Mostrando postagens de abril 15, 2014Mostrar tudo

Cubano do programa 'Mais Médicos' morre em Salvador

Um profissional cubano do programa "Mais Médicos", que atuava em Salvador desde de dezembro do ano passado, morreu na tarde de segunda-feira (14). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a suspeita é que Pedro Juan Tamayo Martin tenha sofrido uma parada cardiorrespiratória.
A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) foi acionada e deve fazer a repatriação do corpo. De acordo com a Secretaria, o médico trabalhava na Unidade de Saúde da Família São José de Baixo, no subúrbio ferroviário de Salvador. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML). G1-Ba.

Ubatã: Reunião define realização de exames de Prática Veicular no município

Chefe de Gabinete recebe Ciretran e Rio de Contas (Foto: Ubatã Notícias)

Uma equipe formada por Coordenadores da 7ª Ciretran e pela Diretoria da Auto Escola Rio de Contas visitaram, na manhã desta segunda-feira (14), o município de Ubatã. O objetivo da empreitada foi fazer uma vistoria no local onde serão realizados os exames de prática veicular, os chamados exames de rua. Desta forma, além das aulas teóricas e práticas da Autoescola, haverá também, em Ubatã, o exame de prática veicular, que na região na microrregião só ocorria em Ipiaú. A indicação para a vinda do serviço foi feita pelo deputado estadual Ronaldo Carletto (PP) atendendo  pedido da prefeita Siméia Queiroz (PSB). “Os exames poderão ser realizados em Ubatã, fato que beneficiará diversos municípios da região”, disse a gestora. Em tempo, os exames de prática veicular serão realizados na Avenida Landulfo Alves, nas proximidades da Praça Otávio Cerqueira.

Fonte: Ascom PMU

Policiais civis também paralisam atividades nesta quarta-feira

Policiais civis também paralisam atividades nesta quarta-feira

Os policiais civis irão aderir à paralisação dos servidores estaduais, nesta quarta-feira (16), e apenas 30% do efetivo deve manter as atividades normais. De acordo com o secretário-geral do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (Sindpoc), Bernardino Gaioso, os trabalhadores só deverão fazer os registros de flagrantes e levantamento cadavérico no período. 

A categoria irá participar de assembleia no Ginásio de Esportes dos Bancários, na Ladeira dos Aflitos, a partir das 9h desta quarta, que reunirá os funcionários do Estado. Segundo o representante sindical, durante a reunião, serão apresentadas todas as pautas de cada categoria em separado e deve ser apreciado um indicativo de greve geral. 

Além da pauta comum aos trabalhadores estaduais, contrários ao parcelamento do reajuste salarial e a favor do pagamento da URV, os policiais reivindicam o cumprimento da aposentadoria especial e um novo modelo de segurança pública.

Bahia Notícias

Inep prevê Enem 2014 para os dias 8 e 9 de novembro


O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 deve ser nos dias 8 e 9 de novembro, após as eleições. A assessoria de imprensa do Inep, autarquia do MEC (Ministério da Educação) que é responsável pelo exame, não confirma, nem descarta a data. Os locais em que serão realizadas as provas já começaram a receber os ofícios sobre a disponibilidade de uso dos espaços -- em geral, escolas de ensino médio e instituições de ensino superior. Segundo a assessoria do Inep, esta ainda é uma pesquisa prévia uma vez que esses locais de prova podem dar resposta negativa e data pode ser alterada. A data é divulgada oficialmente com a publicação do edital do exame -- em 2013, o Inep publicou o edital em 8 de maio. (Uol)

Polícia Militar da Bahia entra em greve por tempo indeterminado


Os policiais militares da Bahia decidiram, em assembleia-geral realizada nesta terça-feira (15), em Salvador, decretar greve por tempo indeterminado, com início imediato. Como já era sinalizado tanto pelos praças quanto pelos oficiais, a categoria não aceitou as propostas do governo do Estado, que apresentou a Lei de Modernização da PM na última quinta (10), a qual foi considerada um "retrocesso" pela classe. A categoria, que reúne pelo menos 34 mil homens na ativa no estado, reivindica melhoria salarial, mudanças na política remunerativa, plano de carreira, acesso único ao quadro de oficiais, um Código de Ética, aposentadoria com 25 anos de serviço para a Polícia Feminina, aumento do efetivo, bacharelado em Direito para os oficiais, além de elevação de toda a tropa para o nível superior entre 2014 e 2018. Em janeiro de 2012, os policiais militares e os bombeiros da Bahia realizaram uma greve que durou 12 dias. Cerca de 3 mil policiais ocuparam a Assembleia Legislativa, no Centro Administrativa da Bahia (CAB), durante a paralisação. 

IPIAÚ: Município sediará o 1º Agrocacau nos dia 23 e 24 de abril


O Iº Seminário Territorial do Cacau e Chocolate (Agrocacau)acontecerá nos próximos  dias 23 e 24,  no auditório da AABB de Ipiaú, numa promoção conjunta do Território de identidade do  Médio Rio das Contas(Timrc), Ceplac, Cetep e Uesc. Da programação do evento constam palestras, debates, apresentações culturais e de experiências exitosas, dentre outras atividades. O primeiro dia do seminário será dedicado às atividades culturais com destaque para o lançamento do livro “Biografia e Literatura de Euclides Neto”, escrito pela jornalista Lilian Souza. Em seguida será exibido o filme de curta metragem “O Velho e os Três Meninos”, do cineasta ipiauense Henrique Filho, baseado no conto homônimo de Euclides Neto, e um documentário sobre a primeira edição da Exposição Agropecuária de Ipiaú. Na sequencia ocorrerão apresentações musicais e recitais de poesias. Uma exposição de fotografias e artes plásticas completa a programação da noite do dia 23. 


Na quinta-feira, 24, será apresentado o ciclo de palestras. A primeira delas, às 8hs30min, tem como tema: “Inovação e Mecanização da Lavoura Cacaueira”, sendo palestrante o professor da UESC, Samuel Leandro Oliveira de Matos. Às 10hs30 o técnico da Ceplac, Joseval  Menezes Martins abordará o tema “Melhoria da Qualidade do Cacau”. No período da tarde, às 13h30 a programação tem continuidade com o pesquisador Raimundo Camelo Mororó apresentando a palestra “Tecnologia de Pós Colheita do Cacau Fino”, em seguida, às 14hs50min, será a vez do professor Ivan Pereira (do IFBaiano/Uruçuca)palestrar sobre “Equipamentos e Produção de Chocolate”. Fechando o ciclo de palestras o doutor Almir Martins, da Ceplac, abordará o tema: “Tendências Atuais para o Mercado do Chocolate”. Dentre as instituições apoiadoras do seminário figuram o Sebrae, a Faeb, o Senar e o Banco do Brasil. (Giro/José Américo Castro) 

Carta Proposta da UVB-Bahia e ACSULBA

EXCELENTÍSSIMOS SENHORES SENADORES (AS) E DEPUTADOS (AS) FEDERAIS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.


CARTA DA ASSEMBLEIA GERAL CONJUNTA DA UNIÃO DOS VEREADORES DA BAHIA (UVB-BAHIA) E DA ASSOCIAÇÃO DE CÂMARAS DO SUL DA BAHIA (ACSULBA) REALIZADA NO PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE IPIAÚ, ESTADO DA BAHIA NO DIA 15 DE ABRIL DE 2015.

Os Vereadores do Médio Rio das Contas do Estado da Bahia vem mui respeitosamente à presença de Vossas Excelências, defender e a oferecer à Comissão de Reforma Política do Congresso Nacional Brasileiro as seguintes propostas, como seguem:

1- Reforma urgente da Legislação Eleitoral de maneira a impor o fim das edições de diversas resoluções e/ou normas que aparecem repentinamente que são editadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE);

 2-  Fim das coligações e do quociente eleitoral, fazendo eleger assim os que tiverem mais votos, considerando também os suplentes, obedecendo assim o princípio majoritário da eleição, de maneira a respeitar a soberania popular por meio do voto e consequentemente a vontade do povo;

3-  Unificação das eleições já em 2018 com a melhor forma de conter os gastos eleitorais e nesta perspectiva gerar contribuição decisiva com o equilíbrio econômico do Estado Brasileiro, de forma a ter o tempo do mandato no período máximo de 05 (cinco) anos, prorrogando os mandatos atuais até o ano de 2018, com o fim de reeleição nos cargos do executivo e mantendo a reeleição para os cargos do legislativo.

4-   Diminuição do período eleitoral de 90 (noventa) para 45 (quarenta e cinco) dias;
5-   Recusa irrestrita ao voto distrital considerando todos os entes federativos do país;

Assim, vimos a registrar nossas considerações e protestos ponderando ainda os votos de grande estima e elevado respeito a Vossas Excelências, tendo a plena certeza de que teremos o atendimento dos ilustres representantes do Povo Brasileiro.


IBIRATAIA: Prefeitura financia cirurgias na Fundação Hospitalar do município


Considerando a necessidade e anseio da população Ibirataense em realizar procedimentos cirúrgicos no próprio município, a Prefeitura Municipal de Ibirataia, através da Secretaria de Saúde define a estratégia de acesso aos Procedimentos Cirúrgicos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em parceria com a Fundação Hospitalar de Ibirataia.

Atualmente, já disponibilizamos do cirurgião geral Dr. Orlando Guedes, médico conceituado e experiente que atua no município a cada quinze dias desde outubro de 2013, realizando consultas e cirurgias diversas agendadas via Regulação Municipal. O município garante mais uma conquista nesse setor da Média e Alta Complexidade, com a atuação do Ginecologista e Obstetra Dr. Benedito Queirós, o qual realiza procedimentos cirúrgicos voltados à atenção da saúde da mulher.

Além disso, avançamos na oferta dos serviços, disponibilizando consultas e terapias especializadas nas áreas médicas, odontológicas e de Enfermagem; atenção à saúde mental; cirurgias ambulatoriais; exames de laboratório clínico e citopatológico; ultrassonografias; fisioterapia e radiologia. Dessa forma a Prefeitura assegura o direito à saúde de qualidade, configurando uma politica de promoção, prevenção e reabilitação da saúde. É o Governo De Todas As Forças, abrangendo os princípios do SUS de universalidade, equidade e integralidade, valorizando o ser humano e suas necessidades.

Fonte: Secretaria de Saúde

Jaguaquara: funcionário da prefeitura é preso acusado de fraudar folha de pagamento


Um funcionário da Prefeitura de Jaguaquara foi preso em flagrante esta segunda-feira (14) acusado de fraudar dados da folha de pagamento para desviar dinheiro. Ele deve responder por peculato e pelo artigo 313 do Código Penal, que trata da inserção de dados falsos em sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública para obter vantagens indevidas ou causar danos. Segundo a delegada Maria do Socorro Damásio, a polícia começou a investigação depois de receber denúncias de que irregularidades estavam acontecendo na Prefeitura, já que a folha de pagamentos estava apresentado discrepâncias. Iniciou-se assim uma apuração sobre o caso que levou à prisão de Simei Rocha Brito, na própria prefeitura, no fim da tarde de ontem. Ele está detido na delegacia da cidade, mas ainda não prestou depoimento oficial. Informalmente, ele assume ser o único responsável pelo esquema, mas a polícia ainda investiga se outras pessoas se beneficiavam da fraude. “Existe uma questão de delação premiada, que pode levar a outras pessoas. Mas ele assume (o crime) sozinho”, diz a delegada. O crime de peculato tem pena de 1 a 8 anos de prisão. Já o artigo 313 prevê até doze anos de prisão, além de multa. Correio

Assembleia da PM na tarde desta terça pode decidir por greve na Bahia

Assembleia da PM na tarde desta terça pode decidir por greve na Bahia

Uma importante assembleia dos policiais militares está marcada para a tarde desta terça-feira, no Wet’n Wild, em Salvador. A partir das 15h de hoje serão definidas as diretrizes do movimento, que está insatisfeito e ameaça greve por tempo indeterminado. Na ocasião, será apresentada e discutida com a tropa a lei de modernização da PM elaborada pelo governo do estado que foi divulgada para as entidades na última quinta (10). Presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), o vereador Marco Prisco não confirma a greve, mas deixa a entender que o clima é tenso e a categoria está propensa a interromper as atividades. Segundo Prisco, a tropa é quem vai decidir sobre a greve durante a assembleia. De acordo com o governo o investimento será de R$ 45 milhões por ano na PM, com a aprovação da lei. O secretário Maurício Barbosa, da Segurança Pública,  um grupo de trabalho será criado para rediscutir o sistema remuneratório dos PMs. BN