Mostrando postagens de agosto 27, 2014Mostrar tudo

Lobão rebate críticas de Marina ao setor elétrico


Em um discurso de mais de meia hora, durante a posse de recondução da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, rebateu com firmeza críticas dirigidas contra a condução da política energética no governo Dilma Rousseff. “Certos analistas se anteciparam (em 2013) em fazer prognósticos catastróficos de apagão. Essa situação não se confirmou diante da robustez do sistema”, afirmou. Ao ser questionado se a candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, está entre esses analistas, após esta ter afirmado nos últimos dias que o setor elétrico na gestão Dilma vive uma crise e que o ministério não tem pessoas capacitadas tecnicamente, Lobão disse que sim, argumentando que as críticas dela “não correspondem à realidade”. No final de julho, ainda ao lado de Eduardo Campos, Marina afirmou que “hoje temos um ministro de Minas e Energia que não entende nada de energia”. “Eu sei que ela disse isso. Esse é o conceito dela, não é o meu. Os fatos não demonstram isso (crise energética e técnica) e se eles não demonstram é porque é o contrário”, rebateu Lobão. O ministro avaliou a política energética da gestão do PT como eficiente para evitar a repetição do apagão de 2001. “Houve um racionamento há pouco mais de dez anos, que ninguém desejou, mas que veio pela imposição daquele momento. O ministério tomou todas as providências para que aquele momento não se repetisse”, disse. Lobão rebateu ainda as previsões em relação à seca experimentada desde 2013, o que levou à ligação das usinas termelétricas em tempo integral, encarecendo a energia no País, argumentando que “as previsões catastróficas não se realizaram”. “Eles (críticos) queriam que repetíssemos 2001. Dizem que não tivemos coragem para determinar o racionamento (apagão). Nós tivemos coragem para não determinar, porque não foi necessário”, afirmou.

Do Política Livre

Bapesp aponta crescimento de Rui e Lídice com Souto na liderança


A nova pesquisa Bapesp - Instituto Bahia Pesquisa e Estatística (Babesp), encomendada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), sinaliza crescimento dos candidatos Rui Costa (PT) e Lídice da Mata (PSB) – se comparado com o certame anterior do instituto, divulgado no último dia 13. Paulo Souto (DEM), no entanto, com 41% das intenções de voto venceria a eleição no primeiro turno. Na pesquisa estimulada, Rui Costa detém 21% das intenções de voto e Lídice é opção para 12% dos 2 mil entrevistados, em 84 municípios da Bahia. Rogério Da Luz (PRTB) e Marcos Mendes (PSOL) ficam com 1% dos votos cada e Renata Mallet (PSTU) não chega a atingir 1%. Brancos e nulos somaram 8% e 16% não sabem ou não responderam. Os números apresentam variação quando os candidatos aparecem associados a apoiadores. Souto mantém a liderança, com 39% dos votos, apoiado por ACM Neto (DEM) e Aécio Neves (PSDB), enquanto Rui cresce para 26% ao ser associado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à presidente Dilma Rousseff e ao governador Jaques Wagner. Já a senadora Lídice da Mata chega a 13% das intenções de voto quando é citada ao lado de Marina Silva. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada sob nº BA-00010/2014.(Atualizado às 18h41)

Bahia Notícias

Aécio diz que não sabe quais são os projetos de Marina


O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, disse nesta quarta-feira, na série ‘Entrevistas Estadão’, que seu partido construiu um projeto para o Brasil, ao ser indagado sobre as recentes pesquisas eleitorais, que mostram o crescimento da adversária do PSB, Marina Silva. Ele disse que avalia com “serenidade” o atual quadro, com Marina Silva como cabeça de chapa do PSB, no lugar do falecido governador Eduardo Campos. E disse que ainda não sabe quais são os projetos de Marina Silva para o Brasil. “Somos oposição ao atual modelo que está aí, não uma oposição circunstancial, não mudamos de lado.” Aécio aproveitou para focar suas críticas na adversária do PT, Dilma Rousseff, dizendo que o governo fracassou na condução da economia. O tucano classificou de “criminosa” a atuação do governo federal na área da segurança. Política Livre

Treinamento online para mesários tem mais de 1,5 mil inscritos na Bahia


Mais de 1,5 mil mesários estão inscritos para realizar o treinamento online do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) para desempenho das funções. No estado, 20 zonas eleitorais de Salvador e 59 do interior poderão fazer o curso à distância. Para participar, o mesário deverá se cadastrar no site indicado na carta de convocação da Justiça Eleitoral que recebe pelos correios, utilizando o código de inscrição informado na correspondência. Confira a lista de zonas que possibilitam o curso online. Cada mesário receberá um certificado para atuar na eleição após o término do treinamento. Aqueles que serão convocados pelas Zonas Eleitorais que não disponibilizaram a capacitação via internet poderão realizar o treinamento online como complementação do aprendizado. Porém, esses mesários deverão, obrigatoriamente, comparecer ao local indicado na carta convocatória para receber as orientações de forma presencial. A capacitação via internet ocorre desde 2010 e o TRE-BA foi o primeiro a oferecer este tipo de curso. Cada Zona Eleitoral tem um prazo para realizar a capacitação, portanto, o mesário deve ficar atento às informações contidas na carta de convocação. Confira o programa no portal do TRE-BA.

IBIRATAIA: Vereadores aprovam Moção de Pesar pela morte da cantora Cybele do Quarteto em Cy


A Câmara Municipal de Ibirataia aprovou em Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (25), uma Moção de Pesar em homenagem póstuma à Cantora Cybele de Sá Leite (74), falecida na última quinta-feira (21) no Rio de Janeiro, vítima de uma isquemia pulmonar. Cybele era  ibirataense, integrante do Grupo Quarteto em Cy. A Moção foi proposta pelo vereador Poleandro Silva Santos (PT) e aprovada por unanimidade dos vereadores.


Tesouras Notícias