Mostrando postagens de março 17, 2014Mostrar tudo

Corpo de professora universitária continua no IML de Salvador


O corpo da professora universitária Ana maria Morales, 60 anos, continua no Instituto Médico Legal (IML), na capital baiana, até a noite desta segunda-feira (17), mais de 24 horas após o crime. Ela foi assassinada com um tiro na cabeça, no bairro de Itapuã, durante uma tentativa de assalto. De acordo com o IML, a liberação do corpo só pode ser feita por um parente, mas ninguém apareceu para fazer o reconhecimento. Ela era paulista. Um dos suspeitos do crime foi preso. De acordo coma investigação policial, a professora tinha acabado de estacionar o carro ao lado de uma pizzaria. Ela já estava fora do veículo quando três homens armados anunciaram o assalto. Os dois primeiros tentaram roubar a bolsa da vítima, que teria se recusado a entregá-la. Ela foi empurrada e jogada no chão e, em seguida, o terceiro homem chegou por trás e deu um tiro na cabeça da professora, que morreu no local. Com o disparo, a dupla teria fugido a pé do local do crime. Segundo a polícia, os supeitos do assassinato não levaram os pertences da vítima, que, além do carro, também estava com um celular, a chave de casa e R$ 80. A vítima era professora do curso de Serviço Social da Universidade Salvador (Unifacs). Em nota, a instituição lamentou a morte e informou que Anamaria Morales atuava era professora de antropologia desde agosto de 2013. "A Unifacs presta condolências a familiares e amigos enlutados pela irreparável perda", afirmou. Anamaria Morales, que é natural do estado de São Paulo, também já atuou como professora temporária na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Não há informações sobre data e local do enterro da vítima. (G1)

Geddel convida Nilo para disputar Senado em sua chapa


Convencido de que será o candidato ao governo das oposições, como antecipou numa mesa em badalada festa do high society baiano no último sábado à noite, o peemedebista Geddel Vieira Lima teria ligado para o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), e o convidado para disputar o Senado em sua chapa. A informação circulou esta manhã na Assembleia Legislativa, onde se comenta também que o prefeito ACM Neto (DEM) teria sido avisado previamente da abordagem pelo peemedebista. Ainda não se sabe a resposta do deputado. Nilo acaba de ser preterido na indicação para vice na chapa do petista Rui Costa, candidato do governador Jaques Wagner à sucessão estadual, e ainda não se sabe se ele vai manter-se no campo governista ou migrará para a oposição. Quanto a Geddel, parece óbvio que tenta montar uma chapa “competitiva” para tentar vencer o ex-governador Paulo Souto na disputa pela posição de candidato oposicionista a governador. (Politica Livre)

IBIRATAIA: Comemoração de aniversário com partida de futebol


Nesta terça-feira (18) haverá uma belíssima partida de futebol no Estádio Vicente Nuncio Gazineu - "O Tesourão" em Ibirataia. A partida de futebol será em prol da comemoração dos 60 anos de idade do ex-atleta José Souza Santos, o "Zé Sérgio", ele que foi um dos grandes atletas de futebol no município. o Souza tinha uma característica diferente de muitos atletas, era daqueles jogadores que na hora de jogar, ao invés de calçar as chuteiras, retirava-as dos pés e jogava na "palheta". Portanto não deixe de ir ver esta grande partida, você vai ver a atuação de atletas como Chegada, Almiro Sena, Gandú, Oinho, Roque de Arlindo, Marcelo Barbosa, Fateiro, David do Açougue, Gil de Amado, e axibição especial do aniversariante do dia, dentre outros. O jogo terá início às 16:00h. Você é o nosso convidado! Grato, José Souza, ("Zé Sérgio").

Tesouras Notícias

IBIRATAIA: Prefeito participa da Plenária do Plano de Governo Participativo (PGP) 2014 em Jequié


Com a participação de lideranças dos partidos aliados o PT - Partido dos Trabalhadores, deu sequência neste domingo (16) em Jequié, no Centro de Evangelização e Unidade-CEU, ao ciclo de plenárias que vem percorrendo o interior da Bahia na discussão do Programa de Governo Participativo (PGP) 2014. Participam do evento, o pré-candidato ao governo pelo partido, Rui Costa (PT), o pré-candidato ao senado, Otto Alencar (PSD), o senador Walter Pinheiro (PT) e os deputados Antônio Brito (federal-PTB), Roberto Britto (federal-PP), Euclides Fernandes (estadual-PDT), Yulo Oiticica (estadual-PT), o presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, o presidente municipal do PT/Jequié, Carlos André, além dos presidentes municipais dos partidos aliados (PSD, PCdoB, PDT, PP, PR, PRB, PSL, PTB e Solidariedade), no Território do Médio Rio das Contas e do Vale do Jiquiriçá, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças políticas. 


O Prefeito de Ibirataia, Marcos Aurélio (PP), também fez parte da mesa e ao falar sobre o evento destacou: “Foi extremamente positiva a nossa ida a Jequié, já que ficamos por dentro de detalhes importantes do projeto de governo que foi apresentado, sendo que alguns pontos nos deram base para algumas ações futuras que poderão ser implantadas em Ibirataia e na região do Médio Rio das Contas”.


ASCOM-PMI

Ipiauense é procurado pela polícia de Eunápolis


A polícia de Eunápolis busca informação que possa levar ao autônomo Leandro Souza de Oliveira, 32 anos, que está desaparecido há dois dias. Familiares de Leandro já pensam no pior. O carro de Leandro, um Pálio preto, foi encontrado abandonado, no começo da manhã deste sábado (15), às margens da BR-101, a 20 quilômetros de Eunápolis, no sentido de Itagimirim. Ainda de acordo com a família, o principal suspeito de ter dado sumiço em Leandro é o pedreiro Paulo Washington Oliveira, o 'Paulo Caboclo', morador de Porto Seguro. O pedreiro tinha sido contratado para construir uma casa para Leandro no bairro Nova Eunápolis e teria recebido o dinheiro adiantado, informa a família do desaparecido. No depoimento ao delegado Alberto Passos de Melo, a mulher de Leandro falou que o marido saiu de casa às 8h de quinta-feira (13) para ir ao SAC, no centro eunapolitano. Por volta das 19h do mesmo dia, Leandro teria ligado para um dos quatro filhos pequenos e deixou transparecer que estava nervoso. Uma hora depois a mulher de Leandro telefonou para a esposa do pedreiro. A companheira do suspeito falou que o marido também não tinha chegado em casa. No dia anterior ao sumiço, Leandro falou para a sua mulher que teve uma séria discussão com o pedreiro 'Paulo Caboclo'. Na sexta-feira (14), os policiais civis foram à casa do pedreiro, no bairro Cambolo e foram informados que ele e a sua mulher tinham ido embora. Leandro é natural de Ipiaú e veio para Eunápolis há oito anos. 'Paulo Caboclo' está sendo procurado por agentes da Polícia Civil. O Serviço de Investigação da Delegacia Territorial disponibiliza um telefone celular para denúncias. A ligação pode ser a cobrar e o cidadão não precisa se identificar: (9090) 8196-5853. Informações do Radar64.

17 Mar Mais 12 PMs acusados de massacre no Carandiru vão a júri

Os 12 policiais militares que atuaram no quarto andar da Casa de Detenção do Carandiru no dia do massacre na instituição, em 1992, serão julgados a partir desta segunda-feira, 17. É a quarta fase do julgamento. Dez dos 111 presos que foram assassinados na ocasião estavam no quarto andar. Todos os réus pertencem ao Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). O julgamento, conduzido pelo juiz Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo, tem previsão de durar a semana inteira e vai ocorrer na Vara do Júri do Fórum Criminal da Barra Funda.(Estadão Conteúdo)

Congresso decide esta semana se mantém veto a projeto que pode criar 400 cidades


O Congresso Nacional decide, em sessão conjunta da Câmara e do Senado, na próxima terça-feira (18), se mantém 12 vetos da presidenta Dilma Rousseff a projetos de lei aprovados pelo Parlamento no ano de 2013. O ponto mais polêmico é sobre o texto que facilita a criação de municípios, vetado integralmente sob o argumento de que a nova lei aumentaria as despesas públicas. O governo teme que quase 400 municípios sejam criados a partir das novas regras. Em fevereiro, na primeira sessão conjunta do Congresso, os parlamentares não conseguiram chegar a uma acordo sobre os vetos. Pouco antes da abertura da sessão, houve tumulto quando manifestantes municipalistas que queriam acompanhar a sessão das galerias do plenário foram barrados pela Polícia Legislativa. Com receio de que o veto fosse mantido, devido ao pequeno número de senadores presentes na sessão, os parlamentares decidiram adiar a votação. Já o governo, ante a possibilidade de ter o veto presidencial derrubado, acenou com a possibilidade de apresentar uma proposta alternativa ao projeto de criação de municípios. A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE), entraram em campo para acalmar o ânimo dos parlamentares. A proposta em negociação, segundo Costa, é manter o veto da presidenta Dilma Rousseff sobre o projeto que já foi aprovado e que facilitava a criação de municípios, para discutir o assunto em outro texto a ser apresentado ao Legislativo. O texto vetado tramitou mais de dez anos no Congresso. O veto total às regras definidas para criação de municípios é o primeiro item da pauta. O governo prometeu enviar um texto alternativo antes do início da sessão, prevista para as 19h. Se isso ocorrer, a proposta do Planalto poderia começar a tramitar no Congresso antes, abrindo possibilidade para que a decisão do veto presidencial prevaleça. A solução pode ser manter as regras para situações no Norte, Nordeste e Centro-Oeste e definir critérios mais rigorosos para criação de novos municípios nas regiões Sul e Sudeste. O autor da proposta, senador Mozarildo Cavalcante (PTB-RR), garante que, pelos estudos feitos, o número de municípios criados não passará de 180 e as despesas não serão elevadas. Segundo ele, boa parte das despesas será coberta pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que terá que ser apenas redistribuído. A recomendação de Dilma Rousseff é que o texto alternativo tenha critérios técnicos objetivos para evitar prejuízo a outros municípios e a criação de cidades inviáveis. A presidenta rebateu argumentos de defensores do texto original, explicando que quando municípios são criados, os recursos do FPM são divididos por um grupo maior, podendo sofrer redução proporcional na nova divisão. Se conseguirem avançar nessa votação, os parlamentares ainda terão mais 11 vetos para analisar. Mas, como as outras restrições feitas pelo governo são menos polêmicas, a expectativa é que sejam concluídas rapidamente, como a derrubada ou manutenção dos vetos parciais ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 441/2012, que trata da minirreforma eleitoral e anula a proibição da pintura ou afixação de faixas de propaganda política em casas e muros. O Planalto também está negociando a manutenção de mais dois vetos totais e um parcial. A intenção do governo é confirmar a supressão total do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 105/2012 que regula o exercício da atividade de condução de veículos de emergência, como ambulâncias, e o PLC 31/2012, que obriga a implantação de faixas, passarelas ou passagens subterrâneas para a travessia de pedestres nas proximidades de estabelecimentos de ensino. A justificativa para o veto total foi a possibilidade de a medida aumentar as despesas dos governos locais e não considerar o interesse da população. O veto parcial foi feito ao PLC 01/2013, que define e qualifica as instituições comunitárias de educação superior. O governo diz que, em partes do texto, os parlamentares definiram critérios que desestimulam a criação de outras instituições e podem prejudicar a rede pública federal de educação superior.