Mostrando postagens de fevereiro 11, 2014Mostrar tudo

Municípios que descumprirem acordo com Mais Médicos poderão ser desligados


O ministro da Saúde, Arhtur Chioro, afirmou nesta terça-feira que um conjunto de regras que definem as responsabilidades dos municípios na parceria com o governo federal para o programa Mais Médicos. Cabe às prefeituras oferecer alimentação, hospedagem e transporte aos profissionais. Dentre outros pontos do detalhamento, está o que estabelece um prazo de cinco dias para que o municípios dê explicações diante de notificação. Constatada a argumentação formal, ele terá 15 dias para correção, sob pena de ser descredenciado do programa. “Nos parece legítimo que o governo federal, dessa forma transparente, possa exigir dos nossos pares as contrapartidas”, disse o ministro. (Terra)

Desde junho de 2013, 126 jornalistas sofreram agressão


Jornalistas foram alvo de 126 atos de agressão desde o início da onda de manifestações populares por todo o País, em junho do ano passado. O balanço foi apresentado nesta terça-feira, 11, por representantes das empresas de comunicação brasileiras ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em reunião realizada em Brasília. No encontro, os empresários do setor demonstraram "preocupação" com o "despreparo" da atuação policial durante as manifestações. Também defenderam a federalização de crimes cometidos durante os protestos e também em situações de assassinatos de jornalistas por motivos como narcotráfico, agiotagem ou disputas políticas. A reunião ocorreu depois da morte do cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade, de 49 anos, atingido por um rojão enquanto realizava a cobertura de uma manifestação no Rio de Janeiro na última quinta-feira, 6. Santiago teve morte cerebral declarada na manhã de ontem. "O enfrentamento desse tipo de movimento exige uma força especial", afirmou o presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Carlos Fernando Lindenberg Neto. "Essas reações de excesso da polícia, acredito que não são da natureza do policial, mas da circunstância do momento, por falta de preparo", ressaltou. Durante o encontro, o ministro disse que vai discutir na próxima quinta-feira, 13, em reunião a ser realizada em Aracaju, propostas que recebeu nos últimos meses para enfrentar a violência nos protestos. Entre as propostas estão a federalização de alguns crimes, como os cometidos contra jornalistas, e medidas para impedir o anonimato dos manifestantes. Em entrevista coletiva, Cardozo evitou dizer quais das ações que irá defender no encontro, embora já tenha afirmado - como ele próprio ressaltou - entender que a Constituição proíbe o anonimato nos protestos. Cardozo rebateu declaração do secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, de que o governo federal está demorando em avaliar propostas enviadas pelo governo fluminense para enfrentar o problema. "Essas propostas estão sendo discutidas. Foram entregues no final de novembro. Algumas são polêmicas, outras contraditórias. Eu não sou dono da verdade e tenho primeiro de ouvir os secretários estaduais", disse. O ministro, segundo participantes do encontro, deixou claro que pretende dividir com os governos estaduais a responsabilidade de um possível pacote de combate à violência nas manifestações. O presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slaviero, também criticou a "demora" no enfrentamento do problema. "Se os órgãos responsáveis por coibir essa violência não tivessem demorado para agir, possivelmente não estaríamos vivendo o luto pela morte de um colega", disse, em referência ao cinegrafista Santiago. (Agência Estado)

BR-101: Caminhão cai em ribanceira e deixa três pessoas feridas


Três pessoas ficaram feridas na manhã de ontem, 10, após um acidente na BR-415, na conhecida "Curva do Boi", mais exatamente na rodovia Itabuna/Itapé. As vítimas – duas mulheres e um homem – estavam num caminhão baú, carregado de congelados. O motorista Ronaldo Alves dos Santos, de 37 anos, perdeu a direção do veículo, que acabou caindo numa ribanceira, numa altura estimada em 25 metros. O condutor, que é de Vitória da Conquista, estaria viajando com destino ao município de Buerarema. As passageiras foram identificadas como Darvisa Souza Oliveira, de 66 anos, moradora de Ibicuí, e Jandira Jesus Vieira, de 52. Esta última está em estado grave. Os outros dois feridos não correm risco de morte. Todos foram socorridos em ambulâncias do Samu e levados para o hospital de Base, em Itabuna. A carroceria o caminhão ficou completamente destruída.  Informações do Correio da Bahia.

Menor acusado de matar idoso em Apuarema é transferido para Jaguaquara

O maior está detido em Jequié. O garoto de 10 anos foi liberado >

Um jovem acusado de envolvimento na morte do idoso Lourentino Lopes dos Santos, 95 anos, vítima de latrocínio na cidade de Apuarema, fato ocorrido no último sábado (8), foi transferido na noite desta segunda-feira (10) para o Complexo Policial de Jaguaquara, a cerca de 70 km. O menor de 15 anos é acusado de ter invadido a casa da vítima, em companhia de Edson das Virgens,19, e de uma criança de 10 anos; juntos deram uma garrafada e esfaquearam Lourentido, segundo consta nos registros policiais. O idoso chegou a ser socorrido por uma ambulância do (Samu), sendo levado ao Hospital Geral Prado Valadares, mas não resistiu e morreu momentos depois. De acordo com a delegada Nereida Luiza de Menezes Pina, titular de Apuarema, os jovens tiveram que ser retirados da cadeia pública local para não serem linchados pela população, que está revoltada com o crime e por questão de segurança a polícia resolveu transferi-los. Edson das Virgens foi levado para Jequié e, o adolescente, que está sendo acompanhado pelo Ministério Público e Conselho Tutelar, ficará por um curto período na Delegacia Territorial de Jaguaquara. O Latrocínio foi registrado às 14h de sábado.  Os dois jovens e a criança de 10 anos teriam adentrado na casa de Lourentino para vender mel. “Eles viram que era um aposentado morando sozinho e perceberam que ele guardava R$ 450. Então eles decidiram roubar a vítima“, relata à delegada. Nereida acredita que o ancião reagiu à abordagem, sendo agredido e morto na sequência: “Quando foi detido, Edson confessou à Polícia Militar que ele matou o idoso, mas em depoimento na delegacia de Jequié ele disse que apenas atingiu a vítima na cabeça com a garrafa que continha o mel e o adolescente de 15 anos teria dado a facada no pescoço“. O adolescente de 15 anos, por outro lado, afirmou também em depoimento que não agrediu o idoso. Os dois suspeitos do crime e o garoto de 10 anos foram encontrados pela Polícia Militar por volta de 15h, quando eles esperavam um ônibus para Jequié, onde moram. A polícia não encontrou relação da criança de 10 anos com o crime e ela foi entregue ao seu avô.  Informações do Blog Marcos Frahm.

Florianópolis: Vereador divulga foto beijando outro homem


O vereador de Florianópolis Tiago Silva (PDT) postou uma imagem no seu perfil pessoal em que beija outro homem no domingo, em uma rede social. "Foi um selinho bem significativo", diz. Ele não quis revelar quem é o homem que aparece com ele na foto. Na legenda, a seguinte frase foi escrita: "Adorei nosso passeio na beira do mar, vc é especial!!". O pedetista é um dos organizadores da Parada da Diversidade da cidade. "Como político nosso papel é ter posicionamento. Devemos trabalhar contra a corrupção, a favor da saúde pública, dos serviços. Porém, temos que ter uma causa, uma bandeira. Nunca escondi a minha homossexualidade", disse ao G1. Ele diz que o beijo faz parte de um trabalho para vencer o preconceito que acontece por toda sociedade. "Na novela 'Amor à Vida' isso ficou bem claro. No capítulo final teve o beijo gay. Eles estão mostrando a vida real, o casal contemporâneo. Isso ajuda a aumentar a aceitação e diminuir o preconceito", declarou. O beijo, segundo o edil, vai a favor de todo o trabalho que tem sido feito pela mídia. "Na novela 'Amor à Vida' isso ficou bem claro. No capítulo final teve o beijo gay. Eles estão mostrando a vida real, o casal contemporâneo. Isso ajuda a aumentar a aceitação e diminuir o preconceito", explica. O vereador se diz espantado com o deputado baiano Sargento Isidório, que afirmou que vai processar a Rede Globo por atentado ao pudor. "Isso só reforça o preconceito", decretou.

Do Bahia Notícias

Morte de cinegrafista antecipa análise de projeto de lei que tipifica terrorismo no Senado

Morte de cinegrafista antecipa análise de projeto de lei que tipifica terrorismo no Senado

Após o anúncio da morte cerebral do cinegrafista da Band, Santiago Andrade, atingido por um rojão em protesto realizado nesta quinta-feira no Rio de Janeiro, o projeto de lei que tipifica o crime de Terrorismo (PLS 409/2013) pode entrar na pauta do Senado Federal na próxima terça-feira (18). “(É preciso) Agravar o crime, para que você puna exemplarmente. É preciso esclarecer e agravar, para que essas coisas não aconteçam novamente. Quando você pune levemente, passa para a sociedade a ideia de que o crime compensa”, afirmou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB). O senador petista Paulo Paim, retirou o requerimento de que o projeto fosse analisado pela Comissão de Direitos Humanos da casa, o que tornaria o processo mais lento.  O senador Jorge Viana (PT) acredita que é possível que o projeto seja votado ainda na próxima semana. Para ele, a causa da morte de Santiago se enquadra na tipificação do crime de Terrorismo, por "provocar ou difundir terror ou pânico generalizado mediante ofensa ou tentativa de ofensa à vida, à integridade física ou à saúde ou à privação da liberdade de pessoa". Na proposta de lei, a punição para o crime, que ainda não tem legislação específica no país, pode variar de 15 a 30 anos em regime fechado. O uso de artefatos explosivos, fogo, armas químicas, biológicas ou radiotivas e a ocorrência de morte (passando para o mínimo de 24 anos) é um dos critérios para o aumento da pena. Com informações da Agência Senado e Estado de S. Paulo. BN