Mostrando postagens de outubro 13, 2014Mostrar tudo

Ibirataia: Profissionais em Saúde participam de treinamento sobre a chikungunya

Rafael Aguiar - Coordenador Regional de Vigilância Epidemiológica
A Prefeitura de Ibirataia, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda (13), no auditório do Colégio Municipal José Firmino da Silva, um treinamento sobre a febre CHIKUNGUNYA, direcionado aos profissionais de saúde que atuam na vigilância epidemiológica e na estratégia da Saúde da Família. A capacitação contou com o apoio da 13ª DIRES e teve como palestrantes o Srº Rafael Santos Aguiar (Coordenador Regional de Vigilância Epidemiológica), Bárbara Cristina Pessoa (Coordenadora de Vigilância Epidemiológica Municipal), Keila Maia Cardoso (Coordenadora Municipal da Atenção Básica).

Na prática, a intenção é fazer com que médicos, agentes de saúde, agentes de endemias, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais, estejam informados o suficiente para ter agilidade no atendimento a pacientes com sintomas suspeitos da chikungunya. “É muito importante a participação destes profissionais na capacitação, pois esta é a forma ideal para nos adiantarmos sobre o assunto e assistirmos a população da melhor maneira”, disse Bárbara Cristina Pessoa, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal. 

Ascom/PMI

IBIRATAIA: Parabéns aos Fisioteraupeutas e Terapeutas Ocupacionais pelo seu dia


A Secretaria Municipal de Saúde parabeniza nesta data (13/10) todos os Fisioterapeutas e os Terapeutas Ocupacionais desejando-lhes muito sucesso em suas importantes profissões. O terapeuta se ocupa da realização de atividades, desde as mais simples, como escovar os dentes ou levar alimentos à boca, às mais complexas, como dirigir um automóvel ou dirigir uma empresa, promovendo, prevenindo, desenvolvendo, tratando, recuperando pessoas ou grupos de pessoas que apresentam qualquer alteração na realização de atividades de auto cuidado ou interação social, melhorando o desempenho funcional e reduzindo desvantagens. Já o Terapeuta Ocupacional profissão da área de saúde, regulamentada em nível superior, trabalha com atividades humanas, planeja e organiza o cotidiano (dia-a-dia), possibilitando melhor qualidade de vida. Seu interesse está relacionado ao desenvolvimento, educação, emoções, desejos, habilidades, organização de tempo, conhecimento do corpo em atividade, utilização de recursos tecnológicos e equipamentos urbanos, ambiência, facilitação e economia de energia nas atividades cotidianas e laborais (trabalho), objetivando o maior grau de autonomia e independência possível.

Lista de eleitos para os cargos de deputado Estadual e Federal ainda pode ser alterada


A lista dos eleitos em 5 de outubro para os cargos de Deputado Estadual e Federal ainda pode sofrer alterações, mesmo após a divulgação da Justiça Eleitoral. A relação divulgada é considerada provisória porque muitos candidatos concorreram aguardando o julgamento definitivo dos registros no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na Bahia, o resultado definitivo do pleito de 2014 vai ser conhecido oficialmente com a proclamação dos eleitos, cujo prazo máximo de realização, estabelecido no Calendário Eleitoral, é 4 de novembro. A diplomação dos eleitos só ocorre após a proclamação e já está marcada para 15 de dezembro, às 15h, em sessão solene no Centro de Convenções da Bahia. (Metro1)

Inmetro proíbe brinquedos com raio laser superior a 1 mW


Aparentemente inofensivos, brinquedos que emitem raios lasers podem causar lesões oculares, caso o feixe de luz seja direcionado aos olhos. Para evitar esse tipo de acidente, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) determinou hoje (13), em portaria publicada no Diário Oficial da União, que a potência óptica máxima para fontes de radiação laser presentes em brinquedos seja de 1 miliwatts (mW). De acordo com a portaria, está proibida, em todo o território nacional, a fabricação, importação, comercialização, gratuita ou não, de brinquedos que com fonte de radiação laser de potência óptica superior a 1 mW. Os objetos que estiverem fora do novo padrão terão de ser imediatameneser retirados do mercado pelos fabricantes. Conforme o Inmetro, a mudança leva em conta acidentes ocasionados por brinquedos que emitem raio laser no país, a dificuldade em antever possíveis riscos decorrentes de inovações tecnológicas nos produtos e normais semelhantes aplicadas em outros países. (Agência EBC)

Ibirataense morto a pauladas em Ipiaú