Mostrando postagens de setembro 30, 2014Mostrar tudo

Em Curaçá, Wagner chora com depoimento de morador que nunca teve água em casa


O governador Jaques Wagner (PT) chorou durante a inauguração do sistema de abastecimento de água do povoado de Barro Vermelho, no município de Curaçá, região do Vale do São Francisco, nesta terça-feira (30). “Barro Vermelho tem mais de 100 anos. A igreja mesmo, em 2012, completou seu centenário. E eu tentei de todo meio, pedi a muitos governadores e prefeitos e sempre ouvi promessas, nunca atendidas”, disse o senhor Agostinho, 80 anos. “Só esse governador conseguiu fazer o sonho dessas cem famílias virar realidade”. Foi aí que o governador não se conteve e ao lado de Adelmário Coelho, natural do Barro Vermelho, foi tomado pela emoção. “Sempre acreditei que a função do político é trabalhar para melhorar a vida das pessoas. Senti-me realizado hoje. É uma pequena obra que tem uma importância enorme para as pessoas”. 

Após gravar vídeo, ator de Hollywood retira apoio a Marina Silva


Defensor do casamento gay, o ator de Hollywood Mark Ruffalo, que interpretou o super-herói Hulk no cinema, publicou em seu blog texto no qual afirma retirar apoio à candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva. O motivo foi o fato de a presidenciável ter tirado do programa de governo o apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. No blog, Ruffalo afirma não ser especialista em política brasileira, mas destaca que os direitos das mulheres, dos homossexuais e os direitos ambientais fazem parte de um pacote de visão de mundo que ele tem. “Eu não posso, em sã consciência, apoiar um candidato que tem uma abordagem dura em questões como o casamento gay e os direitos reprodutivos, mesmo que o candidato esteja disposto a fazer a coisa certa sobre as questões ambientais”, publicou o ator em seu blog. No último domingo, a campanha de Marina Silva chegou a publicar no Youtube vídeo no qual Ruffalo diz apoiar a candidata. Na gravação, com pouco mais de 2 minutos de duração, o ator se dirige aos “irmãos brasileiros” e afirma que a ex-senadora é provavelmente uma das pessoas mais interessantes da política mundial. A parte do programa de governo de governo que falava sobre casamento entre pessoas do mesmo sexo foi retirada um dia depois de a própria candidata divulgar o documento, no final de agosto. Além disso, foi eliminada defesa de um projeto em tramitação no Congresso que criminaliza a homofobia. Os dois pontos estavam num capítulo sobre os direitos da comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transsexuais) e foram substituídos pela seguinte redação: "Garantir os direitos oriundos da união civil entre pessoas do mesmo sexo". No blog, Ruffalo diz ainda que a decisão de Marina de tirar o apoio ao casamento gay o colocou “em conflito direto” com a presidenciável. O ator afirma no texto que tem lutado pela igualdade no casamento e vê o assunto como reflexo da qualidade de um candidato. Ele também pede desculpas à campanha de Marina por ter criado um “inconveniente”. Ruffalo argumenta no texto que retira o apoio a Marina com base em informações que estão na internet e que ficou desapontado com a decisão da candidata do PSB à Presidência. “Fiquei desapontado ao ver seu apoio ao casamento gay ser abandonado por seu partido um dia depois que ela o deu em um discurso”, concluiu o ator.

IBIRATAIA: II Litercultura do Américo


IBIRATAIA: Prefeitura realiza 1º Mutirão Auditivo: “Dê ouvidos para sua saúde”


A prefeitura de Ibirataia, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o CESAI, promoveu nos dias 26 e 27 de setembro o 1º Mutirão de Saúde Auditiva de Ibirataia: “Dê ouvidos para sua saúde”. Foram realizados cerca de 350 exames auditivos, inclusive em pacientes que nunca haviam passado por nenhuma avaliação com fonoaudiólogos. Após as consultas os pacientes que apresentaram problemas foram encaminhados via Sistema Único de Saúde – SUS, através dos Postos de Saúde da Família - PSF, para consultas agendadas com otorrinolaringologista, onde passaram por exames que definiram o grau da perda auditiva. Após o diagnóstico foram indicados os procedimentos necessários aos pacientes, bem como a entrega do aparelho auditivo de forma gratuita. Mais de 40 moldes foram confeccionados no próprio local do exame para pacientes que apresentaram perda da audição. 

ASCOM/PMI

Dilma tem 40%, Marina 24% e Aécio 18%, indica Vox Populi


Pesquisa Vox Populi divulgada na noite desta segunda-feira (29) pela Rede Record, mostra vantagem de 16 pontos da presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, sobre Marina Silva (PSB) no primeiro turno e de 7 pontos no segundo. No primeiro turno, o levantamento aponta Dilma com 40% das intenções de voto contra 24% de Marina e 18% do candidato Aécio Neves (PSDB). Votos em branco e nulos são 6% e indecisos, 11%. Na pesquisa anterior, divulgada na quinta-feira, 25, pela revista CartaCapital, Dilma aparecia com 38%, Marina, com 25%, e Aécio, com 17%. Na simulação de segundo turno, Dilma aparece com 46% contra 39% de Marina. Na mostra anterior, a petista somava 42% contra 41% da pessebista. Os votos em branco e nulos somam 9%, e os indecisos, 6%. Num cenário que considera Aécio o adversário de Dilma, a petista tem 48% contra 38% do tucano. Na mostra anterior, a presidente tinha 45% contra 37% do senador. Os votos em branco e nulo somam 9%, e os que não sabem ou não responderam, 5% Os candidatos Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL) têm 1% nas intenções de voto cada. Eduardo Jorge (PV), Levy Fidelix (PRTB), Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO), Mauro Iasi (PCB), José Maria de Almeida (PSTU) não pontuaram. Em termos numéricos, Dilma possui a maior parte da preferência em todas as regiões do País, de acordo com a pesquisa. No Sudeste, maior colégio eleitoral, ela alcançou 29%, contra 26% de Marina e 21% de Aécio. Os adversários têm 2% juntos, votos em brancos e nulos totalizam 9% e indecisos são 14%. No Nordeste, a presidente obteve 60% das intenções, contra 20% de Marina e 8% de Aécio. Os demais concorrentes somaram 1%, enquanto em branco e nulos são 4% e indecisos, 6%. No Sul, Dilma atingiu 35%, contra 29% de Aécio e 17% da ex-senadora. Os demais somam 3%, em branco e nulos são 4% e os indecisos, 12%. No Centro-Oeste e Norte, a petista tem 40%, Marina, 28%, e Aécio, 19%. Outros candidatos totalizam 1%, em branco e nulos são 2% e os eleitores que não sabem ou não responderam atingiram 10%. O Vox Populi, contratado pela Rede Record, entrevistou 2 mil eleitores em 147 cidades do País entre 27 e 28 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00888/2014. (BN)

Bancários entram em greve por tempo indeterminado


Os bancários confirmaram em assembleia na noite desta segunda-feira (29) greve por tempo indeterminado a partir da 0h desta terça-feira (30). Além da Bahia, outros 20 estados também resolveram paralisar as atividades. Nesta segunda, a assembleia que ratificou a decisão aconteceu no Ginásio de Esportes, na ladeira dos Aflitos. Uma nova assembleia já está marcada para as 18h30 da quarta (01), para avaliar o andamento da paralisação. “Temos de nos preparar para uma greve longa. Para isso, é fundamental a participação da categoria para o sucesso do movimento”, diz em nota o presidente da Federação da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza. Foram sete rodadas de negociação com a Fenaban sem avanços considerados significativos pela categoria. Os bancos oferecem reajuste de 7%, mas os trabalhadores querem 12,5%, que segundo eles representa 5,4% de aumento real do salário. O Comando Nacional dos Bancários já havia se posicionado contra a proposta de reajuste salarial na sexta-feira, mas incentivou os 134 sindicatos que representa no País a convocarem assembleias e votarem sobre o assunto. Com o slogan “Queremos Mais”, orientou os associados a rejeitarem a proposta.