Mostrando postagens de outubro 14, 2014Mostrar tudo

Ibirataia: Prefeitura distribui sementes para agricultores rurais do município


Na manhã do último sábado (11), a Prefeitura de Ibirataia, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a EBDA e SEAGRI, distribuiu 2 toneladas de sementes de feijão e milho para os trabalhadores na agricultura familiar do município.


As sementes foram distribuídas pelo Secretário Municipal de Agricultura, Luciano Guimarães e sua equipe, com objetivo fortalecer a produção no período de entre safra. A cerimônia de entrega das sementes contou com a presença de Benedito Tinôco (Presidente do Sindicato Rural), representantes de Associações Rurais e trabalhadores da agricultura familiar.

"Nós temos uma parceria com o Governo Estadual, estamos colocando em prática o compromisso do Prefeito Marcos Aurélio, por meio da SEAMA, visando melhorar a as condições de sobrevivência do homem do campo, incentivando o aumento da produtividade e da renda”, disse o secretário, Luciano Guimarães.

(Ascom/PMI)

Mesário convocado no 1º turno das eleições deve comparecer no segundo


As pessoas que foram convocadas pela Justiça Eleitoral para trabalhar como mesárias no primeiro turno das eleições, no dia 5 de outubro, devem comparecer também no segundo turno da votação, que ocorre no próximo dia 26. De acordo com a chefe de cartório da 20ª Zona Eleitoral, Silvana Matos, não é preciso haver uma segunda convocação. “O assunto estava gerando dúvidas entre os mesários, que esperavam receber uma segunda notificação. Mas essa convocação é única e pessoa deve comparecer tanto no primeiro quanto no segundo turno, como consta na carta de convocação que eles recebem”, afirma. Os mesários devem chegar às suas respectivas salas de votação às 7h, uma hora antes do início da votação. “Assim que chegam, eles imprimem as zerésimas, que são relatórios emitidos pelo sistema de computação das urnas eletrônicas, que comprovam que não nenhum voto foi computado”, diz Matos.  Os mesários são responsáveis ainda por verificar as credenciais dos fiscais eleitorais, esclarecer dúvida dos eleitores, digitar o número do título do eleitor no terminal, autorizando-o a votar ou justificar, e providenciar a entrega dos materiais à junta eleitoral, ao final da votação. Em cada sala de votação, trabalham quatro mesários. “Se alguém faltar, pode haver substituição por mesários suplentes. Ou, ainda, o presidente da sessão pode convocar algum eleitor que esteja na fila para desempenhar a função. É preciso, no entanto, que o escolhido seja maior de 18 anos e alfabetizado”, explica Silvana Matos. Os mesários recebem dispensa do local onde trabalham pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral, auxílio-alimentação para o dia da eleição, créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os tribunais regionais eleitorais, vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral e vantagem de desempate em outros concursos públicos, se houver previsão em edital. (G1)

Vox Populi mostra empate técnico, mas com Dilma à frente de Aécio


Pesquisa Vox Populi, encomendada pela TV Record, Record News e R7, indica que a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e o candidato Aécio Neves (PSDB) estão tecnicamente empatados na corrida ao Palácio do Planalto. A petista, porém, aparece um ponto percentual à frente do tucano, segundo o levantamento divulgado nesta segunda-feira (13). Em relação às intenções de voto, Dilma Rousseff tem 45% e Aécio Neves aparece com 44%. Os brancos e nulos são 5% do total, enquanto que os eleitores indecisos também somam 5%. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, os dois candidatos estão empatados tecnicamente. Considerando apenas os votos válidos, ou seja, sem as intenções votos em branco e nulo e os eleitores que não sabem em quem vão votar, outro empate técnico: Dilma aparece com 51% e Aécio totaliza 49%. A pesquisa ouviu 2.000 eleitores em 147 cidades de todas as regiões do País entre o sábado (11) e domingo (12). A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01079/2014.