta de uma cultura legalista e conservadora, são poucos os que assumem esta posição, mas quase todos sabem que a política de ‘guerra às drogas’ é um grande fiasco”, opinou o juiz.


Segundo Neiva, na Bahia poucos juízes defendem a legalização do uso da erva, mas em nível nacional são muitos que já entraram na campanha, articulados na entidade Agentes da Lei Contra a Proibição, grupo que integra juízes, delegados e oficiais da Polícia Militar. Em relação aos seus colegas de trabalho, o juiz disse que nunca teve nenhum problema com aqueles que defendem posições contrárias. “Aprendi a defender minhas ideias e respeitar quem pensa diferente de mim. Aqui na Comarca, a Promotora de Justiça, Dra. Grace Inaura, muitas vezes recorre de minhas decisões, mas a diferença fica apenas no campo do Direito”. Além de nunca ter tido problema com nenhum magistrado, Neiva ainda disse que, em todas as comarcas por qual passou, deixou amigos. “Todos conhecem minhas posições e sabem que sou um magistrado que respeita a toga e não admito qualquer tipo de mal feito. Tenho quase 24 anos de magistratura e nunca respondi uma sindicância”, explicou. O Juiz difunde as suas ideias para o público geral em um blog e em suas redes sociais, Twitter e Facebook. O seu blog já tem mais de 700 mil visitas, e, segundo Gerivaldo, grande parte dos visitantes são estudantes de direito e profissionais da área. “Sei que assumo posições pouco comuns na magistratura e é isso que causa a curiosidade. Enfim, não basta ter um blog, é preciso que tenha conteúdo polêmico e que seja diferente”, concluiu Neiva. 

Recentemente, houve o caso da juíza Maria Cozma, que foi duramente criticada por postar uma foto de biquíni em sua rede social. Neiva, em solidariedade a magistrada, publicou uma foto de sunga na praia, e, sobre o caso, comentou: “A repercussão foi intensa, pois as pessoas não estão acostumadas com a imagem de um magistrado na praia, sem camisa, como uma pessoa normal. Na verdade, os juízes criaram esta cultura de que são inacessíveis, de que já acordam de paletó e gravata, de que sua linguagem é diferenciada e isto é muito ruim para a imagem do próprio poder judiciário”. Para Gerivaldo, um juiz é mais justo e eficiente se conhece bem a comunidade em que trabalha. “A distância da vida das pessoas apenas atrapalha e torna o julgamento frio e desconectado da realidade que gerou aquele conflito”, concluiu Neiva.

Do Bahia Notícias 

Relembre a trejetória das semifinalistas do Intermunicipal


Foram quase quatro meses de muita emoção e disputas intensas e acirradas. No próximo domingo (30), o Intermunicipal 2014 entra na sua reta final, com a penúltima fase.

Agora, apenas quatro Seleções seguem vivas na briga pelo título. Santaluz, Cachoeira, Itapetinga e Itamarajú desbancaram nada mais nada menos do que 76 concorrentes para chegar à cobiçada Semifinal da maior competição de futebol amador do Brasil.

Para três delas, porém, o título já não é novidade. Cachoeira é a que possui melhor histórico, com sete títulos conquistados, a segunda maior vencedora, sendo superada apenas por Itabuna, que levou oito troféus. Porém, o selecionado cachoeirano já não sente o sabor do título há 15 anos. Sua última conquista foi em 1999.

Itapetinga e Itamaraju estão empatadas no quesito número de conquistas. Cada uma abocanhou dois títulos na história. O último de Itapetinga foi em 1996, portanto há 18 anos. O de Itamaraju, em 2004, há dez anos.

Já Santaluz é a única que ainda não possui um troféu de campeã do Intermunicipal. Em 2011, bateu na trave, ao perder na final para São Francisco do Conde. Três anos depois, terá mais uma chance de fazer história e conquistar o inédito título.

Na disputa para chegar à grande final, Santaluz enfrentará Itamaraju. O outro finalista sairá do confronto entre Itapetinga e Cachoeira. Os jogos de ida serão realizados às 15h de domingo (30). Por terem feito melhor campanha na última fase, Cachoeira e Santaluz iniciam a semifinal fora de casa e decidem a vaga no dia 7, em seus domínios.

Antes de a bola rolar na fase semifinal, o Portal FBF traz para você, torcedor, o retrospecto de cada semifinalista do Intermunicipal 2014

Confira as campanhas das Seleções Semifinalistas:

SANTALUZ

 

Seleção de Santaluz (Foto: Notícias de Santaluz)
 
Santaluz possui a melhor campanha de toda a competição. Foram 14 jogos disputados e 34 pontos conquistados. Em busca do seu primeiro título, é a única Seleção invicta, ainda não perdeu nesta edição. Até aqui, foram dez vitórias e quatro empates, com 25 gols marcados e seis sofridos, o que lhe dá um saldo positivo de 19 gols e 81% de aproveitamento.

Histórico de jogos:

1ª fase
Riachão do Jacuípe 0 x 3 Santaluz
Santaluz 1 x 0 Biritinga
Santaluz 0 x 0 Conceição do Coité
Conceição do Coité 1 x 1 Santaluz
Biritinga 1 x 4 Santaluz
Santaluz 1 x 0 Riachão do Jacuípe

2ª fase
Euclides da Cunha 0 x 1 Santaluz
Santaluz 3 x 0 Euclides da Cunha

3ª fase
Feira de Santana 0 x 1 Santaluz
Santaluz 4 x 1 Feira de Santana

Oitavas de Finais
Mairí 0 x 0 Santaluz
Santaluz 2 x 0 Mairí

Quartas de finais
Santo Antônio de Jesus 1 x 2 Santaluz
Santaluz 2 x 2 Santo Antônio de Jesus

ITAPETINGA
 

Seleção de Itapetinga (Foto: Itapetinga Repórter)

Itapetinga fez campanha parecida com a de Santaluz. Porém, perdeu um jogo dos 14 disputados. Nos demais, foram dez vitórias e três empates. Por outro lado, é dona do melhor ataque da competição, com 31 gols marcados. Os nove sofridos lhe deixaram com um saldo positivo de 22 gols. O aproveitamento chegou à casa dos 78,6%.

Histórico de jogos:

1ª fase
Condeúba 0 x 1 Itapetinga
Itapetinga 2 x 1 Firmino Alves
Brumado 1 x 3 Itapetinga
Itapetinga 1 x 0 Brumado
Firmino Alves 0 x 3 Itapetinga
Itapetinga 1 x 0 Condeúba

2ª fase
Luís Eduardo Magalhães 0 x 0 Itapetinga
Itapetinga 7 x 0 Luís Eduardo Magalhães

3ª fase
Porto Seguro 1 x 3 Itapetinga
Itapetinga 3 x 0 Porto Seguro

Oitavas de finais
Maragojipe 3 x 1 Itapetinga
Itapetinga 4 x 1 Maragojipe

Quartas de finais
Itapetinga 2 x 2 Ibirataia
Ibirataia 0 x 0 Itapetinga (Pênaltis – 6 x 7)

ITAMARAJÚ
 

Seleção de Itamarajú (Foto: Mix na Rede)

Itamarajú chega à semifinal com 57,1% de aproveitamento na competição. Foram seis vitória, seis empates e duas derrotas em 14 jogos, um total de 24 pontos conquistados. Balançou as redes 15 vezes e sofreu seis gols. O saldo ficou em nove gols positivos.

Histórico de jogos

1ª fase
Nova Viçosa 0 x 1 Itamarajú
Itamarajú 0 x 0 Prado
Itamarajú 2 x 1 Porto Seguro
Porto Seguro 2 x 1 Itamarajú
Prado 1 x 1 Itamarajú
Itamarajú 4 x 0 Nova Viçosa

2ª fase
Itarantim 0 x 2 Itamarajú
Itamarajú 0 x 0 Itarantim

3ª fase
Itamarajú 2 x 0 Paratinga
Paratinga 0 x 0 Itamarajú

Oitavas de Finais
Itamarajú 0 x 0 Eunápolis
Eunápolis 1 x 1 Itamarajú (Pênaltis – 2 x 4)


Quartas de Finais
Itamarajú 0 x 1 Itajuípe
Itajuípe 0 x 1 Itamarajú (Pênaltis – 2 x 3)

CACHOEIRA 

 

Seleção de Cachoeira (Foto: Alex Silva Sape)
 
Cachoeira, apesar de ter feito uma das melhores campanhas nas quartas de final, é a que marcou menos pontos na classificação geral. Em 14 jogos, foram 23 pontos conquistados em cinco vitórias, oito empates e uma derrota. Marcou 15 gols, levou 11 e chegou ao saldo de quatro gols e aproveitamento de 54,8%.

Histórico de jogos:

1ª fase
Sapeaçu 1 x 1 Cachoeir
Cachoeira 0 x 0 São Félix
Maragojipe 2 x 1 Cachoeira
Cachoeira 0 x 0 Maragojipe
São Félix 1 x 2 Cachoeira
Cachoeira 1 x 0 Sapeaçu

2ª fase
Cachoeira 0 x 0 Simões Filho
Simões Filho 0 x 1 Cachoeira

3ª fase
Cachoeira 1 x 1 Santo Amaro
Santo Amaro 3 x 3 Cachoeira (Pênaltis – 3 x 4)

Oitavas de Finais
Cachoeira 0 x 0 Conceição do Coité
Conceição do Coité 0 x 1 Cachoeira

Quartas de Finais
Ipirá 1 x 2 Cachoeira
Cachoeira 2 x 2 Ipirá


FBF