Mostrando postagens de abril 20, 2014Mostrar tudo

Eduardo Campos afirma ser contra a legalização do aborto


O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), pré-candidato à Presidência, afirmou na manhã deste domingo, 20, que é contra o aborto e que a legislação brasileira é adequada para o assunto e não deve ser alterada. Campos participou das celebrações da missa de Páscoa no Santuário de Aparecida. “Como cidadão acho que minha posição e a de todos. Não conheço ninguém que seja a favor do aborto”, afirmou o ex-governador, ao ser perguntando sobre o assunto. Visivelmente constrangido por ter que falar sobre o tema ao lado do cardeal dom Raymundo Damaceno, Campos tentou desconversar. “A legislação brasileira já é adequada. Ela já prevê as circunstâncias e os casos e eu não vejo razão para que se altere exatamente a legislação que o Brasil já tem”, disse Campos. O pré-candidato do PSB participou pela primeira vez da missa de Páscoa no Santuário Nacional de Aparecida. Na área reservada para autoridades no altar, Campos rezou e cumprimentou o pré-candidato do PT ao governo de São Paulo Alexandre Padilha, também presente, no final da missa. Campos acompanhou toda cerimônia ao lado da mulher Renata e do filho recém-nascido Miguel. Depois da missa, Campos e o restante da família foram até a casa do arcebispo de Aparecida para um café. Questionado por jornalistas sobre eleições, Campos disse que não trataria do assunto por ser domingo de Páscoa. “Hoje é dia de Páscoa. Vamos ter o ano todo para conversar sobre isso.”

Estadão

Assista: homem persegue e executa vítima nas ruas de Alagoinhas


Cenas chocantes de um assassinato a sangue frio foram registradas por câmeras de segurança. O crime aconteceu em 28 de março deste ano, no centro da cidade de Alagoinhas, localizada na região leste da Bahia. As imagens foram liberadas pela polícia nesta semana.As imagens mostram o assassino indo em busca da sua vítima que está no trabalho. O mecânico, Gerson Maurício, 19 anos, foi executado em plena luz do dia, após tentar se defender atrás de uma pilastra e correr em seguida. O homicida estava em uma bicicleta, e após cometer o crime foge do local.

Assista:


Bocão News

STF ainda não analisou habeas corpus de Prisco; Defesa prevê julgamento para até terça-feira


As informações que correram na manhã deste domingo (20), sobre o suposto deferimento do habeas corpus requerido contra a prisão do vereador de Salvador Marco Prisco (PSDB), não foram confirmadas pela defesa do tucano. De acordo com a equipe de juristas que representam o legislador, o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não analisou o recurso, protocolado neste sábado (19) no Tribunal Regional Federal da 1ª região. Prisco liderou a greve da Polícia Militar da Bahia, finalizada na última quinta-feira (17), e foi detido na sexta (18) por “crime político grave” cometido na paralisação da PM do estado em 2012, também encabeçada por ele. No STF, o habeas corpus, inicialmente encaminhado ao ministro Ricardo Lewandowski, deve ser apreciado pela ministra Cármen Lúcia, já que o relator original está fora do país. Em entrevista ao Bahia Notícias, o advogado Fábio Brito, diretor jurídico da Associação de Policiais e Bombeiros e seus Familiares (Aspra), entidade presidida pelo vereador preso, afirmou que, conforme expectativa da defesa, o julgamento do recurso deve ser realizado até a próxima terça-feira (22). “Normalmente, os pedidos protocolados em um plantão [do STF] são analisados dentro do próprio período. Como esse plantão termina às 8h de terça, acredito que até lá já tenhamos uma resposta”, estimou. Prisco responde a sete crimes dentro da Lei de Segurança Nacional, entre eles impedir, com violência ou grave ameaça, o livre exercício de qualquer dos Poderes da União ou dos Estados e praticar sabotagem contra instalações militares, meios e vias de transporte. 

Do Bahia Notícias

Petrobras conclui plataformas na China


Para não atrasar seu cronograma de produção, a Petrobras vai concluir quase integralmente na China a conversão de duas plataformas e metade de outro equipamento para o pré-sal da Bacia de Santos, contratados em 2012 para serem feitos no Brasil de forma a estimular a retomada da indústria naval. O acordo com o estaleiro chinês Cosco foi fechado em fevereiro. As unidades fazem parte de um pacote de quatro conversões (transformação de casco de navio em plataformas), contratadas por US$ 1,7 bilhão. Quando entrarem em operação, entre 2016 e 2017, as plataformas P-74, P-75, P-76 e P-77 serão responsáveis pelo equivalente a 30% da atual produção da Petrobrás. O movimento não é isolado e mostra a limitação da indústria local de acompanhar o ritmo que a Petrobras precisa para aumentar sua produção de petróleo, estagnada há quatro anos em torno de 2 milhões de barris por dia. O governo decidiu, na década passada, usar as encomendas da Petrobrás para resgatar estaleiros obsoletos e justificar a criação de novos. O objetivo era fortalecer a cadeia de fornecedores,que depois poderia exportar produtos e serviços. Mas, com os prazos vencendo e cronogramas atrasados, a decisão é garantir a produção dentro do prazo, mesmo que os estaleiros nacionais percam empregos e parte dos contratos. "A mensagem da presidente Graça Foster tem sido clara, doa a quem doer ela quer cumprir cronograma", disse o advogado Marcelo Pereira, do escritório Gaia Silva Gaede, após debate na Bolsa do Rio sobre conteúdo local no setor de óleo e gás. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, Alex Santos, diz que a P-75 será integralmente convertida no Cosco, a P-76, 95%, e a P-77, cerca da metade. Do pacote de quatro conversões contratadas há dois anos, apenas a P-74 está no Brasil, no estaleiro Inhaúma.(Agência Estado)

Médicos apresentam novo remédio que pode curar hepatites virais

Cura para os pacientes portadores dos seis genótipos da Hepatite C, especialmente o tipo 1, o mais frequente no Brasil. Perspectiva de tratamento para os casos graves com alto grau de fibrose ou cirrose hepática e que estão nas filas de transplante. Esses foram alguns dos resultados dos estudos apresentados na semana passada, durante a realização do Congresso Internacional do Fígado em Londres (e publicados no New England Journal/ abril). A notícia acena com perspectivas muito animadoras para cerca de 160 milhões de pessoas em todo o mundo. O processo de aprovação global da medicação que está na fase clínica, ou seja, em testes com humanos, deve ser iniciado no terceiro trimestre de 2014. De acordo com o pesquisador da Universidade Federal da Bahia e conselheiro da Sociedade Brasileira de Hepatologia, o médico Raymundo Paraná, as novas medicações apresentadas durante o evento colocam a Hepatite C e B em outro patamar de manejo, possibilitando um controle mais eficiente para os casos mais graves ou para aqueles pacientes que possuem resistência aos tratamentos convencionais, realizados à base da substância conhecida como Interferon. “As hepatites B e C matam mais que a Aids e essa inflamação do fígado é responsável pela maioria dos transplantes realizados no país, infelizmente, a doença não tem tanta visibilidade e ainda não mobilizou a sociedade para combatê-la”, completa o hepatologista.Dados do Ministério da Saúde apontam que o Brasil possui hoje 1,5 milhão de portadores do vírus da hepatite C. Estima-se que a maioria seja adultos entre 45 e 64 anos e que o número de infectados possa chegar a 2,5 milhões, já que muitos não sabem que têm a doença. Hoje, de 5% a 20% dos pacientes crônicos com hepatite C evoluem para cirrose se não tratados.
Desafios:  Para Raymundo Paraná, a Hepatite C é um dos maiores desafios globais de saúde pública, infectando, anualmente, entre 3 milhões e 4 milhões de pessoas e levando a óbito cerca de 350 mil. “A doença é relativamente recente, foi descoberta em 1989, e os sintomas podem demorar cerca de 30 anos para se manifestar, sendo que, quando há a manifestação, a doença já está avançada”, explica. O médico lembra que pessoas que fizeram tatuagem em lugar não credenciado, quem realizou transfusão de sangue antes de 1994, aqueles que fizeram tratamento dentário com práticos, usuários de drogas injetáveis, quem foi tratado com medicamento venoso com seringas de vidro são potenciais portadores da doença, que é transmitida através do sangue contaminado. Merecem cuidados especiais as manicures que lidam com objetos perfurocortantes, daí a necessidade de ter o próprio material para as unhas e não compartilhar alicates, tesouras ou palitos. “Muitos jogadores de futebol dos anos 70 e 80 foram acometidos pela Hepatite C. Na época, achava-se que o problema era o álcool, mas, na verdade, era o vírus transmitido por meio das seringas e de uma substância usada antes dos jogos, chamada Glucoenergan, que funcionava como um suplemento energético e vitamínico”, esclarece o médico. Para ele, esse período preparatório para a Copa do Mundo poderia ser um bom mote para que o assunto voltasse à tona e servisse como campanha de esclarecimento. “É preciso que se esclareça que é possível detectar a presença do vírus com exame de sangue e que a Hepatite C é a única doença viral crônica que pode ser curada, enquanto a B pode ser tratada e permitir boa qualidade de vida ao portador”, completa o pesquisador.

Prisco tem habeas corpus aceito pelo STF e deve responder em liberdade por ‘crime político grave’

Prisco tem habeas corpus aceito pelo STF e deve responder em liberdade por ‘crime político grave’

O Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou, na noite deste sábado (19), o habeas corpus eletrônico requerido pela defesa do vereador de Salvador Marco Prisco (PSDB), um dos líderes da greve da Polícia Militar baiana finalizada na última quinta-feira (17).  O tucano responde a sete crimes dentro da Lei de Segurança Nacional, entre eles impedir, com violência ou grave ameaça, o livre exercício de qualquer dos Poderes da União ou dos Estados e praticar sabotagem contra instalações militares, meios e vias de transporte. Todos os delitos são referentes à paralisação da PM do estado ocorrida em 2012, quando o legislador também encabeçou o movimento. Com o recurso deferido pela ministra Cármen Lúcia, Prisco deve deixar o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília – onde está detido desde sexta (17) – e responder ao processo em liberdade. A solicitação de habeas corpus foi protocolada no Tribunal Regional Federal da 1ª região, que remeteu o pedido ao STF. No documento, o advogado do vereador, Vivaldo do Amaral, argumentava que a prisão era inconstitucional, já que, com o término da greve deste ano, o réu não representava "risco à ordem pública”. BN

IBIRATAIA: Polícia Militar prende motorista embriagado no Distrito de Algodão



Aconteceu nesta sexta-feira (18), por volta das 21:30h no Distrito de Algodão, a prisão em flagrante do motorista de prenome Júlio, proprietário de um veículo tipo Strada de placa policial NZZ 2997, licença de Ibirataia. A Guarnição da Polícia Militar foi acionada e fez a prisão do motorista que estava dirigindo em estado aparentemente embriagado. De acordo também informações da Polícia Civil, Júlio estava realizando manobras arriscadas em praça pública no Distrito de Algodão comprometendo a vida daqueles moradores. O motorista foi submetido a exame de alcoolemia na Fundação Hospitalar. Julio ficou detido na Delegacia Local e seu veículo apreendido.

Tesouras Notícias 

Ibirataia: Veículos colidem na BA-650; um dos condutores não tinha habilitação



Neste sábado (19), por volta das 20h, ocorreu um acidente na BA-650, que liga os municípios de Ipiaú-Ibirataia. Um veículo Fusca, sem placa, conduzido por um idoso identificado como Júlio dos Santos (60) invadiu a mão contrária da rodovia e colidiu lateralmente num veículo Gol, placa JRD 5226, licença de Ipiaú, conduzido por Antônio José Souza. O idoso, que não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e estava em aparente estado de embriaguez, alegou que a barra de direção do Fusca havia quebrado. O acidente ocorreu num trecho de reta, da subida de local conhecido como “garganta”. A Polícia Militar de Ibirataia foi acionada, orientou o trânsito e registrou a ocorrência. O Fusca foi apreendido e o condutor conduzido ao Complexo Policial de Ibirataia. Apesar do susto, os três ocupantes do Gol e os dois ocupantes do Fusca não sofreram ferimentos.

Informações do Giro em Ipiaú