Mostrando postagens de setembro 9, 2014Mostrar tudo

Eleitor deve ficar atento à ordem de votação nas Eleições 2014


Visando ambientar o eleitor para a ordem de votação nas Eleições 2014, marcadas para o dia 5 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) divulgou na manhã de hoje (9/9), em seu canal no Youtube, o programa ‘TRE-BA Especial’, explicando a sequência de votação para os cargos disputados no pleito deste ano. Serão cinco candidatos para cargos majoritários e proporcionais e o eleitor deverá ficar atento à seguinte ordem: o primeiro voto é para Deputado Estadual, com 5 dígitos. Em seguida para Deputado Federal com 4; Senador, 3; Governador, 2 e por último Presidente da República, também com 2 dígitos. A Bahia tem 63 vagas para Deputado Estadual, 39 para a Câmara dos Deputados (Brasília) e uma para o Senado Federal. O Estado tem população de 15.044.137 habitantes e 10.185.417 eleitores aptos a votar.

Defendendo Estado laico, Pastor Everaldo se diz contra adoção por casais gays e educação sexual


Pastor Everaldo (PSC), abriu nesta terça-feira a série de sabatinas promovida pelo Globo com os quatro principais candidatos à Presidência da República. O candidato, mesmo defendendo "um Estado laico", afirmou ser contra a educação sexual em escolas e contra a adoção de crianças por casais homossexuais. Ele defendeu ainda que "toda a civilização está baseada nas relações heterossexuais". Mesmo diante de uma eleição improvável, o pastor afirma que "acredita em milagres". Sobre um possível apoio no segundo turno à candidata Marina Silva (PSB), evangélica como Everaldo, o pastor disse que "é candidato até 5 de outubro" e disse que seu partido defende o Estado laico. - Defendemos a liberdade, defendemos que o país seja um país laico - disse Everaldo - Sou contra partido evangélico. Everaldo, que é a favor da desburocratização da adoção em seu programa de governo, se disse contra a realização dessa prática por casais homossexuais, mas declarou que "não discrimina ninguém" - Eu acredito que, para uma criança, a adoção é por uma família do conceito que eu a tenho, homem e mulher. Eu estou, graças a Deus, num país democrático, num país laico, que eu tenho a liberdade de defender aquilo que eu acredito. Não discrimino não tenho intolerância com ninguém. Mas tenho os meus princípios e os defendo com liberdade. (OGlobo)

Idosa é detida por injúria racial em Vitória da Conquista: 'só podia ser preto'


Uma idosa foi detida após uma denúncia de injúria racial durante uma briga de trânsito em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. O caso aconteceu no último sábado (6), quando  a senhora, identificada como Vera Lúcia, 61 anos, ofendeu o gerente de vendas Tainã Carvalho, 23 anos. De acordo com informações do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista, Tainã pediu à idosa que retirasse o veículo de onde estava estacionado, pois estava impedindo a sua saída. Ofendida com o pedido, Vera Lucia teria disparado: "Só podia ser preto". Uma equipe da Polícia Militar chegou ao local e encaminhou a idosa ao Disep, onde foi feito o auto de prisão em flagrante por crime de injúria racial. Vera Lucia foi liberada no sábado (6) após pagar a fiança de R$1,5 mil. Envolvidos e testemunhas foram ouvidos pelo delegado Luiz Henrique Machado de Paula, responsável pelo caso. Segundo a polícia, o inquérito já foi concluído e será encaminhado ao Ministério Público. A pena em casos de racismo é de um a três anos de reclusão. (Correio)

TRE da Bahia assegura o direito ao voto 1,5 mil presos


O Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia (TRE-BA) irá assegurar o direito ao voto de 1.537 presos provisórios – ou seja, sem condenação criminal definitiva – e dos adolescentes com idades entre 16 e 21 anos que estão em conflito com a lei e cumprem medidas socioeducativas. No total, 13 seções eleitorais serão instaladas em 11 unidades. Entre as seções que serão realizadas, 10 estão localizadas em Salvador e três no interior, nas cidades de Feira de Santana e Teixeira de Freitas. Além do TRE-BA, os órgãos de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal também estão preparados para garantir o direito ao voto de presidiários provisórios. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não divulgou os dados em relação ao número total de presos provisórios e adolescentes internados que devem votar na eleição deste ano, porém, a estimativa é de que mais de 8 mil presos participem das eleições. De acordo com dados anteriores do órgão, em 2012 um total de 8.871 eleitores que estavam na condição de presos provisórios votou em 335 zonas eleitorais espalhadas pelo país para a escolha de prefeito e vereadores. Nas eleições gerais de 2010, aproximadamente 18.928 presos provisórios participaram das eleições. O direito ao voto do presidiário está regulamentado pela Resolução do TSE nº 23.399, de abril de 2014, que dispõe sobre os atos preparatórios para as eleições de 2014 e estabelece que os TREs só poderão instalar zonas eleitorais em unidades prisionais com, no mínimo, 50 eleitores aptos a votar. Conforme o artigo 15 da Constituição Federal, são impedidos de votar apenas os que, no dia da votação, tiverem contra si condenação criminal transitada em julgado (decisão judicial que não cabe mais recurso) e enquanto durarem seus efeitos.

Morre homem que matou ex-mulher dentro de clínica em Jequié


O homem que assassinou a ex-mulher dentro de uma clínica da cidade de Jequié não resistiu  e morreu no final da tarde desta segunda-feira (8), por volta das 17h. A informação foi confirmada pela serviço social do Hospital Geral Prado Valadares, onde  José Carlos Magno, 41 anos, estava internado. Ainda segundo o hospital, a vítima teve duas paradas cardíacas, chegou a ser reanimada pela equipe médica, mas não resistiu a um último ataque. José Carlos atirou contra si mesmo depois de matar a tiros a sua ex-companheira, Elizabete Brito Santos, 42, na manhã desta segunda. Segundo a polícia, ela foi surpreendida pelo ex-marido na clínica em que ela trabalhava como recepcionista. José Carlos disparou dois tiros contra Elizabete, que morreu no local. Em seguida, ele tentou se matar e disparou dois tiros contra si mesmo; um na região do ombro, outro na cabeça. Segundo a polícia, o suspeito foi preso a cerca de 45 dias sob acusação de tentativa de homicídio contra a ex-mulher e porte ilegal de arma de fogo. Mas acabou sendo libertado pelo advogado de defesa. (Correio)