Mostrando postagens de maio 16, 2014Mostrar tudo

Enem 2014 já tem mais de três milhões de inscritos

Mais de três milhões de candidatos já fizeram a sua inscrição para a edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo balanço parcial divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) na tarde desta sexta-feira (15). Até as 16h desta sexta, o sistema registrou 3.038.209 inscritos. Até agora, São Paulo foi o estado que recebeu o maior número de inscritos: 476.061, ou 15,66% do total, seguido por Minas Gerais (314.321), Ceará (253.697), Rio de Janeiro (235.604) e Bahia (225.047). Esses cinco estados reuniam 49,5% do total de inscrições até as 16h desta sexta, segundo o balanço do MEC. O prazo para participar vai até as 23h59 do dia 23, no sitehttp://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/. O Enem deverá ser usado por pelo menos 115 universidades federais para o acesso a cursos de graduação. O ritmo de inscrições, segundo o Inep, é maior do que o da edição de 2013. De acordo com os dados divulgados pelo MEC no ano passado, após quatro dias e meio de inscrições, a edição de 2013 do Enem tinha 2,7 milhões de inscritos. A expectativa é que até 8,2 milhões de estudantes se inscrevam este ano –em 2013, o número total foi de 7,1 milhões de candidatos, e mais de 5 milhões fizeram os dois dias de prova. Com base no volume de visitantes no site, o Inep afirma  que os melhores horários para se inscrever na prova do MEC são até as 9h, entre as 14h e as 17h, e após as 21h. O exame será realizado nos dias 8 e 9 de novembro. Os candidatos podem tirar dúvidas sobre a inscrição em um passo a passo da inscrição no site enem.inep.gov.br. A taxa de inscrição não mudou – continua R$ 35 –, e o pagamento do boleto deve ser feito até o dia 28 de maio. Ficam isentos da cobrança todos os alunos de escola pública ou que comprovarem renda familiar mensal inferior a R$ 1.086. Assim como nos anos anteriores, o Enem ocorrerá em dois dias seguidos. No sábado, dia 8, os participantes farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza, entre as 13h e as 17h30 (horário de Brasília). No domingo, dia 9, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Nesse dia, o tempo de exame será mais longo, entre as 13h e as 18h30 (horário de Brasília). Segundo o MEC, serão impressas 18,3 milhões de provas (incluindo normal, ampliada, ledor e braile – estas três últimas, para quem tem diferentes graus de deficiência visual) em 1.699 municípios do país. Este ano, 785 mil funcionários vão ajudar na realização do Enem, entre coordenadores de locais de aplicação, assistentes de coordenação, chefes de sala, fiscais e apoio. Em todo o Brasil, haverá 16,6 mil locais de prova.
Transexuais podem usar nome social
Candidatos travestis ou transexuais poderão usar o nome social para prestar o Enem. Para isso, precisarão fazer a solicitação ao Inep, por telefone, durante o prazo de inscrição. Segundo o site, "o participante travesti ou transexual que desejar ser identificado por nome social nos dias e locais de realização do exame deve fazer essa solicitação pelo telefone 0800 616161, até o final do período de inscrição". O edital do Enem 2014, no entanto, não faz nenhuma referência ao uso do nome social pelos  candidatos. (G1)

Procurador-geral pede transferência de Prisco a presídio federal em Rondônia


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, recomendou que o vereador Marco Prisco (PSDB) seja transferido do Hospital Regional da Asa Norte, em Brasília, onde está internado, para o presídio federal de Porto Velho, capital de Rondônia. Ele encaminhou ao Supremo Tribunal Federal o resultado do parecer médico que atestou a falta de necessidade de internação do líder grevista da Polícia Militar baiana. A decisão final sobre a transferência de Prisco, anteriormente custodiado no Complexo da Papuda, será do ministro do STF Ricardo Lewandowski. "O laudo é bastante claro: não há necessidade de internação hospital, de modo que não mais subsiste a manutenção do interessado no nosocômio [hospital]. Outrossim, a hipótese é de, em cumprimento ao que já determinado, presentes os requisitos da prisão preventiva, seja ele encaminhado para o presídio federal em Porto Velho", diz o procurador-geral no documento. O relatório médico que negou a importância de internação domiciliar ou hospitalar do tucano foi uma resposta solicitada pela sua defesa, a qual alegou que Prisco sofrera infarto dentro da prisão. O vereador foi detido em abril para cumprir prisão preventiva de 90 dias, acusado de crimes contra a segurança nacional, por liderar o movimento paredista dos militares em 2012. 

IBIRATAIA: Prefeitura executa obras de melhoria de infraestrutura no Bairro João Paulo.


Moradores do João Paulo serão beneficiados com as obras de melhoria de infraestrutura no bairro que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Na primeira etapa do cronograma está sendo realizada a drenagem superficial, abertura das ruas e encascalhamento, serviço de mobilidade que irá facilitar o tráfego de pessoas e veículos no local.


 “Após a conclusão desta primeira etapa de serviços, partiremos para outras ações importantes para o Bairro João Paulo. Estamos nos esforçando para que as melhorias necessárias sejam concretizadas o mais rápido possível”. Disse Neto Silva, secretário municipal de infraestrutura.

 “É muito difícil conviver, ficamos muitos anos abandonados. O bairro fica alagado todas as vezes que chove, expostos a várias doenças e pragas, isso coloca as nossas vidas em risco. Para sair de casa, tínhamos que ficar escolhendo o lugar para passar, para não afundar na lama. Estou muito contente com esse serviço que está sendo feito, parabéns ao prefeito Marcos Aurélio”, comemorou uma das moradoras do bairro. (ASCOM/PMI)