Mostrando postagens de outubro 28, 2014Mostrar tudo

Auditoria externa da Petrobras apura desvios


A Petrobras contratou duas empresas independentes para investigar as denúncias de corrupção na estatal feitas pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa e pelo doleiro Alberto Youssef, em depoimentos à Justiça Federal. As empresas, uma do Brasil e outra dos Estados Unidos, irão apurar a "extensão e o impacto" das irregularidades, segundo comunicado divulgado pela estatal. O anúncio da contratação, feito nesta segunda-feira, 27, um dia depois da reeleição da presidente Dilma Rousseff, foi visto como um gesto para resguardar a diretoria de ações criminais e sanções de órgãos reguladores. Também reforça o discurso de Dilma de que o governo está agindo para combater a corrupção. A Petrobras fez mistério sobre o nome das companhias, informou apenas que são "especializadas em investigação". Durante investigações da Operação Lava Jato da Polícia Federal, Costa revelou que partidos políticos recebiam de empreiteiras e fornecedoras da estatal uma propina de até 3% para obter contratos. Segundo o ex-diretor, o PT ficava com a maior parte do dinheiro, dividido também com PP e PMDB. Ele também implicou outros diretores da estatal. Os partidos e os diretores negaram as acusações. No comunicado, a Petrobras explicou ainda que, com autorização da Justiça, teve acesso oficial ao teor inteiro dos depoimentos do ex-diretor da estatal e que tem utilizado o material para subsidiar suas comissões internas de apuração. Mas esclareceu que os depoimentos não correspondem ao conteúdo da delação premiada de Costa, ainda sob sigilo no Supremo Tribunal Federal. A contratação das duas empresas , segundo a estatal, foi aprovada pela diretoria executiva e atende às normas regulatórias da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Securities and Exchange Commission (SEC). A atual legislação brasileira determina que os executivos devem agir com "diligência", ou seja, devem providenciar amplo esclarecimento de eventuais atos ilícitos ou prejudiciais à companhia. A Petrobras possui três auditorias abertas, apurando denúncias sobre a compra da refinaria de Pasadena (EUA), além das obras da refinaria de Abreu e Lima (PE) e do Complexo Petroquímico do Rio (Comperj). A estatal já solicitou por duas vezes o acesso aos depoimentos da delação, mas ainda não obteve sucesso.BN

IBIRATAIA: Incêndio destrói área próximo ao Alto do Mirante

Populares ajudaram a apagar as chamas >
Um incêndio destruiu na tarde desta segunda-feira (27) por volta das 17:30h parte uma área localizada próximo ao Bairro Alto do Mirante, de propriedade da empresária Selma Calheira. Até o presente momento não se sabe o motivo que causou o incêndio. De acordo populares que residem próximo ao local e que ajudaram a apagar as chamas, disseram que tomaram um susto quando perceberam as chamas e o fogaréu se aproximando de suas residências. Vale lembrar que próximo ao local onde ocorreu o incêndio funciona o sistema de transmissão de TV e o Reservatório da Caixa D’água da Embasa. Uma guarnição da Polícia Militar se dirigiu ao local para dar apoio. A Polícia Militar recomenda aos transeuntes e moradores evitar jogar qualquer espécie de chama no local. 

Tesouras Notícias 

Marina Silva afasta possibilidade de continuar no PSB


Em nota divulgada nesta terça-feira, 28, em seu perfil nas redes sociais, a candidata derrotada do PSB à Presidência da República, Marina Silva, afirma que não pretende abandonar os planos de criar a Rede Sustentabilidade. “A ex-senadora Marina Silva reafirma seu compromisso e disposição de, ao lado de dirigentes e militantes da Rede Sustentabilidade, buscar os meios efetivos para obter o registro do partido”, diz a mensagem. A Rede está em fase de formalização junto à Justiça Eleitoral e seus articuladores devem retomar a coleta de assinaturas de apoio nos próximos dias. Aliados e dirigentes do PSB, no entanto, especularam a possibilidade da ex-senadora continuar na sigla. O novo presidente do PSB, Carlos Siqueira, chegou a se reaproximar de Marina oferecendo a possibilidade dela permanecer na legenda. “(Marina) Não está, portanto, interessada em buscar alternativas para sua militância partidária”, diz o texto divulgado nas redes sociais. (Estadão)