Mostrando postagens de janeiro 13, 2014Mostrar tudo

Detento serra grade e fica 'entalado' em unidade prisional de São Luís


O detento Claudivan Pereira Reis, conhecido como "Caveira", não conseguiu passar pelo buraco aberto entre as grades da cela, e ficou preso. O caso ocorreu na madrugada desta segunda-feira (13), na Unidade de Regime Diferenciado de Detenção (URDD), na Liberdade, em São Luís. As grades da unidade prisional foram serradas pelo detento para a fuga. Uma das grades perfurou superficialmente o abdómen. Claudivan foi retirado com ajuda do Corpo de Bombeiros do Maranhão e levado para a Unidade de Ressocialização de Pedrinhas. Na URDD, há 18 presos. Todas as informações foram confirmadas pela Secretaria de Segurança do Estado. (G1)

Marcos Palmeira é assaltado na Bahia e ladrão pede desculpas


Após sofrer um assalto na tarde deste domingo (12), ao lado do gerente da fazenda que possui na Bahia, o ator global Marcos Palmeira foi a delegacia de Itororó, a 500 quilômetros de Salvador. O artista foi alvo do ladrão quando passeava pelo centro da cidade.  “Eu estava com Roberto, fomos para a delegacia. O cara que cometeu o crime já é conhecido na região. Foi uma coisa muito deprimente, ele chorou muito e resolvemos dar uma nova oportunidade para ele. Esperamos que isso não aconteca mais. O homem não chegou a ser autuado porque não conseguimos registrar queixa. Na delegacia não tinha escrivão e nem delegado. Por conta disso não registramos a queixa e resolvemos perdoar”, contou Marcos Palmeira ao G1. O suspeito foi detido, em flagrante, por um guarda municipal, chorou e pediu desculpas. Segundo a polícia, o suspeito já tem passagem pela polícia por roubo e estupro e está em liberdade condicional.

Ônibus clandestino vira e uma pessoa morre na cidade de Boa Vista do Tupim


Um ônibus clandestino tombou e caiu numa ribanceira na BA-130, no município de Boa Vista do Tupim, a 318 quilômetros de Salvador, na noite desse domingo (12), por volta das 23h. Segundo informações da delegacia de Itaberaba, que registrou a ocorrência, uma pessoa morreu e outras quinze ficaram feridas. O  motorista  do ônibus, que transportava 16 passageiros, perdeu o controle e o veículo virou. No momento do acidente, um jovem chegou a pular  pela  janela do ônibus, mas acabou sendo esmagado pelo veículo. A vítima identificada como Evanilson Perreira Santos, 29 anos, teve o pescoço decapitado e morreu no local. O motorista teve fraturas nas pernas e os outros passageiros tiveram ferimentos leves. Ainda segundo a polícia, o ônibus era clandestino e transportava pessoas de São Paulo a Boa Vista. O caso será investigado pela delegacia de Itaberaba.  (Correio)

Pagamentos do IPVA e DPVAT começa a vencer esta semana


Com a chegada da terceira semana de janeiro deste ano, os motoristas paulistanos devem ficar atentos ao calendário de vencimentos do pagamento do IPVA. Entre os dias 13 e 24, encerra-se o período para pagar a primeira parcela do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores e a parcela única com desconto da tarifa. No mesmo período vencem os pagamentos do seguro obrigatório (DPVAT). Em 2014, quem optar por pagar o IPVA em uma única parcela, receberá um abatimento de 3% no valor total. No entanto, o pagamento deve ser realizado ao longo das próximas duas semanas, de acordo com o último número da placa do veículo As parcelas tem vencimento em janeiro, fevereiro e março, e não há abatimento do valor total quando o proprietário opta pelo parcelamento. Todos os pagamentos, independente da quantidade de parcelas, podem ser quitados em qualquer agência bancária e casas lotéricas. Para isso, basta apresentar o número do RENAVAM do veículo, no caso de usados.  Este procedimento também deve ser adotado pelos proprietários de veículos com problemas cadastrais ou no caso de pagamentos com cobrança por meio de auto de infração, imposição de multa ou pagamento proporcional de veículo usado. O documento pode ser enviado para o proprietário do veículo pelos Correios em 20 dias úteis depois do pagamento. Para isso, basta pagar uma taxa adicional de R$ 11. (Revista Auto Esporte)

Uefs oferece mais de 900 bolsas do programa de iniciação à docência


Dessa segunda-feira (13) até 7 de fevereiro deste ano, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) inscreve candidatos a bolsas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), executado pela Pró-Reitoria de Graduação, com o apoio da Direc 2. O Pibid é um programa do Ministério da Educação (MEC) gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).  São oferecidas 906 bolsas para o período de 2014 a 2018, das quais 857 destinadas a alunos dos cursos de licenciatura da Uefs e professores da Educação Básica de escolas estaduais e municipais de Feira de Santana, parceiras do programa. Outras 49 são para coordenadores. A inscrição deve ser feita na Pró-Reitoria de Graduação da Uefs, localizada no 1º andar do prédio da reitoria ou pelo site do programa, que também disponibiliza os editais. A seleção constará de três etapas - prova escrita, entrevista e análise de currículo.  O pró-reitor de Graduação da Uefs, Rubens Alves Pereira, explica que a finalidade do Pibid é promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas, desde o início da formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Agecom- Bahia.

Caminhão cai de altura de 20 metros e três pessoas ficam feridas em Conquista


Um acidente na manhã desta segunda-feira (13) deixou três pessoas feridas na Serra do Marçal em Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia. As vítimas eram ocupantes de um caminhão que havia saído da cidade Itarantim. Segundo testemunhas, elas iriam fazer compras em Conquista e seguiam pela BA-263 quando o condutor perdeu o controle do veículo em uma das curvas sinuosas da serra. O caminhão bateu na mureta de contenção e acabou despencando de uma altura de mais de 20 metros. Equipes do Samu e da Polícia Rodoviária Estadual realizaram o resgate das vítimas. Uma mulher ainda não identificada ficou gravemente ferida e quebrou as duas pernas e um dos braços. Um homem foi resgatado com um sangramento no ouvido e o motorista também foi resgatado com vida. Todos foram encaminhados para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. (TV Bahia)

IBIRATAIA: Nota de Falecimento


Faleceu nesta segunda-feira (13), na cidade de Ilhéus o Sr David dos Santos. David, ibirataense, agricultor aposentado estava internado em um hospital na cidade de Ilhéus, aonde veio a falecer. O seu corpo será sepultado na cidade de Itabuna. O Blog Tesouras Notícias, deixa os mais profundos sentimentos de pesar à todos os familiares. David dos Santos residia em Ibirataia no Alto do Mirante.

Tesouras Notícias

Teixeira de Freitas: Advogado deixa carta e vídeo de despedida antes de suicidar-se


Desaparecido há três dias, foi encontrado no final da manhã deste sábado (11), já em estado de decomposição, o corpo do advogado Ricardo Santos da Silva, de 27 anos, que era homossexual. Desconfiados com o sumiço do jovem advogado familiares do mesmo resolveram ir até sua residência, localizada à rua José Tomás da Silva, no bairro Residencial dos Pioneiros, onde encontraram o mesmo morto enforcado, numa cena típica de suicídio.

Após o achado do corpo a Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT) foram acionados. Após a perícia de local o corpo foi removido ao IML para exames de necropsia.
Antes de se matar o jovem escreveu em seu computador e imprimiu uma carta de despedida e dirigida à sua mãe. Na carta Ricardo assume ser homossexual, pede desculpas e diz que tudo que ele mais desejava era o melhor para sua genitora.
Teixeira News

Nordeste é a região com maior número de inscrições no Sisu 2014

A região Nordeste foi a campeã no número de inscrições no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, em 2014. A notícia foi dada pela ministro da Educação, Aloísio Mercadante, durante entrevista coletiva nesta segunda-feira, 13 de janeiro. Foram mais de dois milhões de inscrições, uma média de um milhão de inscritos (levando em conta que cada candidato por escolher até duas opções de curso), em todos os nove estados. Mercadante comemorou ainda a inédita primeira posição da Universidade Federal do Ceará, que recebeu o maior número de inscrições em todo o país. “É uma bela vitória, parabenizo o reitor e a universidade”, destacou o ministro, que creditou ao crescimento econômico e social do Nordeste nos últimos anos o aumento do interesse e possíbilidade dos jovens em entrar no ensino superior. (Extra)

Autoescolas baianas ganham mais 90 dias para implantação de simuladores


As autoescolas baianas ganharam um prazo maior de adaptação à nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina o uso de simuladores na formação de novos motoristas. De acordo com informações do Major Genésio Luigi, assessor técnico da diretoria do Detran-BA, existem apenas quatro empresas em todo o Brasil autorizadas pelo Contran a disponibilizar os aparelhos para as autoescolas. Por este motivo, seria inviável que as empresas atendessem a todos os clientes do Brasil no prazo estipulado inicialmente, que venceria em 31 de dezembro. "O Denatran, que é o órgão fiscalizador das decisões do Contran, enviou uma nota para todos os Detrans estaduais autorizando que cada unidade analisasse a situação específica de cada estado e estabelecesse um novo prazo para adequação à nova regulação", esclareceu.  Na Bahia, o novo prazo foi aberto em dois de janeiro e vencerá em dois de abril. O major destaca que, se até lá for verificado que não houve tempo hábil para que as empresas fornecedoras atendessem as autoescolas baianas, o prazo ainda pode ser prorrogado. (Aratu OnLine)

Dilma inicia conversas para negociar ministérios com aliados


A presidente Dilma Rousseff inicia esta semana conversas com líderes de legendas aliadas para debater a reforma ministerial. As duas principais siglas da base, PT e PMDB, serão as primeiras com quem a chefe do Executivo dialogará. De acordo com a Folha de S. Paulo, Dilma avisou ao vice-presidente Michel Temer (PMDB), que tem um almoço marcado nesta segunda-feira (13) com o governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), que ele será chamado esta semana para falar do troca-troca. Além de ocupar as vagas deixadas pelos ministros que disputarão as eleições deste ano, a reforma pretende contemplar partidos que têm pouco espaço, com o objetivo de fortalecer alianças para o pleito. A presidente planeja oferecer algo para o PTB, que não ocupa um ministério desde 2009, e para o recém-criado Pros. Para a próxima semana, são aguardadas conversas com representantes do PTB, Pros e PP. Neste contexto, o Ministério da Integração é o mais desejado. A pasta é comandada por um interino desde que Fernando Bezerra, do PSB, deixou o cargo em 1º de outubro do ano passado.(Bahia Notícias)

Morre aos 83 anos Renan Baleeiro, ex-prefeito de Salvador


Morreu na noite de domingo (12), aos 83 anos, o ex-prefeito de Salvador, Renan Baleeiro. Segundo familiares, Baleeiro teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e estava se recuperando em casa. O falecimento dele aconteceu por insuficiência respiratória. Baleeiro foi deputado estadual, secretário da Agricultura, sub-chefe da Casa Civil, em Brasília, e encerrou a vida pública como conselheiro do Tribunal de Contas da BahiaO sepultamento do ex-prefeito será as 16h desta segunda-feira (13), no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. (G1 Bahia)

Inscrições para bolsas do ProUni serão abertas nesta segunda-feira (13)


Começam nesta segunda-feira (13) as inscrições para a primeira edição de 2014 do Programa Universidade para Todos (ProUni) pela internet. Segundo o Ministério da Educação, o sistema estará aberto desde o início da manhã, mas não definiu horário. O prazo vai até as 23h59 da sexta-feira (17). A primeira chamada dos estudantes pré-selecionados será divulgada no dia 20 de janeiro no site do programa, que vai publicar a segunda chamada no dia 3 de fevereiro. O ProUni é destinado a alunos que querem concorrer a bolsas de estudo, integrais ou parciais, em instituições particulares de educação superior. As bolsas integrais são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar até três salários mínimos por pessoa. O bolsista parcial poderá utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear o restante da mensalidade. Pode participar da seleção o estudante que tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. O candidato não pode ter tirado 0 na redação e precisa ter cursado o ensino médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada. Portal Oficial ProUni.