Mostrando postagens de janeiro 4, 2014Mostrar tudo

Brasil tem número de mulheres no Congresso inferior à média mundial


Apenas 8,9% das vagas da Câmara dos Deputados e 13% das cadeiras do Senado no Brasil, são preenchidas por mulheres. O número está abaixo da média internacional da Organização das Nações Unidas, de 23% de participação feminina nos legislativos. De acordo com especialistas ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo, só uma reforma política resolveria o problema. A Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo federal reconhece a dificuldade da participação feminina e tenta promover ações para mudar esse quadro. O órgão ajudou na elaboração da minirreforma eleitoral em 2009 – lei que previu cotas femininas nas propagandas – e promove o Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres e Partidos Políticos, que se reúne quatro vezes no ano. A iniciativa, contudo, só consegue reunir mulheres de 16 partidos, metade dos 32 existentes no país. Para a professora de Ciência Política e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem) da UFMG, Marlise Matos, a dificuldade de se eleger mulheres começa já na própria família."Exceto nas famílias que já têm capital político, a mulher comum, aquela que está filiada ao partido há mais de 20 anos e quer sair candidata, não tem apoio. A família questiona quem vai cuidar das crianças, da casa, aonde ela quer chegar com aquilo", avaliou Marlise. Além disso, os partidos, em geral construídos e estruturados por homens, não têm preocupação em dar muito espaço às mulheres. "As candidaturas são pouco atrativas para o grande financiamento de campanha e a própria agenda das mulheres não interessa aos partidos", disse a socióloga do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), Jolúzia Batista. Na bancada da Bahia na Câmara, há apenas uma deputada, entre 39 eleitos.

Correntina: Colisão de veículos deixa quatro mortos


A colisão de dois carros nesta sexta-feira (3) na BR-347, a 17 km do município de Correntina, no oeste da Bahia, deixou quatro mortos. Em um dos veículos, estava a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Fátima Nancy Andrighi. Segundo o site Alô Alô Salomão, ela foi socorrida para uma unidade de Saúde em Correntina e mais tarde para Brasília, em uma ambulância aérea do Senado. No outro automóvel, uma S-10 que pegou fogo, viajavam as quatro vítimas fatais. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica de Barreiras.

IBIRATAIA: Aniversariante do Dia


O Blog Tesouras Notícias parabeniza neste dia (04/01) a aniversariante SELMA CALHEIRA, (Empresária, proprietária da Cerâmica Cores da Terra) desejando-lhe muitos anos de vida, saúde, paz e realizações. Que Deus lhe proteja sempre e conceda muitas felicidades. Parabéns! Feliz Aniversário! São os nossos sinceros votos.


SSA: Mulher capota carro na entrada de estacionamento de shopping na Barra


Um carro capotou na noite desta sexta-feira (3), na entrada de um dos estacionamentos do Shopping Barra. A Transalvador foi acionada e agentes isolaram a área. O veículo era dirigido por uma mulher, que foi encaminhada a um hospital em estado de choque. Segundo testemunhas, ela não sofreu ferimentos. As causas do acidente são desconhecidas.(G1 Bahia)

Homem tenta fumar durante voo e é amarrado pela tripulação


O passageiro, identificado como Mathias Jorg, de 54 anos, está detido na Austrália e já foi ouvido por um juiz que analisa o caso. Ele foi preso assim que o voo EK432 pousou em solo australiano, por volta de 1h da madrugada. Jorg responde agora por três acusações: fumar numa aeronave, agredir a tripulação e prejudicar o trabalho de comissários de bordo. Ele será libertado de forma condicional se entregar seus passaportes às autoridades locais. Uma nova audiência está marcada para o dia 10. (IG Notícias)

Ex-piloto de F-1 diz que Schumacher pode ficar paralisado

Fãs prestam homenagem a Schumacher em frente ao hospital, na França Foto: PATRIK STOLLARZ / AFP

Nesta sexta-feira, Philippe Streiff, ex-piloto de Fórmula 1, deu notícias nada animadoras a respeito de Michael Schumacher, internado desde o último domingo após sofrer acidente enquanto esquiava na França. De acordo com o francês, que conversou com o médico Gerard Saillaint sobre o caso, o alemão corre o risco de ficar completamente paralisado por conta dos ferimentos sofridos.

- Michael está um pouco melhor, mas ninguém sabe dizer como vai sair dessa ainda. Ele (Saillant) me disse que ainda não sabe como a história vai acabar. O sangramento continua em ambos os lados do cérebro e poderia afetar a fala - disse Streiff, em entrevista a agências internacionais.

- Estão fazendo tomografias todos os dias para ver como os edemas estão sendo absorvidos e, quanto mais rápido foram absorvidos, menos ele vai ficar paralisado. Mas se a hemorragia continuar por muito tempo, ele corre o risco de ficar paralisado completamente – completou.
Streiff ficou paraplégico há 25 anos, quando sofreu um acidente durante treinos disputados em Jacarepaguá.

Polícia investiga câmera

Nesta sexta, a polícia francesa apreendeu para investigação a câmera que estava acoplada ao capacete de Schumacher durante o acidente. O objetivo é verificar se o aparelho estava ligado no momento em que o ex-piloto se feriu gravemente.

Fonte: O Globo.com