Mostrando postagens de outubro 27, 2014Mostrar tudo

‘Não conheço esse cidadão’, afirma Lula sobre doleiro Alberto Youssef


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu neste domingo (27) não conhecer o doleiro Alberto Youssef, pivô das denúncias de desvios de recursos da Petrobras após ser preso na operação Lava Jato. Youssef, segundo a revista Veja, teria associado Lula e a presidente Dilma Rousseff (PT) ao processo de cobrança de “pedágios” para a contratação de empresas junto à petroleira. “Nem conheço esse cidadão. O cara está recebendo um prêmio para ferrar alguém. Eu acho que é importante a gente está com a consciência tranquila. Lamentavelmente eu só conheci esses cidadãos pelas páginas policiais”, afirmou Lula ao programa Pânico na TV. “Um cara que já foi três vezes fazer delação premiada não é figura que se cheire”, completou o petista. Segundo ele, não “dá para ficar nervoso com relação a essas coisas”. “Acho que esse Youssef deve ter contado uma mentira. Eu não sei o que prometeram a ele”, ponderou o ex-presidente. (Estadão Conteúdo)

Bahia, Pernambuco e MG garantiram a reeleição de Dilma


Os estados do Nordeste contribuíram decisivamente para a reeleição de Dilma Rousseff (PT), como em 2010. Nessa região, a candidata do PT obteve 11,5 milhões de votos sobre o seu adversário Aécio Neves (PSDB). O caso de Pernambuco resume bem a força da candidata na região. Embora Marina e a família de Campos tenham apoiado Aécio, o estado de Pernambuco votou maciçamente em Dilma: 70%. Em números absolutos, a candidata do PT obteve quase 2 milhões de votos a mais que o seu adversário. No Nordeste, outro destaque foi o estado da Bahia, onde Dilma teve 4,7 milhões de votos contra 2 milhões de Aécio, uma diferença de 2,7 milhões. Se o peso dos estados do Nordeste foi decisivo para a candidata do PT, sobretudo porque ajudou a anular o bom desempenho de Aécio em São Paulo, onde ele recebeu 15 milhões de votos, ou seja, o equivalente a 64%, Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, teve papel importante na vitória de Dilma. A candidata do PT venceu com uma diferença pequena de 550 mil votos, mas o seu desempenho no estado contribuiu para anular a possível votação a favor de Aécio, que governou o estado por dois mandatos. A disputa voto a voto da soma total da eleição ocorreu principalmente por causa da Região Sudeste, onde Aécio aumentou a sua votação em quase 8 milhões de votos, abrindo uma frente de quase 5,6 milhões sobre Dilma, no comparativo com o primeiro turno. No Sul do país, ele ampliou em 27% a sua votação (3 milhões) entre o primeiro e segundo turno. Leia mais no Globo.

Resultado das eleições na Bahia, Ibirataia e região


BAHIA
Dilma 69,64%
Aécio 30,36%

IBIRATAIA
Dilma 64,34%
Aécio 35,66%

IPIAÚ
Dilma 63,98%
Aécio 36,02%

BARRA DO ROCHA
Dilma 71,85%
Aécio 28,15%

JITAÚNA
Dilma 61,95
Aécio 38,05

ITAGIBÁ
Dilma 74,31%
Aécio 25,69

AIQUARA
Dilma 76,59%
Aécio 23,41%

DÁRIO MEIRA
Dilma 80,81%
Aécio 19,19%

UBATÃ
Dilma 62,90%
Aécio 37,10%

Dilma Rousseff é reeleita com 51,5% dos votos; Aécio recebe 48,5%

Dilma Rousseff é reeleita com 51,5% dos votos; Aécio recebe 48,5%

A presidente Dilma Rousseff (PT) foi reeleita com 51,5% dos votos. Até agora foram 98% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar da votação apertada, o candidato Aécio Neves (PSDB) não conseguiu superar a petista e recebeu 48,5% do apoio do eleitorado. A reeleição de Dilma coloca o PT com a expectativa de 16 anos seguidos no comando da Presidência. A petista já estava na liderança da disputa, no primeiro turno, quando Aécio conquistou a segunda posição. Marina Silva (PSB) ficou em terceiro lugar, após assumir a chapa com a morte do então candidato Eduardo Campos (PSB).