Mostrando postagens de abril 8, 2014Mostrar tudo

Sai resultado da votação do Quinto Constitucional


Saiu agora o resultado da votação do Quinto Constitucional. Os seis primeiros colocados foram: pela terceira vez, Maurício Kertzman foi o mais votado com (1.837 votos), Lia Barroso (1.829), Pedro Barachisio (1.450), Cláudia Viana (1.205), Carlos Nova (1.184) e Sérgio Cafezeiro (1.152). Agora, cabe ao pleno do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) escolher três integrantes da lista e encaminhar ao governador Jaques Wagner, que elegerá um desembargador na vaga do Quinto Constitucional, reservada a ordem dos advogados. (Bahia Notícias)

IBIRATAIA: Prefeitura Municipal realiza melhoria nas estradas vicinais



A Prefeitura Municipal de Ibirataia, através da Secretaria de Infraestrutura iniciou na manhã desta segunda-feira (07) os serviços de patrolamento, limpeza, alargamento, enfim, o melhoramento no trajeto das estradas vicinais do município. A administração estava sendo alvo de intensas críticas pelas comunidades da zona rural e transeuntes.

De acordo informações, desde os últimos anos de governo da gestão anterior e até a presente data da gestão atual que as estradas ficaram sem manutenção, com isso, os pequenos agricultores e a comunidade da zona rural que necessitam do acesso para a escoação dos produtos ficaram em situação difícil.

Outro fator complicador foi a dificuldade em que a administração atual encontrou o município com a frota de máquinas deficitária e outras séries de problemas. A Secretaria de Infraestrutura marcou outras datas para iniciar o trabalho, mas o período chuvoso impedia a realização dos serviços. Nesta primeira semana a região do Penedo começou a receber o melhoramento e outras regiões serão contempladas, afirma o Secretário Neto Silva.

Tesouras Notícias

Marte ficará visível a olho nu hoje à noite


O Planeta Marte estará muito mais brilhante neste mês de abril e poderá ser visto a olho nu em todo o país na noite de hoje (8). Ele estará em oposição ao Sol, ou seja, cada um estará de um lado diferente da Terra. As oposições ocorrem a cada dois anos, aproximadamente, quando Marte fica a uma distância mínima da Terra. O espaço entre os dois planetas na noite de hoje será 93 milhões de quilômetros. O astrônomo Jair Barroso, pesquisador do Observatório Nacional, explica que as distâncias variam consideravelmente. “Como comparação, em 2003 houve outra aproximação e os dois planetas ficaram a 56 milhões de quilômetros de distância, por uma questão de conjugação de órbitas”. O Planeta Vermelho vai aparecer ao Leste ao anoitecer. Vai cruzar o céu, próximo à Espiga, que é a estrela mais brilhante da Constelação de Virgem, e vai se por no Oeste ao nascer do Sol. Então, esta noite, olhando para cima, Marte será um ponto laranja. Para os observadores do sistema solar, Barroso conta ainda que, olhando para o céu todos os dias por uma ou duas semanas, as pessoas vão notar as diferenças. “Marte vai aparecer praticamente com o mesmo brilho, mas irá mudando de posição em relação à estrela Espiga. Por ser um planeta que está mais perto da Terra, aparenta ter um deslocamento mais rápido”, explica o astrônomo. (EBC)

IPIAÚ: Momento histórico no Estádio Pedro Caetano


Numa ensolarada tarde do ano de 1971, a ipiauense Maria Adélia Leal Jaqueira, ostentando o honroso titulo de “Miss Bahia”, compareceu ao Estádio Pedro Caetano e deu o pontapé inicial do jogo entre o Esporte Clube Bahia, campeão estadual, e o Independente Esporte e Cultura, campeão municipal. Nesse momento histórico a bela das passarelas se colocou ao lado da fera dos gramados, o atacante Valter Bôte que seria duas vezes campeão do Intermunicipal, pela Seleção de Ipiaú, e atuaria em clubes profissionais como o Fluminense de Feira de Santana, a ADJ, de Jequié, e o América de Teófilo Otoni (MG). O resultado do jogo foi 2X2. Na oportunidade Bôte, então um adolescente de 15 anos, mostrou aos craques do “Esquadrão de Aço” que ele também sabia muito de futebol. (Giro/José Américo Castro).  

Ibicoara: Vereadores mortos em acidente são enterrados


As famílias dos vereadores Ricardo Silva Luz e Renan de Sá Teles Pina, da cidade de Ibicoara, no sudoeste da Bahia, que morreram em um acidente de carro na tarde de sábado (5), na BR-242, entre os municípios de Itaberaba e Andaraí, realizaram no último domingo (6), os respectivos velórios em suas residências. Nesta segunda-feira (7), às 8h, aconteceu área de eventos de Ibicoara a celebração de corpo presente e homenagens e às 10h, sepultamento e em tempo de ato de solidariedade. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os vereadores voltavam de um evento parlamentar quando outro veículo fez uma ultrapassagem e colidiu de frente com o carro no qual estavam.
Fonte: Brumado Agora

Receita Federal abre consulta a lote de restituições da malha fina


A Receita Federal liberou, nesta terça-feira (8), consulta a novo lote de restituições da malha fina do Imposto de Renda 2013, além de devoluções residuais de 2008 a 2012. Ao todo, serão devolvidos R$ 315,6 milhões para cerca de 130 mil contribuintes. O depósito será realizado no dia 15 de abril. O exercício de 2013 concentra a maioria das restituições: R$ 191,9 milhões, já corrigidos pela taxa Selic de 9,8%, referente ao período entre maio de 2013 e abril de 2014. Cerca de 87 mil pessoas que ficaram presas na malha fina, no ano passado, serão contempladas neste lote. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita, ou ligar para o Receitafone (146). Também é possível fazer a consulta por meio de aplicativos para tablets e smarthphones, com sistemas operacionais Android e iOS (Apple). As restituições ficarão disponíveis no banco durante um ano. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte deverá procurar qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a central de atendimento (4004-0001 ou 0800-729-0001) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança.(Agência Estado)

Ibicoara: vereador que sobreviveu a acidente sofreu politraumatismo


O vereador da cidade de Ibicoara, no sudoeste da Bahia, que sobreviveu ao acidente de carro na BR-242, entre Itaberaba e Andaraí, permanece internado com quadro de saúde grave, no Hospital Geral de Vitória da Conquista. No último sábado (5), dois vereadores morreram no mesmo acidente. Segundo o boletim médico, Eronildo Santos sofreu politraumatismo (lesões múltiplas de diversas naturezas que podem comprometer diversos órgãos e sistemas) e respira com ajuda de aparelhos. O esclarecimento informa ainda que o paciente está sob efeitos de sedativos e com quadro de insuficiência renal grave, com necessidade de hemodiálise. As vítimas voltavam de um evento parlamentar quando um outro veículo fez ultrapassagem e colidiu de frente com o carro deles. Ricardo Silva Luz e Renan de Sá Teles Pina foram enterrados nesta segunda. Informações do Bocão News.

Deputados aprovam meia-entrada para doadores regulares de sangue


A meia-entrada em eventos culturais para doadores regulares de sangue foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em sessão realizada na segunda-feira (7). A proposta foi votada sem formalidades, pois não estava na ordem do dia da ALBA. Apresentado pelo deputado Adolfo Viana (PSD), o projeto tem como objetivo incentivar o aumento no número de doações regulares no estado. O projeto agora irá para a sanção do governador do estado. Outras quatro propostas foram aprovadas na mesma sessão. O projeto de lei que cria o Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (Funebom), que tem como finalidade melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo órgão; a reorganização do quadro da Defensoria Pública; a antecipação dos recursos referentes aos royalties da exploração mineral; e o aumento de salário do governador, vice e secretários nos mesmos parâmetros que já havia reajustado os vencimentos dos servidores públicos estaduais.

Vítima conta detalhes da tragédia em Sorocaba

Thaís teve apenas ferimentos nas mãos. Seis pessoas morreram
A jovem Thaís Marins Ferreira, de 16 anos, é um dos sobreviventes do acidente que atropelou 12 pessoas - seis morreram -, na saída de uma 'rave' na altura do quilômetro 107 da rodovia Raposo Tavares, em Sorocaba, neste domingo (6).
Motorista atropelou um grupo que esperava um ônibus na saída de uma festa, estava bêbado e foi preso.
De acordo com Thaís, ela foi atingida de raspão e logo em seguida o resto do grupo. "Eu não fui jogada longe pelo carro, mas os outros foram arremessados. Não quis nem olhar para o que tinha acontecido, quando vi que estava bem, eu levantei e sai", conta a vítima.
Apesar da tragédia, a jovem teve apenas ferimentos nas mãos.
Segundo o último boletim médico divulgado pela assessoria de imprensa da secretaria estadual de saúde, os seis jovens permanecem internados na UTI do conjunto hospitalar de Sorocaba.
Dos sobreviventes, três estão em estado grave. Thaís e outros dois feridos estão estáveis, sem risco de morte.
Rede Bom Dia

Planalto e petistas rifam André Vargas e pressionam por renúncia

Na semana passada, Vargas tentou e não conseguiu explicar ligação com lobista - Ed Ferreira/Estadão
O Palácio do Planalto e a cúpula do PT vão pressionar o deputado André Vargas (PT-PR), vice-presidente da Câmara, a renunciar ao mandato. Na avaliação de ministros e dirigentes petistas, o caso Vargas pode alimentar a CPI da Petrobrás, desgastar ainda mais a presidente Dilma Rousseff, que concorrerá à reeleição, e prejudicar as candidaturas do ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha ao governo de São Paulo e da senadora Gleisi Hoffmann à sucessão paranaense.
No Planalto, o comentário é que o pedido de licença do deputado, apresentado nesta segunda, 7, não resolve a questão. A situação de Vargas é definida no Planalto como "delicadíssima", insustentável num ano eleitoral.
A bancada do PT na Câmara vai se reunir nesta terça para avaliar o assunto. Vargas está em Brasília, mas até agora não se sabe se ele participará do encontro. Na quinta-feira, a Executiva Nacional do partido também vai se reunir, em São Paulo, e deve ser nomeada uma comissão interna para que Vargas dê explicações.
O presidente do PT, deputado Rui Falcão, conversou nesta segunda-feira, 7, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a crise política. "Até a semana passada o PT tratava o caso como um assunto pessoal do deputado. Agora, diante das novas informações, a executiva nacional terá que discutir o caso", disse o presidente nacional do PT, Rui Falcão. "Sempre temos que trabalhar com a presunção da inocência mas o PT não convalida este tipo de relação, se é que ela existe."
Consequências. O PT teme que a permanência de Vargas no Legislativo dê munição ao PSDB e acabe respingando em Padilha, que era ministro da Saúde e agora é candidato à sucessão do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Além disso, adversários de Gleisi, no Paraná, também já começaram a usar as denúncias para atingir a campanha do PT.
Alguns integrantes da sigla comparam o caso de Vargas ao do ex-dirigente Silvio Pereira, obrigado a deixar o PT após ser presenteado por uma empresa com um Land Rover.
Estadão.com

Grupo aluga imóvel ao lado de banco, cava túnel e furta cofre de agência


Um túnel de aproximadamente seis metros de extensão foi encontrado, na manhã desta segunda-feira (7), próximo ao cofre de uma agência bancária no município de Iranduba, a 27 km de Manaus, na Avenida Amazonas. De acordo com investigadores da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), o túnel dá acesso a um apartamento, situado ao lado do banco. O imóvel foi alugado a um grupo de pessoas. À polícia, o gerente do banco afirmou que uma quantia em dinheiro ainda não especificada foi levada do local. Policiais acreditam que uma quadrilha especializada é responsável pelo crime. Conforme o chefe de investigação daDERFD, Domingos Guimarães, a polícia suspeita que o crime tenha ocorrido ainda no sábado (5), tendo em vista que a agência atende o público apenas em dias úteis. De acordo com ele, funcionários do banco se depararam com o buraco no setor de tesouraria, no início do expediente desta manhã, e acionaram a polícia em Iranduba. A residência fica localizada ao lado da agência. Dentro do local, foram encontrados sacos de areia, equipamento para realizar as escavações, roupas masculinas, além de várias garrafas de água vazias. “Não havia ninguém na residência, mas os vestígios da escavação ainda estavam intactos na área. O túnel de seis metros começava no banheiro da casa e ia até a sala da tesouraria”, relatou Guimarães. Ainda segundo ele, o apartamento estava locado para o grupo desde o início de janeiro, o que indica que o crime estava sendo previamente planejado. A DERFD deverá analisar as imagens das câmeras do circuito de segurança da agência para identificar os suspeitos do crime. Vizinhos também devem ser ouvidos para dar informações sobre a rotina no local.

MP pede prisão preventiva e cassação de prefeito de Feira de Santana


O prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (DEM) teve a prisão preventiva e a perda de mandato pedidos pelo Ministério Público Estadual (MP-BA). De acordo com o site Acorda Cidade, a ação penal foi movida por conta da contratação do motorista Constantino Portugal dos Santos, aposentado por invalidez. Segundo informações do MP, ele nunca exerceu a função, mas seus vencimentos – ele recebia um salário mínimo – constavam na folha de pagamento entre 8 de novembro de 2005 e 7 de novembro de 2007. O caso veio à tona após a Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários da Polícia Federal ter aberto um inquérito, ao encontrar o nome de Constantino como servidor temporário da prefeitura de Feira de Santana. A fraude causou prejuízo de R$ 10.083,68 ao erário. Ainda de acordo com o Acorda Cidade, o secretário municipal de Comunicação, Waldomiro Santana, informou que o democrata já foi ouvido pelo MP, mas não falou sobre o assunto. (Bahia Notícias)