Mostrando postagens de maio 8, 2014Mostrar tudo

Mucugê sediará Seminário Regional de Vereadores


Nesta sexta-feira (9) acontecerá na Câmara Municipal de Mucugê, na Chapada Diamantina, mais um Seminário Regional de Vereadores. O evento é promovido pelas Casas Legislativas de Mucugê e de Ibitiara, essa última presidida pelo vereador Sivaldo Amorim (PCdoB), que também é diretor de formação da União dos Vereadores da Chapada Diamantina (UVB/Chapada), em parceria com a União dos Vereadores do Brasil (UVB), União dos Vereadores do Bahia (UVBA) e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento das Cidades (IBRADESC). O início do seminário, realizado pelas entidades que visam o fortalecimento da representatividade do legislativo baiano, está previsto para as 9h e, durante todo dia, os parlamentares vão discutir assuntos como votação de contas, processos legislativos e gestão legislativa. Na oportunidade, haverá também eleição da regional da União dos Vereadores da Chapada Diamantina.
Com informações do Jornal da Chapada

IBIRATAIA: AUDIÊNCIA PÚBLICA



EDITAL
 AUDIÊNCIA PÚBLICA
 PARA APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DA
 LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA – LDO
 PARA O EXERCÍCIO DE 2.015
  
O Prefeito Municipal de Ibirataia – Bahia, no uso de suas atribuições legais e em atendimento ao disposto no parágrafo único do artigo 48 de Lei Complementar nº. 101/00 (LRF), assegurando a transparência da gestão fiscal, torna público e convida as entidades civis organizadas e a população em geral, para participar da Audiência Pública, com o objetivo de apresentar e discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, para o exercício de 2015, que realizar-se-á  na data, horário e local, abaixo mencionados:

Data: 12 de maio de 2014
Horário: 15:00h

Local: Câmara Municipal de Ibirataia


Prefeitura Municipal de Ibirataia, 07 de maio de 2014
  
MARCOS AURÉLIO DE OLIVEIRA ALMEIDA
PREFEITO MUNICIPAL

Senado aprova projeto com regras para criação de novos municípios

Imagem ilustrativa
O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (7), por 51 votos favoráveis e 2 contrários, o projeto de lei que estabelece regras para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. Segundo a Agência Senado, ainda haverá três votações nominais de emendas apresentadas à matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e em plenário. A votação deverá ser finalizada na próxima semana. Relatado pelo senador Valdir Raupp (PMDB), o texto foi apresentado pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB) como uma alternativa a um projeto anterior, integralmente vetado pela presidente Dilma Rousseff, em outubro de 2013. O peemedebista afirmou ter acolhido emenda da CCJ que prevê o tamanho mínimo dos novos municípios a serem criados, com área não inferior a 200 km² nas regiões Norte e Centro-Oeste, e 100 km² nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste. A matéria também fixa números mínimos de habitantes para os novos municípios, de 6 mil a 20 mil, conforme a região. BN

Saúde em Movimento: Ibirataia inicia Mutirão de Cirurgia de Catarata



SAÚDE EM MOVIMENTO - MUTIRÃO DE CATARATA


A Prefeitura Municipal de Ibirataia através da Secretaria de Saúde em parceria com o Governo do Estado traz para os moradores de IBIRATAIA o Saúde em Movimento - Mutirão de Catarata que será realizado em Jequié.

Nos atendimentos, os pacientes passam por consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, são submetidos à cirurgia. A clientela ainda recebe o colírio que deve ser utilizado nos primeiros quinze dias do pós-operatório.

DATA: 10 a 17 de maio de 2014

Idosos a partir de 60 anos:

- Procure a Central de Regulação na Secretaria de Saúde do município;
- Unidades de Saúde;
- Agentes Comunitários.

A Secretaria disponibilizará do transporte, alimentação, acompanhamento de enfermagem, camisa e identificação do paciente.

É o Governo de Todas as Forças, fazendo mais para quem mais precisa.

Câmara aprova projeto que tipifica crime de calúnia com objetivo eleitoral

Imagem Ilustrativa
Em votação simbólica, a Câmara dos Deputados aprovou hoje (8) projeto de lei que tipifica o crime de denúncia caluniosa com finalidade eleitoral, impondo pena de prisão de dois a oito anos mais multa. A proposta segue agora para análise do Senado. Pelo texto, poderá ser criminalizado quem provocar a instauração de investigação policial, processo judicial, investigação administrativa, inquérito civil ou ação de improbidade administrativa, atribuindo a alguém a prática de crime ou ato infracional por meio de calúnia, com finalidade eleitoral. “O Código Eleitoral não prevê a figura autônoma de denunciação caluniosa. Assim, urge que se crie uma figura qualificada”, justifica o autor da proposta, deputado Félix Mendonça Junior (PDT-BA). Segundo ele, pela atual redação, tal prática fica sujeita a penas alternativas. “Qualificando-se o crime e aumentando-se a pena mínima, tais práticas serão desestimuladas”, acrescentou. (Agência Brasil)

Plenário da Câmara aprova piso nacional de R$ 1.014 para agentes de saúde


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7) a proposta de piso nacional de R$ 1.014 para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias que trabalham 40 horas semanais. Com as mudanças ocorridas na Câmara, a matéria deve retornar ao Senado. Além da fixação do piso, as emendas preveem, a partir de 2015, aumento real equivalente à variação positiva do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. A sistemática é a mesma aplicada ao salário mínimo atualmente e os valores serão corrigidos anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Fica determinado também que a União ficará com a responsabilidade de complementar 95% do piso salarial para ajudar no pagamento dos salários. O texto também prevê que o Executivo federal pode fixar a quantidade máxima de agentes que poderão ser contratados com o recebimento do auxílio financeiro da União. Ainda segundo o documento, será criado um incentivo financeiro a ser pago pelo governo federal aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios para fortalecimento de políticas relacionadas à atuação de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. 

Informações da Agência Câmara.

Morre o cantor Jair Rodrigues aos 75 anos


Morreu o cantor Jair Rodrigues, aos 75 anos. De acordo com a JRC Produções, o músico estava em casa, em Cotia (SP), e a família aguarda a chegada da perícia. Não foi divulgada a causa da morte. Jair Rodrigues de Oliveira nasceu em Igarapava (SP), no dia 6 de fevereiro de 1939, informa seu site oficial. Pai dos também cantores Jair de Oliveira e Luciana Mello, ele começou sua carreira nos anos 1960, em programas de calouros. Em 1962, gravou seu disco de estreia. Segundo o perfil, duas das músicas, "Brasil sensacional" e "Marechal da vitória", tinham como tema a Copa do Mundo daquele ano, no Chile, que foi vencida pela seleção brasileira.