Mostrando postagens de julho 28, 2014Mostrar tudo

ELEIÇÕES 2014: Agenda dos Candidatos ao Governo do Estado da Bahia


A partir desta data iremos divulgar com apoio do R7 BA a agenda dos seis candidatos ao Governo do Estado. Serão postados os compromissos do dia posterior dos políticos em uma única nota, seguindo a ordem alfabética dos candidatos registrados no TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Veja a agenda:
Lídice da Matta (coligação “Um Novo Caminho para a Bahia”)
Na manhã desta terça-feira, a candidata concede entrevista a um programa de TV local. À noite, participa do evento “A política cultural no Estado da Bahia”, no salão nobre da Academia de Letras da Bahia (ALB). 
Marcos Mendes (PSOL)
Nesta terça-feira, o candidato concede entrevista a um programa de rádio local. À noite, participa do evento “A política cultural no Estado da Bahia”, no salão nobre da Academia de Letras da Bahia (ALB).
Paulo Souto (coligação “Unidos pela Bahia”)
Durante a manhã, o candidato a governador se reúne com equipe de campanha.  À noite participa do evento “A política cultural no Estado da Bahia”, no salão nobre da Academia de Letras da Bahia (ALB).
Renata Mallet (PSTU)
Na manhã desta terça-feira (29), a candidata Renata Mallet se reúne com a coordenação da campanha. À noite, participa do evento “A política cultural no Estado da Bahia”, no salão nobre da Academia de Letras da Bahia (ALB).
Rogério Tadeu Da Luz (coligação "Por uma Bahia Livre e Justa")
Durante a manhã, o candidato concede entrevista a uma rádio do interior. À tarde, se reúne com a equipe de campanha. À noite, participa do evento “A política cultural no Estado da Bahia”, no salão nobre da Academia de Letras da Bahia (ALB).
Rui Costa (coligação “Pra Bahia Mudar Mais”)
O candidato na manhã desta terça-feira (29) concede entrevista à emissora de rádio local e grava programa eleitoral. À noite, Rui participa do evento “A política cultural no Estado da Bahia”, no salão nobre da Academia de Letras da Bahia (ALB).

R7 

Mãe confessa ter matado filho de 2 anos encontrado dentro de sofá em Belo Horizonte


A mãe do menino Kevin Gomes Sobral, encontrado morto dentro de um sofá em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, confessou na tarde desta segunda-feira (28) ter matado o filho de apenas 2 anos. De acordo com a Polícia Militar, Marília Cristina Gomes, 19 anos, foi presa em flagrante por ocultação de cadáver e a morte do garoto será investigada. O corpo da criança, que estava desparecida desde a última quinta-feira (24), foi encontrado na casa dos tios, que moram no mesmo terreno da família. Segundo a polícia, eles disseram  que estavam viajando e que, quando chegaram, sentiram um cheiro estranho e ao entrar na casa viram uma poça semelhante a sangue debaixo do sofá, até que perceberam que era o corpo do garoto. Em depoimento,  a mãe de Kevin disse a polícia que atirou a criança na parede depois de ficar nervosa ao ver o filho mexer em seu celular. O garoto sofreu traumatismo craniano e morreu na hora. O caso será investigado pela Polícia Civil de Belo Horizonte. 
Mãe escondeu filho dentro do sofá dos tios (Reprodução/TV Globo)


Baiano é contido por seguranças após atirar pedra em vidraça do Palácio do Planalto


Um homem identificado como Moacir Rocha foi contido por seguranças do Palácio do Planalto após atirar uma pedra em uma das vidraças da sede do Executivo nacional. Ele contou que veio da cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste do estado, para falar “assunto particular” com a presidente Dilma Rousseff. “Ele é um viajante. Com frequência, aparecem pessoas que esse tipo de problema aqui. Nosso pessoal já está acostumado com isso. Não teve ameaça nenhuma. É uma pessoa que está com problema psicológico e jogou uma pedra na vidraça. Teve dano ao patrimônio, mas a gente quer preservar a integridade física e de saúde dele”, disse Alexandro Costa de Lima, chefe da Segurança do Palácio do Planalto. Moacir foi encaminhado para a 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte, mas, como se trata de uma ocorrência em área de segurança nacional, teve que ser levado para a Superintendência da Polícia Federal, onde será ouvido. No momento do incidente, Dilma estava no Palácio da Alvorada, a residência oficial. Informações da Agência Brasil.

Neymar compra mansão de R$ 5,8 milhões em Angra dos Reis


Antes de viajar para Barcelona na última quinta-feira (24), o jogador Neymar comprou uma mansão no valor de R$ 5,8 milhões, segundo informou a coluna Retratos da Vida, do jornal ‘O Dia’. De acordo com a publicação, o craque não esteve no imóvel. Foi o pai dele quem fechou o negócio. A casa, localizada em um condomínio de alto padrão de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, possui 1.545 m², seis quartos, vaga para sete veículos, piscina com vista para o mar e píer para embarcações. Com a compra realizada, o jogador embarcou para a Europa acompanhado da namorada, a atriz Bruna Marquezine. Ele chegou a posar para fotos com fãs no aeroporto, antes da viagem. 

(Fonte: Correio) 

IBIRAPITANGA: Homem tem cabeça decepada na Região do Bate Quente


Uma morte registrada por volta das 21h deste domingo chocou os moradores do Bate Quente, região rural localizada entre o município de Ubatã e Ibirapitanga. Um homem identificado como Edvaldo Amaral dos Santos, de 45 anos, teve a cabeça decepada por dois homens. Segundo informações de testemunhas, dois bandidos encapuzados chegaram à residência de Edvaldo a bordo de uma moto, retiraram a vítima da casa e deceparam a cabeça da vítima. Após o crime, os bandidos colocaram a cabeça sobre o corpo da vítima. Segundo informações da Polícia Civil, Edvaldo não possuía passagem pela Polícia. A Polícia Civil de Ibirapitanga investigará o crime. 

(Ueslei Souza/Ubatã Notícias)

MG: Menino de 2 anos desaparece e é encontrado morto dentro de sofá na casa dos tios


Desaparecido desde a última quinta-feira (24), quando a mãe lavava roupas no lado de fora da casa, o menino Keven Gomes Sobral, 2 anos, foi encontrado morto dentro de um sofá, na casa dos tios, em Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, na noite desse domingo (27). De acordo com matéria publicada pelo site O Tempo, a casa do tio fica no mesmo terreno onde vivem os pais e estava fechada desde o desaparecimento de Keven, pois estavam em viajem para o Norte de Minas. De acordo com informações da Polícia Militar (PM) ao site, Marília Cristiane Gomes, de 19 anos, mãe de Keven, foi quem chamou os militares. Ela contou que estava em casa dormindo depois de ser atendida no Hospital Municipal de Ibirité, porque estava se sentindo mal. Os de tios da criança identificados como por Aílton Silva Sobral, de 23 anos, e Lucimeire de Souza Antunes, de 21, chegaram de viagem e acordaram a mãe do garoto, por volta das 22h. Eles queriam a chave do imóvel que pertence ao casal. Porém a fechadura havia sido trocada, após os bombeiros terem arrombado a porta para buscas com autorização do dono do terreno identificado como José Sebastião dos Santos, de 56 anos.Após entrar em casa, a tia da vítima quem percebeu que havia um cheiro estranho na casa. Ao arrastar o sofá, ela percebeu que o móvel estava rasgado. Dentro dele estava o corpo de Keven, próximo a uma poça de sangue. A perícia esteve no local e informou que, pelo avançado estado de decomposição, não foi possível checar se a criança tinha marcas de violência. O corpo do garoto foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Betim, na região metropolitana, onde serão feitos exames que devem determinar a causa da morte. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Plantão de Ibirité. De acordo com a Polícia Civil, até o momento ninguém foi detido. Os pais e os tios da criança e também o dono do terreno foram ouvidos na delegacia de plantão. O Conselho Tutelar de Santa Luzia informou que está acompanhando o caso, mas que não está autorizado a dar detalhes do ocorrido. (O Tempo)

TRE-BA apreende 638 placas de propaganda eleitoral

Divulgação/Agecom >
No final de semana o TRE-BA (Tribunal Regional Eleitoral da Bahia) com apoio da Sucom (Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município) apreendeu 638 placas publicitárias com propaganda eleitoral na av. Luiz Viana Filho, conhecida como Paralela.
A ação também contou com a participação da Transalvador (Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador) e da Semop (Secretária de Ordem Pública).
As placas foram removidas por estarem em local inadequado, atrapalhando a movimentação dos transeuntes e sendo exibidos fora do horário permitido pela lei.
Legislação
De acordo com a Lei nº 9.504/97, fica permitido a exibição de cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras ao longo das vias públicas, desde que móveis e que não dificultem o fluxo do trânsito de pessoas e veículos. 
Nenhum tipo de publicidade partidária pode ser afixada em áreas e equipamentos públicos, a exemplo de postes, balaustradas, sinaleiras, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus, jardins e outros equipamentos urbanos. A utilização desses engenhos publicitários deve ser realizada entre 6h e 22h. Em caso de descumprimento, o material pode ser apreendido. R7

Filho mata mãe com golpes de vaso sanitário em Simões Filho


Um crime revoltou os moradores loteamento Big Áurea, localizado no CIA I, município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). De acordo com informações do major Átila, comandante da 22ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Simões Filho), Rafael Cruz Cordeiro, 18, matou a própria mãe, identificada como Iracir Vieira Cruz, 53. O acusado utilizou um vaso sanitário para golpear a cabeça da vítima várias vezes. Ela ficou com o rosto desfigurado. Ainda de acordo com o policial, o crime aconteceu dentro da casa da família. Rafael já havia sido preso por tráfico de drogas, porte ilegal de arma e receptação. Ele também é usuário de drogas. A polícia conseguiu prender Rafael. Ele confessou o crime e foi presentado na sede da 22ª Delegacia Territorial (DT), em Simões Filho. Agentes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizaram pericia no local e o corpo de Iracir Vieira, que estava despido, foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Salvador. (Bocão News/ Imagem Ilustrativa)

Novo medicamento é esperança de cura para hepatite C


Uma nova droga, ainda em aprovação nos Estados Unidos, pode representar a cura para cerca de 95% dos pacientes com hepatite C, forma mais grave da doença, segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), Edison Roberto Parise. A hepatite é a inflamação do fígado, causada por cinco vírus diferentes e que nem sempre apresenta sintomas. Os tipos B e C são a causa mais comum de cirrose hepática e câncer de fígado. Atualmente, para todos os tipos da doença, o tratamento é com feito com antivirais, basicamente o interferon e a ribavirina, com duração de 48 semanas. Em alguns casos, esses medicamentos podem ser combinados com inibidores de protease, que tem muitos efeitos colaterais e cura cerca de 50% a 70% das pessoas infectadas. Segundo Edison Parise, uma segunda série de medicamentos já está em aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. "São dois novos medicamentos que têm uma baixa tremenda de efeito colateral, mas que ainda vão ser utilizados com interferon, em alguns casos", disse ele, ao explicar que o tratamento deve durar 12 semanas, com um índice de cura de 80% a 90%. Uma terceira geração de medicamentos, com o mínimo de efeito colateral, deve ser aprovada até o fim do ano nos Estados Unidos. "Nesse caso, o tratamento é totalmente sem interferon, mais curto, de oito semanas, e com um índice de cura de 90% a 100%. É uma mudança drástica no tratamento da hepatite neste ano, então precisamos aproveitar isso e captar o máximo de doentes." O tratamento contra a hepatite é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é bom, segundo o gerente de Projetos da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH), Eduardo Tadeu Lima e Silva. "Tem todas aquelas coisas do setor público e as dificuldades de qualquer tratamento de alta complexidade, como aids, malária e câncer. Mas o paciente tem atendimento e acesso a medicamentos." Após a aprovação de novos medicamentos, a segunda fase é a inclusão do remédio no protocolo de tratamento do SUS. "O que nós vemos é que a hepatite C não tem o mesmo apelo da aids, por exemplo, mas é tão devastadora quanto, e o número de portadores é maior", destacou Silva. "Nosso trabalho é tirar a hepatite do anonimato, divulgar que nós temos uma doença silenciosa, que, quanto mais tarde for descoberta, mais comprometido o fígado vai estar e maior vai ser o custo do tratamento para o Estado." De acordo ele, a hepatite C não é uma doença tão estigmatizada quanto a aids. "Fica essa coisa de achar que a pessoa que tem cirrose é alcoólatra, que tem vida sexual promíscua. Pelo contrário, a transmissão sexual é muito rara". Já a hepatite B é considerada, sim, uma doença sexualmente transmissível.

Candidatos ao Senado confirmam suplentes de suas chapas


Em ritmo avançado de campanha, o vice-governador e postulante a vaga ao Senado, Otto Alencar (PSD), confirmou o nome do seu suplente, indicado pelo PDT: Abel Rebouças, ex-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e presidente da sigla na cidade de Vitória da Conquista. A decisão acontece após longa novela de indefinições entre o político e a agremiação. Detentor da indicação, o PDT passou por maus bocados após não ter emplacado nome de Marcelo Nilo (DPT) como vice-governador. O pedetista, emburrado, não quis conta com a suplência e sempre a descartou. Agora parte para o pleito de reeleição para deputado estadual e, quem sabe, continuar como presidente da Assembleia Legislativa da Bahia. Como forma de participar da disputa da chapa majoritária, após ser protelado pelo PP, o PDT ficou com a indicação da lista tríplice da primeira suplência, apreciada e escolhida pessoalmente pelo próprio Otto Alencar, este que sempre demonstrou simpatia do pedetista conquistense. “É um homem que tem todas as condições de colaborar com a chapa, sobretudo com suas ideias na área da educação”, enalteceu Alencar. Se a chapa governista já bateu o martelo nesta questão, assim como a chapa de Eliana Calmon (PSB), cujo suplente será Silvio Humberto (PSB), os oposicionistas não ficariam atrás. Os dois nomes escolhidos foram os do suplente do senador João Durval (PDT), Eliel Santana (PSC) e de Ricardo Grey (PTC), um dos membros da Executiva da legenda. Os petecistas pleitearam a indicação desde abril, mas como não apadrinharam o representante para primeira suplência, estão com a segunda. Os pesolistas amarraram o nome do professor da rede pública de ensino César Carneiro (PSOL), que marchará ao lado de Hamilton Assis (PSOL) na corrida sucessória pela vaga que será deixada pelo ex-governador João Durval em janeiro de 2015. O PSTU e o PRTB, partidos concorrente na majoritária, ainda não divulgaram seus nomes ao Senado Federal.(Tribuna da Bahia)