Mostrando postagens de maio 22, 2014Mostrar tudo

Jovens protestam contra redução da maioridade penal no Senado

Imagem ilustrativa
Um grupo de jovens conseguiu entrar no Senado nesta quinta-feira (22) para protestar contra a redução da maioridade penal na entrada do corredor de acesso às salas das comissões, conhecido como túnel do tempo. O tema, objeto de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 33/2012), tem sido discutido na Casa. O projeto sugere punições variadas para adolescentes com mais de 16 anos que cometeram crimes graves. Os manifestantes – ao menos 12, informa a Agência Brasil – estenderam uma bandeira do Brasil no chão, cercada de placas com o ranking de homicídios nos estados. “Viemos em um grupo de 30 jovens, mas apenas alguns conseguiram entrar. Nosso objetivo é falar com os senadores, que passarem por aqui, que somos contra a redução da maioridade penal”, disse a diretora de Política Pública da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (USJ). Segundo dados do Mapa da Violência 2013, do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), Alagoas tem o maior número de homicídios no país, seguido pelo Espírito Santo, Paraíba, Bahia e Distrito Federal.

Funcionários do IBGE entram em greve na próxima segunda-feira


Os servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vão entrar em greve na próxima segunda-feira (26). A Executiva Nacional da Associação dos Servidores do IBGE divulgou hoje (21) uma carta aos trabalhadores do IBGE, servidores públicos e à população brasileira, explicando os motivos da campanha S.O.S IBGE – queremos trabalhar. A diretoria se reuniu entre os dias 14 e 18 em Nova Friburgo, e até segunda-feira as regionais farão assembleias para decidir a adesão ao movimento. De acordo com o diretor da Executiva Nacional da associação, Nelson Thomé Filho, os estados do Rio Grande do Sul, Amazonas e Alagoas decidiram pela paralisação. Os trabalhadores da sede do IBGE, no Rio, se reúnem amanhã de amanhã para votar a adesão ou não. Os principais pontos são: plena autonomia técnica no órgão, reversão dos cortes orçamentários, concursos públicos e salários no patamar das carreiras dos órgãos do ciclo de gestão. Querem ainda salários e direitos iguais para os trabalhadores temporários, substituição da atual diretoria e eleições diretas para presidente, membros do conselho, coordenadores de pesquisas e chefes de Unidades Estaduais do IBGE.“Nós queremos concurso público para substituir o trabalho temporário e também a substituição dos efetivos que estão para se aposentar. Na questão salarial, nós pedimos equiparação ao patamar dos órgãos de gestão, como Ipea e Banco Central. A outra reivindicação é a questão do IBGE ser encarado como um órgão de estado, e não de governo, e ter autonomia técnica”, disse o diretor. De acordo com o sindicato nacional, o IBGE tem hoje 5.900 funcionários efetivos e 4.700 temporários, que ganham cerca de um salário mínimo e exercem funções além das estabelecidas em lei, que é a coleta de informações para operações censitárias e para pesquisas de caráter temporário. A assessoria de imprensa do IBGE informou que a diretoria não vai se pronunciar sobre a greve porque a paralisação não existe de fato, pois aguarda as decisões das assembleias regionais. A Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento informou que existe um acordo assinado com todos os servidores públicos federais que vale até janeiro de 2015, e o governo não tem margem financeira e fiscal para promover qualquer tipo de reestruturação que provoque impacto orçamentário. (EBC)

Pesquisa revela que brasileiros não estão muito interessados pela Copa do Mundo


Faltando poucos dias para a abertura oficial da Copa do Mundo no Brasil, a Ipsos Media CT - área especializada em mídia, conteúdo e tecnologia da Ipsos – acaba de desenvolver uma pesquisa para identificar o interesse dos brasileiros neste grande evento. Para a surpresa de muitos, o desinteresse é muito alto em muitas cidades brasileiras. O interior de São Paulo é a região com o maior número de desinteressados pelo tema com 32% dos pesquisados; Belo Horizonte e Vitória aparecem em seguida com 31% cada; Curitiba com 30% e São Paulo com 29%. “Com tantas manifestações acontecendo às vésperas da Copa do Mundo, acreditamos que isso desmotive o interesse dos brasileiros com o evento”, afirma Diego Oliveira, diretor de contas da Ipsos Media CT. As cidades que mostraram maior interesse no assunto são Fortaleza e Salvador que empataram com 24%. Fortaleza também foi considerada a região que mais acredita na vitória do Brasil nesta Copa com 54%, seguida por Brasília (49%), Salvador (49%) e Goiânia (48%). Salvador também foi apontada como a cidade mais bem informada com 46%, seguida de Brasília (42%), Fortaleza (38%) e Curitiba (36%). A TV foi o meio mais utilizado para buscar informações sobre a Copa do Mundo com 89%, a internet vem logo atrás com 28%. (Tribuna)

Lei que torna crime hediondo exploração sexual de crianças será publicada nesta quinta-feira (22)


A lei que transforma em hediondo o crime de exploração sexual de criança, adolescente ou pessoa vulnerável será publicada na edição desta quinta-feira (22) do Diário Oficial da União e já estará em vigor durante a Copa do Mundo, que começa no dia 12 de junho. A lei foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff. Pelo Twitter, Dilma disse que a imposição de penas mais duras vai fortalecer o combate a esse tipo de crime. “A partir de hoje, o Brasil passa a contar com um forte instrumento legal na luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Sancionei a lei que faz dessa prática um crime hediondo, impondo sentenças mais duras. Essa lei fortalece nossa batalha contra um crime que fere nossas crianças e envergonha o país”, escreveu a presidenta em sua conta pessoal na rede social. A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, comemorou a sanção da lei e também avaliou que a mudança vai endurecer o enfrentamento dessa prática criminosa. “É uma forma de agravar a pena e buscar inibir essa forma de violência”, avaliou. Com a inclusão no rol de hediondos, o crime de exploração sexual de criança ou adolescente passa a ter pena prevista de quatro a dez anos de reclusão, aplicável também a quem facilitar essa prática. Os condenados por esse tipo de crime não poderão pagar fiança e não terão direito a anistia, graça ou indulto natalino. A pena imposta terá de ser cumprida inicialmente em regime fechado. Para a progressão de regime, será exigido o requisito objetivo de cumprimento de, no mínimo, dois quintos da pena aplicada, se o apenado for primário, e de três quintos, se reincidente. (Agência EBC)

Fani Pacheco faz topless para desejar bom dia aos seguidores


  1. Fani Pacheco usou seu Instagram, nesta quarta-feira, 21, para mostrar uma foto onde aparece de topless. Ela usou a imagem para dar bom dia aos seguidores. "Bom diaaaa!!! Acordei feliz com meu presente novo! Esse biquini fofo de babadinho e lindo dourado, do jeito que eu sempre quis!!! Até minha barriga ficou mais bonita e definida com esse biquini... Rsrs. E vc já comprou a minha sexy de Maio ??? Rs #SexyMaioEsgotando até 24 nas bancas! #épica beijos estalados , mas só pra quem comprou a minha revista...Kkkk", escreveu ela. Na última semana, Fani participou do lançamento do seu ensaio sensual e falou sobre as fotos. "Apesar de eu ter interpretado uma personagem, eu me inspirei no filme da Lindsay Lohan, coloquei bastante da minha personalidade nas fotos. A idéia dos fetiches foi minha. Era um sonho meu já fazer uma revista com essas fotos, que fossem fortes e que eu conseguisse mostrar o lado artístico. E fiquei bem feliz de ter conseguido", falou ela. (Ego)

Índios ocupam Direc no extremo sul por descaso na educação


Representantes de 14 aldeias da etnia Pataxó, ocuparam a Diretoria Regional de Educação (Direc 9) de Teixeira de Freitas, no extremo no sul da Bahia, na tarde desta quarta feira, 21. A ação é para reivindicar a publicação no diário oficial para transporte escolar da região, a regularização da merenda escolar, já que há seis meses não recebem, e ainda, exigem a exoneração de Sadraque Francisco dos Santos, que há sete anos está na coordenação indígena e que segundo os índios nunca fez nada por eles. De acordo com o blog Liberdade News, o Cacique Katicoco, da Aldeia Serra do Katicoco, afirmou que os índios só sairão da Direc quando forem atendidos pelo representante do órgão. "Só deixaremos a Direc 9 depois que as nossas reivindicações forem atendidas, queremos Sadraque fora", disse. "Nossos filhos estão sem aula, não tem merenda, não podemos deixar essa situação continuar, ninguém faz nada, já estivemos duas vezes em Salvador, e nada foi solucionado, só sairemos quando nos atender", reafirmou ao blog, Tapera Pataxó, um dos lideres do movimento. (Jornal A Tarde)

Empresário é morto dentro de carro em Feira de Santana


Gil Porto Neto, de 32 anos, foi assassinado na noite desta quarta-feira (21) na cidade de Feira de Santana, localizada a 109 km de Salvador. De acordo com informações da 64ª Companhia Independente da Polícia Militar, o empresário estava em um BMW de cor branca, na Rua Eldevira de Oliveira, no Largo do São Francisco, quando foi abordado por dois homens em uma moto vermelha por volta das 19h. Os assassinos dispararam cerca de quatro vezes contra Gil, que perdeu o controle da direção do veículo, que subiu uma calçada e bateu contra o muro de uma casa. Ainda de acordo com a polícia, o empresário chegou a ser socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Hospital São Mateus, onde já chegou sem vida. De acordo com informações do site local Acorda Cidade, Gil era dono de uma imobiliária de Feira de Santana. O crime é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa da cidade, que até a manhã desta quinta-feira (22), ainda segundo informações da Polícia Militar, não havia realizado a prisão dos suspeitos. Informações Acorda Cidade.

Senado aprova piso de R$ 1.014 para agentes comunitários de saúde


O Senado aprovou o projeto que fixa em R$ 1.014 o piso salarial nacional para os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, com jornada de 40 horas semanais (PLS 270/2006). Houve uma mudança: os senadores retiraram os artigos que previam um reajuste vinculado ao salário mínimo. Para preservar o poder aquisitivo do piso, um acordo de lideranças manteve no texto a previsão de aumento por meio de decreto do Poder Executivo, que deverá ser estabelecido a cada ano. A matéria segue para sanção presidencial.
Os trechos retirados foram incluídos na Câmara dos Deputados. Tratavam do aumento real, a partir de 2015, equivalente à variação positiva do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. A sistemática é a mesma aplicada ao salário mínimo atualmente. O senador José Agripino (DEM-RN) alertou sobre o veto que seria feito pela presidente Dilma Roussef se essa parte fosse mantida.
A carreira de agentes comunitários foi regulamentada pela Lei 11.350/06, que permitiu a regularização dos funcionários contratados no âmbito da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e estabeleceu as diretrizes para contratação nos estados e municípios. Para ajudar no pagamento dos novos salários, o projeto atribui à União a responsabilidade de complementar 95% do piso salarial. Em decreto, o Executivo federal poderá fixar a quantidade máxima de agentes que poderão ser contratados com o recebimento do auxílio financeiro da União.
Vários senadores discursaram na sessão defendendo o projeto e os agentes comunitários de saúde pelo trabalho essencial que desempenham nos municípios.
http://www12.senado.gov.br